• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grupo de Estudos (Francês)

O que mais vocês querem saber sobre a França?

  • A cultura francesa.

    Votos: 16 34,8%
  • Os pratos típicos da França.

    Votos: 2 4,3%
  • Os lugares da França.

    Votos: 4 8,7%
  • A politica Francesa.

    Votos: 1 2,2%
  • Todas as opções a cima.

    Votos: 23 50,0%

  • Total de votantes
    46

Anne Von Gaya

Usuário
Olá a todos!
Este post serve para compartilhar conhecimentos, todos que souberem sobre os idiomas das lições postadas, podem e devem contribuir para o funcionamento das lições.(Mas que seja feito de bom grado, para evitar confusões anteriores por favor)

Vamos evitar confusão e vamos tornar esse tópico saudável, e bom para podermos compartilhar todos os nossos conhecimentos sobre esses idiomas. (Veja os outros tópicos caso queira outras linguas)

Aqui especificadamente o belíssimo
FRANCÊS!


Image75.gif


A todos que se interessarem por favor, postem avisando, e aos que quiserem partilhar conhecimentos, façam o mesmo.

Agradeço desde já :cerva:
 
Última edição:
Re: Grupo de Estudos (Idiomas)

Francês Básico – Lição I (repostando)

Bonsoir étudiants!
O Francês é um idioma muito importante atualmente, oui oui, por ser uma das línguas oficiais de várias comunidades, como a União Européia e as Nações Unidas. Saber o básico é essencial, e estarei aqui com algumas lições para que vocês aprendam o Francês de forma rápida e mais simples possível.

O Francês se originou das línguas Latinas e do Germânico: “Nos ancetrês les Gaulois” como eles gostam de dizer, porém o que resta do francês atualmente, vem pouco do idioma celta, e a maior parte do vocabulário vem dos Francos.
[Fonte: Wikipédia]

Então, começando do básico:

L’alphabet français é igual ao nosso, (óbvio), o que nos permite pular essa parte e ir para a Fonética, que muitos dizem ser ‘uma língua que se deve fazer bico ao falar’. Isso não deixa de ser verdade, mas cuidado para não exagerar nos “R’s” e pensar que está falando corretamente! Acredito que a melhor forma de se aprender francês é lendo e ouvindo. Então em algumas lições irei ensinar o Francês EM Francês, qualquer dúvida no vocabulário vocês devem dizer :
“Je ne comprends pas” (Eu não compreendi),
“Est-ce que vous pouvez traduire,s’il vous plaît?” (Você poderia traduzir, por favor?)

Le sons du Français (Phonétique)
- A baixo anexarei trechos do livro “Fórum” da Français langue étrangère
( http://www.club-forum.com ) –

Clique Aqui para ver a tabela de fonética francesa

===>Les voyelles:
Obs: Entre chaves a sonoridade de acordo com a tabela a cima.

*Orales:
- i, y {i}
Exemplo: midi (meio)
Pronuncia: midi / Regardez que o som é semelhante ao nosso idioma.
- u {y}
Exemplo: bus (ônibus)
Pronuncia: bys / Regardez que a sonoridade é um ‘u’ puxado pro ‘i’
- ou {u}
Exemplo: cou (pescoço)
Pronuncia: ku / Regardez que o som do ‘u’ prevalece.
- é, er, ez, ed {e}
Exemplo: nez (nariz)
Pronuncia: ne / Regaredez que o som do ‘e’ prevalece.
- eu, oe, oeu {ø}
Exemplo: noeud (nó)
Pronuncia: nö / Regardez que nesses encontros vocálicos a sonoridade costuma ser ‘o’
- o, au, eau {o}
Exemplo: auto (automóvel)
Pronuncia: oto
- e, è, ê, ai, ei {ɛ}
Exemplo: sel (sal)
Pronuncia: sël
- o, au {œ}
Exemplo: Paul (nome próprio)
Pronuncia: Pol
- a {a}
Exemplo: Patte ( Pata)
Pronuncia: Pat

*Nasales:
- in, ain, ein { ɛ~}
Exemplo: Main (mão)
Pronuncia: mê
- un, um (œ~)
Exemplo: Un (Um, 1)
Pronuncia: û
- on {ɔ~}
Exemplo: Pont (Ponte)
Pronuncia: Põ
- em, na {ã}
Exemplo: Cent (Cem, 100)
Pronuncia: Sã

*Semi Voyelles
- i {j}
Exemplo: Pied (Pé)
Pronuncia: Pje
- u {h}
Exemplo: huit ( oito, 8 )
Pronuncia: uÍt
- ou, oi {w}
Exemplo: Toit (Casa)
Pronuncia: Twa

Obs: Para praticar a pronuncia e se acostumar com a fonética, aconselho que vocês escutem músicas e vejam filmes franceses. Na pratica é sempre uma melhor maneira de se aprender! :yep:

Por tojour é o bastante. Então na próxima aula veremos as consonnes francesas e plus phonétiques, além de plus vocabulaire e as expressões básicas!
Au revoir et bonne journée!

( postei em verde pois não consegui não deixar de mudar a cor =/ )

Aos que estão interessados,
contactar a mim via posts aqui =)
 
Interessada \o/
sempre quis aprender francês, acho lindo!

Ah, eu fiz um curso de espanhol [pouca coisa, seis meses], mas se alguém tiver interesse... ficarei feliz em ajudar! :roll:
 
Interessada \o/
sempre quis aprender francês, acho lindo!

Ah, eu fiz um curso de espanhol [pouca coisa, seis meses], mas se alguém tiver interesse... ficarei feliz em ajudar! :roll:

Ótimo :joy:
Então, se está interessada, não ouse sumir deste post :chibata:
brincadeira hahahuahuahua, é que agora este post serve apenas para o Francês mesmo, os outros idiomas se outros se interessarem terão que ser abertos novos posts (eu acho).
 
Também me enteressei por isto...
Vamos a ver se consigo aprender francês direito aqui...
 
Ótimo :joy:
Então, se está interessada, não ouse sumir deste post :chibata:
brincadeira hahahuahuahua, é que agora este post serve apenas para o Francês mesmo, os outros idiomas se outros se interessarem terão que ser abertos novos posts (eu acho).

YEAH! Não vou sumir :hanhan:

eu acho que você podia mudar o título do tópico pra: Grupo de Estudos (Idiomas), mas por hora ficamos com o francês! :grinlove:
 
Ok, tia! (posso te chamar assim, né? já que vc vai ser minha 'fessora' :dente:) vou ler, e se tiver dúvidas ... posto aqui?
 
Uma dúvida: em francês, todas as consoantes em fim de palavra não são pronunciadas? Há excessões?

eu acho que você podia mudar o título do tópico pra: Grupo de Estudos (Idiomas), mas por hora ficamos com o francês! :grinlove:

Acho melhor daixar assim separado para evitar confusões e caças às "lições" requeridas.
 
Tia Anne!

Je nes conprends pas, les voyelles :oops:

Se você colocar as primeiras lições em português, acho que vai ser mais fácil :joinha:
 
Bonsoir étudiant! Comment allez-vous? Bien? :D
Boa tarde estudante! Como vai você? Bem?

Uma dúvida: em francês, todas as consoantes em fim de palavra não são pronunciadas? Há excessões?

Muitissimo bem observado Saitor! Mas não devemos generalizar é claro.Vou dar exemplo de algumas conjugações verbais para reforçar a questão:
(Lembrando que os verbos e os pronomes serão vistos mais a frente)

- Elles Regardez (Elas Olham)
se pronuncia: Él Regardê

- Il Étudiez (Ele Estuda)
se pronuncia: IlÉtudiê
(neste caso notem que a pronuncia parece ser apenas uma palavra, pois se fala junto o pronome com o verbo, e a consoante final ignorada)

- Je Suis (Eu sou)
se pronuncia: Gê suí

Notem que de fato, a consoante é meramente simbólica.
Mas por favor, não generalizem.
.

Tia Anne!
Je nes conprends pas, les voyelles :oops:
Se você colocar as primeiras lições em português, acho que vai ser mais fácil

Carol, o que ao certo você nao entendeu querida?:think:
Vamos lá... As vogais francesas tem as combinações que acabam com nossas vidas hahahahahah, que foi a primeira duvida do Kainof, o que vamos chamar de encontros vocálicos (hahaha). O "eu", "oeu", "eau"... Enfim, esses encontros tem apenas um som, ou seja, representam um fonema. Como eu escrevi na primeira lição:

- eu, oe, oeu {ø}
Exemplo: noeud (nó)

Pronuncia: nö
Regardez que nesses encontros vocálicos a sonoridade costuma ser ‘o’

A proposito: Regardez é "Olhem/Observem".
Desculpa, eu não entendi direito a sua dúvida... huauhahua
Tem como ser mais especifica?
Estou tentando explicar, mas como a dúvida não é clara, não sei exatamente o quê explicar. Tem algo que tenha lhe deixado com mais dúvida especificadamente?:think:


(Por sinal: Então a pedidos da Carol, sempre que eu ensinar em Francês colocarei a tradução embaixo da sentença :yep:, na primeira lição eu não usei muito francês.)

Na tabela de fonética das vogais há a explicação dos sons.
"Degré d'ouverture" é 'grau de abertura', sendo mais simples possivel: grau de abertura da boca, tanto que ao lado tem duas linhas, em algumas partes abertas, outras meio fexadas. Enfim, para vocês verem como se pronunciar e treinar mesmo.

***Ajuda da profê :dente: => Escutem esta música atravéz do YouTube
Não há nada no video, apenas o nome da música e da banda, é pra vocês se focarem na pronuncia do francês, ignorem o refrão em inglês. Abaixo postarei a letra da música e sigam com a música. Ok?

"C'est le malaise du moment
L'épidémie qui s'étend
La fête est finie on descend
Les pensées qui glacent la raison
Paupières baissées, visage gris
Surgissent les fantômes de notre lit
On ouvre le loquet de la grille
Du taudit qu'on appelle maison

Protect me from what I want
Protect me from what I want
Protect me from what I want
Protect me
Protect me

Protège-moi, protège-moi

Sommes nous les jouets du destin
Souviens toi des moments divins
Planants, éclatés au matin
Et maintenant nous sommes tout seul
Perdus les rêves de s'aimer
Le temps où on avait rien fait
Il nous reste toute une vie pour pleurer
Et maintenant nous sommes tout seul

Protect me from what I want
Protect me from what I want
Protect me from what I want
Protect me
Protect me"





Tradução Aqui: http://placebo.letras.terra.com.br/letras/980236/

=)

Por favor, sempre que tiverem dúvidas, digam, não sejam timidos, eu farei de tudo para responde-las com o maior prazer!!
E Carol, me diga exatamente o que você não compreendeu ^^

OBS: Agora a cada lição postarei uma música para vocês seguirem a letra e irem se acostumando com o som do francês. Ok?
 
Última edição:
Anne! Como eu já havia dito antes.."Eu tbm quero" :cerva:..
Pode por meu nomezinho na lista =D
abraço

:joy:
 
Em francês a ordem de palavras é igual ao português ou por vezes muda como no inglês? Tenho esa dúvida á bastante tempo...
 
Bonjour!^^

Anne! Como eu já havia dito antes.."Eu tbm quero" :cerva:..
Pode por meu nomezinho na lista =D
abraço

:joy:

Tis, então apareça bastante por aqui!
Cada vez que atualizar o grupo de estudos eu irei lhe mandar uma MP para você não se perder!^^

E Riku:
Em francês a ordem de palavras é igual ao português ou por vezes muda como no inglês? Tenho esa dúvida á bastante tempo...

A ordem das palavras é que nem o português mesmo... =)
Ou seja menos um problema :lol:
E tem uma regra fundamental para criar uma sentença (cujo o verbo apareça) em francês: SEMPRE há o pronome pessoal. Eles não dizem apenas " m'appelle' " (me chamo), eles dizem: "Je m'appelle" (eu me chamo). Para eles a frase sem o pronome não tem sentido, por isso na proxima aula veremos o pronome e irei expandir o vocabulário de vocês. Eu pensei em continuar com a fonética das connsonnes (consoantes), mas vou deixar para depois, pois a parte das connsonnes é muito simples, e quero que vocês tenham vocabulário em francês logo.

Todos estariam de acordo se eu passasse exercícios via MP para cada um? :ideia:


Espero que sim hein... Mas me digam a opinião de vocês!
- Pretendo postar a proxima aula o mais rapido possivel =)
 
Última edição:
Muito bem, eu também gostaria de aprender francês, posso? :mrgreen:

Bem, após um breve afastamento por motivos pessoais, estou retornando ao vosso meio. Fico feliz de reencontrar amizades tão boas. :D

Não utilizarei mais o tópico "Filologia", mas talvez em breve, eu esteja disponibilizando alguns idiomas para o grupo de estudos, citando as fontes devidamente, já me informei com a Administração, para evitar que se repitam episódios desagradáveis e desnecessários. Abraços.
 
A propósito Moudemoiseille Anne La Rouge, (posso chamar-lhe assim?), eu tenho aqui um pequeno texto, que eu tentei traduzir ao francês com o auxílio de um dicionário, mas gostaria que vc se possível analisasse se está correcto, se não tem erros no mesmo, ou seja, "corrigisse-o" para mim se possível, pode ser? :think:

Bom o texto é o seguinte:

Philip II Augustus would play a significant role in one of the greatest centuries of innovation in construction and in education. With Paris as his capital, he had the main thoroughfares paved, built a central market, Les Halles, continued the construction begun in 1163 of the Gothic Notre-Dame de Paris Cathedral, constructed the Louvre as a fortress and gave a charter to the University of Paris in 1200. Under his guidance, Paris became the first city of teachers the medieval world had known. In 1224, the French poet Henry d'Andeli wrote of the great wine tasting competition that Philip II Augustus commissioned The Battle of the Wines.

E com a tradução que eu fiz, ficou assim:

Filipe II Augustus, joué un papier significatif, dans un grand siècle d'innovation et l'instruction dans l'âge moyen. Paris en tant que son capital, il a eu les rues principales pavées, a été construit un marché central, Les Halles, a continué la construction lancée dans 1163, de la cathédrale de gótica du Notre-notre-Dame de Paris, et a donné à une lettre claire l'université de Paris, en 1200. Sous son orientation, Paris est devenu lui la première ville des professeurs que le monde médiéval connaît. En 1224, le d'Andeli de poèt d'Henry, a écrit sur le grand goût du roi pour des vins, et a été inauguré une concurrence connue en tant que "bataille du vin".

Mas não tenho certeza se está certo, acho que fiz alguns erros...:think:

Também gostaría de saber como é a pronúncia do tal texto, se possível...

Desde já agradeço, abraços.
 
Última edição:
Tia Anne, a lição já foi entendida :grinlove:

Na verdade eu não tinha compreendido aquela tabela, mas agora tá OK :g:. Ei, exercícios? Também quero! Me indica uns filmes ou músicas legais pra eu "ver melhor" a prónúncia? =]

Aliás, você acha válido eu comprar um dicionário?
 
Última edição por um moderador:
Mas continua postando por aqui também, né? Achei tão bacana essa idéia! Aliás, você podia passar pra nós umas 'expressões' como : Não entendi isso, Eu entendi tudo, Explica mais uma vez? . Só pra ir treinando e tals :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo