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Voar não é mais seguro

Omykron

far above
Após o pacote de medidas tomadas pelo comandante da aeronáutica, que pode ser lida a baixo, venho alertar a todos do risco que se tornou viajar.
Senhoras e senhores! O momento é de extrema gravidade!

Nos últimos três dias, um comportamento repetitivo de alguns sargentos controladores do Cindacta 1, especificamente aqueles que atendem ao tráfego de São Paulo, trouxe novos e preocupantes problemas para a atividade aérea em nosso País.

De forma intransigente, um pequeno grupo desses sargentos controladores passou a recusar o trabalho em equipamentos disponibilizados para a atividade de controle, mesmo em flagrante choque com os pareceres da área técnica, que asseguravam a plena qualidade do serviço.

Essa postura, sempre em horários de pico no tráfego aéreo, resultou na diminuição do número de aeronaves controladas por eles a partir de Brasília e consideráveis atrasos em inúmeros vôos pelo Brasil afora.

Por outro lado, a estratégia de denúncias constantes, bem como a divulgação de ´boletins de segurança´ para os sargentos controladores, por organizações pretensamente representativas de classe e em flagrante desrespeito aos regulamentos militares, coloca em xeque a Instituição, sua capacidade gerencial e a confiabilidade de um Sistema que é reconhecido internacionalmente pelos excepcionais resultados que apresenta.

Este comportamento é inaceitável, porque violenta o inalienável direito de ir e vir das pessoas, criando enormes sofrimentos para os passageiros e interferindo na ordem da sociedade!

Assim, como Comandante da Aeronáutica e responsável pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo no Brasil, e seguindo as determinações recebidas do Exmo. Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, determinei uma série de providências, que vêm sendo construídas nos últimos seis meses, as quais tornaram-se prementes, e estão sendo implementadas a partir de hoje (22/06/07).

No exato momento em que lhes falo, militares e civis do Comando da Aeronáutica colocam em prática estas medidas, rigorosamente planejadas, para assegurar o fluxo de tráfego aéreo compatível com a demanda de nosso País, com atenção total sobre os aspectos da segurança que envolvem esta atividade, sendo considerada sempre em primeiro plano.

Dentre as medidas em curso, destaco:

- prontidão de quatro Esquadrões de Comunicações e Controle para pronto emprego;

- reforço, com pessoal devidamente preparado e remanejado de várias regiões do País, das equipes responsáveis pelo controle do espaço aéreo no Cindacta 1, apoiando aqueles sargentos controladores que continuam exercendo responsavelmente suas funções;

- ativação de um centro militar de Controle de Tráfego Aéreo que funcionará como reserva para a garantia do fluxo regular na região sob jurisdição de Brasília;

- criação de corredores especiais de tráfego nos trechos mais congestionados;

- ativação de rotas especiais para o tráfego aéreo entre as regiões São Paulo - Rio de Janeiro - Nordeste do País;

- ativação de um posto militar de controle de tráfego aéreo, utilizando meios da própria Força Aérea, de modo a desafogar o gargalo criado no tráfego da região Rio-Brasília-Belo Horizonte e, principalmente, São Paulo;

- reformulação e aprimoramento das escalas de serviço nos centros de controle;

- antecipação de fases do processo de modernização dos equipamentos dos centros de controle, bem como dos demais setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; e,

- afastamento imediato das lideranças negativas que atuavam no Cindacta 1.

Este cenário é bastante complexo.

Embora tenha havido um planejamento detalhado das ações, é possível que, inicialmente, possam ocorrer transtornos, para os quais, peço a compreensão de todos os brasileiros e brasileiras.

Peço a compreensão, em particular, dos usuários e passageiros do transporte aéreo no Brasil.

Estamos, desde já, contando com a colaboração irrestrita de todos os escalões da administração do País, bem como dos setores responsáveis pela condução das atividades aéreas, tais como: a Anac, a Infraero, as companhias aéreas, os aeronautas e aeroviários.

Tudo que está sendo feito tem por meta ultrapassar, de uma vez por todas, a inaceitável situação que vivemos nos últimos nove meses.

É hora de nascer um novo momento na história de sucesso da aeronáutica no Brasil. Aos homens e mulheres, militares e civis, profissionais da Força Aérea Brasileira, concito-os ao trabalho.

Ao trabalho responsável, pelo qual a sociedade brasileira entende ser justo o pagamentos dos nossos salários. A nossa História, bem sabemos, foi construída com exemplos de dedicação, coragem, vontade e persistência.

O nosso presente é pautado no senso do dever, na responsabilidade e na coesão. Coloquemos, pois, nosso ideal, mais do que nunca, a serviço do Brasil.

A todos os brasileiros e brasileiras, eu asseguro, em nome da Aeronáutica e do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, que desvios de conduta que venham a ferir ou macular os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, segundo o que expressa a Constituição Federal, serão absolutamente conduzidos dentro dos ditames da lei.

Nossa missão continuará sendo cumprida. Muito obrigado!

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito Comandante da Aeronáutica
de acordo com as medidas, irei citar as que reduzem e comprometem diretamente a segurança de vôo de toda e qualquer aeronave que esteja em vôo nos céus Brasileiros.

- ativação de um posto militar de controle de tráfego aéreo, utilizando meios da própria Força Aérea, de modo a desafogar o gargalo criado no tráfego da região Rio-Brasília-Belo Horizonte e, principalmente, São Paulo;
este posto movel nada mais é um radar movel que irá efetuar o controle do trafego aéreo a fim de reduzir a carga dos controladores porém, os operadores de tais equipamentos não são homologados e muito menos estão habituados com o terreno e com as peculiaridades de operação em cada aeroporto. O risco de alguma aeronave colidir com outra, ou mesmo ser mandada direto para um morro é real e iminente.

- ativação de um centro militar de Controle de Tráfego Aéreo que funcionará como reserva para a garantia do fluxo regular na região sob jurisdição de Brasília;


- ativação de um posto militar de controle de tráfego aéreo, utilizando meios da própria Força Aérea, de modo a desafogar o gargalo criado no tráfego da região Rio-Brasília-Belo Horizonte e, principalmente, São Paulo;
medida que não irá oferecer segurança alguma, já que tais controladores não tem experiencia de controle com aeronaves em rota, muito menos terá capacidade de ordenar o fluxo. O risco de uma aeronave colidir com outra é real e iminente numa situação que tal centro seja ativado.

- criação de corredores especiais de tráfego nos trechos mais congestionados;

- ativação de rotas especiais para o tráfego aéreo entre as regiões São Paulo - Rio de Janeiro - Nordeste do País;
tal medida não conseguirá reduzir a sobrecarga atual, já que existiria a necessidade de mais controladores para manter o olho em tal "corredor" e nas aeronaves fora deste corredor. O risco de uma aeronave colidir com outra é real e iminente a partir do momento que tais corredores forem ativados.

- reformulação e aprimoramento das escalas de serviço nos centros de controle;
vão aumentar as horas que um controlador estará operando na frente de um console, o que aumenta a fadiga e o estress do operador. O risco de uma aeronave colidir com outra é real e iminente a partir do momento que a escala for reformulada.

- afastamento imediato das lideranças negativas que atuavam no Cindacta 1.
menos controladores cuidando do acc brasília (cindacta 1), que vai forçar o aumento da separação entre as aeronaves a fim de manter o mínimo de segurança.


ratifico aqui a minha visão que, o Governo Lula e a Aeronáutica só irão entender a gravidade da situação atual quando outras pessoas morrerem em um acidente aéreo causado pela redução na margem de segurança que tais medidas resultam.
Infelizmente, o Governo e a Aeronáutica gostam de medidas que tapam um buraco, que eles estão cavando.
 
Só pra dar uma ilustrada no que o Omykron falou logo acima...

1- As medidas que envolvem movimentação de recursos humanos para suprir as necessidades do Centro de Controle de Brasília ferem as normas previstas pelo regulamento denominado IMA 100-18. Esse regulamento fala de certificados e habilitação técnica para o serviço de controle de tráfego aéreo. O tão anunciado "plano B" da Aeronáutica nada mais é do que colocar pessoas não habilitadas para prestar um serviço que envolve a segurança de vidas humanas! É como se eu fosse dono de uma empresa de ônibus e contratasse um grupo de motoristas cujas carteiras de habilitação fossem do tipo B, ao invés do tipo D.

2- As tais "lideranças negativas" que o Brig. Saito apontou são os representantes das Associações de controladores de vôo. O mesmo Brigadeiro declarou à CPI do Apagão que não reconhece tais Associações, entretanto o Art. 5º da Constituição Federal garante o direito à livre associação a qualquer cidadão, inclusive militares. Se tais cidadãos seguem os preceitos da Carta Magna de nosso país, por que então eles são considerados "negativos"???

3- Novamente gostaria de lembrar a todos que nenhum controlador de vôo do Brasil tem interesse em gerar o caos que se viu nos aeroportos através da imprensa. Nós trabalhamos de forma responsável e até onde os regulamentos nos permitem, procurando prover a segurança de vôo.
 
Ai meu deus, e eu leio isso um dia antes do meu pai viajar de avião pra outro país?! Não que eu já nao soubesse, mas ler a noticia dessa forma me deixou preocupada. Oh god...
 
Ai meu deus, e eu leio isso um dia antes do meu pai viajar de avião pra outro país?! Não que eu já nao soubesse, mas ler a noticia dessa forma me deixou preocupada. Oh god...
Argh. Pais com viagem pra Itália marcada em agosto. E olha que eu já não gostava de andar de avião.
 
medida que não irá oferecer segurança alguma, já que tais controladores não tem experiencia de controle com aeronaves em rota, muito menos terá capacidade de ordenar o fluxo. O risco de uma aeronave colidir com outra é real e iminente numa situação que tal centro seja ativado..

O tão anunciado "plano B" da Aeronáutica nada mais é do que colocar pessoas não habilitadas para prestar um serviço que envolve a segurança de vidas humanas! É como se eu fosse dono de uma empresa de ônibus e contratasse um grupo de motoristas cujas carteiras de habilitação fossem do tipo B, ao invés do tipo D.

Oba eu tenho experiência no tráfego, como motorista e tenho carteira B.
Acho que já posso me candidatar a controlador de vôo!:joy:



...agora falando sério, lamentável essa situação! A meu ver a solução mais correta seria propiciar melhores condições de trabalho aos controladores já ativos e trabalhar urgentemente na contratação ou qualificação de pessoal para que seja atendida essa demanda de profissionais nesta área!
 
...agora falando sério, lamentável essa situação! A meu ver a solução mais correta seria propiciar melhores condições de trabalho aos controladores já ativos e trabalhar urgentemente na contratação ou qualificação de pessoal para que seja atendida essa demanda de profissionais nesta área!

Exatamente!
O que me deixa irada é o fato de que: Por que diabos eles não fazem isso logo?! Que raiva! Expondo civis a esse risco...
 
Exatamente!
O que me deixa irada é o fato de que: Por que diabos eles não fazem isso logo?! Que raiva! Expondo civis a esse risco...

Quem conhece um pouco da realidade interna do meio militar responde facilmente a sua pergunta, Anne.

Os militares vivem hoje em dia de aparências e não admitem os erros que se acumularam ao longo de 20 anos de gerência (ou ingerência!). A primeira atitude deles ante uma denúncia ou uma cobrança do governo é alegar que tudo está bem e que os problemas que existiam já foram solucionados.

E eles repetem a mesma atitude nesse final de semana... Sábado e domingo são dias calmos nos céus brasileiros e eles se aprooveitam desse fato pra espalhar para a população uma sensação de tranquilidade enganadora. A segunda está chegando... e devem voltar os problemas!

Eu sinceramente torço que nenhuma dessas pessoas incapacitadas, vítimas de seus superiores ao serem expostos a essa situação, causem outra tragédia semelhante à que vimos recentemente. Além disso, eu torço que o governo enxergue, a tempo, que a solução do problema não é rasgar as leis e nem usar o autoritarismo típico dos militares.
 
Exatamente!
O que me deixa irada é o fato de que: Por que diabos eles não fazem isso logo?! Que raiva! Expondo civis a esse risco...
porque o governo nunca sabe de nada, e só faz joguinho político, única coisa que eles sabem fazer, já que nasceram de greves durante a ditadura.


alias, antes da reunião que gerou essas medidas, o ministro da defesa queria conversar direto com os controladores, porém o brigadeiro Juniti Saito barrou o mesmo argumentando quebra de hierarquia. Na verdade, o brigadeiro é que quebrou a hierarquia, já que o oficial superior de todas as forças armadas são respectivamente o Ministro da defesa e o Presidente da república em exercício.
 
Última edição:
Quem aguenta ouvir mais sobre essa baboseira de avião?
 
Quem aguenta ouvir mais sobre essa baboseira de avião?
Baboseira? Paraíba, faz o favor de se tiver que desviar algum avião, desviar pra cima da casa desse sujeito. :disgusti:

Para quem viaja com frequencia, essa situação toda está mexendo diretamente com a qualidade de vida e com a saúde. Saúde, sim, porque se vc passar de 3 a 4 horas esperando em aeroporto, duas vezes por semana, além de se alimentar mal pq dentro de sala de espera não tem comida,só sanduíche, vai acabar com um baita problema de coluna. Eu que o diga. :disgusti:

Mas eu aproveito para fazer uma pergunta:

Essa confusão toda nos aeroportos é uma mistura dos efeitos de duas catástrofes:
- a falência da Varig, que jogou uma carga sobre as outras empresas que elas não foram (nem são) capazes de suportar;
- o acidente com o avião da Gol, cujo desenrolar do inquérito levantou a possibilidade de se punir o controlador responsável, causando essa revolta.

Minha dúvida é a seguinte: Porque só agora os controladores resolveram reclamar de todas essas coisas - não estou falando do excesso de trabalho, essa eu acho que já era uma reivindicação antiga. Mas porque só agora equipamentos começaram a apresentar problemas como "se desligarem sozinhos" ou "pararem de funcionar"? (tb não estou falando de aviões que somem do radar, isso tb jáé problema antigo).

Porque, das duas uma: ou isso é provocado, de propósito, para aumentar os problemas, numa tentativa de fazer mais pressão; ou então isso já acontecia antes, e nesse caso eu fico me perguntando como os aeroportos não eram fechados com mais frequencia.

Omykron, Paraíba, vcs que são do ramo, me respondem?
Só para lembrar, eu acho as reivindicações válidas, não estou contra o movimento, mas como usuária não posso deixar de me perguntar como é que o sistema podia funcionar até 6 meses atrás e agora nada funciona.
 
Já aproveitando o gancho da Anna, também estou preocupada porque mês que vem minha tia e minha prima voltam para os EUA e estão preocupadas com os últimos acontecimentos nos aeroportos.

E não sei se foi hoje ou ontem, mas dois aviões se chocaram na pista na hora da decolagem, não foi? :think:
 
Já aproveitando o gancho da Anna, também estou preocupada porque mês que vem minha tia e minha prima voltam para os EUA e estão preocupadas com os últimos acontecimentos nos aeroportos.

E não sei se foi hoje ou ontem, mas dois aviões se chocaram na pista na hora da decolagem, não foi? :think:
Sim
 
Tipo fico pensando o que os passageiros dos dois aviões pensaram na hora, porque deve ter dado um solvando bonito...

Pior, fico pensando o que os passageiros dos dois aviões pensaram quando estavam na decolagem dos outros vôos!

Eu ia de ônibus! :lol:
 
Para quem viaja com frequencia, essa situação toda está mexendo diretamente com a qualidade de vida e com a saúde. Saúde, sim, porque se vc passar de 3 a 4 horas esperando em aeroporto, duas vezes por semana, além de se alimentar mal pq dentro de sala de espera não tem comida,só sanduíche, vai acabar com um baita problema de coluna. Eu que o diga. :disgusti:
Viva a Casa do Pão de Queijo, presente em todos os aeroportos do Brasil.:eek:
Sexta eu ia pro Rio no vôo das 21 horas. Às 21 foi remarcado pras 00:20 e quize minutos depois foi pras 02:00 da matina...
Cancelei e remarquei pra próxima semana.

Pra semana q vem eu vou levar meu Imagem e Ação, já q eu sempre faço amigos no aerorporto mesmo... vamos passar o tempo nos divertindo!!!
 
Viva a Casa do Pão de Queijo, presente em todos os aeroportos do Brasil.:eek:
Sexta eu ia pro Rio no vôo das 21 horas. Às 21 foi remarcado pras 00:20 e quize minutos depois foi pras 02:00 da matina...
Cancelei e remarquei pra próxima semana.

Pra semana q vem eu vou levar meu Imagem e Ação, já q eu sempre faço amigos no aerorporto mesmo... vamos passar o tempo nos divertindo!!!
Vocês poderiam ficar relembrando desastres aéreos famosos... :dente:
 
Na volta da minha viagem para o Rio a algumas semanas fiquei esperando no aeroporto 5 horas pra poder embarcar, e com muito medo que acontecesse algo.
É realmente complicada essa situação, principalmente pelo fato de que agora todo mundo entra em férias e viaja.. inclusive eu!
 
Baboseira? Paraíba, faz o favor de se tiver que desviar algum avião, desviar pra cima da casa desse sujeito. :disgusti:
é o fallen, ignora. para ele a aviação é coisa de burguês.
Para quem viaja com frequencia, essa situação toda está mexendo diretamente com a qualidade de vida e com a saúde. Saúde, sim, porque se vc passar de 3 a 4 horas esperando em aeroporto, duas vezes por semana, além de se alimentar mal pq dentro de sala de espera não tem comida,só sanduíche, vai acabar com um baita problema de coluna. Eu que o diga. :disgusti:
não se esqueça do estresse...
Mas eu aproveito para fazer uma pergunta:

Essa confusão toda nos aeroportos é uma mistura dos efeitos de duas catástrofes:
- a falência da Varig, que jogou uma carga sobre as outras empresas que elas não foram (nem são) capazes de suportar;
- o acidente com o avião da Gol, cujo desenrolar do inquérito levantou a possibilidade de se punir o controlador responsável, causando essa revolta.
a falência da Varig não tem nada haver com isso. a varig foi minguando e a GOL e TAM absorveram os passageiros. O que a falência causou foi uma redução na oferta em vôos internacionais.

na verdade, o acidente causou o afastamento de 8 controladores, reduzindo o já reduzido número de CTAs no cindacta... com menos operadores, menor a capacidade do centro operar "normalmente"

Minha dúvida é a seguinte: Porque só agora os controladores resolveram reclamar de todas essas coisas - não estou falando do excesso de trabalho, essa eu acho que já era uma reivindicação antiga. Mas porque só agora equipamentos começaram a apresentar problemas como "se desligarem sozinhos" ou "pararem de funcionar"? (tb não estou falando de aviões que somem do radar, isso tb jáé problema antigo).

Porque, das duas uma: ou isso é provocado, de propósito, para aumentar os problemas, numa tentativa de fazer mais pressão; ou então isso já acontecia antes, e nesse caso eu fico me perguntando como os aeroportos não eram fechados com mais frequencia.
não é só agoa que isso passou a acontecer anna, isso já ocorria a tempos, mas a aeronáutica negava e mandava todo mundo operar fora do padrão, botando em risco. Agora os controladores não aceitam isso para não por em risco a vida de inocentes baseado em decisões sem sentido de oficias que não sabem nada aonde trabalham. Isso acontecia com certa frequencia, porém não era divulgado.

Omykron, Paraíba, vcs que são do ramo, me respondem?
Só para lembrar, eu acho as reivindicações válidas, não estou contra o movimento, mas como usuária não posso deixar de me perguntar como é que o sistema podia funcionar até 6 meses atrás e agora nada funciona.
antes não funcionava, capengava, mas mantinham panos quentes por cima para não assumirem a responsabilidade e a casa cair. Como o barraco já desmanchou, não tem o que esconder.

Já aproveitando o gancho da Anna, também estou preocupada porque mês que vem minha tia e minha prima voltam para os EUA e estão preocupadas com os últimos acontecimentos nos aeroportos.
não tem o que se preocupar. tem de temer a pressa de alguns afetar a segurança de um grupo inteiro. e isso ocorre.
E não sei se foi hoje ou ontem, mas dois aviões se chocaram na pista na hora da decolagem, não foi? :think:
foi durante a manobra de afastar do portão de embarque e acionar os motores. nada muito grave, tanto é que as aeronaves já passaram por manutenção corretiva e estão voando normalmente.
 
Anna disse:
minha dúvida

não é só agoa que isso passou a acontecer anna, isso já ocorria a tempos, mas a aeronáutica negava e mandava todo mundo operar não é só agoa que isso passou a acontecer anna, isso já ocorria a tempos, mas a aeronáutica negava e mandava todo mundo operar .... Isso acontecia com certa frequencia, porém não era divulgado.

Bem, antes de acontecer o acidente da Gol, "tudo ia bem". Afinal se ninguém morre então mesmo que os riscos tenham sido de 50%, se as pessoas chegam vivas então os 50% de morte deixaram de existir então tudo está bem.

Funciona se pensamos no gato de Schrondinger, mas estamos falando de roleta russa e não de probabilidade quântica.

E o problema com roleta russa é que uma hora a roda termina e a bala dispara, e no caso, morreram todos do voo da Gol, então escancarou tudo.
 

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