• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão A era do videogame

Shazan

siscapuliu
Achei interessantíssimo! Trata-se de um documentário da Discovery que eu não havia visto e que fala da evolução da históriaca do vídeogame depois da segunda guerra (e até como essa guerra foi crucial para o advento do videogame). Claro, "apenas" com highlights, mas partindo da origem a partir de uma brincadeira no trabalho, passando pela primeira empresa a realmente ganhar dinheiro com isso (Atari) e mostrando como os japoneses assumiram a indústria, principalmente com o primeiro herói criado: Pac-man.

Daí pra frente, só vendo! Não vou mais dar spoilers. Vale a pena assistir inteiro, ainda mais vendo que alguns dos maiores nomes da indústria dos videogames foram entrevistados! Chega a ser emocionante. Vou fazer um esforço para conseguir todos os vídeos de todos os episódios assim que forem sendo colocados no youtube, pra gente ver e discutir.

*** Caso queiram comentar alguma passagem indiquem o EPISÓDIO e a PARTE, para que quem quiser possa se localizar, ok? ***

E aí? Alguém quer comentar Highlights legais, dizer que como qualquer um já pensou e até seria bem feliz trabalhando com isso, que o Pac-Man é bonitinho, que a indústria dos videogames evoluiu de forma vertiginosa ou algo do tipo?

---

:: Episódio 1 - parte 1/6 ::


:: Episódio 1 - parte 2/6 ::


:: Episódio 1 - parte 3/6 ::


:: Episódio 1 - parte 4/6 ::


:: Episódio 1 - parte 5/6 ::


:: Episódio 1 - parte 6/6 ::
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Eu vi tudo de uma vez e acho que não vou lembrar ao certo em qual parte tinha o quê, mas creio que a maioria é referente às duas primeiras.

Vendo esses vídeos percebi que não conhecia nada da história dos vídeo-games. Por incrível que pareça, nunca desconfiei que eles surgiram dos equipamentos eletrônicos militares; fiquei extremamente impressionado com todo o "bum" inicial da coisa e como ela se desenrolou.

Cara, usaram um osciloscópio como o início de tudo. 8-O

Achei demais também o lance lá de mudarem a angulação da "bolinha" no Pong dependendo da parte da raquete que pegasse e como isso influenciou drasticamente todas as disputas. Parece uma coisa bem boba, mas fiquei orgulhoso pelo cara que sacou isso e fez assim com que uma coisa que já tinha tudo pra ser divertida na época, ficasse ainda mais desafiadora e atraente.
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Eu vi tudo de uma vez e acho que não vou lembrar ao certo em qual parte tinha o quê, mas creio que a maioria é referente às duas primeiras.

Vendo esses vídeos percebi que não conhecia nada da história dos vídeo-games. Por incrível que pareça, nunca desconfiei que eles surgiram dos equipamentos eletrônicos militares; fiquei extremamente impressionado com todo o "bum" inicial da coisa e como ela se desenrolou.

Cara, usaram um osciloscópio como o início de tudo. 8-O

Achei demais também o lance lá de mudarem a angulação da "bolinha" no Pong dependendo da parte da raquete que pegasse e como isso influenciou drasticamente todas as disputas. Parece uma coisa bem boba, mas fiquei orgulhoso pelo cara que sacou isso e fez assim com que uma coisa que já tinha tudo pra ser divertida na época, ficasse ainda mais desafiadora e atraente.

Eu me surpreendi da mesma forma! Na hora pensei em compartilhar com vocês os vídeos. Em certos pontos os comentários são um poucos "fantasiosos" demais, como um pai coruja exagerando um jogo de futebol do filho, mas acho que isso faz parte da esfera dos videogames. Se eu participasse da história do mesmo creio que eu falaria com orgulho parecido.

Ainda que ninguém tenha levantado, eu já discuto: impossível negar que as guerras trouxeram benefícios incomensuráveis à humanidade. Pensar que o progresso dos videoagemes e o progresso da humanidade em si poderia ter sido mais lento devido à guerra me faz, ainda mais, pensar o quanto as coisas são escritas certas por linhas tortas. Que não hajam guerras no futuro, mas se houve uma no passado e pudemos nos aproveitar disso, só tenho a agradecer!

Viva os videogames!
 
Última edição:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Viva os videogames!

Nem eu poderia ter dito algo melhor,Shazan.:cerva:

É realmente muito interessante este tema da origem do video-game,que por sinal retirado de uma ótima fonte que é a Discovery Chanell,que aborda diversos temas de forma bem elaborada e de fácil compreensão.

É certo,que a criação do primeiro vídeo game desecandeou para uma evolução tecnológica,mesmo com o intuito para fins bélicos,proporcionou uma estratégia economicamente significativa que marcou e mudou o Mundo desde então.

Achei interessante dentre muitos os fatos que menciona a participação feminina neste mundo eletrônico,com o Pong,a falta de controle e de percepção da realidade de alguns jovens japoneses que começaram a roubar iens para sustentar seu vicio,pensamos até que ponto algo lúdico pode ser apontado como uma ameaça?Vai da interpretação e forma de agir de cada um...enfim é algo pessoal,mas na minha opinião o problema são estas atitudes precipitadas,e extremas,e não o aparelho em si,assim vale a diferença entre diversão e necessidade,essas pessoas representam apenas uma parcela,comparada as outras pessoas que jogam mas que não se submetem a estes tipos de conduta,se divertem e dividem seu tempo com as diversas tarefas em suas respectivas vidas,e jogando de forma saudável.

O fim da monopolarização da Atari,e o surgimento de empresas com idéias inovadoras que tomaram o lugar no mercado foram alguas das consequências.O depoimento do idealizador do tão famoso Tetris dizendo que ele não brigaria por seus direitos,mas pelos direitos dos jogos ganharem o mundo,a expectativa das crianças por jogos diferentes,mais avançados,mostrando que não é só a criatividade do momento que pode gerar lucros,mas que é necessário dar continuidade a essa tática de marketing,a novas criações para poder acompanhar o processo da evolução tecnológica,obtendo assim maior lucro economicamente e atendendo assim as “necessidades do público” .A associação do conflito da guerra fria e a queda do muro de Berlim e sua importância histórica com “o fim do conflito da guerra dos jogos”entre outras relações...

E é importante ressaltar que apesar de muito tempo,os jogos como Pac-Man,Tetris ainda permanecem,sendo remodelados,mas ainda com sua essência,que conquistam crianças,adolescentes,e até idosos,nos dias atuais.

Obrigada por compartilhar tal conhecimento conosco,acredite,passei a compreender e a gostar ainda mais desse mundo lúdico,ao qual pertenço há tempos!
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Pensar que o progresso dos videoagemes e o progresso da humanidade em si poderia ter sido mais lento devido à guerra me faz, ainda mais, pensar o quanto as coisas são escritas certas por linhas tortas.
Pois é, difícil imaginar como um evento tão desastroso como as guerras puderam nos dar algum benefício.
Bendito seja o osciloscópio que entediou o tiozinho lá que criou o joguinho de tênis.

Outra coisa que esqueci de comentar e que eu também achei fantástico foi o modo como o programador do Pong se virou pra colocar sons no joguinho mesmo o bagulho já estando totalmente saturado de chips. Utilização de gambiarras em sua forma plena. Foda.

Eu não aguentei e comecei a ver o episódio 2 lá no YouTube. Eles começaram a falar do surgimento do Mario, dando explicações detalhadas de toda sua estrutura. Eles tinham que fazer um personagem sem boca (meteram um traço preto que era o bigode), sem cabelo (colocaram uma bolinha como boné) e com cores chamativas, pois a tecnologia da época não permitia gráficos detalhados.
Falaram também sobre o Sonic e o novíssimo Mega Drive de 16 bits que vinham pra tentar quebrar o Nintendinho de 8 bits.

Parei de ver quando iam começar a falar do Playstation. Hoje chego em casa e debulho o resto, porque tava bem interessante.
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

eu prefiro ver essa série na tv. tv é maior, e eu pago tv a cabo para isso mesmo.


lady nati, por favor evite por cor branca, já que o fórum tem outro template, a letra em cor branca fica impossivel de ler. se deixar sem mexer na cor, o fórum simplesmente vai aplicar a cor padrão de cada templade, okapa?
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

lady nati, por favor evite por cor branca, já que o fórum tem outro template, a letra em cor branca fica impossivel de ler. se deixar sem mexer na cor, o fórum simplesmente vai aplicar a cor padrão de cada templade, okapa?

Ok,e peço desculpas,pois esqueci deste detalhe.
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

eu prefiro ver essa série na tv. tv é maior, e eu pago tv a cabo para isso mesmo.
Aqui em casa também tem cabo, mas no horário que passou não dava pra mim ver. É nessas horas que vc valoriza seu divx player.

E o lance dos caras jogarem fora não sei quantos mil cartuchos do jogo ET? Eu ja tinha lido sobre isso, mas nunca tinha visto o jogo. Parecia ser uma porcaria mesmo.
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Eu assisti os três primeiros na TV mesmo, mas depois perdi os outros e parei de assistir. Só fui assistir o quarto no youtube e tô pra ver o resto ainda.

É muito boa essa série de documentários da Discovery. quando eu vi a propaganda de que ia começar isso na TV fiquei louco. :lol:

Eu fiquei impressionado em ver que eu sei bastante da história do videogame. :mrgreen:
Claro que muita coisa ali eu nunca tinha visto e é interessantíssimo, como a idéia do Pong, mas coisas como a história do Tetris e do Mario eu já sabia.

Enfim, depois desses documentários o meu sonho de abrir uma desenvolvedora de jogos aumentou. :smile:

Quem sabe um dia...
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Eu fiquei impressionado em ver que eu sei bastante da história do videogame. :mrgreen:
É verdade. Muito do que eu sabia foi lendo revistas e sites, e só via as "antiguidades" em fotos mesmo. Foi bem mais legal ver os vgs antigos nesse documentário.
Só não sabia que o primeiro vg era aquele osciloscópio. Achava que era o pong.
 
Última edição por um moderador:
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Interessante. Mas por que diabos o Shazan está editando tudo aqui? 8-O
 
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

o que eu gosto no discovery é quase sempre tem reprise num horário legal. :joy:
É verdade. Mas eu não consigo me organizar pra poder assistir. Eu tento, as vezes consigo ver, mas na maioria das vezes eu acabo esquecendo. :osigh:

Interessante. Mas por que diabos o Shazan está editando tudo aqui? 8-O
Boa pergunta. Ele editou meu post mas não vejo diferenças.
 
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Ontem eu vi o 3º episódio e me dei conta de que fizeram uma cagada tremenda dublando as falas dos jogos. Uma hora mostra o Scorpion falando "vem cá!". Putz. 8-O
 
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Não acho lá muito errado, já que ele diz "Come over here!". Ou eu me enganei todos esses anos? Seria um "Venha até aqui!", mas no informal podia cair sim pra um "Vem cá", até porque quase ninguém diz "Venha até aqui!" no cotidiano =p
 
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

A tradução tá certa. O problema é que fica muito ruim isso. Quando agente jogou os jogos que mostraram lá, eles não eram dublados. Por isso que é esquisito. Se mostrasse o Scorpion falando "Come over here" todo mundo iria entender. Dublaram até os gemidos do cara de quando ele toma uma porrada.
 
Re: [Vídeo] A era do videogame (Discutemos!)

Pior seria se tivessem colocado "veeeeenha".
Mas eu ainda estou pra assistir esse documentário aí.

É bem pesquisado a coisa?
Pq muitas vezes costumam-se fazer essas coisas sem muita questão de pesquisar ("é só videogame") e sai cada bobagem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo