• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Finalmente, a Devir abre a boca.

Arcanjo[SK]

Spartan Supersoldier
Após longas reclamações, um dos "porta-voz" da área de RPG da devir, Douglas D3, abre a boca pra falar, criando um tópico para ser um canal com seus consumidores.

O Tópico foi criado no fórum do RedeRPG há poucosw dias e rapidamente já chegou a 16 páginas.

http://www.rederpg.com.br/portal/modules/ipboard/index.php?showtopic=7511&st=0

Ainda não li tudo, por tanto, não opinarei agora.

Será que finalmente, depois de tantas reclamaçoes, seremos ouvidos?
 
Estou na 5ª página e, em parte, fico um pouco envergonhado por tanto ter falado mal. Eles estão errados sim em mta coisa, mas é mto fácil falar mal. Eu disse há mto tempo atraz, quando falavam mal da DB nas mãos do Trio Tormenta, que "se vcs acham a revista ruim, façam uma melhor". Falar que tá ruim é fácil. Ir lá e querer agradar todo mundo é dificil. SEMPRE vai ter alguém insatisfeito.

No caso da Devir tinha mta gente insatisfeita. Mas, até onde li, eles parecem ter seus motivos. Pode ser balela, mas eu quero acreditar que eles vão melhorar. Sei que é dificil depois de tanta decepção, mas realmente quero acreditar que era apenas uma grande maerá de azar.

Até agora, vale a pena conferir a conversa, duvidas, explicações.

Antes de voltarmos a falar mal, leiam antes as respostas a nossas dúvidas.
 
Eu to odiando as respostas desse cara. Quem ele pensa que é? Que babaca!

Isso é ridículo:

Terceiro e último, Por que vocês não tem erratas oficias disponibilizadas no site de vocês? Um simples arquivo pdf que diria coisas como "Livro do Jogador: Pg. 257: Mãos Mágicas se movem a 4,5m por turno" seria extremamente útil e tiraria de vocês aquele estigma de "empresa que traduz mal".

Eu fiz erratas no passado, fiz um FAQ, disponibilizei no site da Devir e também aqui na REDE. A quantidade de downloads era muito pequena, então eu deixei de fazê-los. Em todo caso, é uma falha e vou retomar esse trabalho nesse semestre.

:roll: ³³³²²²¹²³³
 
Última edição:
Sem comentários.

:P

É melhor algumas respostas doq o silêncio.
Bem, estou na 7ª página e não tenho tanta oq reclamar até agora. Encontrar respostas para varias dúvidas está sendo bom... vou achar algo para comentar ou reclamar se necessário quando chegar ao fim das 16 páginas.
 
Caraca, que raiva desse imbecil!!

O engraçado é que ele fala como se a 3.0 e a 3.5 fossem sistemas totalmente incompatíveis! E ele nem sabe o nome do Monte Cook! heheehe

Pro pessoal mais velho: aprendam inglês, porque a Devir não irá publicar os livros "sérios" e realmente bons da Wizards of the Coast, só a babinha da babinha.

Agradeço, novamente, ao meu pai por ter me pagado uma escola de inglês.

Ainda, sobre as erratas: grandes merda se quase ninguém lê. Errou, avisa e publica o certo, oras!

Bah, certo que eu vou postar nesse tópico aí. Bad deeds won't go unpunished.

O fracasso de Dragonlance, ao meu ver, é facilmente explicável: o pessoal que mais curte o cenário são os jogadores das antigas, que migraram do AD&D, ou seja: jogadores que sabem e preferem ler em inglês.

:edit: Postei, tá na página 17.
 
Última edição:
Engraçado no começo do tópico o Douglas tratar isso como uma "obrigação após inumeros pedidos" ou coisa assim. Toda editora de jogos lá fora tem seus reports anuais em uma linha de comunicação entre publico e jogador. Poucas são as respostas que ficam sem uma "posição oficial". Pelo menos essa é a impressão que tenho quando visito os sites da Wizards of the Coast, SJGames e até mesmo Jambô e Editora Daemon.

A Devir, como detentora dos principais titulos pesos-pesados deveria ter feito isso há muito tempo atrás. Bom, é muita coisa pra ler e vamos ver se isso é util ou não. Para os (desesperados) jogadores de GURPS, o Douglas deu uma posição de algo entre outubro e dezembro para lançar a 4a edição. Meu palpite? Pura conversa.

Como disse em algum outro momento em outros tópicos a credibilidade da Devir inexiste há um bom tempo. Só quero ver quem vai comprar a 4a edição em portugues depois de tanto tempo. Se alguem começasse a fazer ingles quando a 4th edition foi lançada nos EUA, já teria condições de comprar um importado agora, tamanha a demora.

Sinceramente, o mercado nacional precisa de um sistema genérico como GURPS. Traz um pouco mais de diversidade em termos de ambientação e talvez isso beneficie de alguma forma as próximas escolhas de outras editoras (até mesmo títulos D20). OPERA era uma aposta que eu tinha em boa cota nesse sentido, mas a comic store caiu (com todos aqueles problemas de impostos e importação) e agora OPERA voltou ao underground, uma pena.

Agora, como jogador de D&D, acho suas perguntas (ou alfinetadas) um bom sacode pra ver se eles acordam e percebam que pouca gente está contente com os erros exdruxulos da DEVIR. Não tem essa de "vem e faz melhor", eles são profissionais (portanto, pagos pra isso) nós consumidores que temos que gastar uma fortuna nesses títulos. Exigir o melhor é um direito, ou quase um dever, dado os preços nas alturas.

No trabalho, aposto que todo mundo ouve as mesmas críticas que o pessoal da Devir. O que diferencia um bom profissional é aquele que reconhece e "recolhe" as críticas construtivas e melhora o seu trabalho. Uma forma de crescimento pessoal e auto-respeito. Não tenham dó deles não... apenas sejam educados.
 
Demônio: a queda em 45 dias? 8-O

Se for verdade aí sim posso pensar em um Livro do jogador de Faerûn para o próximo ano, quem sabe... :osigh:
 
Não estou aqui para defender a Devir, quem tem que fazer isso são eles, caso eu tenha passado outra impressão.

Eles erraram, erraram mto, decepcecionaram quase todo mundo (ou todo mundo, sei lá), com erros de traduções, atrazos... ficamos mto tempo tendo apenas silêncio como resposta. Agora nós temos oportunidade de reclamar, opinar e ter respostas. Façam isso, mas sejam educados.

E claro, vamos esperar para ver. Por enquanto, acho que fazendo esforço dá pra engolir o que foi dito e tentar acreditar que ela ira melhorar. Vamos esperar para ver se os prometidos desse ano realmente irão aparecer, como Arcana Evolved, Gurps 4ª Edição, Draconomicom, Demon....

SE eles conseguirem manter o que foi dito, acho que com o tempo, TALVEZ possamos a voltar a ter confiança, em parte neles. Pq até agora, acreditar na Devir é como acreditar em Coelhinho da Páscoa e Papai Noel.


Veremos se a Devir acorda e entre na linha.



Eu pessoalmente estou me esforçando para acreditar que sim e até conseguindo ter esperança de ver o Draco, o AE e o Gurps em mãos ainda esse ano.


Lembre-se: sejamos educados. E nem só de falhas e críticas vivemos. É bom sabermos elogiar quando necessário (não que a Devir mereça algum elogio significativo até agora).


Abraços e Pazs & Amor.
 
É difícil fazer isso. Então, eles tem de aprender, que quando eles não conseguirem eles vão se dar mal. Se os livros ficarem ruins, ninguém compra. Lembrem-se, o "cliente tem sempre razão". Se os livros da Devir forem tão ruins que as pessoas preferirem gastar uma fortuna, importar e ler em inglês, quem perde é ela.
 
Parando pra ver, os livros importados não saem assim uma "fortuna" em relação aos títulos de D&D nacional (algo em torno de 70 a 90 reais). Pagar uns 20 reais a mais mas ter o texto original pode ser compensador.
 
Realmente não entendo porque os jogadores de RPG brasileiros ainda perdem tempo reclamando e se estressando com a Devir. Eu nunca me incomodei com a Devir porque nunca gastei dinheiro com ela. Aconselho a todos a desconsiderarem a existência dela, não faz diferença nenhuma pros jogadores brasileiros. Comprem os livros originais e sejam felizes. Ficar reclamando que o livro é desbotado, a tradução está errada, a capa caiu fora, o livro que foi lançado já está desatualizado a mais de ano, isso tudo é muito humilhante. Não há motivos pra ganhar cabelos brancos.
É que nem reclamar do gosto do café da padaria que fica na frente de casa, tendo um Starbucks na esquina. Vamos qualificar!
 
RPGista falou tudo.

O dólar em baixa. Importações favorecidas, livros sem impostos. O quê o mercado brasileiro está esperando? (um curso de inglês talvez :mrgreen: ).

A melhor coisa do mundo foi eu ter traduzido meu Shadowrun 2nd Edition com 12 anos. De lá pra cá só compro tudo original em inglês.
 
Dizem que o café da Starbucks é aguadão e ruim....

Já tomei e é muito bom sim. Eles tem uma variedade enorme de cafés afrescalhados, mas o bom e velho expresso é garantido!

E você nem gosta de café que eu sei, tá falando ae... hehehe ;)
 
Sky, é impressão minha ou o camarada lá da discussão te deu uma resposta nos moldes: "Você nem é consumidor nacional, compra tudo no exterior, então cala a boca e fica na tua." 8-O

Ou seja, se eu não sou consumidor nacional (E não sou mesmo, porque se dependesse disso, tava jogando Gurps edição 1984 até hoje), então não tenho direito de opinar sobre possíveis mudanças no mercado nacional de RPG visando o crescimento e melhoramento do mesmo?

Achei um tanto infeliz essa resposta do camarada.
 
Realmente não entendo porque os jogadores de RPG brasileiros ainda perdem tempo reclamando e se estressando com a Devir. Eu nunca me incomodei com a Devir porque nunca gastei dinheiro com ela. Aconselho a todos a desconsiderarem a existência dela, não faz diferença nenhuma pros jogadores brasileiros. Comprem os livros originais e sejam felizes. Ficar reclamando que o livro é desbotado, a tradução está errada, a capa caiu fora, o livro que foi lançado já está desatualizado a mais de ano, isso tudo é muito humilhante. Não há motivos pra ganhar cabelos brancos.
É que nem reclamar do gosto do café da padaria que fica na frente de casa, tendo um Starbucks na esquina. Vamos qualificar!


Não concordo mto. Nós temos uma empresa que DEVERIA traduzir os livros para nossa língua. Nós podemos entender Inglês, mas nem todo mundo pode. E além do mais, geralmente é mto mais confortável vc ler algo em seu idioma que em outro.

Todos aqui sabemos das mtas mancadas da devir. Ela deveria correr atraz do prejuizo e entrar em dia com os lançamentos ou deixar outra empresa que seja mais competente a fazê-lo.


Fala sério, sermos obrigado a comprar livros em ingles quando poderíamos tê-los em português é irritante para mim.



Por enquanto, tenho a paiência de esperar. SE a devir lançar o que promete para esse ano e inicio ou meio de ano que vem, eu até tento dar um voto de confiança. Mas se continuar nessa lenga-lenga vou realmente apelar para importados. E talvez eu não seja o único.

Espero que a devir consiga entrar em dia com os livros. Só espero que não seja tarde demais.




Realmente não gostei da resposta do D3 para o Sky. Temos direito de opinar, sendo compradores usuais ou não. Mas, embora Sky tenha cutucado em pontos importantes, talvez o tom agressivo não leve a lugar algum, gerando apenas respostas como aquela.
 
Entendo seu ponto Arcanjo. Mas tem horas que gostaria que TODO MUNDO só comprasse importado, daí ou a Devir morreria de vez, ou teria que se reestruturar pra dar conta de fornecer serviço de qualidade e continuar viva.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo