• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As mulheres em Tolkien

Zuleica

Usuário
Gostaria de ler no fórum as discussões sobre "As mulheres na obra de Tolkien". Procurei posts... cansei, resolvi perguntar. :think:
 
Existe um livro muito intereçante sobre o assunto: A Senhora dos Anéis.

se quiser ter uma noção de mulheres (heróicas) no SdA é bom ler sobre Lúthien e sobre a sobrinda do rei Theoden (aaaarrrrggghh esqueci o nome:lol: ). elas lutaram (até mesmo contra os costumes de suas terras) e venceram... além de terem trazido muitas vitórias para os povos livres da Terra-Média.

mas acho que as mulheres na sociedade era como na sociedade feudal... basta ver Arwen, alguém extremamente plácida e calma q ñ questiona ninguém e ñ tem muita importância...
já entre os anões a coisa era pior, tanto q ninguém ouve relatos de mulheres anãs. os anões tratam seres vivos como coisas e as guardam como tesouros!!

por isto q só tem a Lúthien e mais algumas mulheres importantes na TM. é um mundo medieval.
 
Existe um livro muito intereçante sobre o assunto: A Senhora dos Anéis.

se quiser ter uma noção de mulheres (heróicas) no SdA é bom ler sobre Lúthien e sobre a sobrinda do rei Theoden (aaaarrrrggghh esqueci o nome:lol: ). elas lutaram (até mesmo contra os costumes de suas terras) e venceram... além de terem trazido muitas vitórias para os povos livres da Terra.
Éowyn era o nome da sobrinha de Théoden.

Ela e Lúthien são minhas personagens preferidas, justamente por serem corajosas e se arriscarem pelos seus ideais. Uma pelo amor e a outra por amor à sua pátria.
 
procura sobre alguma em especial ???:think:

Na verdade costumo me mover em um meio dual. Apesar de achar os personagens masculinos ótimos e variados a identidade feminina me interessa e vejo que o fórum tem muitas mulheres, por isso imaginei que isso já havia sido discutido aqui. Outro motivo é que vejo nos encontros de anime e outros muitos personagens masculinos, digamos que os moços estão épicos e não há moças que se identifiquem com personagens de Tolkien femininos. Sei lá, não estamos mais afim da pinta de princesas, talvez. O que despertou minha curiosidade. Não é possível que Tolkien não trabalhasse sobre o aspecto feminino de sua obra.
 
Mas as que tem sue nome citadas são quase todas forte e com feitos consideráveis.

É interessante mesmo você dar uma lida e tirar suas próprias conclusões entende..

Melian, Galadriel, Éowyn e Lúthien são bons exemplos de mulheres fortes e grandes dentro do contexto da obra, tendo grande importância nos acontecimentos do mundo.

Só Galadriel - e isto é uma opinião pessoal - é que não admiro e realmente não vejo nada de grande nela. Ela podia ter feito MUITO mais.


Mas veja Melian, Lúthien e Éowyn (e poem Éowyn nisto) definitivamente não fazem o estilo princesa cabeça de vento que são passivas e mimadas.. elas são fortes, independentes, autônomas e decididas, sendo que poucos resistiam a suas vontades.
Acho que tolkien mandou bem colocando personagens assim e conseguiu encaixa bem, sem forçar a barra.

Valeu
=]
 
Última edição:
Éowyn era o nome da sobrinha de Théoden.

Ela e Lúthien são minhas personagens preferidas, justamente por serem corajosas e se arriscarem pelos seus ideais. Uma pelo amor e a outra por amor à sua pátria.

Amor á pátria e ao rei Théoden!Ela tinha um senso de honra similar ao de qualquer guerreiro!Lúthien é um ícone!Ela tinha fibra, força de vontade, e amava muito Beren.A tal ponto de lutar contra Morgoth por isso!Lindo!
Mas há outras mulheres muito interessantes, não só essas!
Elwing, a mãe de Elrond, também fez muito na história !E ainda dá p/ citar muita outras por aqui!
 
A Arlequina;
... Mas há outras mulheres muito interessantes, não só essas!
Elwing, a mãe de Elrond, também fez muito na história !E ainda dá p/ citar muita outras por aqui!

Onde posso ler sobre a mãe de Elrond? :think:
 
... Mas veja Melian, Lúthien e Éowyn (e poem Éowyn nisto) definitivamente não fazem o estilo princesa cabeça de vento que são passivas e mimadas.. elas são fortes, independentes, autônomas e decididas, sendo que poucos resistiam a suas vontades.
Acho que tolkien mandou bem colocando personagens assim e conseguiu encaixa bem, sem forçar a barra.

Valeu
=]

Eu suspeitava que deveriam haver personagens assim. Hoje eu li sobre Melian, mas desconheço Lúthien - se vc indicar onde a obra é mais específica, agradeceria.
 
Eu suspeitava que deveriam haver personagens assim. Hoje eu li sobre Melian, mas desconheço Lúthien - se vc indicar onde a obra é mais específica, agradeceria.

Opa, que isso. :)

Sabes que Beren e Lúthien representam o amor de Tolkien e sua esposa, Edith?

Você pode se utilizar do Silmarillon para entender e conhecer um pouco mais, visto que a história dos dois é a que é contada com mais detalhes naquela obra.

Valeu ! =]
 
Acho que tolkien mandou bem colocando personagens assim e conseguiu encaixa bem, sem forçar a barra.
Uma das coisas que mais admiro em SdA é como Tolkien dá valor a todas as raças e a mulheres. Colocar Merry e Éowyn para matar o Rei-Bruxo foi lindo! Se PJ mudasse, eu o odiaria!

Sabes que Beren e Lúthien representam o amor de Tolkien e sua esposa, Edith?
Eu devo ter ouvido falar disso em algum lugar do passado. Vou procurar sobre o assunto.
 
Eu devo ter ouvido falar disso em algum lugar do passado. Vou procurar sobre o assunto.

Dá uma olhada na carta 340. Ela explica mais sobre o assunto. ;)


attachment.php
 

Anexos

  • tombstone.jpg
    tombstone.jpg
    78,1 KB · Visualizações: 254
Gostei do assunto do tópico, tb queria ler mais. Não tinha ouvido falar nesse livro vou procura-lo, mas se vcs puderem indicar mais alguns...
Ontem eu olhei o nome do Livro é: Senhoras dos Anéis - Mulheres na obra de Tolkien e o preço está ótimo.

Opa, que isso. :)
Sabes que Beren e Lúthien representam o amor de Tolkien e sua esposa, Edith?
Você pode se utilizar do Silmarillon para entender e conhecer um pouco mais, visto que a história dos dois é a que é contada com mais detalhes naquela obra.
Valeu ! =]
Parece que para mim todos os ventos sopram em direção ao Silmarillion...

Dá uma olhada na carta 340. Ela explica mais sobre o assunto. ;)

TT1, eu já disse que gosto de fórum, mas vou dizer novamente. Li minha primeira carta e ela é linda. Indicações como a sua estimulam à leitura, acredito que até quem não gosta muito da coisa.

Se tiverem mais indicações específicas pra "noob" tomar gosto, manda ver.
Estou grata pela colaboração.
 
Ela e Lúthien são minhas personagens preferidas, justamente por serem corajosas e se arriscarem pelos seus ideais. Uma pelo amor e a outra por amor à sua pátria.

Arwen na obra literária é uma coadjuvante passiva, diferente do filme. Já Éowyn é retratada justamente com as características mais comumente relacionadas ao homem. Uma mulher masculinizada diríamos assim.
 
Sei lá, não estamos mais afim da pinta de princesas, talvez.

Essa é uma das principais razões de se ter muitas mulheres trabalhadoras hoje em dia, trabalhando mais, lutando por seus direitos, sendo mais intelectuais. Cansamos de sermos tratadas como pessoas ignorantes.

Mas veja Melian, Lúthien e Éowyn (e poem Éowyn nisto) definitivamente não fazem o estilo princesa cabeça de vento que são passivas e mimadas.. elas são fortes, independentes, autônomas e decididas, sendo que poucos resistiam a suas vontades.
Acho que tolkien mandou bem colocando personagens assim e conseguiu encaixa bem, sem forçar a barra.

Muito bem colocado :yep: Mas acho que as outras "cabeças-de-vento", como a Arwen, também são, digamos, importantes na história. Sempre haverá uma "donzela-em-apuros", pois isso já meio que virou clássico de histórias em cenários mais épicos (é, isso é uma m****, por que o homem não pode estar em apuros? :P)
Enfim, o bom é que tem no livro vários aspectos de personagens, como heróis, donzelas, guerreiros e guerreiras, traiçoeiros, leais, grandes, pequenos.
 
Mulheres na obra do Professor? São muitas! Começando com a rainha de todas, Varda Elentári; Yavanna, Niena, Estë; Míriel a mãe de Fëanor e Indis a mãe de Fingolfin, Finarfin e Finrod; Galadriel, Melian, Elwing a mãe de Eärendil, Idril Celebrindal, Finduilas... da parte dos Homens, Morwen a mãe de Túrin e Rían a mãe de Tuor, Hareth a mãe de Huor e Húrin, Haleth a Valente, Nienor... e tem mais que, no momento não to lembrando.
 
Muito bem colocado :yep: Mas acho que as outras "cabeças-de-vento", como a Arwen, também são, digamos, importantes na história. Sempre haverá uma "donzela-em-apuros", pois isso já meio que virou clássico de histórias em cenários mais épicos (é, isso é uma m****, por que o homem não pode estar em apuros? :P)
Eu não diria que Arwen é "cabeça-de-vento", ela pode não ter feito muita coisa(no livro), mas ela deveria ajudar mandando energias aos que lutavam.

Não é questão de donzela-em-apuro, pelo menos em SdA eu não vejo isso. Todas que o Elring citou, não me lembro nitidamente da história de cada uma, mas pra mim elas não eram "donzelas-em-apuros" e sim mulheres fortes que enfrentavam o que vinha pela frente, defendendo e lutando no que elas acreditavam ser o certo.
 
A mulher guerreira não precisa necessáriamente parecer masculinizada, assim como seu oposto não é necessariamente uma cabeça de vento; Durante um tempo eu praticava judô, porque interagia com pessoas com tendências agressivas, percebi que estava me portando com trejeitos masculinos, combinamos em grupo e conseguimos uma projessora de balé que aceitou nos sensibilizar para gestos mais serenos, mais harmônicos.
Hoje eu tinha compromissos fora e no transporte ia pensando nisso.
Do jeito que a gente se refere a mulher tipo princesa (bonita, reflexiva e calma) parece que ela nada faz a não ser posar de princesa. Hoje já temos conhecimento científico suficiente para provar que uma pessoa harmônica emana tranqüilidade e acalma os demais.
Penso que se muitas vezes vemos homens guerreiros tremendamente atraídos por uma pacífica mulher bonita, pode-se entender que sendo ele o extremo oposto precisa desesperadamente de uma fortaleza que o traga para um ponto de equilíbrio. Por isso é atraído pela civilidade que ela representa.
 
Última edição:
Mulheres na obra do Professor? São muitas! Começando com a rainha de todas, Varda Elentári; Yavanna, Niena, Estë; Míriel a mãe de Fëanor e Indis a mãe de Fingolfin, Finarfin e Finrod; Galadriel, Melian, Elwing a mãe de Eärendil, Idril Celebrindal, Finduilas... da parte dos Homens, Morwen a mãe de Túrin e Rían a mãe de Tuor, Hareth a mãe de Huor e Húrin, Haleth a Valente, Nienor... e tem mais que, no momento não to lembrando.
Muito bom Elring!
Sua lista nos mostra que o Professor nunca deixou as mulheres de fora da sua obra. Elas estão aí, ocupando posições das mais importantes, porque afinal, estão até mesmo entre os Valar.
Eu acredito que não teria nada a ver uma mulher na comitiva. Imaginem se ao invés de Sam, Frodo tivesse levado sua fiel escudeira Rosinha???
O importante é que as personagens femininas de Tolkien estão lá. Ocupam papéis importantes e muitas vezes relevantes para a história.
Éowyn é a melhor, na minha opinião. Como dito, foi uma guerreira valorosa, símbolo de que as mulheres não são inferiores aos homens, nem mesmo numa batalha épica.:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo