• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum pra Valinor?

Filiph

Hardcore Soldier
Me surgiu uma nova duvida: Os portadores do anel, todos eles, foram para valinor, se o Sméagol tivesse sobrevivido a destruição do anel ele também iria pra lá?
 
Re: Gollun pra Valinor?

Boa questão...:think:
Pra falar a verdade, não faço a mínima idéia...
 
Re: Gollun pra Valinor?

Não por que ele não teria o anel nem sequer para enfeite, logo não iria...acho eu.
 
Re: Gollun pra Valinor?

A questão não é "ter o anel" no momento, até porque Frodo não o tinha. Mas acho que por "portador do anel" deve se entender "Aqueles que bravamente carregaram o Anel até Mordor para destrui-lo". Gollum nunca desejou destrui-lo, portando não se enquadraria e, acredito eu, se tivesse sobrevivido não iria para lugar algum.
 
Re: Gollun pra Valinor?

Me surgiu uma nova duvida: Os portadores do anel, todos eles, foram para valinor, se o Sméagol tivesse sobrevivido a destruição do anel ele também iria pra lá?

Poxa, querem acabar com o final x_x


XDD
Bem, eu acho o Gollum não sobreviveria à destruição do anel. Ele se deformou tanto por causa do anel que acho que morreria de tristeza sem ele o-o.
(Seria um fim bem romântico, não?)
 
Última edição:
Re: Gollun pra Valinor?

Concordo com o sarië, Gollum jamais sobreviveria À distruição do anel. Ele mais ou menos que "morreria de desgosto" ao ver que seu precioso anel havia sido destruido e jamais ele o encontraria novamente.
Enfim, mas caso mesmo assim ele sobrevivesse, creio euq ue jamais sua entrada seria permitida em Vallinor!
 
Nem a pau, juvenal. Acho que Bilbo e Frodo foram para Valinor pq fizeram grandes coisas e eram pessoas boas (what?). Não necessariamente pq foram portadores do anel.
 
É, a hipótese de Ana tem uma breve falha.
O fato de que Bilbo jamais carregou o Um Anel planejando destruí-lo, e nem mesmo pensando em usá-lo em prol dos povos livres. Apesar de sabermos que, devido a repercursão dos atos de Bilbo em sua jornada rumo a Erebor, a Guerra do Anel manteve-se no rumo da vitória bélica, (imaginem Smaug ao lado de Sauron nas Batalhas em Valle) não podemos dizer que esta missão fora empenhada com base na idéia de um "portador do Anel".

Bilbo, de fato o portou, mas tão somente com as mesmas vagas idéias que Sméagol possuia acerca do Um, de seu "precioso". Não havia ciência de seus atos, diferente de Frodo, assim como discutido acerca dos efeitos do uso do Um em Frodo, Bilbo e Sméagol, medidos e analisados dentro de seus contextos.
Da mesma forma não podemos enquadrar a honra de poder descansar em Valinor, concedida a Frodo e Bilbo, de forma homogênea. Apesar de ambos terem portado o Um, a conseção deve-se mais pelo "ato de bravura" em si, do que pelo fato de ter carregado, simplesmente, este fardo.

Porém, agora concordando com os demais neste ponto, Sméagol jamais receberia esta honraria, devido a seus atos, e devido a sua intenção para com o Um, por mais que tenha também sido um "portador" deste fardo.

Abraços.
 
Última edição:
Depende de como você interpreta essa ida pra Valinor. Foi uma compensação pelos feitos, uma "queima de arquivo"(rsrsrs) ou uma espécie de cura para os que sofreram com o Anel?
Por aí, você tira.(eu acho)
 
Bom, então Smeágol/Gollum nunca iria para Valinor, mesmo que tivesse sobrevivido, certo? E Frodo e Bilbo foram por que sofreram o fardo e por bravura; é isso, ou entendi errado?
 
Em suma, sendo bem simplista, sim.
Porém, mesmo assim, não saberia dizer se Gollum sobrevivesse, e tivesse sobrevivido ao Poder do Um, o que teria ocorrido.
Sua índole sempre fora, diria, "ruim", de "má índole", mesmo não gostando desses termos.
Mas, diria algo que seria bem "categórico", Sméagol não poderia, de forma alguma (em seu estado), sobreviver ao fim do Um Anel.

Abraços. =]
 
Ah, sim. Eu me esqueci de comentar. Mas é isso mesmo que eu acho =] Se Gollum sobrevivesse a queda, morreria mais tarde por não ter seu 'precioso".
 
Sim, creio nisso também, e temos essa questão bem clara quando observamos Gollum, e suas perspectivas.
Ele era um exemplo vivo da dominação plena do Um Anel.

Abraços.
 
Os portadores foram para Valinor, pois estavam (mesmo os Hobbits) cansados da TM, não necessariamente porque ajudaram na luta contra Sauron (acho que Bilbo nem sabia que estava tendo uma guerra). Se Gollun tivesse escapado da destruição do Anel, com certeza tentaria uma vingança contra os Hobbisses cruéiss, Gollun ja tinha sido subjulgado pelo ANel, não tinha mais cura, ele era uma criatura cruél, isso não mudaria com a destruição do ANel, lembrem-se que Sméagol usava o ANel, à princípio para roubar comida, e cometer atos desprezíveis... ele tinha um coração corrompido desde antes do seu Precioso chegar em suas mãos (ele o tomou, matando seu amigo!).
Não, ele não iria para Valinor.
 
A ida dos hobbits para Valinor foi uma tentativa de alívio para os males que eles sofreram por carregar o anel, que tinha uma influência maléfica em todos que o portavam, podíamos perceber em Bilbo e em Frodo. Quanto a Gollum acredito que dificilmente seria admitido em Valinor, ele já era muito velho, sua vida estava ligada à existência do anel acredito que ele não sobreviveria à sua destruição e mesmo que sobrevivesse ele manteve o anel consigo tanto tempo que, e com sua "índole" ruim, ele não se livraria da sua maldade e influência assim facilmente.
 
Concordo com o sarië, Gollum jamais sobreviveria À distruição do anel. Ele mais ou menos que "morreria de desgosto" ao ver que seu precioso anel havia sido destruido e jamais ele o encontraria novamente.
Enfim, mas caso mesmo assim ele sobrevivesse, creio euq ue jamais sua entrada seria permitida em Vallinor!

lembrem-se que Sméagol usava o ANel, à princípio para roubar comida, e cometer atos desprezíveis... ele tinha um coração corrompido desde antes do seu Precioso chegar em suas mãos (ele o tomou, matando seu amigo!).
Não, ele não iria para Valinor.
Não nos esqueçamos de que ele teve uma faísca de arrependimento. A ausência do Um poderia lhe permitir voltar a ser Sméagol. Quanto à sua natural falta de bondade, ele poderia se arrepender também.
Mas não acho que ele iria para Valinor. Pelo que entendi (corrijam-me se estiver errada), os elfos estavam partindo para Valinor, pois estavam cansados da Terra-Média. Frodo e Bilbo tiveram uma permissão especial para ir também, em respeito a um ter guardado o Anel por tanto tempo em segurança e o outro tê-lo destruído, fatos que lhes causaram malefícios. Já Gollum usou o Anel para o mal, então não mereceria ir para Valinor.
 
Bom... será que, sem o poder da longevidade do Anel, Gollum viveria muito mais que um ou dois anos? De qualquer forma, acredito que sem o poder do Anel agindo sobre ele, ele voltaria sim, a ser Smeagol... talvez morresse em paz...
 
Os portadores foram para Valinor, pois estavam (mesmo os Hobbits) cansados da TM, não necessariamente porque ajudaram na luta contra Sauron (acho que Bilbo nem sabia que estava tendo uma guerra).

Mas não acho que ele iria para Valinor. Pelo que entendi (corrijam-me se estiver errada), os elfos estavam partindo para Valinor, pois estavam cansados da Terra-Média. Frodo e Bilbo tiveram uma permissão especial para ir também, em respeito a um ter guardado o Anel por tanto tempo em segurança e o outro tê-lo destruído, fatos que lhes causaram malefícios.

E Frodo e Bilbo foram por que sofreram o fardo e por bravura; é isso, ou entendi errado?

Sobre as teorias acho que as unicas com possibilidade de serem completamente aceitas são as de Neithan e Ju, os tres carregaram cada um ao seu modo, Bilbo para as coisas banais que fazia, Frodo para destruir e Sméagol para pescar.

A de Neithan se aplica pois realmente me recordo de Frodo falando que a TM não é mais para ele, Bilbo então nem se fala, e nessa teoria Sméagol (com o arrependimento) também estaria cansado e iria junto.

Na de Ju Sméagol também iria pois o guardou em segurança por 500 anos, mais tempo do que Bilbo além de ter sido essencial à Frodo e Sam em sua viajem à Mordor.

Sobre a "má índole" é aquilo que foi dito, sem o anel ele se arrependeria de tudo e voltaria a ser bom, ainda mais em Valinor, não há melhor clínica de reabilitação que essa.


Bom... será que, sem o poder da longevidade do Anel, Gollum viveria muito mais que um ou dois anos? De qualquer forma, acredito que sem o poder do Anel agindo sobre ele, ele voltaria sim, a ser Smeagol... talvez morresse em paz...


Como me posicionei com a opinião de que "ele iria para Valinor" a idade não seria problema, não na terra de imortais.
Sem o precioso por ser "o precioso" Gollum morreria, mas para o renascimento de Sméagol, sem o Um por dar longevidade a viajem a Valinor resolveria.


Apontem meus erros, por favor.
 
Eu acho dificil pensar que Gollum poderia ir para a Valinor, primeiro o próprio Gollum sabia que com a destruição do anel ele seria destruído:
"Não mate nóss. Não machuque nóss com aço cruel e mau! Deixe nós viver, é sim, viver um pouco mais (...)E quando o Precioso se for nós vamos morrer na poeira suja."
Para os hobbits e para Gollum a idade é problema sim, Frodo e Bilbo vão para Valinor mas não se tornam imortais, com a passagem do tempo eles também envelhecem e morrem, Valinor é para eles um lugar de descanso, um lugar onde podem espiar suas culpas e serem perdoados, principalmente devido ao desejo de manter o anel. Assim mesmo indo para as Terras Imortais a idade pesa para Gollum. Quanto a carregar o anel todos os três foram portadores sim, mas há uma coisa a se considerar e que o próprio Gandalf diz: o primeiro ato de Sméagol para conseguir o anel foi matar o amigo e de posse do anel continuou fazendo pequenas maldades até ser expulso da sua casa e viver no ermo sozinho alimentando maus pensamentos, Bilbo ao contrário agiu com misericóridia e decidiu por não matar e Frodo de posse do anel decidiu que devia destruí-lo assim a forma como cada um consegue o anel deve ser levada em consideração.
Quanto ao arrependimento o próprio Tolkien fala alguma coisa a respeito, em sua jornada ao lado de Frodo, que se mostrou piedoso com Sméagol todo o tempo, Sméagol nutre algum sentimento pelo mestre mas esse sentimento foi destruído pela insensibilidade de Sam perto da Toca da Laracna, quando Sméagol é mau tratado e resolve seguir com seu plano ele sela o seu destino e dali por diante não há mais volta assim não há mais cura. Isso está em alguma carta, não me lembro qualm se alguém puder postar. Por enquanto acho que é isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo