• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desempenho do Brasil no Pan (Quadro de medalhas)

Ana Lovejoy

Administrador
Bão, achei que seria interessante criar um tópico do tipo aqui, até para o pessoal que não quer sair garimpando informações sobre como está o Brasil e de lambuja já dá para ir comentando o desempenho do Brasil no Pan.

http://pan2007.globo.com/PAN/Medalhas/0,,QQU962-8877-166|0,00.html
 
Última edição:
Eu só acho que foi muito injusto o Márcio levar a prata no Tae kwon do. Ele merecia o ouro. Seu adversário, o dominicano Gabriel Mercedes, não devia ter chegado nem nas semi-finais, pois foi beneficiado por um erro de arbitragem (aliás, erros constantes). E na final, ao meu ver, a medalha do brasileiro foi praticamente "roubada".
 
Eu só acho que foi muito injusto o Márcio levar a prata no Tae kwon do. Ele merecia o ouro. Seu adversário, o dominicano Gabriel Mercedes, não devia ter chegado nem nas semi-finais, pois foi beneficiado por um erro de arbitragem (aliás, erros constantes). E na final, ao meu ver, a medalha do brasileiro foi praticamente "roubada".
Discordo. O brasileiro não fez sequer 1 ponto. O dominicano mereceu a medalha.
 
Eu acho que ainda é cedo demais para ter alguma idéia, mas aparentemente estamos pegando medalhas em tudo por enquanto, o problema é que para o quadro de medalha não vale quantidade geral, mas quantas de ouro, quantas de prata e quantas de bronze. De qualquer forma, essas são as classificações do Brasil nos outros anos:

São Domingo 2003 - Brasil em 4º com 123 medalhas
Winnipeg 1999 - Brasil em 4º com 101 medalhas
Mar del Plata 1995 - Brasil em 6º com 82 medalhas
Havana 1991 - Brasil em 4º com 79 medalhas
Indianápolis 1987 - Brasil em 4º com 61 medalhas
Caracas 1983 - Brasil em 4º com 57 medalhas
San Juan 1979 - Brasil em 5º com 39 medalhas
Cidade do México 1975 - Brasil em 5º lugar com 44 medalhas
Cali 1971 - Brasil em 4º lugar com 40 medalhas
Winnipeg 1967 - Brasil em 3º lugar com 26 medalhas
São Paulo 1963 - Brasil em 2º lugar com 52 medalhas
Chicago 1959 - Brasil em 3º lugar com 22 medalhas
Cidade do México 1955 - Brasil em 7º lugar com 17 medalhas
Buenos Aires 1951 - Brasil em 5º lugar com 32 medalhas
 
Desde o PAN de 1979 o número de medalhas que ganhamos aumenta, espero que este ano prossigamos com isso.
 
Sim, além dessa melhora ano após ano, ainda tem o lance de estarmos em casa. Não é só a torcida que favorece, mas o fato de termos conseguido vagas em esportes que normalmente não conseguiríamos.

E ó, medalha de bronze na Esgrima (florete) para João Souza. Primeiro brasileiro a conquistar medalha nessa categoria, e também primeiro a ganhar medalha na esgrima desde 1975 ( :susto: )
 
Espero que esse ano o Brasil faça valer o fator casa e possa ficar em terceiro lugar,superando o Canadá.

Só lembrando que nos Jogos de Havana de 1991,Cuba fez valer o fato de estar em casa e conseguiu superar até os EUA,ficando em primeiro lugar.
 
Discordo. O brasileiro não fez sequer 1 ponto.
Na verdade, os árbitros não computaram alguns pontos. Mas não foi apenas nessa luta que isso aconteceu. Por exemplo: na luta das quartas-de-final, o dominicano Gabriel Mercedes enfrentou um mexicano. Eles empataram nos três rounds e foram para o "ponto de ouro". Aconteceu que o mexicano foi o primeiro a acertar o oponente, porém os árbitros não computaram o ponto legítimo que daria a ele a vitória. E, logo após, o dominicano acertou-o, e os fiscais legitimaram o golpe. Resultado: O dominicano avançou - injustamente, diga-se de passagem - para as semi-finais.
Esse é apenas um exemplo. Mas esse tipo de erro de arbitragem existe, e poderia ser diminuído com a adesão de um tipo de sistema eletrônico, assim como na esgrima, mas que não foi adotado no Pan.
O dominicano mereceu a medalha.
No critério de desempate, caso o "ponto de ouro" não der em nada, a arbitragem elege o vencedor de acordo com seu nível de competitividade na luta. Por exemplo, se um lutador estava fugindo da briga ou dando golpes baixos, é menos provável que ele ganhe no final. E eu me lembro muito bem do dominicano virando as costas para o brasileiro e saindo correndo, no fim do terceiro round...
 
Espero que esse ano o Brasil faça valer o fator casa e possa ficar em terceiro lugar,superando o Canadá.

Só lembrando que nos Jogos de Havana de 1991,Cuba fez valer o fato de estar em casa e conseguiu superar até os EUA,ficando em primeiro lugar.

Só que nessa competição mediana que não representa nem 25% dos paises do mundo nunca se esqueça que os EUA disputam muitas modalidades com seu segundo escalão. Pra eles o panzinho é só um treino de luxo, não mais do que isso. Se eles levassem a sério não teria essa do Brasil ter chance de ser tricampeão no basquete, modalidade em que eles são os melhores.

Quanto ao Brasil o fator casa em parte vai ajudar, mas outros vão sentir a pressão e vários vão peidar como o caso daquela levantadora de peso que se empolgou pulando no colo do treinador, machucou o joelho e perdeu uma medalha de prata praticamente garantida.
 
Última edição:
Só que nessa competição mediana que não representa nem 25% dos paises do mundo nunca se esqueça que os EUA disputam muitas modalidades com seu segundo escalão. Pra eles o panzinho é só um treino de luxo, não mais do que isso. Se eles levassem a sério não teria essa do Brasil ter chance de ser tricampeão no basquete, modalidade em que eles são os melhores.

Acontece que, se for assim, qualquer competição é mediana para eles. Mesmo na Olimpíada, onde tinham condições de enviar outro "Dream Team" no basquete, não fizeram, e quem levou foi a Argentina. Se fosse uma competiçãozinha de segundo escalão, eles não levariam o primeiro lugar em número de medalhas, acho.
 
Acontece que, se for assim, qualquer competição é mediana para eles. Mesmo na Olimpíada, onde tinham condições de enviar outro "Dream Team" no basquete, não fizeram, e quem levou foi a Argentina. Se fosse uma competiçãozinha de segundo escalão, eles não levariam o primeiro lugar em número de medalhas, acho.

Eles levam porque o segundo escalão deles não são refugos e sim atletas jovens, futuras promessas visando futuras olimpiadas a médio e longo prazo. Mesmo assim essa delegação "B" em várias modalidades é superior a muitos paises com seus times completos.

Quanto ao basquete eles não levaram ouro em Antenas, não por ausência de Dream Team e sim porque eles simplesmente não tinham e passaram por um perídodo de reformulação, tanto que antes da Olimpiada no mundial de basquete eles ficaram em 6° lugar, mas logo voltarão com força total.
 
Passaram não, estão passando ainda. Falta um pouco de humildade para os americanos admitirem que apenas prestigiando a competição elevam o nível dela. Falta eles tirarem o olho do próprio umbigo e perceberem que não é só lá dentro que se faz esporte, ou qualquer outra coisa.
 
Brasil em oitavo, 7 medalhas (2 de prata e duas de bronze), e melhor chegar um ourinho logo pra garantir umas colocações
 
Boa parte dos nossos ouros vão vir com esportes coletivos (chances no futebol masculino e feminino, certeza no futsal, favoritíssimo no volei masculino e feminino, grandes chances nos voleis de praia, Basquete....) ou com esportes que ainda não começaram (hipismo, salto triplo, natação, judô, etc).
 
Apesar do Brasil ser superfavorito no vôlei masculino, não ficarei surpreso se novamente não chegar a final e não vier o ouro.

A seleção ainda está na Polônia pra disputa da final da liga Mundial que é um título que embora seja o 3° em importância, por ser uma competição em nivel mundial ainda trás um retorno financeiro e de prestigio muito grande.

Eles farão uma longa e cansativa viagem pra logo em seguida ter que rapidamente se adptar ao fuso brasileiro e jogar partidas com curto intervalo de tempo entre elas. Por isso pode acontecer aquele mesmo problema de fadiga vista no Pan de St. Domingo.
 
Apesar do Brasil ser superfavorito no vôlei masculino, não ficarei surpreso se novamente não chegar a final e não vier o ouro.

A seleção ainda está na Polônia pra disputa da final da liga Mundial que é um título que embora seja o 3° em importância, por ser uma competição em nivel mundial ainda trás um retorno financeiro e de prestigio muito grande.

Eles farão uma longa e cansativa viagem pra logo em seguida ter que rapidamente se adptar ao fuso brasileiro e jogar partidas com curto intervalo de tempo entre elas. Por isso pode acontecer aquele mesmo problema de fadiga vista no Pan de St. Domingo.

os EUA, único adversário com alguma - pequena - chance de bater a seleção brasileira - venezuela e argentina apenas em um acontecimento caótico e improvável - tbm estão.
 
Lembro que em Santo Domingo foi a mesma coisa. Um começo cheio de medalhas de prata. As medalhas de ouro chegam mais pro meio da semana, mas chegam.
 
Precisamos de duas de ouro para bater Canadá e México e ficar em segundo lugar. No momento estamos em 9º.
 
O diogo do taekwondo tá na final.

Chance de ouro... e garantia de pelo menos a prata.

EDIT: Ganhou! É ouro!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo