• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ered Luin aos pedaços ou inteira?

Tuor

dei um rolê em Vinyamar
Eu tenho uma dúvida cruel sobre as Ered Luin, as Montanhas Azuis. Bem, quando Beleriand entrou em colapso depois da Guerra da Ira, partes do norte e do sul de Ered Luin afundaram também? Ou Ered Luin ficou completamente intacta?

Eu vi mapas mostrando a Terra-Média, onde aparece de Eriador até o leste em escuro, e Beleriand em claro, pra dizer que ali ela esteve antes de afundar. Até aí tudo bem. Mas alguns mapas mostram o encaixe perfeito de Ered Luin atual (Segunda e Terceira Eras) por sobre a Ered Luin de Beleriand (Primeira Era) com toda aquela extensão longa; já outros mapas mostram Ered Luin atual por sobre Ered Luin de Beleriand normalmente, mas mostrando pedaços do norte e do sul em claro, como se aquelas partes tivessem naufragado. Dá pra entender ou ficou confuso? Qualquer problema eu explico novamente...
 
É, com os mapas vai facilitar nossa vida! =]

Creio que as Ered Luin ficaram intactas, pq na enciclopédia não diz nada a respeito. E se não tem na enciclopédia é pq non ecxiste! :dente:
 
Elas se abriram sim...o golfo de Lûn começou a passar no meio delas, e elas se dividiram em duas..a maior parte ficou ao norte do golfo, e à oeste delas ficou Lindon, o que sobrou de Belerian, e no golfo de Lûn, os portos cinzentos foram construídos, e Gil-Galad Habitou.

EDIT: os DOis estão corretos, só que o segundo parece que estão intactas, mas se olhar bem, verá o golfo de Lûn...se eu não me engano, Nogrod ficava exatamente onde elas se partiram.
 
Sim, eu sei que Ered Luin se rasgou e apareceu o Golfo de Lhûn, mas veja a diferença entre os mapas. No primeiro, Ered Luin da Segunda e Terceira Eras aparece desde a altura de Taur-Im-Duinath até a altura de Lothlann. No segundo, Ered Luin da Segunda e Terceira Eras aparece desde a altura de Andram até a altura do extremo norte de Doriath, ou seja, o pedaço norte e sul afundaram. Entenderam a comparação diferente entre as duas?

As duas são diferentes porque compare o tamanho de Doriath nos dois mapas. Num, Doriath seria minúscula se comparado com partes de Eriador e outros lugares da Terra-Média; noutra seria gigantesca, sendo maior que a Floresta das Trevas.

Nossa, nunca imaginei que fosse tão complicado tentar explicar isso....seria melhor eu mostrando a vocês ao vivo e a cores, rsrs.
 
Po mas que legal esse mapa eim, essa foi boa.

Agora vou reler o Silma e finalmente me localizar. Eu sempre lia meio sem saber onde as coisas estavam se passando. Quando eu ver esta parte do que aconteceu com a Ered eu aviso, se, claro, já não tiver sido devidamente esclarecido.

Valeu!
 
Não vi diferença nao. Doriath está maior em um dos mapas pq esse mapa está mais próximo (tipo zoom in) do q o outro. Pra mim está igual.
 
Gente, a comparação está nas Ered Luin das Segunda e Terceira Eras. Preste atenção no primeiro mapa, onde está Dorthonion afundada: está na altura de Carn Dûn; já no segundo mapa, Dorthonion está no extremo norte, acima da Baía da Forochel. Mas atenção: isso é comparando com Ered Luin da SEGUNDA e TERCEIRA ERAS.

É muito simples: nos dois mapas mostram o rasgo que fez o Golfo de Lhûn, mas no primeiro mapa vemos como que Ered estivesse intacta, e no segundo vemos como se as partes norte e sul de Ered Luin tivessem afundado. A comparação é com a posição de onde os lugares aparecem, de acordo com Ered Luin da Segunda e Terceira Eras. Não é questão de zoom, mas de lógica! Eu queria saber qual mapa está errado, e qual está certo. Com certeza são diferentes!
 
Última edição:
Eu acho que o primeiro mapa está mais correto, mas ainda não está perfeito. Partes das Ered Luin a norte e a sul foram destruídas após a Guerra da Ira, e o primeiro mapa não mostra isso. Entretanto, em termos de escala, o primeiro mapa está bem mais correto que o segundo. Repara que o segundo tá completamente desproporcional, ele coloca Beleriand como sendo umas quatro ou cinco vezes maior que Eriador.
 
Imadofus, então você acha que tanto uma quanto a outra estão erradas, mas sendo a primeira melhorzinha?
 
Muito interessante essa dúvida.

Eu abri um tópico sobre as mutação da TM. As vezes lá você encontra algo mais pra esclarecer sua dúvida, que acabou se tornando minha também.

Nunca tinha visto Beleriand da forma como é mostrada nesse mapa. Realmente aquilo faz sentido, mas o território dela ficaria muito pequeno. Um exemplo disso é Doriath. Imaginava esse outro mapa como sendo mais aceitável.

No entanto, fui fazer uns calculos de escala e, me baseando nesses dois mapas que vou anexar, percebi que tanto as Ered Luin de Beleriand quanto as Ered Luin de Eriador possuem aproximadamente 400 milhas de uma ponta a outra (sem contar o Golfo de Lûn).
Se isso estiver correto, então realmente os extremos sul e norte das Ered Luin não naufragaram.

Pelas minhas contas, Doriath teria aproximadamente 100 milhas de "diametro", o que a tornaria pouco menor que o Reino da Floresta na Floresta Negra.
 

Anexos

  • maps-middle-earth-01.jpg
    maps-middle-earth-01.jpg
    113,2 KB · Visualizações: 35
  • MapSouthernBeleriand.gif
    MapSouthernBeleriand.gif
    109,4 KB · Visualizações: 45
Muito interessante este tópico, creio que o primeiro mapa está mais "correto", embora o segundo de uma visão melhor de Beleriand e Terra-média inteiras e unidas.
Acho incrível o fato de terras afundarem, montanhas serem submersas e só restarem os picos das mesmas.

Mas agora tenho uma dúvida: se só restaram alguns picos de algumas montanhas, é porque elas eram altas, consequentemente a Terra-média deveria ser ainda mais alta, deveria ter picos assombrosamente altos. Então será que a Guerra da Ira fez a terra afundar, o mar subir ou os dois juntos? :think:
 
Mas agora tenho uma dúvida: se só restaram alguns picos de algumas montanhas, é porque elas eram altas, consequentemente a Terra-média deveria ser ainda mais alta, deveria ter picos assombrosamente altos. Então será que a Guerra da Ira fez a terra afundar, o mar subir ou os dois juntos? :think:
Sempre entendi que a terra afundou, karnille. Não foi o mar que subiu.
O que prova isso é que as Ered Luin acabaram rasgando no meio quando a terra se fendeu e afundou. Se o mar simplesmente tivesse subido, as Ered Luin iria apenas "represa-lo".
 
Seriam essas mutações semelhantes aos movimentos de placas tectônicas, como clocou Snaga, a terra move-se (por baixo), e com isso os continentes sofrem fissuras, que são invadidas pelo oceano.

Abraços.
 
Lindon foi a única porção de Beleriand que sobreviveu como parte do continete, mas sem os montes Dolmed e Rerir. Na altura do rio Ascar, as montnhas Azuis se partiram, e o mar penetrou com um rugido, formando o golfo de Lûn. O rio Lûn mudou seu curso nessa época, correndo para o Oeste, rumo ao golfo com seu nome. Antes eramostrado correndo para o leste, rumo ao lago Vesperturvo. Nogrod e Belegost foram destruídas, e os anões fugiram para outras partes das montanhas. É possível que as colinas das Torres e a cadeia leste-oeste das Erd- Luin fossem recém-ormadas nessa época.
Extraída do Atlas da Terra-Média.
 
Depois disso tudo, poder-se-ia dizer que partes do norte e do sul de Ered Lindon afundaram, mas não tanto quanto no segundo mapa que eu poestei mais acima?
 
Sempre entendi que a terra afundou, karnille. Não foi o mar que subiu.
O que prova isso é que as Ered Luin acabaram rasgando no meio quando a terra se fendeu e afundou. Se o mar simplesmente tivesse subido, as Ered Luin iria apenas "represa-lo".

Fora que isso implicaria na entrada do mar em outras áreas também, resultando em um desastre muito maior e "fora do controle".
 
Então, esse é o problema: a proporcionalidade. Pelo que dá pra entender, dos mapas que eu postei mais acima, nenhum se encaixaria perfeitamente, porque num não há sinal mostrando Ered Luin ter afundando em ponto algum, enquanto que noutro afundaram demais as montanhas. Os dois que postei ficaram desproporcionais. Do que se tira disso tudo é que partes das Montanhas Azuis afundaram, mas não um pedaço enorme. É mais ou menos isso, certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo