Sister Jack
Usuário
Eu concordo.
Eu não sei se você está sendo irônica.
Eu acho que, realmente, a crítica cinematográfica está acostumada com outro tipo de cinema, sem saber valorizar o que é feito no próprio país.
Como não? Quando surgem filmes brasileiros acima da média, eles costumam ser elogiados (e.g. Cidade de Deus, O Cheiro do Ralo, ambos ganhadores de prêmios, entre outros). Aliás, até quando estão bem abaixo da média eles são elogiados (e.g. Contra Todos os Critérios de Qualidade).
Vejamos um exemplo: Diários de motocicleta. O filme é realmente bom, retrata um dos personagens mais importantes da história.
Eu não sei o que você quer dizer com isso. Diários de Motocicleta não foi elogiado? Aliás, ele chega a ser brasileiro? Aliás, desde quando ele é bom?
Agora, vejamos um filme brasileiro que fala da realidade do país, problemas nordestinos, por exemplo. Geralmente esses filmes não são vistos com bons olhos peça crítica, mas há suas exceções.
Você tá tentando dizer que filmes que lidam com temas especificamente brasileiros, como os "problemas nordestinos", são esnobados pela crítica? Por que eles tomariam essa atitude? Não faz o menor sentido. Me apresenta uma crítica que fala ou pelo menos insinua que "esse filme brasileiro sobre o Nordeste é ruim porque ele está falando do Nordeste."
Pegue um filme americano, que é bem diferente dos filmes franceses, e compare.
Você está generalizando grosseiramente de novo. Alguns filmes franceses parecem filmes americanos. Alguns filmes americanos parecem filmes franceses. Alguns filmes do Butão parecem com filmes da República Tcheca (ou é Tchecoslováquia.). Alguns gatos parecem tigres, alguns pôneis parecem cavalos, alguns duendes parecem profetas.
Estilisticamente e conteudoísticamente (obrigado).
O ponto é: Por mais que a maioria dos críticos sejam uns bostas (tanto aqui quanto em qualquer outro lugar do mundo), o cinema brasileiro ainda é fraco, e não é culpa deles (os críticos).