• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a função do anel forjado por Saruman?

Lyvio

Usuário
Bem, nunca ouvi uma palavra minima nem lembro de ter lido sobre isso no forum por isso mesmo lançei essa duvida para nós discubrirmos o quais eram os poderes do anel forjado por Saruman, espero que cheguemos a um consenso.:cool:
 
Provavelmente tinha a mesma função que os outros anéis de poder, mas acredito muito mais próximo da função do Um que dos demais aneis. Li em algum lugar, que Saruman só conseguia controlar os Orcs que trabalhavam para ele, pq usava esse anel.
 
Muitpo bom, agora ta melhorando mas ainda não se tem, certeza, preciso de mais respostas e convictas porfavor.

mesmo assim vlws Maranne!
 
Infelizmente não tem como obter respostas convictas, porque não há situação explícita no livro onde seus poderes são sitados.

Mas eu acredito que o anel teria uma função de comando e poder (como disse Merannë), como o Um, ou um poder semelhante ao do Narya, que inflamava o coração dos homens (no caso esse anel iria estimular os orcs).
 
è poderia ser, e também mais um motivo para Saruman não ter pegado o narya do gandalf quando teve a oportunidade.
 
Bem lembrado! Se bem que foi o que eu falei, o Narya teria pouca utilidade para Saruman, mas faria muita falta para Gandalf e para todos os povos livres.
 
Taí um ponto interessante, qual nunca prestei atenção. Pq Saruman não pegou o anel e Gandalf? Será que o anel ficaria invisível aos olhos dele, assim como ficou pra Sam, o de Galadriel durante sua estadia Lothlórien? Ou será que estava realmente escondido, então lembramos que provavelmente Sarumn não sabia que o anel estava com Gandalf.
 
Infelizmente não tem como obter respostas convictas, porque não há situação explícita no livro onde seus poderes são sitados.

Mas eu acredito que o anel teria uma função de comando e poder (como disse Merannë), como o Um, ou um poder semelhante ao do Narya, que inflamava o coração dos homens (no caso esse anel iria estimular os orcs).

Concordo que expande os dons desse maluco, a conhecida lábia, o poder de convencer através da argumentação ou, talvez, voz de comando.:think:
 
Dominar orcs?? tem certeza Merannë?? se fosse possível vc poderia postar isto aki??

creio que o anel de saruman foi um fracasso, assim como foi dito no CI. Não acho que ele precisava de uma Anel de Poder para controlar orcs ignorantes... já que a magia incontida em sua vóz poderia "seduzir" até mesmo os valorosos homens de Rohan!!
 
Eu nem sabia que Saruman tinha um anel. Quando ele forjou e onde se fala à respeito desse anel?
 
É, faz sentido esse anel ser parecido com o Narya, mas concordo com o que kytarkiton-eru disse, que o anel seria um meio que um fracasso, porque Saruman poderia usar o poder de sua voz para os orcs.
 
Taí um ponto interessante, qual nunca prestei atenção. Pq Saruman não pegou o anel e Gandalf? Será que o anel ficaria invisível aos olhos dele, assim como ficou pra Sam, o de Galadriel durante sua estadia Lothlórien? Ou será que estava realmente escondido, então lembramos que provavelmente Sarumn não sabia que o anel estava com Gandalf.
Pq ele precisava desse anel? Saruman acreditava piamente que sabia os segredos (todos) dos Anéis de Poder. Assim ele devia acreditar que o anel DELE era muito mais útil...

Lembro que é bem comum creditarem como uma burrice Sauron ter concentrado seu poder no Um, pq todos (claro) sabem o fim da história; porém se olhado de forma como Sauron (Tolkien duh!) examinou a siutuação a criação de um anel coms eu poder centrado era boa. Saruman deve ter tentado fazer o mesmo e ainda por cima unindo difernetes habilidades em cada anel... Ele dia que tem MUITOS anéis...
 
Forjou na época da Guerra do Anel. Infelizmente colegas acho que este é mais uns assuntos abertos para especulação.

Mas penso: será que ao aprofundar-se nos estudos da forja e do funcionamento do Um, Saruman não tentou criar este Anel, não tentou fazer seu prório Um?
Vendo o fracasso que foi (comparando ao poder do Um) ele não poderia ter se convencido de que só tomando o Um propriamente dito e ali que ele se volta para a busca do Anel do Poder!?

Valeu
=]


-----

Mas a gente já discutiu isto em algum lugar, não lembro onde, inclusive levantamos que os vários anéis que Saruman fez poderiam ter sido distribuídos para capitães Uruk, Meio orcs ou para os senhores do povo terrapardense, que vocês acham!?
 
Última edição:
Creio que o anel de Saruman provavelmente não iria diferir dos outros, em sua essência. Provavelmente seu maior poder era fornecer dominação sobre alguma raça específica, e ampliar suas habilidades naturais. Mas sinceramente não vejo Saruman criando anéis à toa, ele provavelmente estudou sobre a confecção do Um e tentou reproduzi-la, em menor escala.

Por que Saruman não pegou Narya? Sei lá, vai ver Tolkien nunca pensou nessa possibilidade...
 
Acho que o anel não era um fracasso por completo, pois se assim fosse, ele tomaria o Narya de Gandalf. O anel devia ter algum poder específico direcionado à alguma coisa omissa que não sabemos, e talvez deve ser alguma ponte para a revelação de algum poder dele, ou uma peça que aumentava mais o seu poder...
 
Última edição:
Pq ele precisava desse anel? Saruman acreditava piamente que sabia os segredos (todos) dos Anéis de Poder. Assim ele devia acreditar que o anel DELE era muito mais útil...

Saruman poderia conhecer do segredo de todos os anéis, mas não era ingênuo a ponto de descartar a importância dos anéis elficos, ainda mas sabendo que esses anéis estavam presos ao Um. Controlar o Um seria controlar os anéis élficos e os seus donos. A forja do Anel de Saruman foi uma tentativa (tola) dele de se igualar a Sauron, ou talvez ele pensasse que o conhecimento da feitura dos anéis poderia ajudá-lo controlar o Um. O um sempre foi seu objetivo. O anel dele era como um teste que ele aplicou a si mesmo, talvez tentando se convencer que poderia ser tão grande quanto Sauron.


Lembro que é bem comum creditarem como uma burrice Sauron ter concentrado seu poder no Um, pq todos (claro) sabem o fim da história; porém se olhado de forma como Sauron (Tolkien duh!) examinou a siutuação a criação de um anel coms eu poder centrado era boa. Saruman deve ter tentado fazer o mesmo e ainda por cima unindo difernetes habilidades em cada anel... Ele dia que tem MUITOS anéis...
Sauron só percebeu a besteira que fez quando seu precioso anel caiu na mão dos adversários. E se Saruman estivesse tentando de algum modo criar o seu Um anel, ele somente provaria que não tinha aprendido nada com o erro alheio.
 
Saruman poderia conhecer do segredo de todos os anéis, mas não era ingênuo a ponto de descartar a importância dos anéis elficos, ainda mas sabendo que esses anéis estavam presos ao Um. Controlar o Um seria controlar os anéis élficos e os seus donos. A forja do Anel de Saruman foi uma tentativa (tola) dele de se igualar a Sauron, ou talvez ele pensasse que o conhecimento da feitura dos anéis poderia ajudá-lo controlar o Um. O um sempre foi seu objetivo. O anel dele era como um teste que ele aplicou a si mesmo, talvez tentando se convencer que poderia ser tão grande quanto Sauron.
pensa comigo: se ele sabia (e ele sabia) que os 3 eram DOMINADOS pelo Um qundo sauron o tivesse sob poder, pra que ele iria querer ficar?

Além disso vc não está levando em conta algo bem mais simpels e poderoso que a idéia de ter algo: Saruman ficou possesso de raiva e inveja ai ver que Cirdan escolheu Gandalf como o portador, e não ele mesmo (então Chefe dos Istari); sendo assim não pegar o anel pode ter sido por simpels despeito.

Lembre-se também que Saruman não acreditava que Gandalf escaparia da prisão....


Sauron só percebeu a besteira que fez quando seu precioso anel caiu na mão dos adversários. E se Saruman estivesse tentando de algum modo criar o seu Um anel, ele somente provaria que não tinha aprendido nada com o erro alheio.
Discordo. A idéia por trás do Um é ótima sim. Veja o amis pdoeroso ser de Arda na época ter seu mais precioso artefato arrancado de suas mãos por um homem era quase como ganhar na Megasena acumulado apostando em UM jogo só!

E mesmo assim ans mãos dos adversários (ao emnos dos que ele considerava como tais) ele sabia que quem pegasse o Um tava mais ferrado ainda...

Era só sentar e esperar o coitado ser dominado e vir rastejando trazer o Um pro seu Dono.
 
Ele realmente não era ingênuo, e dentro deste contexto cometeu muitos erros.
Alguns deles são nítidos com relação a Gandalf, ele desprezava e temia Olórin e sua verdadeira função, mas não acredito que não saberia de Narya, ainda mais como líder da Ordem.
Saruman seguia Gandalf tão de perto que chegou até mesmo (inconscientemente ou não) a usar erva de fumo, e verdadeiramente "imitar" Olórin em muitos hábitos, algo verdadeiramente como uma "inveja".

Porém, creio que nada adiantaria-lhe Narya, e Saruman pensava ter Gandalf sob seu comando, até presente momento.
O Anel de Saruman seria uma verdadeira tentativa de "imitar" Sauron, e de tentar suplantá-lo em seus poderes como Maia. Creio que um último espasmo de um orgulho murcho e ferido, nada mais.

Abraços.
 
Não sei se era inutil, se foi inutil então Saruman saberia que falhou e não se denominava o de muitas cores a não ser por blef para assustar gandalf, por isso eu digo que alguma função tinha pra ele achar que deu certo, uma das hipoteses é a resistencia dos uruks a se cansar e de andar a luz do dia coisas que os orcs e uruks de saurom não tinham, ou poderia ser até magia dele, não sei nem encontro nada a respeito em canto nenhum pelo menos nada concreto, quem sabe o anel de Saruman não é mais um mistério como o tom bombadil..., não quer dizer que estou encerrdando a discurssão, quem sabe pesquisando ai agente encontra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo