• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão Impostos nos Jogos Eletrônicos

Minduim

Suburban Kid w/ Biblical Name
Jovem nerd disse:
Foi apresentado pelo deputado Carlito Merss (PT-SC) uma proposta de lei que se aprovada impulsionaria de vez a industria de games no Brasil.
É do deputado o projeto de lei 300/07, que tem como objetivo estender os incentivos fiscais da Lei da Informática (8248/91) ao setor de jogos eletrônicos.

Caso aprovada, a medida ajudaria a reduzir os preços de consoles e jogos, que atualmente tem valores muito altos em função da carga de impostos. Atualmente um console apresenta uma carga tributária de até 275% sobre seu preço original, o que acaba gerando os preços extorsivos praticados aqui no Brasil. O deputado acredita que a lei se aprovada, faria com que o contrabando fosse reduzido e consequentemente poderia ser um chamariz para que empresas de jogos se instalem no país.
O México adotou há alguns anos medida semelhante de redução de impostos e incentivos fiscais a empresas de games no país, fazendo com que os jogos eletrônicos se tornassem mais acessíveis e colocando o México como primero lugar no Ranking de consumo de consoles e jogos na América Latina, posto que antes era ocupado pelo Brasil.
Resta torcer para que o projeto seja aprovado.

O link pro projeto na câmara tá aqui.

Agora só nos resta rezar pra que isso seja aprovado. Não acho que vá ser aprovado logo, até porque existem coisas muito mais importantes pro país que devem ser aprovadas antes, mas mesmo assim é um passo significativo para os brasileiros terem consoles e jogos a preços mais acessíveis.
 
Wow!!!

Vamos torcer pra que aprovem...
Com certeza vai demorar!
Em quanto isso vamos sentar e esperar!!



:pipoca:
 
Teoricamente, o objetivo desses impostos é privilegiar a produção nacional, tornando-a mais competitiva em comparação aos produtos estrangeiros taxados, mas na prática isso não faz sentido porque não temos uma indústria de jogos eletrônicos para proteger.
 
É abusivo esses preços q encontramos nos jogos aqui no Brasil. Pagar 120 pratas num jogo novo é fora de questão, por isso q vivo esperando q lancem aquele Cd Classic q custa 32 pratas.

Falando nisso lançou em revista NVW e todas as espanções por menos de 20 pratas, isso sim é um preço decente...
 
Li o projeto de lei e ele ainda está muito CRU, essa é a verdade. A redução de taxas não estipula nenhum tipo de QUANTIDADE, e uma redução de 10% não seria muito comemorada, pois não reverteria o quadro de venda por contrabando e pirataria.

A redução tem que se ousada e seguir os moldes do México, que tem tido bons resultados.
 
Isso concordo.

Uma redução decente nesse padrão deveria ser no minimo de 150%, mas conehecendo o Brasil viria naquelas reduções de 10% gradativamente até 2015 onde chegariamos a mpostos de 40% do produto, fala sério.

Ps: estou chutando os valores
 
Li o projeto de lei e ele ainda está muito CRU, essa é a verdade. A redução de taxas não estipula nenhum tipo de QUANTIDADE, e uma redução de 10% não seria muito comemorada, pois não reverteria o quadro de venda por contrabando e pirataria.

A redução tem que se ousada e seguir os moldes do México, que tem tido bons resultados.

Ralmente baixar 10% n vai trazer muita diferença... principalmente tratando-se de jogos com preços exorbitantes =/, mas podemos pensar que pelo menos já é alguma coisa, não agrada, nem convece mas com isso poder ser q tente mais...
 
Por ser projeto de lei não foi estipulado valores. Não que ele não pudesse ter feito isso. Aliás, se tivesse feito demonstraria conhecimento admirável em economia. Mas não o fez e a proposta, resumida como está, atrasa e muito o processo. E como já foi dito o Brasil não tem um bom histórico de redução de Impostos... seria uma surpresa se fosse bastante reduzido.

Eu não boto muita fé nesse projeto. Não a curto prazo. O Contrabando é mais ágil e vai continuar a lucrar em cima disso por bons anos, na minha opinião. Até porque o que tem de projetos de lei que não são aprovados e nem discutidos direito não é brincadeira.

Não acho que seja pessimismo da minha parte, mas realismo. Se tudo for diferente do que eu estou dizendo eu só tenho a agradecer e me redimir, feliz da vida.
 
Realmente se for o que se espera, será algo muito positivo.

Só não acho que vá ajudar tanto quanto às empresas virem pra cá por melhor que essa redução seja. Pq o problema maior ainda é a pirataria. Como um produto contrabandeado ainda chega na casa dos 150 reais pelo menos, todo mundo ainda prefere comprar seus jogos a 10/15.
Não acredito que quem compra pirata por 10/15 passará a comprar original ainda mantendo-se acima dos 150.
 
Acabei de ler no Judão. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou a bagaça por UNANIMIDADE. Yay! :grinlove:
 
Acabei de ler no Judão. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou a bagaça por UNANIMIDADE. Yay! :grinlove:
Mutios nerds na CCTCI, de fato... :-P


De qq forma eu concordo com o Shazan nessa... pra combater efetivamente a pirataria, teriam que reduzir MUUUUITO mais os impostos... Do jeito que tá é uma redução meramente simbólica...


Mas sim, um primeiro paço, com certeza...


Até lá, Viva Jack Sparrow!!! :cerva:
 
Acredito que esse é o assunto do momento aqui no Brasil para o mundo gamer em geral. Os impostos para video-games aqui no Brasil são muito elevados, tornando-se cada vez menos inviável comprar um console da próxima geração por aqui.

Exemplos disso estão no preço do PS4 que chegou por aqui por R$ 4.000,00 e do preço do Xbox que está por R$ 2.300,00 pós pré-venda. Sem contar o novo console da Nintendo que irá se chamar Wii U, que já declarou que os impostos vão atrapalhar a vinda de seu console para cá.

Os consoles não são os únicos afetados por conta disso, mas os jogos também sofrem disso. Os jogos novos, hoje em dia, estão praticamente tudo custando em torno de R$ 150,00 à R$ 200,00, enquanto nos USA, por exemplo, a média de preço por lá é de 30 dólares a no máximo 50 dólares.

Tendo tudo isso em vista, me bate a pergunta. Qual a vantagem do país ter impostos tão grande para os video-games? No que o Brasil ganha com isso? Pois esses consoles vão ser comprados por brasileiros de qualquer forma, na maioria sendo importados e esses empresas vão lucrar com isso, mas o Brasil não. Será que já não está mais do que na hora de repensar nisso? Principalmente para diminuir a pirataria no mercado brasileiro, principal reclamação das empresas de vide-games.
 
Dois pontos que ajudam a explicar os altos impostos:

- Como jogos são bens considerados supérfluos, ou "de luxo", já possuem naturalmente taxação mais alta. São bens demandados em geral por pessoas com renda mais elevada / acima da média, que têm capacidade de pagar mais impostos.
- O game é importado? Então o imposto alto pode servir de estímulo para a empresa passar a fabricá-lo por aqui e assim poder fornecê-lo por um preço mais baixo.
 
Ai é que tá, eu discordo da visão do governo que imposto alto de importação incentive alguem a vir produzir aqui.
Pois o imposto (fora as complicações) para se criar uma empresa no Brasil e começar a produzir aqui são elevados também.

Outra coisa, supérfulo ou não, é um mercado forte e em expansão, incentivar o consumo disso seria melhor do que sobretaxar.
 
- O game é importado? Então o imposto alto pode servir de estímulo para a empresa passar a fabricá-lo por aqui e assim poder fornecê-lo por um preço mais baixo.
Segundo a Microsoft, em conferência na BGS, eles vão produzir o console e os jogos aqui no Brasil. Só corrobora com o argumento que o console Xbox One e seus jogos estão bem caro! Nesse caso os impostos não vão atuar.

Outra coisa, supérfulo ou não, é um mercado forte e em expansão, incentivar o consumo disso seria melhor do que sobretaxar.
O Brasil é tido como o quarto maior mercado de games no mundo, mesmo com todas essas dificuldades que encontramos por aqui. Não é um mercado para se jogar fora. Não dá para entender como o Brasil não aproveita disso, abaixa esses impostos e começa a investir um pouco nesse mercado, pois renderia sim muitos frutos. Daria para faturar bem se as coisas fossem certinhas e até diminuiria em muito a pirataria por aqui.

Governantes velhos no poder é nisso que dá!

Uma coisa que eu fiquei puto foi com a nossa querida Marta Suplicy dando uma entrevista sobre esse novo "Cartão Cultura" que será em parceria com as empresas. Não sei ao certo como funciona, mas parece que você recebe 50 reais ao mês para gastar com algo relacionado a cultura como livros, cinemas, entre outras coisas. Assim alguém questionou ela se o cartão seria válido para video-games e ela me responde que games não é cultura!? São pessoas assim que estão dificultando mais e mais o mercado e incentivando o meio ilegal ou também conhecido como "jeitinho brasileiro".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo