• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Análise das Estratégias de Batalha

Rise from Darkness

NightWalker
Os três filmes possuem realmente batalhas empolgantes e emocionantes, sem falar dos objetivos históricos e narrativos dos filmes.

À parte disso, não podemos deixar de lado as estratégias e técnicas utilizadas por cada exército em realizá-las, o porque cada lado foi vitorioso, as falhas e pontos fortes, etc.

Inspirado em Age of Empires e Warcraft(lendas-games do gênero) que tal fazermos análises críticas das estratégias utilizadas nas diversas batalhas dos filmes?

Então temos: A grande batalha contra Sauron e o Anel, A Batalha de Mória, a da queda d'água dos Argonaths, a do campo de Rohan(durante a fuga para o abismo), a do abismo de Helm, a de Osgilliath, e a de Pelennor.

Quais pontos fortes / fracos das estratégias utilizadas?
 
Sauron bobiou, embora ja tinha planejado ha muito tempo, subestimou o inimigo (livro SunTzu diz, que esse é um dos maiores erros que um general pode cometer) em Minas Tirith, pois mesmo tendo um grande êxito em Osgiliath (a idéia de fabricação de balsa foi ótima, e ponte foi essencial para os trolls e torres de cerco) atacou Minas Tirh (no filme) sem muitas táticas, só o básico, catapultas, dpeois torres, mas bobiou, não fez trincheiras para se defender da cavalaria,(ja que no filme, nõa possuia quase nenhum Warg) e com isso, foi atropelado por Rohan, que só foi detida com os Mûmaki. Eu atacaria com as catapultas, mas faria muitas trincheiras, e esperaria uma surtida, com arcos atrás das catapultas e lanceiros também, contra Rohan, colocaria lanceiras e arqueiros, mas não em linha, e sim em companhias com formato de triângulo, com isso, prederia os cavalos no meio do exército. Depois atacaria com as torres de cerco junto com os Mûmaki, para que Minas Tirih não ocnseguisse deter, e simultaneamente atacaria com Grond, e trols nos portões. Os Nazgul sobrevoariam Miasn Tirith o tempo todo!
A abismo de Helm, eu faria quase igual, com uma diferença: Atacaria tudo, com muita rapidez! O portão, a muralha, o forte e a galeria. Rohan não tinha homens o suficiente para defender tudo.
Na fuga do abismo, colocaria TODA a cavalaria Warg, pois faria muuio mais estrago, e atacaria não só a frente, mas o flanco também, e mandaria uma pequena tropa, só para matar as mulheres.
Em Rauros foi bem executada!, só faltou arqueiros;
 
Sauron bobiou, embora ja tinha planejado ha muito tempo, subestimou o inimigo (livro SunTzu diz, que esse é um dos maiores erros que um general pode cometer) em Minas Tirith, pois mesmo tendo um grande êxito em Osgiliath (a idéia de fabricação de balsa foi ótima, e ponte foi essencial para os trolls e torres de cerco) atacou Minas Tirh (no filme) sem muitas táticas, só o básico, catapultas, dpeois torres, mas bobiou, não fez trincheiras para se defender da cavalaria,(ja que no filme, nõa possuia quase nenhum Warg) e com isso, foi atropelado por Rohan, que só foi detida com os Mûmaki.

Na hipótese de apenas termos à disposição o que foi disponibilizado para realizar os combates, Os orcs fez até uma boa estratégia para invadir minas tirith, mas não contava com o apoio de uma cavalaria não grande... aliás foi a mesma despreocupação no ataque ao abismo de helm.

Mesmo assim, a pior formação que se possa fazer contra uma cavalaria é colocar a infantaria em linha. Deve-se formar pequenos grupos de lanceiros formando um triângulo agudo para forçar os cavalos a passar pelas laterais e atacá-los pela lateral com as lanças e arqueiros internos protegidos pelo triângulo. É a única forma de uma infantaria a pé resistir a uma cavalaria, mesmo assim é difícil e se têm muitas perdas.
 
Nem tantas perdas, Lanceiros com lanças grandes, e bons arqueiros no centro, são uma ótima estratégia..e trincheiras prinipalmente.
 
Mas uma coisa formiga a minha cabeça... se o mago tinha tanto poder em seu cajado, porque ele quase não usou-o nas batalhas? Pra que um mago que não usa seu poder? Suas poucas ações foi usando o cajado como porrete. No mais, lutou com a espada mesmo...
 
Não sei como foi no livro, esses detalhes eu esqueço, mas crreio que foi pela foça da espada, uma das melhores lâminas de toda a Arda!
 
A batanha de Mória foi muito bem arquitetada, pois os goblins utilizaram o troll em um espaço pequeno, o que ajuda, pois num espaço aberto seria facilmente derrotado. Pena que a infantaria goblin é muito fraca (foram derrotados até por hobbits)
 
Mais ou menos..eles não foram bons estrategistas, e sim, tiveram sorte!
Sobre os Orcs..ele não esperavam nem no pior pesadelos deles encontrarem:
Aragorn, com Andúril e Boromir de GOndor, dois dos maiores guerreiros da T.E;
Gandalf-Um Maia, e com uma espada que foi de Turgon;
Legolas, com sua mira perfeita, e Gimli, com uma fúria e uma sede de vingança enorme!!
E quatro negócinhos pequenos, mas com uma vontade de lutar grande!
Somente o Troll teve alguma chance...os Orcs não...
Eu curti muito as estratégias de Sarumam no abismo..só acho que poderia ter sido mais rápido, atacando tudo de uma vez só.
 
Mais ou menos..eles não foram bons estrategistas, e sim, tiveram sorte!
Sobre os Orcs..ele não esperavam nem no pior pesadelos deles encontrarem:
Aragorn, com Andúril e Boromir de GOndor, dois dos maiores guerreiros da T.E;
Gandalf-Um Maia, e com uma espada que foi de Turgon;
Legolas, com sua mira perfeita, e Gimli, com uma fúria e uma sede de vingança enorme!!
E quatro negócinhos pequenos, mas com uma vontade de lutar grande!
Somente o Troll teve alguma chance...os Orcs não...
Eu curti muito as estratégias de Sarumam no abismo..só acho que poderia ter sido mais rápido, atacando tudo de uma vez só.

Só para retificar... foram goblins ou orcs na batalha de moria?
 
Tlkien usava o termo Goblin, quando se dirigia a algum ORcs muito cruél (quase certeza)

Estive pensando, normalmente, exércitos mais poderosos, quando são derrotados, é smepre por um motivo: O general, não pensa muito nos fatores terreno, tempo, motivação, etc...eles simplesmente atacam, sem se preocupar com perdas...um erro fatal.
 
Isso, e muitas vezes tambem se acha que uma batalha pode ser vencida apenas pelo número de soldados, o que de fato não é verdade, o que vale mesmo é a estrategia utilizada e tambem é preciso levar-se em conta o fator de haver suprimento para todos, há muitos exemplos na própria História que nos mostram isso, como as incomensuráveis perdas da rússia na grande guerra mundial.
 
Na Rússia, não foi só na Segunda grande guerra que isso aconteceu, Napoleão levou para lá um dos maiores exércitos que o mundo ja viu, (se eu não me engano, iniciou a campanha com 600000 soldados) e sucumbiu perante o frio e etc...
Constantinopla caiu (se eu não me engano) perante um exército relativamente pequeno, mas que não guerreavam em campos abertos, e sim com uma "nova" tática, a guerrilha, (parecido com os sodlados de Faramir em Ithilién)
E em Mória também, os orcs eram muito mais numerosos que a comitiva, mas não foi "só" a agilidade e a fúria dos Nove que os salvaram (embora ajude muuuito), a posição empregada, o arco de LEgolas cantando antes de quebrarem a porta, etc...
 
Mas houve também a Guerra dos 6 Dias, que mostrou q, hj em dia, o que vale é o armamento q se usa... além da estratégia, eu axo mt importante estar armado até os dentes (e fica ainda melhor quando se alia aos E.U.A. hehe)
 
Com certeza...no "mundo real", tecnologia vale muito!!!! Armas, bombas e veículos bons, (além de estratégia) decidem muitas batalhas, vide os Panzer alemães, e depois os tanques Matilda (ingleses) na 2º Guerram Mundial, ou os caças americanos na guerra do golfo....tecnologia, no século XX conta muito.
 
A é, vide USA.Quem tem dinheiro tem tecnologia e quem tem tecnologia a usa para conseguir mais dinheiro.
 
Sim, agora voltando para a TM.....
Sarumam bobiou na primeira batalha dos Vaus...(aquela que Theodréd morreu)
Pois, após a morte do príncipe, ele se sentiu satisfeito...se ele continuasse o ataque..Rohan teria sofrido ainda mais..
 
Na minha opinião, Saruman é muito melhor estrategista do que Sauron para batalhas... Usou e abusou da técnica de guerrilhas e milícias de emboscada, que são muito eficazes e enfraquecem e dispersam grandes exércitos. Saruman investia contra Rohan justamente em seus momentos mais vulneráveis, como a emboscada na migração de Théoden para o abismo de helm. Acho que ele só não aniquilou Rohan e a comitiva do anel por causa de que o adversário tinha um mago branco, um guerreiro anão, o melhor arqueiro elfo e o herdeiro de Isildur...
 
No filme sim... Sarumam foi mehor....
Mas no abismo, Sarumam estava muito certo de uqe iria vencer...se fosse mais rápido, seria a derrota dos Rohirin.
 
No filme sim... Sarumam foi mehor....
Mas no abismo, Sarumam estava muito certo de uqe iria vencer...se fosse mais rápido, seria a derrota dos Rohirin.

Aliás, a estratégia de Sarumam para o Abismo de Helm foi perfeita, ele só não ganhou porque o script do roteiro do filme não deixou.
 
Na verdade a única estratégia de batalha que sauron utilizava era utilizar o número, ele criava exércitos enormes e armas de cerco e simplesmente atacava, não planejava nd. Já Saruman pelo menos no filme usou uma estratégia muito boa com os wargs, e na batalha também, pois em menor numero, e sem ter para ond correr seriam esmagados, e só não venceu porque sua estratégia não contava com o ataque surpresa de Gandalf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo