• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bombadil ou Eru??

kytarkiton-eru

Usuário
Eu me pergunto... Bombadil é o ser mais velho de Arda, o mais poderoso e tudo o q tiver de mais é o Bombadil. Eru é o Criador de Arda, e tbm é o mais poderoso.

Sei que iluvatar não é Bombadil... mas seria Bombadil mais poderoso q Eru? seria o criador de eru?
 
Não cara. Como seria Tom Bombadil mais forte que Eru se o próprio Ilúvatar criou Tom Bombadil?
 
eu tbm achei horrivel este topico... mas qro arranjar uma explicação para a existência de Bombadil!!!
Desculpe desapontá-lo, Kytarkiton

Mas se vc fizesse uma rápida pesquisada antes, vai ver que em nenhum texto Tolkien deixa claro o que Tom é. Como está em nossa Enciclopédia:

Enciclopédia Valinor disse:
Tolkien, em nenhum de seus textos, deixou claro sobre o que seria Tom Bombadil, apenas disse que ele não era a encarnação de Eru; e que ele era um mistério criado intencionalmente.

Então não tem como questionar se ele é mais um menos poderoso do que Eru pq Tom, como eu disse lááá naquele outro tópico, não se encaixa em nenhuma das raças de Arda.
 
O fato de Bombadil ser o mais velho ser de toda Arda não implica que ele seja mais velho que Eru, já que Eru não está fisicamente em Arda; está em Eä, sim, mas em outra área que não Arda.

E Bombadil tem tantos mistérios, como quase nada DE ÚTIL foi escrito sobre ele, só especulações podem sair dele. Todavia, ele não é Eru e não é mais poderoso que ele, IMNSHO.
 
Última edição:
É até um pecado falar isso. Tom foi o personagem de Tolkien mais citado aqui na Valinor! Pra todo lado que se olha tem alguem escrevendo algo sobre Tom.

:lol:

nunca mais leio um maldito topico do Bombadil. não adianta... sempre é assim. Ninguém sabe qm é bombadil:disgusti:

tomara q naquele livro de: "as aventuras de Tom Bombadil" tenha alguma informação importante...
 
:think: No livro do Tom não fala nada a respeito do que ele é...Devia ter um lista negra de topicos, e tom bombadil iria estar nela...
Uma duvida: como diz na enciclopedia Tom Bombadil é uma duvida intencinal, então Tolkien queria deixar os leitores na duvida eterna, ou ele o colocou la como uma charada?:think:
 
Se no final não ficasse um "x" para discutirmos para o resto de nossas vidas, não seria Tolkien, seria, pois um outro. Acho que é aí que reside a verdadeira força do nosso amigo Tom, a incerteza de quem ele era.
 
Antes de Deus ,acho que você quiz dizer Hurin Thalion,porque Jesus Cristo nasceu de Maria .No resto concordo contigo. Eru é o criador de Arda,logo não vejo como Bombadil possa ser masi velho ou poderoso que o próprio.
 
Po velho, não tem como alguém ser mais poderoso que Eru, o único, o criador de tudo, de onde tudo emana e para qual tudo converge formando no fim seu interesse... isso é totalmente ilógico por isto acho que nem dá para desenvolver raciocínio nisto, baseado na "lógica tolkeniana".
 
Talvez eu até esteja falando besteira aqui, mesmo porque o que digo, não vi, nem li, mas ouvi um amigo dizer que no livro do Tom Bombadil, é dito que Tom foi criado na primeira canção dos Valar, juntamente com Arda.
Se essa informação estiver correta, e não duvido que esteja, a sua pergunta está respondida.

Té mais procêis!!!
 
Talvez eu até esteja falando besteira aqui, mesmo porque o que digo, não vi, nem li, mas ouvi um amigo dizer que no livro do Tom Bombadil, é dito que Tom foi criado na primeira canção dos Valar, juntamente com Arda.
Se essa informação estiver correta, e não duvido que esteja, a sua pergunta está respondida.

Té mais procêis!!!

Se foi, ele não é um ainur, nem um Filho de Eru. É uma força da natureza.
 
Ela não poderia ser o "pai natureza"?

Afinal, Fruta diz que le é o Senhor dos rios e dos bosques....
 
Devia ter um lista negra de topicos, e tom bombadil iria estar nela...
Uma duvida: como diz na enciclopedia Tom Bombadil é uma duvida intencinal, então Tolkien queria deixar os leitores na duvida eterna, ou ele o colocou la como uma charada?:think:

Na verdade melian, já existe essa lista, e perguntas sobre Bombadil já estão nela. Há também uma outra questão que nem vale a pena citar!! :lol:

O melhor definição de Tom é dita pela própria Fruta D'Ouro aos Hobbits: Tom Bombadil É!!
Não é para completar a frase...ali é um ponto final!! Ele é, e pronto.

ps: fazendo algo q nunca mais iria fazer: postar num tópico de Bombadil!! :rofl:
 
Anarien, Jesus já era antes de nascer, de um ponto cristão, ele estava com Deus antes do tempo, e através de Jesus o mundo se formou. Ele era o Eä de Ilúvatar, ele era o Verbo de Deus. A ligação é tão clara como a água pura.
 
A questão é bem simples.
Tolkien nega alegorias, e assim afirma em cartas.
Porém, Eru Ilúvatar pode, tranquilamente, ser análogo ao Deus cristão.
Na Idade Média, baseados em idéias agostinianas, têm-se a primeira noção (ainda de Iavé) de um Deus criador, e esse Deus está fora do tempo, ou seja, fora do mundo da matéria. Esse conceito está alicerçado nos estudos de Agostinho acerca de Platão, que assim como Aristóteles, mas de forma um tanto quanto diversa (Aristóteles coloca o mundo sub-lunar e supra-lunar, sendo o sub o mundo terreno, da matéria e o supra o divino) nos coloca a idéia do eidolon, do mundo das idéias, que está fora do tempo, fora do mundo material, longe das paixões.

Ora, Agostinho como téorico do cristianismo (uma colocação propositalmente anacrônica minha) tenta, através da razão, legitimar a fé.
Sendo assim, ele norteia sua visão de Paraíso, de Deus, naquilo que havia desde os judeus primitivos (a questão do Verbo, Deus simplesmente "É", não se explica, nem questiona isso) e nas idéias de Platão.
Sendo assim, Deus está fora, e ao mesmo tempo presente no Mundo terreno por sua onipresença, mas fora do Tempo, ou seja, Ilúvatar (análogo ao Deus cristão) não está exatamente em Arda, portanto, não seria o caso de alguém vir antes, ou depois Dele, Ele é atemporal.

Porém, acerca disso tudo temos um grande problema. Essa analogia não foi ingênua, e nem tão pouco casual. Tolkie possuía conhecimento desses fatos, tanto como Católico fervoroso, como através da mente coletiva, do social dos cristãos, que foi difundido desde Agostinho, por volta do século IV, V a.C.
Sendo assim, no capítulo acerca de Tom, no momento em que Fruta D'Ouro usa o trato judaíco do Verbo, Ele "é", nos remete à uma possível interpretação de Tom Bombadil.
Durante o decorrer da Idade Média, como maravilhosamente colocado pelo Grande historiador Jacques Le Goff, a idéia do Deus Criador impiedoso e inatingível, pelo simples pressuposto da mente humana, "cai por terra".
Sendo assim, temos os cristãos se voltando para um Deus humano (presente na religião cristão, com o próprio Cristo), um Deus encarnado.
Ele ainda "é", porém, não mais atemporal, e agora atribuíssem a ele virtudes humanas (o conceito não se difunde aos defeitos, como no humanismo¹ greco-romano) e o homem vai nortear-se por ser a imagem e semelhança de Deus, a figura divina não mais é inatingível.
E a imagem de Tom, e de toda sua onipotência nos remete diretamente à essa questão.

Sem demais, de forma estritamente hipotética, Tom Bombadil pode representar sim a figura de Ilúvatar. E assim como a questão criacionista, e a escatológica, mais uma alegoria presente na obra.
A despeito da negação categórica do autor.
Estou tratando através do viés social, no qual Tolkien, como qualquer humano no século XX, estaria imbuído.

Abraços.

¹seria esse um termo anacrônico, mas mais uma vez tive necessadidade de ser didático.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo