Bem, Nameless
acho que você poderia iniciar, explicando quais os fundamentos e conhecimentos básicos que é preciso ter para se jogar RPG.
Eu sempre tive enormes dúvidas quando via aquelas fichas e dados multifacetados
.
Bom, além de tudo o que o Elminster já falou, criatividade e imaginação é fundamental, mas isso a maioria das pessoas tem (algumas só precisam descobrir) ainda mais aquelas que tem o hábito de leitura.
A escolha do cenário eu acho mais importante que o sistema de regras em si, apesar que em muitos casos eles estão interligados. Você precisa ter delimitado que tipo de "mundo" vc quer jogar. E nisso há uma infinidade de opções para escolher e em cada opção há as variações que cada grupo de jogo dá ao cenário que escolheu de acordo com seus gosto. Mas eu já estou me adiantando muito. Por enquanto basta citar alguns exemplos de cenário (de forma ampla):
Temos "Terror Pessoal", onde se interpreta criaturas que a maioria consideraria mostros, como uma forma de vivenciarmos a eterna luta que temos entre nós entre fazer as "coisas certas ou erradas" e o quão complicado é saber oq é o "certo e o errado". Ex. Vampiro: A Mácara, Lobisom: o Apocalipse, Trevas etc.
Fantasia Medieval é um clássico com muitas variações. Teve como principal influência o SdA e geralmente tenta reviver história de heroísmo com cavaleiros, magos, elfos etc.. D&D ou Dungeons and Dragons é um exemplo
Ficção Científica - também possui inumeras variantes, mas a tecnologia e um futuro alternativo são regras nesse cenário. Ex. Cyberpunk.
Esses são apenas pouquíssimos exemplos falados de forma geral apenas para ilustrar. A quantidade de cenários depende única e exclusivamente da criatividade humana.
Quanto as regras, concordo com o Elminster, mas devo puxar a orelha dele por ter se esquecido do 3D&T. Muitos vão torcer o nariz e me apedrejar também, mas considero esse sistema de regras muito bom para iniciantes. É simples, rápido e barato. Muito bom para que os futuros jogadores comecem a "entrar no clima" do RPG.
Os outros sistemas que ele falou, se não forem explicados por alguem que o conheça bem e que explique de forma simples e clara para os iniciantes, podem se tornarem chatos e muito confusos. E isso afugenta uma parte de novos jogadores(as) que estão mais interessados em viver os personagens do que em saber regras.
É muito bom começar com um mestre que conheça bem o sistema de jogo escolido. As regras tem que ser inseridas aos poucos e com o tempo ficam automáticas, não adianta tentar querer aprender todo um livro de regras em um dia que só vai deixar as coisas mais chatas no início(eu fiz isso com D&D, e alguns outros jogos, mas eu sabia oq tava fazendo..rs).
Ahn.. O bom do 3D&T é que existe uma versão "fastplay" (simplificada) que é distribuida de forma
gratuita como um e-book. Vou procurar o link e coloco aqui na próxima vez que postar.