• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terra-média = Europa?

Tek

Girls tend not to like me
Tolkien criou a Terra-média com a geografia baseada na Europa? Se sim, Valinor é a América?
Quanto absurdo estou dizendo:no:
 
Pelo que eu sei, Tolkien criou a Terra Média e tudo o mais baseado na mitologia nórdica, ou seja, a mitologia do norte da Europa. Se você procurar em algum lugar um pouco sobre esses mitos, vai ver que existem vários "continentes", entre eles um "continente" para os deuses e um para os mortais (que por acaso o nome, Midgard, significa Terra do Meio, ou Terra Média).
É isso o que eu sei a respeito...
Espero que tenha ajudado. :roll:
Bjins
 
Eu creio que Tolkien fez isso sim, criou a Tarra-Média baseada na Europa. Eu até vi uma montagem mostrando o avanço dos anos sobre a Terra-Média até se formar a Europa, só não me lembro onde. Aquela ponta oste de Gondor se trasformaria na "bota" que é a Itália e tals. Bem, eu sempre acreditei nisso, e depois que vi a montagem, reforço ainda mais essa idéia. Sobre Aman ser a América, eu não sei, mas suponho que sim, mas mais pela lógica do que por alguma teoria.
 
Pela geografia e algumas idéias apresentadas tem tudo para ser meio que uma representação da Europa, mas isso não quer dizer que Tolkien tenha feito pensando em fazer a TM igual a Europa, podem existir semelhanças, mas nenhum tipo de cópia, na minha opinião.
 
Tolkien criou Arda, querendo criar uma nova mitologia, na qual Arda, é a Terra, em tempos muito antigos.
Levando em consideração isso, eu creio que sim, Europa po ser considerada Eriador, Anduim e Gondor; Harad, seria a Africa e tudo mais...geograficamente falando.
A América não seria Valinor, pois, ao fim da Segunda era, ela foi "tirada" do Mundo, e somente os Eldar (e depois os portadores) tinham permissão de seguir o caminho plano, para os homens da terceira e quarta e quinta...etc, "todos os caminhos são curvos".Se eles saíssem de Lindon, (ou Inglaterra, sei lá), chegariam ao leste...(ao trombariam com a Amércia).
É viagem, mas nem tanto.
 
Não creio que a Europa seja a TM, mas sim que Tolkien se inspirou no conhecimento e mapas da Europa Medieval para criá-la.
e outra coisa, na mitologia gaulesa (acho que é esta) existe um continente chamado Brasil onde sempre é ensolarado e verde... daí podemos ter uma idéia sobre a fertilidade de Valinor. Tolkien tinha profundo conhecimento sobre mitologia, e usou este conhecimento para criar seus mitos.
 
Eu até vi uma montagem mostrando o avanço dos anos sobre a Terra-Média até se formar a Europa, só não me lembro onde.
Nhaa!!:disgusti: Hehehe, brincadeira.

A América não seria Valinor, pois, ao fim da Segunda era, ela foi "tirada" do Mundo, e somente os Eldar (e depois os portadores) tinham permissão de seguir o caminho plano, para os homens da terceira e quarta e quinta...etc, "todos os caminhos são curvos".
Quer dizer que, se alguém sem permissão pegasse um barco e tentasse ir Valinor, nunca chegaria lá, por ela estar em "outro plano"?
 
Eu já havia me feito essa comparação antes, de fato vejo alguma semelhança entre o mapa da terra média e o da europa, pode ser viajem minha mas eu os acho parecidos.
 
Acho que ele se baseou na europa pra criar a Terra Média sim, já que O Condando ele diz que se baseou num vilarejo proximo a sua casa!

=)
 
Olhem AQUI, é um mapa da Terra-Média, "evoluindo" para a Europa..achei no tópico "segredos da Terra Média", isso que eu estou tentando dizer, na idéia de TOlkien, a TM se torna o velho continente.
 
Acho que ele imaginou como seria a Europa em épocas muito remotas, baseado na geografia que conhecia e criou a geografia da TM. Assim fica coerente a idéia que aquelas histórias se passaram em épocas anteriores a história humana que conhecemos. Inclusive no SdA quando ele faz uma introdução sobre os Hobbits, diz que hoje eles vivem num local que dá a entender que seria a Inglaterra. No entanto, não são vistos porque suas habilidades para se esconderem foram aperfeiçoadas.
 
Exato, essa era a ideia de Tolkien: Criar uma mitologia para a Inglaterra....ele deixa claro que Arda é a Terra, e que os Hobbits ainda existem, e um dia, à muito tempo atrás, existiam Reinos de Anões gloriosos, que criavam jóias inimagináveis; Que os imortais caminhavam sobre essa terra; E que existiram homens que enfrentavam dragões; que roubavam pedras sagradas da coroa do Senhor do Escuro por amor e por honra; que derrubavam centenas de monstros com uma espada; que tinham poder sobre os mortos...

PS: Os homens seriam, respectivamente: Túrin, Berem, Húrin e Aragorn.
PSS: Viajei grandão!
 
Ju.Baggins, pois é, eu vi uma montagem, mas foi por acaso, e na época não me importei. Achá-la novamente, nem sei como.
 
Vi muitos posts comentando que a TM devia parecer-se com a Europa, ou que Tolkien baseou-se na mitologia Nórdica para criar a "geografia" de suas histórias. Mas vou dizer o que eu acho:
É verdade, Tolkien inspirou-se em lendas Nórdicas, em especial n'O Anel dos Nibelungos, como antes relatado, mas essa influência deve-se apenas aos personagens (como elfos, anões, magos) e talvez na criação da Terra Média (como antes dito, ela foi inspirada na Midgard dos nórdicos) e de Valinor (o Valhalla, o castelo dos deuses, na versão de Richard Wagner), mas para um escritor como o Tolkien, não acho que "tenha graça" em inspirar-se em coisas já escritas. Pode ser sim que ele quisesse escrever uma mitologia para a Inglaterra, mas acho isso muito pouco provável, já que e Inglaterra e o resto do UK já tem sua própria mitologia; ele escrevia para os filhos e para si mesmo. Penso que determinados da Terra Média tenham sido inspirados nas próprias idéias de Tolkien, e não na Mitologia Nórdica.

Muito interessante o tópico.
 
Vi muitos posts comentando que a TM devia parecer-se com a Europa, ou que Tolkien baseou-se na mitologia Nórdica para criar a "geografia" de suas histórias. Mas vou dizer o que eu acho:
É verdade, Tolkien inspirou-se em lendas Nórdicas, em especial n'O Anel dos Nibelungos, como antes relatado, mas essa influência deve-se apenas aos personagens (como elfos, anões, magos) e talvez na criação da Terra Média (como antes dito, ela foi inspirada na Midgard dos nórdicos) e de Valinor (o Valhalla, o castelo dos deuses, na versão de Richard Wagner), mas para um escritor como o Tolkien, não acho que "tenha graça" em inspirar-se em coisas já escritas. Pode ser sim que ele quisesse escrever uma mitologia para a Inglaterra, mas acho isso muito pouco provável, já que e Inglaterra e o resto do UK já tem sua própria mitologia; ele escrevia para os filhos e para si mesmo. Penso que determinados da Terra Média tenham sido inspirados nas próprias idéias de Tolkien, e não na Mitologia Nórdica.

Muito interessante o tópico.
Mas Tolkien queria sim criar uma nova mitologia para a Inglaterra.
 
A geografia é parecida sim, mas dizer que Valinor é a america acho que não, eu imagino VAlinor como fora da terra...sera que eu imagino muito errado?
 
Olhem AQUI, é um mapa da Terra-Média, "evoluindo" para a Europa..achei no tópico "segredos da Terra Média", isso que eu estou tentando dizer, na idéia de TOlkien, a TM se torna o velho continente.

Neithan, foi exatamente essa a que eu vi, só que esta está congelada. A que eu via fazia movimentos, como um vídeo. Mas é isso o que eu vi: a ponta de Gondor se tornando a Itália, as Montanhas Brancas se tornando as Montanhas ao norte da Itália; Eriador se transformando na Península Ibérica...bem legal! Pena que eu não liguei pra aquela que eu tinha visto. Ela em movimentos desde a Terra-Média como conhecemos até a Europa...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo