• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

???

Octarina.

É uma invenção do Terry Pratchett (em "A Cor da Magia") e indica uma grande quantidade de magia e poderia ser vista apenas por magos. E, segundo ele, um "amarelo-esverdeado-púrpura-florescente"
 
Vi em algum lugar que existe uma cor que reflete todas as cores do arco-íris, procurei um monte e não acho o nome dela... alguem sabe me dizer que cor é essa??? Qual o nome dela????
Ela seria a oitava cor do arco-íris????

a cor que reflete todas as outras
seria o branco
 
Que eu saiba branco é a soma de todas as cores, não é?
Tem até aquela experiência que se faz na escola, pega um círculo com as cores primárias, coloca um bastão no centro dele e gira, aí ele fica parecendo branco, por causa da soma das cores. Então branco seria excesso de cores, e o preto o contrário, ausência. Pelo menos foi isso que eu aprendi.
 
Ah, voce está se referindo aquela tinta camaleao ou algo assim?
 
Aula de física do Elminster :mrgreen:

O que vocês vêem com seus olhos é tudo o que a luz branca reflete, ou seja ela reflete em uma parede azul, então enquanto todas as outras cores que não sejam azuis são absorvidas a azul é refletida e vêm de encontro aos nossos olhos. No Arco-ìris o que se vê é um reflexo das sete cores encontradas "dentro" da luz branca (os físicos devem ter denominação melhor :roll:).
 
Cor que reflete outras? Existe isso?
Seria tipo comprimento de onda de tal frquencia que faz com que outras sejam refletidas? Isso nem é possível, não?
 
Que eu saiba branco é a soma de todas as cores, não é?
Tem até aquela experiência que se faz na escola, pega um círculo com as cores primárias, coloca um bastão no centro dele e gira, aí ele fica parecendo branco, por causa da soma das cores. Então branco seria excesso de cores, e o preto o contrário, ausência. Pelo menos foi isso que eu aprendi.

Eu ainda me divirto com esses experimentos!!!:yep:
Mas esse negócio de cor que reflete todas as outras, isso é algo realmente diferente.Nunca tinha ouvido falar.:think:
 
O branco realmente reflete todas as cores, mas acho que ficou um pouco confusa a distinção entre a cor de um objeto e a cor da luz.
Primeiro, a luz, você já deve ter ouvido falar, em alguns momentos se comporta como uma onda, em outros momentos como se fosse feita de partículas.
Por ela também se comportar como onda, podemos dizer que ela tem um certo tamanho. É como uma onda no mar, você pode dizer que tamanho ela tem.
Nosso olho só consegue ver luz com um certo tamanho, de 400 a 700 nanometros, que são bilhonézimos de centímetro. Cada cor de luz é forte em certos tamanhos e fraca ou inexistente em outros. O branco, em especial, é a união de todas as cores: ele tem ondas em todos os tamanhos do espectro visual.
Quanto as cores dos objetos, funciona assim: um objeto de uma certa cor reflete em alguns tamanhos de onda, mas não em outros. Um objeto branco reflete também em todos os tamanhos de onda do espectro visual.
Agora imagine que seja jogada luz de uma certa cor do arco iris nesse carro branco. Ele vai refletir essa luz, porque, afinal, reflete tuda luz visível. Só que, como só tem essa luz sendo jogada nele, ele vai refletir apenas essa luz, o que quer dizer que o carro vai ficar da cor da luz que está sendo jogada nele.
Ou seja, essa cor é realmente a branca.
O arco iris só é dito ter 7 cores porque são as mais fáceis de se distinguir visualmente. Vai variando aos poucos, não dá para dizer que tenha um certo número pequeno de cores.
 
Eu sei o nome da cor do Terry Pratchet... mais apareceu semana passada no Caldeirão do Hulk, na parte do lata velha, que ele pintou um carro com uma cor que reflete todas as 7 do arco-íris, só que eu não ouvi o nome, pequei a reportagem no final... alguem sabe qual o nome???

Ah, voce está se referindo aquela tinta camaleao ou algo assim?

Já responderam, mas deixo aqui um link sobre o sistema de pintura tri-coat, que gera esse efeito chamado de camaleão aqui no Brasil. Dependendo da iluminação, a tinta apresenta um efeito de variação de cor, centrada na cor escolhida como cor de fundo.

http://www.paintscratch.com/tricoat.htm

Naquele carro em específico, o Luciano Huck chegou a falar que apareciam até 5 "cores". Todas as cores é exagero!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo