• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desmotivação

Eriadan

Well-Known Member
Tipo, nos primeiros 6 anos depois de ler SdA pela primeira vez, eu fui um daqueles fãs absurdamente fanáticos, de todo mês ler um dos livros, assistir os filmes pelo menos 5 vezes por ano, comprar e ler sobre tudo relacionado, aprender Quenya e Tengwar, passar o dia nos fóruns, escrever sobre, planejar encontros e trabalhos, só falar nisso toda hora etc. A partir deste ano, não sei se por obrigação de se afastar do "fanatismo" (3o ano e tudo mais) ou se por interesses novos e mais importantes, parece que comecei a me desmotivar, a ter impressão de que deixei de gostar tanto. Há alguns meses, nunca imaginaria que algo assim pudesse acontecer.

Provavelmente a maioria ainda tá no "fogo" da paixão pelas obras, para serem ativos aqui no fórum, mas é possível que em alguma época já tenham passado por isso. O que pensam disso? Já aconteceu com vcs?
 
Eu não sei, acho que já, mas eu nunca cheguei a ser realmente fanático, para poder afirmar com certeza. (Nada contra, claro.) Mas entendo o que vc quer dizer, acho que é algo natural.
 
Eu já passei por isso, nunca fui tão fanática mas tb gostei bastante, esta minha desmotivação vai e volta. Eu passei por isso a alguns meses atras, até postei quase nada no fórum.. mas ai começei a ler o Silma e o interesse reacendeu, voltei a postar no fórum e até na área Tolkien.
É normal, conforme vamos nos ocupando de outras coisas como faculdade e tal, nos desligarmos um pouco.. é quase um relacionamento, se não tiver o fogo da paixão e coisas de tirem da rotina tudo caminha pra um desinteresse..
Vc respirou tanto Tolkien que virou rotina, a paixão ainda continua mas é preciso um toque de pimenta pra esquentar um pouco o "relacionamento"..
Na minha opinião esse desligamento é até saudável se te dá tempo pra cuidar de outras coisas importantes em sua vida, é legal vc gostar de uma coisa mas, gostar tanto de uma coisa a ponto de viver só dela já não é tão saudável, entende?
 
Última edição:
Concordo com a Vivi, e passei pelas mesmas coisas que ela.
Até cinco anos atrás eu era fanático mesmo, era a coisa mais comum me ver com um dos livros do Tolkien debaixo do braço, ou lendo alguma passagem... Hoje não. Perdi um pouco da "paixão". Continuo aqui no fórum mais por costume e pelas pessoas daqui do que por Tolkien.

Mesmo assim, a motivação vai e volta, e eu até me animo a reler os livros. Mas depois de um tempo passa, e eu paro de postar freqüentemente (como está acontecendo agora...).
 
Na minha opinião esse desligamento é até saudável se te dá tempo pra cuidar de outras coisas importantes em sua vida, é legal vc gostar de uma coisa mas, gostar tanto de uma coisa a ponto de viver só dela já não é tão saudável, entende?
Exacto! (igual os portugueses, hehehe, é muito legal!)
Bem...antes do lançamento dos filmes, eu nunca ouvira falar de SdA. Vi o filme, amei e talz, virei fanática, obviamente, até o RdR. Aí murchou: já não pesquisava mais, saí da Lista, parei de entrar na Valinor.... Foi, mais ou menos, como amar o mais popular da escola: você não ama o cara, mas sim o fato de ele ser popular. Acabou a popularidade, acabou o amor.
Esse ano que voltei para o mundo Tolkieniano: agora sim é o amor pelas obras, não por sua popularidade.
Está aí explicado o MEU motivo de desmotivação. Quanto a você, Eriadan, deve ser falta de tempo. As conseqüências por alguém não poder dar tanta atenção a algo ou alguém de que gosta muito sempre aparecem. No seu caso, você não sofreu, só desanimou.
 
Já tô vendo que não sou o único a passar coisa parecida. :obiggraz:

Eu já passei por isso, nunca fui tão fanática mas tb gostei bastante, esta minha desmotivação vai e volta. Eu passei por isso a alguns meses atras, até postei quase nada no fórum.. mas ai começei a ler o Silma e o interesse reacendeu, voltei a postar no fórum e até na área Tolkien.
É normal, conforme vamos nos ocupando de outras coisas como faculdade e tal, nos desligarmos um pouco.. é quase um relacionamento, se não tiver o fogo da paixão e coisas de tirem da rotina tudo caminha pra um desinteresse..
Vc respirou tanto Tolkien que virou rotina, a paixão ainda continua mas é preciso um toque de pimenta pra esquentar um pouco o "relacionamento"..
Na minha opinião esse desligamento é até saudável se te dá tempo pra cuidar de outras coisas importantes em sua vida, é legal vc gostar de uma coisa mas, gostar tanto de uma coisa a ponto de viver só dela já não é tão saudável, entende?
Esse post foi pragmático, Vivi: falou tudo. Tem que ter esses "esquentes" pra reavivar. Mas, de qualquer forma, dificilmente voltará a ser como antes, porque as novas responsabilidades e interesses também não desaparecerão assim de repente...
 
Não desaparecerão, mas o Hobbit vem ai ^^
São altos e baixos, nunca vai ser como era antes e isso é bom por um certo lado, é como tudo na vida..
Derrepente vc descobre algo que te anima, depois de um certo tempo vc desanima novamente, mas o fato é que vc jamais esquecerá suas paixões, por mais que não tenha mais motivos pra seguir em frente..
 
Nunca me senti desmotivado deste modo... tanto pq nunca fui tão viciado:lol: .
Sou muito fã de Tolkien...e ador ler seus livros. apesar de ser fã de Tolkien eu não me privo de outras coisas, e leio de tudo!! as vezes me bate uma curiosidade de saber certa parte das Histórias da TM... ou curiosidade de algum artefato mágico, então eu corro para os livros!

Mas só fasso isto de vez em quando.

tbm acho inútil a pessoa se privar de outros conhecimentos plea TM. a Terra0Media é um lugar onde se deve ir em um momento de tristeza, ou desespero (tbm de tédio). gosto de buscar consolo nela... mas não fico preso nela todo o tempo!
Tlvz seja isto que não me faz desanimar do universo Tolkeniano. jamais enjoarei dela:mrgreen: .
 
Ainda gosto de Tolkien, mas não com a mesma intensidade, procuro ler coisas diferentes, variar. Tolkien e suas obras sempre terão um lugar especial na minha lista de autores preferidos, mas eu nunca passei de um fã fulero que gosta de ler sobre. Não acho que seja um desânimo, é que não dá pra viver o tempo todo em cima de um só objetivo, é da naturaza humana buscar novas alternativas.

Quanto ao fórum: ainda posta bastante, mas quase nunca na área Tolkien...:oops:
 
Eu comecei a gostar de Tolkien a pouco tempo, bem depois dos filmes serem lançados. Mas já percebi que com o passar do tempo vai começando a desmotivar mesmo.
Quando eu estava lendo, era super viciada, só falava de Tolkien, principalmente no colégio onde tinhas vários outros fanáticos também. Mas depois de terminar de ler, de ver todos os filmes, o fanatismo foi diminuindo, ainda gosto muuuuito das obras dele sim, mas já não é mais a mesma coisa.
Como a Vivian Corina já falou, acho que isso tem seu lado positivo, pois assim nos prendemos a outras coisas também, pois um fanatismo erxgerado acaba sendo ruim. ;)
 
Eu sou fanático! Só para você terem uma idéia: Desde janeiro eu li: Duas vezes Silmarillion, Trê vezes Contos Inacabados, Duas vezes SdA (tô lendo a terceira) e uma vez o Hobbit!
Creio que um dia, isso possa diminuir, por causa de outras obrigações, mas a paixão nunca!
 
Bem, eu ainda não tive uma desmotivação com a Terra-Média. Mas tive com uma outra obra que eu era 100% viciada: Harry Potter. Eu praticamente respirava HP desde os 11 anos até os 15. Aí conheci a Terra-Média. Não é que eu não goste mais de HP, simplesmente me identifico mais com as obras de Tolkien. Adoro a linguagem que o professor usa, a temática, as lições que as obras transmitem, etc.
 
nunca fui extremamente motivada.
já gostei muito, tive vontade de correr atrás.
mas... não sei.
na verdade, eu nem sei direito o que faço num fórum sobre SdA e Tolkien, porque nunca cheguei a ser fanática, muito menos agora.
mas gosto muito da 'companhia' e do povo que está aqui. gosto de participar dos demais tópicos que não envolvam tolkien e sua obra (senão eu fico boiaaando).
 
É, o fórum é um lugar em que se conhece muita gente, às vezes discutir a obra acaba ficando em segundo plano...
 
Eu ainda gosto das obras de Tolkien,ainda possui a mesma magia que me encantou desde a primeira vez,apesar de já terem passado-se anos,eu nunca fui fanática e também não sofri nenhum tipo de desmotivação.

Creio que com o tempo,com a vinda de novas obras,coisas diferentes,que lhe chamem a atenção,tem uma certa tendência de você não estar mais tão voltado para o que estava concentrado...mas não que isso signifique que você deixe de gostar.
 
Puxa! Como conseguem desmotivar?!?!

Lá vai a pérola: As obras de Tolkien são indesmotiváveis!:lol:
 
Puxa! Como conseguem desmotivar?!?!

Lá vai a pérola: As obras de Tolkien são indesmotiváveis!:lol:

De certa forma é verdade. A gente é que se desliga mesmo. A coisa é que, mesmo se desligando, não vira um odiador, só porque achou uma coisa "melhor" pra fazer. Fica sempre um cantinho guardado pra tolkien e sua obra, independente do período.
 
Bem, estando envolvido com a Obra de Tolkien há uns bons 13 anos, o natural é que eu perdesse o interesse depois de algum tempo, mas isso não aconteceu. O que aconteceu algumas vezes foi eu ficar de saco cheio das tolkienidades na Internet, o que fez com que eu saísse da Equipe Valinor umas duas ou três vezes (já perdi a conta, pra falar a verdade :lol:) e não quisesse nem passar perto de sites tolkienianos, embora eu sempre voltasse depois de um tempo. Mas mesmo nesses períodos eu continuava lendo e estudando as obras "offline".

Logo, meu interesse em Tolkien não diminuiu, pelo contrário, aumentou consideravalmente com o decorrer dos anos conforme eu ia tendo mais contato com outras obras dele (a maioria só em inglês), além de estudos a respeito dele e dos livros e de obras que o influenciaram.

Minha gama de interesses em literatura, lingüística, história e mitologia aumentou e foi aprofundada consideravelmente por causa do Tolkien, e com isso acabei chegando a um sem número de obras que jamais saberia que existiam de outra forma - coisa que acredito que aconteça com a maioria das pessoas que só podem ler em português: elas estão simplesmente perdendo um universo infinito de possibilidades de "melhoramento nos interesses", o que pode explicar em muito esssa "desmotivação" que cai sobre alguns.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo