• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

'Engenhão' teve 11 torneiras roubadas na partida de estréia

Bruce

eu
'Engenhão' teve 11 torneiras roubadas na partida de estréia

Secretário considerou a torcida na partida inicial "maravilhosa".
Durante o jogo, 50 cadeiras foram depredadas.


"A torcida carioca foi maravilhosa. Quase não houve depredação". É o que diz o secretário municipal de Obras do Rio de Janeiro, Eider Dantas, sobre a inauguração do Estádio Olímpico João Havelange, no Engenho de Dentro, subúrbio do Rio, no sábado (30 de junho).

Na partida entre Botafogo e Fluminense (2x1) no "Engenhão" - que foi o teste de estréia do estádio - foram roubadas 11 canoplas decoradas de torneiras (acabamento) dos banheiros e 14 saboneteiras de sabonete líquido, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Obras. Foram ainda depredadas 50 cadeiras do estádio.

O secretário avaliou o primeiro teste de funcionamento do estádio de maneira positiva. "A reposição de tudo que foi depredado será feita. Vamos ajustar alguns detalhes. Mas, no geral, nota 10 para a Prefeitura do Rio e para os torcedores cariocas", disse Eider Dantas.

http://g1.globo.com/Noticias/Pan2007/0,,MUL62562-8610,00.html

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Agora me diz; esse povo merece estádio novo? O costume com a falta de modos do povo é tanta que o secretário diz com a maior naturalidade para o RJTV (ver vídeo no site) que "quase não houve depredação".

A falta de educação do povo vai além dos limites do aceitável. É nessas horas que fica claro que boa parte dos problemas do país tem origem na falta de educação e na cultura do brasileiro.
 
A reportagem não diz, né; mas é que as torneirinhas tinham o logo do Pan, foi o q disseram no rádio. E eu tinha visto mesmo numa reportagem uns dias atrás essa torneira.
 
Eles falam qualquer coisa pra provar que a torcida brasileira não é tão incivil assim a dias do Pan.
 
E o pior é que esses números realmente são excelentes...


50 cadeiras, 30 detalhes de banheiros.... um absurdo, mas que se forem comparar com o habitual, parecem até animadores.


Se não me engano (não me lembro onde li, vou ficar devendo a fonte), são cerca de 2000 assentos destruídos no Maraca POR JOGO. Sendo que em jogos do Flamengo a depredação costuma ser até o triplo do que em jogos dos outros times.
 
Pô, vou abrir uma empresa de fabricação de cadeiras de estádio.

:lol:

Mas esses dados parecem não ser tão ruins mesmo. Em jogos normais de Cruzeiro ou Atlético (obviamente excluindo os clássicos) eu li uma vez que a média de cadeiras quebradas era de 300 mais ou menos. Então 50 acaba não sendo tão mal assim (isso a nível brasileiro né. Duvido que no Old Trafford há um número tão grande, e olha que a média de público lá é no mínimo a tripla daqui).
 
Acho que a culpa é da torcida do Botafogo, que este ano fica só na emoção do quase, e assim, toda revoltada, furta objetos com a marca do Pan para dizer que levaram o Pan este ano.
 
Pois é, brasileiro não tem cultura mesmo. Depedração, furtos e tudo o mais, já são corriqueiros...
 
Infelizmente estádio pra brasileiro tem que ser todo ferrado mesmo.
Não vale a pena gastar dinheiro público num lugar que será arrebentado propositalmente e sem razão em 90 minutos.

Depois ainda querem comparar os nossos estádios com os europeus.
Não dá pra comparar. Torcedor brasileiro é em boa quantidade completamente bárbara.


E a justiça nunca põe ninguém em cana.
Preferem jogar uma multa pra cima dos clubes, embolsar um dinheirinho e transferir a responsabilidade de controle sobre os cidadãos.
 
Agora me diz; esse povo merece estádio novo?

Desse jeito parece que o estádio é um "presente" do governo para o "povo". Não, o estádio novo é para o Pan.

E mesmo que fosse para o "povo", não seria nenhum "presente", uma vez que esse "povo" paga impostos e ingresso.

Eu não preciso nem dizer que isso não dá a ninguém o direito de depredar o estádio, mas esse tom paternalista que você adotou está bem distorcido.

A falta de educação do povo vai além dos limites do aceitável. É nessas horas que fica claro que boa parte dos problemas do país tem origem na falta de educação e na cultura do brasileiro.

Pois é, brasileiro não tem cultura mesmo. Depedração, furtos e tudo o mais, já são corriqueiros...

Acho que isso é uma análise simplista e simplificadora. Assim é fácil, a culpa é do "povo sem educação e cultura" e pronto.

E mais, dependendo do conceituação de cultura adotada, essas afirmações não fazem o menor sentido.

Não dá pra analisar o comportamento de alguém no meio de uma torcida como um individuo em condições absolutamente normais e corriqueiras. As pessoas não reagem da mesma forma que reagiriam em outras situações. É uma extrapolação insustentável julgar as pessoas, de forma fatalista diga-se de passagem, a partir de um comportamento em condições totalmente excepcionais.
 
Sim, mas, dado tal comportamento, há de se pensar se um estádio era a prioridade. Mas, enfim, é do Pan.

Certamente o estádio não era a prioridade. Mas isso é outra história. E não tem nada a ver com o "povo" não ter educação, cultura, ou qualquer chavão do gênero.

A questão é justamente que um invidíduo bem formado e educado provavelmente não faria coisa dessas, mesmo numa situação "excepcional". Uma ótima evidência seria comparar dados a respeito de furtos/depredação em estádios brasileiros com dados sobre a mesma circunstância num país desenvolvido. Mas aí não sei onde arrumá-los, então não vou discutir.

É justamente isso. A questão não é nacional, mas é uma constante no mundo todo. Pessoas em torcidas se comportam de maneiras diferentes do seu "temperamento habitual".

Pense nos famosos Hooligans, por exemplo.
 
A culpa é dos 10% de seres humanos (!) que têm tanta educação, e senso, quanto uma porta! Só nos resta comemorar que não são 20%; sempre tentado não nos transformar neles.
 
A questão é justamente que um invidíduo bem formado e educado provavelmente não faria coisa dessas, mesmo numa situação "excepcional". Uma ótima evidência seria comparar dados a respeito de furtos/depredação em estádios brasileiros com dados sobre a mesma circunstância num país desenvolvido. Mas aí não sei onde arrumá-los, então não vou discutir.

Nessa relação Brasil x País desenvolvido eu não consigo deixar de pensar na Inglaterra nos anos 80. E sabe qual é a diferença entre um e outro? Na Inglaterra, após a tragédia no Hillsborough, atitudes passaram a ser tomadas para garantir a ordem dentro dos estádios (e nas cercanias também).

Aqui, temos quebra-quebra a cada final de semana e fica tudo numa boa. "Opa, que bom, quase não teve depredação". Essa 'vista grossa' poderá custar caro no futuro.

Só para citar um exemplo: estava assistindo um Atletiba no Alto da Glória e passou na minha frente um cara com a cabeça sangrando. Fiquei sabendo depois que os atleticanos estavam atirando "pedaços" de qualquer coisa do estádio na torcida do coxa. Tinha algum policial cuidando disso? Aliás, tinha alguém cuidando disso?

E eu sei que a coisa é maior quando há uma grande rivalidade entre times (como nesse exemplo citado), mas não dá para se iludir que é nesses casos que temos exemplo de violência e depredação, porque os históricos de confrontos entre torcidas rivais na realidade são potencializados com a violência, mas a depredação já é lugar comum, pode acontecer até num jogo do Ferroviário de Araraquara.

O que eu quero dizer é que o sujeito que está todo feliz dizendo que "quase não houve depredação", deveria estar buscando formas de melhorar a segurança no estádio. E que infelizmente, melhorar segurança custa dinheiro. Talvez seja basicamente essa a diferença entre como as coisas funcionam aqui e em um país desenvolvido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo