• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dois em um - Função dos Nazgûl e decadência de Gollum

Gildor Schapelië

Aprendiz de Jack Sparrow
Olá, colegas do Fórum.

Enquanto pensava um pouco sobre as obras de Tolkien, me surgiram algumas idéias, talvez dúvidas que gostaria de dividir com vocês e ouvir as opiniões. Aí vai.

Função dos Nazgûl:
De início, Sauron deu 9 anéis para 9 reis dos homens. Creio eu que ele queria, controlando esses reis, controlar seus povos, certo? "Um Anel para todos Governar".
Tudo bem...

O problema é que ele conseguiu controlar os reis dos homens, mas não é mostrado como ele usa disso pra levar os povos-súditos desses reis à guerra ou coisa do tipo.
Na verdade, os 9 reis ficam mais parecendo uma guarda pessoal de Sauron, não concordam? Uma espécie de "serviço de inteligência" de Mordor, cujo objetivo é procurar o Anel e comandar as batalhas.
O que vocês teriam a me dizer sobre isso?
Eu estou enganado?

Decadência de Gollum:

No livro "O Hobbit", no capítulo em que Bilbo encontra-se com Gollum, ele sente medo, Gollum é visto como um monstro maligno, destrutivo, que mete um medo danado em qualquer um.

No SdA, mesmo considerando os momentos em que ele se humilha pelo Anel pra Frodo e tudo o mais, ele já é visto como uma criatura fraca. Maligna sim, traiçoeira sim, perigosa sim, mas não capaz de causar grande pavor como n'O Hobbit.

Mais uma vez, peço que comentem!

Até mais!:D
 
Bem vou tentar responder com o pouco conhecimento que tenho. ^^

Bem creio que quando os 9 reis começaram a serem dominados pelo poder do um, seus súditos provavelmente não seguiram mais eles, claro creio que alguns foram para Mordor e lá começaram a fazer parte do exercito de Mordor, pois pelo que me lembro, Sauron tinha sim domino sobre homens como o povo do norte (ta certo? se não está eu quero me referir ao povo que tinha os Olifantes, os mercenários. entende?), claro que eles foram impulsionados mais pelo que Sauron prometeu (terras, domínios) do que apenas pelas ordens de Sauron.
Outra coisa que temos que ver e que sauron tinha muito poder de influencia, e creio que também por isso ele tinha um contingente de Homens a seus serviços.


Gollum:
Enquanto ele estava com o anel ele permanece com a jovialidade de quando "adquiri-o" o anel, depois que Bilbo achou o anel dele, ele começou a sentir o peso dos anos sobre suas costas, por isso ele ficou com aquela aparência mais frágil, podemos perceber isso quando Frodo vê Bilbo em Valfenda, ele percebe que bilbo não é mais o Hobbit de antes, ai percebemos que o anel prolonga sua jovialidade e sua vida.

Se falei besteira espero que me corrijam. ^^ e desculpem os erros de Português.
 
A tua parte sobre o Gollum, caro Deor, pode ser considerada, mas outro fato a ser considerado, eh que n'O Hobbit, somente a aventura de Bilbo foi envolvida em foco total, portanto nela, Gollum pode causar medo, como uma criatura recem descoberta por Bilbo.
Ja no SdA, nao ha necessidade de Gollum ser amedontrador, afinal ele nao poderia "matar" toda a sociedade, por isso na trilogia ele nao eh mais encarado como alguem amedontrador, no meu ponto de vista, claro.
 
No livro "O Hobbit", no capítulo em que Bilbo encontra-se com Gollum, ele sente medo, Gollum é visto como um monstro maligno, destrutivo, que mete um medo danado em qualquer um.

No SdA, mesmo considerando os momentos em que ele se humilha pelo Anel pra Frodo e tudo o mais, ele já é visto como uma criatura fraca. Maligna sim, traiçoeira sim, perigosa sim, mas não capaz de causar grande pavor como n'O Hobbit.

Quem deu a longevidade a Sméagol foi o Anel. Quando Bilbo o levou, Gollum não tinha mais a energia dele para continuar com a mesma disposição. A partir daquele momento Gollum estava usando a sua força de vontade para se manter vivo e continuar atrás do anel. Foi essa transição que enfraqueceu Gollum.
 
Em suma, diria que sim; Thrahald fora afetado por tantos anos pelo uso do Um, que, após sua repentina perda sente-se perdido, atônito, mas não enfraquecido.
Sua decadência se completara, mas ainda assim havia (como citado) vontade suficiente de recuperar "seu preoioso".
Gollum porém, não enfraqueceu, e sim encontrou talvez o único sentido que sua vida tomara, mesmo sendo esse sentido ligado à ruína, ele precisava do Um, e mais que isso, precisava livrar-se dele (o que de fato ocorreu, senão por suas "frágeis" mãos).

Abraços.
 
É quase alguém viciado em drogas, ele fica todo detonado, mas quando está na fissura ninguém segura.
Pois, assim como a vontade do anel, a dependência química faz com que o indivíduo viva em função daquilo.
 
Sim, entendi o que quiseram dizer a respeito de Gollum. Realmente faz sentido.

E quanto aos Nazgûl? Todos concordam com o Déor?
 
Eu também não discordo de você(nem concordo totalmente), só quero saber o que o resto do pessoal tem dizer em relação a isso... hehehe
 
Sim, como Déor disse, ele colocou o que lembrou, e quem seria eu pra dizer que "está errado".
Apenas, se não engano-me, creio que os Nove Reis humanos não tenham perdido seus dúditos, ao menos não ab initio, mas tenham visto seus Reinos decaírem, enquando eram mantidos vivos por necromância, e dominados pela vontade do Senhor dos Anéis.
Eram eles senhores nobres, de províncias númenorianas na Terra-Média.
Sauron tinha pactos (domínio, sendo claro) como mencionou Déor, sobre muitos povos, como os do Leste, e Sul, porém, isso não é categórico, ele muda o alvo, e as guerras constantemente mudam os aliados e inimigos.
No demais (apenas um pequeno equívoco de situar-se geograficamente, o que não é nada demais) está bem colocado. =]

Abraços caros amigos.
 
Bem, Aracáno, não discordo de você, porém sempre tive em mente que esses 9 reis não eram Lordes Numenorianos, mas sim reis do sul, mesmo porque, querendo ou não, como eu comentava com um amigo alguns dias atrás, todos nós às vezes erramos quando, ao pensar na TM, nos resumimos ao mapa do livro e nos esquecemos do resto dela.
Gostaria que vocês me mostrassem onde é dito que esses reis são numenorianos. Talvez eu já até tenha lido sobre isso e não me recorde.
 
Bem, Aracáno, não discordo de você, porém sempre tive em mente que esses 9 reis não eram Lordes Numenorianos, mas sim reis do sul, mesmo porque, querendo ou não, como eu comentava com um amigo alguns dias atrás, todos nós às vezes erramos quando, ao pensar na TM, nos resumimos ao mapa do livro e nos esquecemos do resto dela.
Gostaria que vocês me mostrassem onde é dito que esses reis são numenorianos. Talvez eu já até tenha lido sobre isso e não me recorde.


Realmente, faz sentido pensar que os 9 não eram Numenorianos, pois até onde me recordo nos livros referem-se apenas à origem do senhor dos Nazgûl, o Rei Bruxo de Angmar, e não aos outros 8.
Sobre a "útilidade" dos Nazgûl, creio que não era apenas o dominio sobre os povos que estes eram reis, ou mesmo como "Guarda-Pessoal" de Sauron, talvez nos tempos da 2ª Era essa era realmente a função deles, mas na 3ª Era, creio eu que eles serviam mais como "braços" de Sauron, como comandantes de seus exércitos e como arautos do Senhor do Escuro, pois este não tinha nenhuma manifestação física pungente!
 
Bem, Aracáno, não discordo de você, porém sempre tive em mente que esses 9 reis não eram Lordes Numenorianos, mas sim reis do sul, mesmo porque, querendo ou não, como eu comentava com um amigo alguns dias atrás, todos nós às vezes erramos quando, ao pensar na TM, nos resumimos ao mapa do livro e nos esquecemos do resto dela.
Gostaria que vocês me mostrassem onde é dito que esses reis são numenorianos. Talvez eu já até tenha lido sobre isso e não me recorde.



Só fazendo um comentário rápido.

Angmar ficava no norte da Terra Média, a oeste da Montanha Solitária, mas ou menos na linha de Rivendell só que bem mais ao norte....

O "Rei Bruxo de Angmar", como o nome já diz, veio do norte...
Ous outros eu sinceramente não sei.
 
Só fazendo um comentário rápido.

Angmar ficava no norte da Terra Média, a oeste da Montanha Solitária, mas ou menos na linha de Rivendell só que bem mais ao norte....

O "Rei Bruxo de Angmar", como o nome já diz, veio do norte...
Ous outros eu sinceramente não sei.
Só para desanuviar:

Nazgûl
Os nove Cavaleiros Negros, uma vez homens, mas corrompidos por Sauron com os Nove Anéis de Poder. Transformaram-se em servidores completamente fiéis do desejo do Senhor das Sombras, dependentes do Um Anel para continuar a existir. Diz-se que dos Nove Nazgûl três eram Numenorianos Negros.
É conhecido o nome de apenas um dos Nove: Khamûl, o Senhor do Leste, o segundo mais poderoso. Alguns sustentam de Gothmog, tenente de Minas Morgul durante a Guerra do Anel pode ter sido o nome de um dos Nove (não confundir com Gothmog, líder dos Balrogs na Primeira Era).

Fonte: http://enciclopedia.valinor.com.br/Nazgûl
 
Sim, muito bem elucidado pelos colegas Mene, 10º, e os demais.
Não são todos Reis númenorianos, mas três deles seriam provincianos dos que conhecemos mais tarde como númenorianos negros.
Khamûl vem do Leste, como seu nome nos indica, e seria dentre os nove um dos mais poderosos. Se os demais advém do Sul ou do Norte, fica como especulativo. Afinal de contas, o povo de Eorl habitou o Norte da Terra-Média, e pode muito bem ser que um de seus líderes, que talvez ali tenha permanecido, tenha se corrompido, ou mesmo um Terrapardense, ou um Sulista, como citado.
Citei somente os númenorianos, pois, como ilustrou Mene, são as únicas referências que temos, além de Khamûl. =]

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo