• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum Em Moria: Discussão

Belfalas

Ele é legal
Sabemos que nosso amiguinho fedegoso passou meses tentando
abrir o portao oeste das minas de Moria, mas ele nao abria por dentro, e ele teve a sorte de encontrar a nossa sociedade, e que sorte em ? Mas a discussão é: Como o nosso fedegoso passou pelos salões e pela ponte de Khazad-Dun Sem Ser visto por NENHUM Orc ?

Tudo bem que o cavernoso é um hobbit, e os hobbits, por natureza ja sao peritos em andar a espreita, mas quando a sociedade fugia pelos saloes, pelo menos UM Orczinho Nojento daquela HORDA inteira, podia ver ele, mas vamos continuar a discussão, como Gollum passou por Moria sem ser visto ?
 
Pois é... Nunca tinha pensado a respeito... O Gollum é tão feinho que provavelmente foi confundido com um orc:hihihi: . É parecido, neh?
Passar por Moria sem ser visto nãop devia ser um grande desafio, ainda mais para o Gollumque estava acostumado com a escuridão (afinal, ele vivia em uma caverna nas montanhas), seria fácil para ele se esgueirar por cantinhos escuros sem fazer barulho.
Quanto a ele ter sido visto, acho que é uma possibilidade, mas para aguém que mata peixes com as mãos, não deve ser dificil estrangular um orc, deve?
O que eu não faço idéia é de como ele entrou em Moria!?:think: Não me lembro se há algo a respeito no livro, por que faz algum tempo que eu li, mas não me lembro realmente.
Posso estar errada, mas essa é a minha opinão a respeito...
 
Tudo bem ele escalar pedras, montanhas, e tudo mais, mas nao daria
pra ele escalar as paredes lisas e polidas das minas de moria, nao pelo menos as do salão, que são lisinhas.
 
Acho que Gollum consegue escalar qualquer tipo de parede, umas com mais dificuldades que outra, mais ele é um perito nisso. Sendo assim acho que ele foi furtivamente escalando as paredes de Moria, com muita cautela...

Mais isso tb não é desculpa para não ser visto por tantos orcs...
Acho que a sorte estava do lado dele, ou simplismente os orcs já os conhecia e sabia que era um animal tão estupido quanto eles e os ignoraram (improvavel).

Bem... é o eu acho!
XD
 
Simplesmente se esgueirando e fugindo em caso de barulho ou cheiro de orc. Lembrem-se que a comitiva inteira iria atravessar Moria sem atrair nenhum orc se Pippin não tivesse feito merda. Eles já estavam no terceiro dia de caminhada e nada havia aparecido. (Não sei se estou enganado, por favor me corrijam!)
 
Concerteza,se a sociedade conseguiu Gollun também conseguiria. Basta andar por lugares de dificil acesso aos orcs e ser muito atento quanto a cheiros e ruidos.
 
Bem au acho que ele foi na furtividade mesmo, porém deve ter havido um orc ou globlin que o tenha visto ele teve que lutar e matar logicamente o golum não era burro e sabia lutar bem.
 
Bem, Alem disso Gollum estava acostumado com os Orcs, nas montanhas sombrias ele volta e meia almoçava carne de orc ( ao menos é isso que ele diz n'O Hobbit ) ele é muito mais furtivo que todos os outro personagens, se esgueirar para ele era muito simples...

se ele conseguiu enganbelar até Shelob (laracna) imagina o resto...
 
É isso aê! Tenho que concordar
o Asqueiroso era um mestre em ser furtivo, sozinho no meio da noite...acredito q tenha se livrado dos olhos orcs por isso.
Escalava muito bem tambem e em moria tinha varios respiradouros para iluminar e veltilar as passagens.
talvez ele tenha feito uso delas uma vez q montanha nenhuma seria problema para ele
 
Nunca parei pra pensar nisso...interessante questão! Bem, eu acho que deve ter sido porque ele foi muito cauteloso; cauteloso até demais, o que lhe trouxe sorte. Mas aí fica uma pergunta: como Gollum alcançou a Comitiva no momento em que esta estava começando a ser atacada pelos orcs? Pergunto isso porque a Comitiva entrou na Câmara de Mazarbul, se trancou lá dentro, quando fugiram, foram por uma porta lateral. Assim, não teria como Gollum ter conseguido entrar. Será que ele seguiu os orcs?
 
Pois é... Nunca tinha pensado a respeito... O Gollum é tão feinho que provavelmente foi confundido com um orc:hihihi: . É parecido, neh?

Tudo bem ele escalar pedras, montanhas, e tudo mais, mas nao daria
pra ele escalar as paredes lisas e polidas das minas de moria, nao pelo menos as do salão, que são lisinhas.

Acho que Gollum consegue escalar qualquer tipo de parede, umas com mais dificuldades que outra, mais ele é um perito nisso. Sendo assim acho que ele foi furtivamente escalando as paredes de Moria, com muita cautela...

Mais isso tb não é desculpa para não ser visto por tantos orcs...
Acho que a sorte estava do lado dele, ou simplismente os orcs já os conhecia e sabia que era um animal tão estupido quanto eles e os ignoraram (improvavel).

Bem, Alem disso Gollum estava acostumado com os Orcs, nas montanhas sombrias ele volta e meia almoçava carne de orc ( ao menos é isso que ele diz n'O Hobbit ) ele é muito mais furtivo que todos os outro personagens, se esgueirar para ele era muito simples...

se ele conseguiu enganbelar até Shelob (laracna) imagina o resto...

Esses ingredientes todos nos dão uma boa idéia de como ele fez para passar ileso.

O que eu não faço idéia é de como ele entrou em Moria!?:think:

Boa pergunta. Considerando que ele veio de Mordor (tinha ido para lá depois de fugir do Elfos de Thranduil), julgo que provavelmente ele entrou pelo portão leste.

Outra pergunta:

Concerteza,se a sociedade conseguiu
[sair de Moria]
Gollun também conseguiria.

Se a ponte havia sido destruída, como ele saiu? Escalou o teto, já que descer era complicado (Gandalf e o Balrog cariam por muiiiiiiiito tempo até chegar na água)?
 
Existima outras passagens, ja que os Orcs também saíram de Moria, e entraram em Lórien. Gollum, apenas seguiu os Orcs por esse caminho, e chegou em Lórien, mas não foi morto, pois os elfos não atiram em nada que ele não saibam o que é!
 
uhuhuhu

Tirando por aí, se Gollum passou ileso por Elfos q atiraram nele quem dirá por Orcs! Ele era furtivo, ávido e forte também. As suposições sobre como ele teria passado ileso por orcs são plausíveis e não acredito q chegaremos a um consenço tão cedo (pelo menos temos ideia de como foi e temos hipóteses! já é lucro)
Sobre como ele entrou...complicado.
Moria era uma fortaleza e há tempos ele procurava um jeito e entrar.
Não acho q ele tenha entrado pelo portão leste...estava selado e quase todos os outros meios de entrar, invisígeis até para os olhos de Gimli uma vez q também foi pelo leste q a comitiva entrou resolvendo a charada ("mellon").

Se tiver sido por lá ele deveria ter esgueirado por entre a comitiva em fuga do monstro cheio de tentáculos do lago (alguém poderia percebe-lo nessa possibilidade).

Pode não ter sido pelos portões mas provavelmente deve ter sido pelo leste.
Moria segundo Gandalf teria menos de 40 milhas do Portão Leste ao portão Oeste.
Gollum os persegue desde bem antes da metade do caminho.
As montanhas estavam entupidas de criaturas cruéis ,orcs e goblins q com certeza tem seus próprios caminhos e passagens para fora.
Realmente ele pode ter seguido um desses grupos na noite e ter entrado por uma dessas entradas.
Também há a possibilidade de ele ter entrado pelos respiradouros de moria de passagem de ar e as vezes luz em alguns salões.

É uma pergunta realmente intrigante e não tenho certeza de nada
não echei apendices ou outras coisas q expliquem o ocorrido...

hehehe...tio Gollum dando trabalho e tirando o sono de novo
baum...o q acham disso? São...idéias
 
1-A Sociedade entrou pelo Oeste;
2- Ja pensaram na possibilidade de, assim como em Mordor, Gollum ter permissão de andar por Moria? (ou pelo menos entrar)
3- Quando a comitiva entrou, Gollum ja estava lá. Desde quando fugiu da floresta das trevas,ele foi para lá.
4-Sim, foi pelo Leste.
5- Também é uma boa, ter entrado pelos túneis dos Orcs.
 
é verdade...realmente foi pelo oeste é verdade...perdão.
Essa dele ter permissão p passar por moria é interessante...gostei. Realmente pode ter ocorrido
a dele já estar lá também...nunca parei p pensar nisso
Mas há a descrição de que frodo ouvia há dias desde fora de Moria alguém os seguindo. Ele realmente poderia ter entrado pelo lado da Comitiva nestas circunstancias
Assim ainda seguindo q foi por esse lado sobra o Lago para se analisar
Ele ligava dentro e fora Moria. Gollum era bom nadador e não teria problemas em passar por uma fresta sem incomodar o monstro (é capaz até q o bixo mal como era fizesse algum trato com ele). Aí seria entrada em dois tempos.
Se ele já estivesse lá a coisa complica.
Deve-se supor q ele sabia da Comitiva através de metodos escusos e que o anel de certa maneira exercia sua influencia nele para encontra-lo e fazer com que achasse o grupo.
Bom...isso eu não sei...
Até onde Gollum sabia?
 
Nosso pequeno Gollum caçava, não é?
Como todo o bom predador, ele tem de ser silencioso, discreto, ágil...
Num lugar escuro ele muito bem poderia se camuflar devido a escuridão de Moria, passando despercebido pela horda de orc's, como ele entrou: Eu concordo com o Neithan, até que se prove o contrário...
Talvez nosso amiguinho, estivesse tentando preparar uma emboscada, para o pequeno Frodo, mas esta sendo destruída devido a presença dos orc's...
Vou pesquisar mais...
 
Tudo bem galera, mas desde o começo, Gollum é um Hobbit
nao um goblin ou inseto, ele nao tem patas que grudam na parede
ele escala, todas as vezez que descreveu ele escalando, era algo em que se podia se apoiar, colinas, montanhas, sempre ha um lugarzinho para colocar a mao, mas as paredes LISINHAS e polidas de Moria ? Ai ja fica meio estranho, e os respiradouros, estavam la no teto, estranho em ?
Mas cada um com sua opnião =(
 
Mesmo sendo humano, devemos lembrar que Thrahald permaneceu por mais de 500 anos usando o Um Anel, e neste tempo ele habitou cavernas, grutas subterâneas, e aprendeu a caçar como um ser desses ambientes, estaria facilmente habituado a locais como Moria.
As superfícies lisas de Moria limitariam-se, por sua vez, aos locais de habitação dos Anões, e não a toda extenção da Mina.
Podemos supor, que, após centenas de anos vivendo desta forma, a criatura Gollum seria capaz de esgueirar-se entre os orcs, dentro de Moria, e usar as passagens daquele local com facilidade.

Abraços.
 
Sim sim, nao estou dizendo q ele nao seria capaz disso, so digo que escalar as paredes do salão é impossivel pra ele, mas pode haver outros milhares de caminhos né ?
 
Hum.....
realmente.
Seu argumento realmente é forte e palpavel: afunila bastante as possibilidades e dá uma linha mais consistente de raciocínio.
Realmente Gollum não fazia milagres ao se locomover.
O ultimo exposto pelo Arácano tambem é forte e nos deixa boas opções.
Fiquei com algumas dúvidas:
Gollum conhecia pelo menos razoavelmente o terreno de moria ou o fez em suas andanças?
O lago realmente ligava dentro e fora de Moria, e se sim, tem a possibilidade de Gollum ter nadado e entrado sem se conflitar com o monstro por alguma fresta ou duto?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo