• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beowulf

Status
Fechado para novas mensagens.

Rhari

Usuário
Qual poema épico inspirou Tolkien?

Você poderia Jamais ter lido o Sda se não fosse por um poema de mil anos de idade que influenciou profundamente toda a obra de Tolkien.
O poema intitula-se Beowulf. Apesar de ter sido comum na Grã-Bretanha durante mais de seiscentos anos, essa língua é muito diferente do inglês falado hoje em dia.
Ambientado em uma era de guerras entre os dinamarqueses, os suecos e uma tribo chamada geats, o poema é, em grande parte, dedicado a lutas entre o guerreiro geat Beowulf e três criaturas. Os eventos principais são

Um enorme salão de hidromel, onde os guerreiros dinamarqueses se encontram para beber e festejar, é aterrorizado por um monstro chamado Grendel. O guerreiro geat Beowulf dispõe-se a combater o monstro e o fere mortalmente antes que ele fuja.

No dia seguinte, enquanto os guerreiros celebram, a mãe do monstro vem em busca de vingança. Beowulf luta com a mãe, persegue-a até o fundo de uma lagoa asquerosa, mata-a e depois retorna com sua cabeça e a de Grendel, que morreu.

Muitos anos depois, quando beowulf é rei, um dragão cuspidor de fogo começa a destruir seu reino. O dragão deseja vingança porque alguém roubou uma taça dourada de seu tesouro. Beowulf mata o dragão, mas é ferido e acaba morrendo no combate.
O poema, permanece como a mais famosa obra de seu tempo por causa de seu estilo, seus detalhes reveladores e seus temas grandiosos. Tolkien pegou emprestado um pouco de cada um desses ingredientes.
 
Beowulf, o rei dos gotlandeses, (geats, ou gôdos), o homem que certa vez tería matado um guerreiro franco com um abraço de urso, o homem que torceu e arrancou o braço de Grendell, (um Troll da Água) com as mãos nuas. A língua em que foi inscrito foi um dialeto do old-norse. Percebo que voc~e gosta dos antigos nórdicos e germânicos, eu acho interesse conversar sobre estes assuntos também. Você estuda old-norse?
 
Beowulf, o rei dos gotlandeses, (geats, ou gôdos), o homem que certa vez tería matado um guerreiro franco com um abraço de urso, o homem que torceu e arrancou o braço de Grendell, (um Troll da Água) com as mãos nuas. A língua em que foi inscrito foi um dialeto do old-norse. Percebo que voc~e gosta dos antigos nórdicos e germânicos, eu acho interesse conversar sobre estes assuntos também. Você estuda old-norse?
Não =/, mais bem que gostaria =///////
tu curte???
esse site eh bom:
http://hem.passagen.se/peter9/gram/
 
Beowulf, o rei dos gotlandeses, (geats, ou gôdos), o homem que certa vez tería matado um guerreiro franco com um abraço de urso, o homem que torceu e arrancou o braço de Grendell, (um Troll da Água) com as mãos nuas. A língua em que foi inscrito foi um dialeto do old-norse. Percebo que voc~e gosta dos antigos nórdicos e germânicos, eu acho interesse conversar sobre estes assuntos também. Você estuda old-norse?

1) Ainda é uma questão controversa igualar os geatas aos godos e, de qualquer forma, inúmeras fontes em nórdico antigo e em inglês antigo separam os dois povos.

2) O poema Beowulf foi escrito em inglês antigo (Old English) e não em nórdico antigo (Old Norse). O inglês antigo não era um dialeto do nórdico, era uma língua por si só, embora também fosse uma língua germânica e tenha sofrido influências lexicais do nórdico.
 
1) Ainda é uma questão controversa igualar os geatas aos godos e, de qualquer forma, inúmeras fontes em nórdico antigo e em inglês antigo separam os dois povos.

Sim, eu generalizei. Mas supõe-se que os godos originaram-se na Gotlândia, não? :think: Beowulf tornou-se (pelas lendas) rei dos gotlandeses, no mínimo tinham um parentesco estreito, mais aproximado entre sí, até por pertencerem a rama báltica-germana, do que com outros germânicos, como francos e baixo-saxões, (germanos-marinheiros, inicialmente), seus inimigos, penso. Os burgúndios tiveram também sua origem em uma ilha escandinava, Bornholm, assim como os Wandallen de regiões polonesas também vieram de outra ilha do Norte. (Isto de acordo com fontes da época).


2) O poema Beowulf foi escrito em inglês antigo (Old English) e não em nórdico antigo (Old Norse). O inglês antigo não era um dialeto do nórdico, era uma língua por si só, embora também fosse uma língua germânica e tenha sofrido influências lexicais do nórdico.

Tem razão. Me desculpe, falha minha.
(E que bom, mais um para conversar sobre tais temas que me são agradáveis. Muito embora minha predileção seja definitivamente pelo Oriente Médio.)


Abraços.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo