• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Atmosfera...

Breno C

Quack
A alguns dias, não faz muito tempo, eu estava remexendo meus CDs e vi coisa que eu jurava já ter perdido. Eu sou um bagunceiro nato, não sei arrumar nada, vivo perdendo as coisas sem elas nem saírem do lugar, acabei encontrando meu cd do Untouchables do Korn, coloquei para tocar e passei o final da tarde ouvindo aquele que foi um dos melhores CDs do Korn (segundo eu mesmo). No final notei que o cd era composto de um elemento que o diferenciava dos CDs que foram lançados a menos tempo, percebi que ele tinha uma atmosfera própria. Não fiquei feliz até ouvir todos os CDs da mesma época ou de épocas mais distantes. Acabei notando que esse fenômeno da atmosfera no CD , se repetia na maior parte dos CDs contemporâneos a obra do Korn, e isso não acontece mais hoje. Parece que os CD são completamente sem alma, e não só os do Korn, isso acontece em vários outros CDs de bandas de estilos diferenciados.
Será que os produtores meteram tanto a mão no trabalho dos artistas que eles estragaram a vontade de passar algo que os caras tinham?
 
Acabei notando que esse fenômeno da atmosfera no CD , se repetia na maior parte dos CDs contemporâneos a obra do Korn, e isso não acontece mais hoje. Parece que os CD são completamente sem alma, e não só os do Korn, isso acontece em vários outros CDs de bandas de estilos diferenciados. Será que os produtores meteram tanto a mão no trabalho dos artistas que eles estragaram a vontade de passar algo que os caras tinham?

"Parece que os filmes de hoje em dia são completamente sem alma (i.e. atmosfera), e isso acontece em vários filmes de vários estilos e gêneros. Será que os produtores meteram tanto a mão no trabalho dos cineastas que eles estragaram a vontade de passar algo que os caras tinham?"
- João Analogia.

Qual é a principal semelhança entre as duas teorias? Dica: Ambas não fazem o menor sentido.

Generalizar que hoje em dia existe menos "atmosfera" em discos (ou filmes, etc) do que existia, sei lá, há uma década atrás não tem muita lógica. Características estilísticas (ainda mais definidas de forma tão vaga) não aparecem e desaparecem universalmente assim, especialmente em tão pouco tempo. Você pode achar que Korn perdeu "atmosfera", mas extrapolar isso pra todo o resto da música é meio absurdo.

Agora, sobre produtores: até onde eu sei, esses são os caras que modelam o som do disco - segundo o desejo da banda, sim, mas eles também tendem a ter bastante influência artística (e.g. o Nigel Godrich é considerado o "sexto membro" do Radiohead, pois a produção dele é tão distinta e crucial). A produção é o que costuma gerar a atmosfera. Por que seriam eles que estariam "tirando algo que a banda quer passar"? Eles geralmente servem a banda, não o contrário. Ainda mais pra uma banda com sucesso o suficiente pra ter controle artístico, como o Korn.
 
Não havia pensado por esse lado de que o produtor contribui para a alma do CD. Mas ai eu tenho que entrar em uma questão que completa o que eu estava falando: os CDs ao vivo, tem a tal alma de que eu falei. Entendi que no caso, em um show a banda tem uma liberdade (relativamente) maior do que com um CD feito em estúdio.

E eu cometi o erro de generalizar, acabei esquecendo que bandas como o Pearl Jam tem mantido a mesma atmosfera.
 
Acho que a questão de atmosfera varia de acordo com a época que as coisas são feitas. A atmosfera de vazio, de falta de alma dos discos atuais pode muito bem ser um reflexo do que a sociedade passa hoje. Do mesmo jeito que os discos dessa mesma época do korn devem passar, cada um a sua maneira, o sentimento coletivo da época deles.
 
Eu acho que é um reflexo da falta de talento do Korn.

ai eu já acho que dizer que os caras nõa tem talento, é falta de sensibilidade sua, afinal de contas isso não é discutivel assim. E tem bandas que são as "melhores" no que fazem e mesmo assim perderam a atmosfera
 
E tem bandas que são as "melhores" no que fazem e mesmo assim perderam a atmosfera

Pra cada banda que você acha que "perdeu a atmosfera" (novamente, do jeito que você tá falando, isso pode significar qualquer coisa), eu posso falar uma que eu acho que "ganhou". E ainda continuaria discutindo sobre absolutamente nada.
 
A música não "perdeu" a atmosfera, wtf. Existem inúmeras bandas excelentes com "alma" por aí. Vocês andam ouvindo as coisas erradas IMO.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo