• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

BBCode Tengwar

Deriel

Administrador
Saudações,

Visando melhorar o entendimento entre os freqüentadores do fórum Tengwar implementamos na Valinor, segundo sugestão do Slicer, o BBCode .

Como funciona? Quando escrever algo entre [ tengwar][ /tengwar] (sem os espaços) o trecho escrito aparecerá em Tengwar desde que, claro, você tenha alguma das fontes de Tengwar instaladas em seu computador.

Exemplo:
[ tengwar]yEj%5^6[ /tengwar] -> isto é Valinor, escrito com Tengwar Quenya Modo Tehta, ficando assim:

yEj%5^6

Ou

[ tengwar]`CpiT.Dp[ /tengwar] -> isto é ancião, escrito com Tengwar Português Modo Tehta, nosso MTP, ficando assim:

`CpiT.Dp
 
Última edição:
Melhor é que só quem tem as fontes no pc consegue ver como realmente está escrito!

*Melhor é que só quem tem as fontes no pc consegue ver como realmente está escrito!
ps. Não tem como diminuir o tamanho das letras?
 
9`C4#j$Á

Realmente, 36pt está muito grande, e não parece que a tag "size" funcione. Acho que para ter o mesmo tamanho do corpo de texto, é necesário que seja 14pt. Já 20pt seria ideal para a melhor visualização sem parecer terrivelmente exagerado.

Mas fico muito feliz que a sugestão tenha valido a pena. :)


1F5: `V5^t$4%`VjyEÁ
 
diminuí para 20pt. por um lado tá melhor porque não está daquele tamanhão, mas reparem como tá toda meio serrilhada (a 36pt ficava lisinha). o que vocês acham, 20pt ou 36pt?
 
Depende da fonte. Eu estou usando a Tengwar Annatar e estava serrilhada para mim antes, e era mais aparente por estar em 36pt.
Acho que agora o texto continua compreensível e não atrapalha o layout, mas se você quiser aumentar uns 2 ou 4 pontos, eu concordaria sem problemas.


Tenn' enomentielva!
 
Me parece bom assim, da outra maneira tava mais lisinha, mas terrivelmente exagerada..
Como o Slicer falou 2 ou 4 pontos poderiam resolver o problema, e tb não acho que tenha ficado tão ruim assim.
Eu gostei da coisa
 
Tá...baixei a fonte...só que ainda não sei escrever....
quando eu copio e colo o que vocês escreveram fica muito bom... mas como eu posso ter certeza de como escrever?
 
Lendo os arquivos de ajuda que geralmente vêm nos pacotes das fontes, com o mapeamento dos caracteres do teclado e suas equilavências com as tengwar.
 
Tá...baixei a fonte...só que ainda não sei escrever....
quando eu copio e colo o que vocês escreveram fica muito bom... mas como eu posso ter certeza de como escrever?
Parece que tem técnicas pra escrever direito, acho que o Help tá lá também no link que o TT1 mandou.
 
Pior que não achei isso...
É justamente isso que precisava o mapeamento...


opá...achei... agora tudo ficou claro...
 
Excelente iniciativa. E grande ideia Slicer. :D

No geral funciona bem, tirando alguns erros de "estética" não que seja importante, mal se notam):

attachment.php


Nota: Reparei numa coisa - não consigo abrir os ficheiros Fonte Tolkien, Help Tengwar e Tengwar Gandalf. Faço o download correctamente mas não consigo abri-los nem com Winzip nem com Winrar, aparece uma mensagem de erro dizendo que não é um ficheiro válido.
 

Anexos

  • tengwar.JPG
    tengwar.JPG
    29,8 KB · Visualizações: 865
Última edição:
Isso é uma facilidade absurda. Idéia daquelas que depois a gente pensa: "Como não pensei nisso antes?!".


Melhor é que só quem tem as fontes no pc consegue ver como realmente está escrito!
Não tem nada escrito aí, gente. :dente: Tipo, na fonte Tengwar, a tecla A não corresponde ao A do Tengwar etc., isso seria impossível.


Do jeito que tá já é muito fácil, mas não tem como haver a opção de fonte "Tengwar", ao lado de Verdana, Arial etc., valendo, claro, para quem tiver uma das fontes Tengwar instalada? Tornaria ainda mais fácil.
 
vc acabou com a minha alegria :/
Achei que seria uma maneria facil de aprender a escrever :p
 
Última edição:
No geral funciona bem, tirando alguns erros de "estética" não que seja importante, mal se notam):

Nota: Reparei numa coisa - não consigo abrir os ficheiros Fonte Tolkien, Help Tengwar e Tengwar Gandalf. Faço o download correctamente mas não consigo abri-los nem com Winzip nem com Winrar, aparece uma mensagem de erro dizendo que não é um ficheiro válido.
O erro de estética que você menciona é na verdade a questão de a Vivian não ter utilizado o modo de escrita correto.

Com relação às fontes, como os administradores pegaram exatamente o código que eu dei como exemplo, as únicas fontes que funcionam é a Tengwar Annatar, Tengwar Parmaite e Tengwar Sindarin. A Tengwar Sindarin está na área de download da Valinor, então vocês não precisam gastar tempo instalando as outras que lá estão. Mesmo assim, eu sugiro que vocês façam uma pesquisa no Google por "Tengwar Annatar", que é a melhor fonte.

Isso é uma facilidade absurda. Idéia daquelas que depois a gente pensa: "Como não pensei nisso antes?!".
Oba! Dei uma dentro! :dente:

Do jeito que tá já é muito fácil, mas não tem como haver a opção de fonte "Tengwar", ao lado de Verdana, Arial etc., valendo, claro, para quem tiver uma das fontes Tengwar instalada? Tornaria ainda mais fácil.
Aí é necessário modificar o TinyMCE, que se não me engano é o editor de textos padrão do vBulletin. Não sei se isso cancelaria os termos do suporte oficial do vBulletin à Valinor.

Contudo, escrevendo manualmente este código:

Código:
[ FONT="Tengwar Annatar"]9`C4#j$Á[/FONT ]

Você consegue com que saia "hantalë" com a fonte Tengwar Annatar:

9`C4#j$Á

A desvantagem é que, do modo acima, o código aparecerá apenas na fonte especificada, não nas outras 10+ fontes Tengwar que existem por aí. Uma tag [tengwar ], contudo, permite a inclusão de todas as fontes Tengwar, certificando-se assim que o código aparecerá em qualquer computador que possuir uma fonte Tengwar. Além disso, o controle de quais fontes serão utilizadas está totalmente nas mãos dos administradores, ou seja, quando eles mudarem a lista de fontes disponíveis, todos os posts por todo o fórum que utilizarem a tag [tengwar ] serão atualizados automaticamente, sem necessidade de editar o post de ninguém.

vc acabou com a minha alegria :/
Achei que seria uma maneria facil de aprender a escrever :p
Escrever em Tengwar é mais fácil de aprender do que as línguas tolkienianas. Mas você ainda precisa saber como as teclas são mapeadas e qual tengwa significa o quê.


Tenn' enomentielva!
 
Não estou conseguindo abrir nenhum dos arquivos! :think: aparece q "a pasta compactada (zipada) é invalida ou está corrompida"

algm poderia me dar uma ajuda?:D
 
Não estou conseguindo abrir nenhum dos arquivos! :think: aparece q "a pasta compactada (zipada) é invalida ou está corrompida"

algm poderia me dar uma ajuda?:D
Tenta baixar de novo.. as vezes é problema na ora em que vc esta baixando
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo