• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque o UM ANEL não surtiu efeito sobre BOMBADIL?!

:think: Quando Frodo e seus companheiros estão na casa de Tom Bombadil e Frodo quer sair de fininho colocando o anel, porque os poderes do anel não funcionam com Bombadil???!!!
 
Ninguem sabe direito o que Bombadil e não vou me atrever a "achar" alguma coisa, sei que Bombadil é concerteza um ser de imenso poder,um poder acima do poder e da vontade do anel.
 
Porque a magia de Bombadil e o próprio Bombadil são mais velhos que a magia de Sauron... então a magia do anel não surte efeito nele....
 
Eu acho que o Bombadil no seu estado normal nao seria sucumbido ao poder do anel...
MAs na minha opiniao se fizesse a jornada que frodo vez com os mesmos contratempos e mesmo problemas e estados ele tambem seria sucumbido ao poder do anel...
Poderia ser apenas um pouco...
Mas o "fardo" começaria a pessar como a qualquer um
 
Penso que não é só a magia... mas tbm a Força de Vontade. Olhe:

Tom vivia despreucupado e cantarolando pela floresta com sua Fruta D'ouro. ele não tinha cobiça e seu coração não era corrompido... ele não qria poder!

o Anel só influência qm deseja o Poder. Galadriel tbm disse a Frodo p/ ñ tentar usar o poder do Anel. Pena q isto é impossível pq todos podem ser manipulados... exeto qm já é feliz e já tem uma mágia forte como Tom Bombadil.
 
Na verdade, nem mesmo Tolkien sabia o papel de Tom no SdA. Tom não tem raça definida no contexto da estória, por isso o Um Anel não tem poder sobre ele.

Na verdade, já foram discutidas várias coisas sobre o Tom em outros tópicos. Vc poderia usa o "Procurar" pra achar esses outros tópicos.

Mas a sua questão é bem interessante. =]
 
Penso que não é só a magia... mas tbm a Força de Vontade. Olhe:

Tom vivia despreucupado e cantarolando pela floresta com sua Fruta D'ouro. ele não tinha cobiça e seu coração não era corrompido... ele não qria poder!

o Anel só influência qm deseja o Poder. Galadriel tbm disse a Frodo p/ ñ tentar usar o poder do Anel. Pena q isto é impossível pq todos podem ser manipulados... exeto qm já é feliz e já tem uma mágia forte como Tom Bombadil.


Perfeito cara, acho que isto encerra a questão.

Quanto mais cobiça pelo poder, mais a malícia do Um e de Sauron surtem efeito. Por isto o baixo efeito do Anel nos Hobbits, e, por outro lado, o efeito fortíssimo que tinha nos homens, conhecidos grandes cobiçadores do poder, riqueza, etc.

Tom Bomdil era "o cara satisfeito". Nao desejava nada mais. Portanto, o anel do poder, que poderia dar o que você não tinha, encantando com visões do QUE PODERIA SER, como acontece com Galadriel e Sam.
Ele não causava efeito nenhum nele. E, ainda, arrisco: nunca causaria efeito neste.
 
Ele não causava efeito nenhum nele. E, ainda, arrisco: nunca causaria efeito neste.
Pois arriscou certo, Grlopez. =]

O próprio Tolkien disse que o Um não surtiria efeito sobre Tom porque este não pertence à Arda como conhecemos. Ele não se encaixa em nenhuma das raças: elfos, humanos, anões, Valar.

Tom "simplesmente é". =]
 
Eu acho que bombadil era esse cara "perfeito" mas dentro dos seus dominios...
Fora dai acho que bombadil se veria forçado a querer mais poder e sabedoria...
E estando em contacto com o anel isso tornaria o ciclo mais rapido...
Bombadil nao era de ferro e acabaria por se deixar levar pelo poder e luxuria que existe no mundo do homem, como frodo quase deixou(sendo ele tambem um cara que nao procurava qualquer forma de poder nao?)
 
Ah, pelo que eu lembro...

No final das contas ele não queria destruir o Um, pois já estava "tomado" pelo mesmo. Ele cobiçava o anel, e ele poderia lhe dar poder. Creio que seja isso =]
 
Frodo cobiçou o anel somente nas Sammath Naur, quando o anel teve que fazer um bruto esforço para evitar sua destruição.
Mas Gollum acabou, acidentalmente fazendo o que tinah de ser feito e foi com o anel e um dedo do Frodo pro meio da lava.
 
Simplesmente pq Tom Bombadil era o ser mais foda de todos. Tenho medo dele.
E também a Saphyra respondeu corretamente... no livro, é mencionado que Tom Bombadil é tão velho quanto o mundo, logo era imune à "magia" do Anel.
 
Mas e Frodo? Quando ele cobiçou poder? Não me lembro disso.
Todos cobiçavam o Anel, até mesmo Gandalf.
Ele diz que usaria o Anel para o bem, mas isso não é possível, por isso Gandalf sequer tocava-o. Ele sabia, assim como a Galadriel, que, com o Anel, ele seria extremamente poderoso e terrível, é natural que a pessoa fique tentada. O que não a deixa cair em tentação é o carater.
O unico ser que não cobiçava o Anel era Tom, por isso o Anel não tinha efeito sobre ele.
 
bem Bombadil é um personagem a parte na trilogia. ninguem sabe quem ele é ou o q ele é. tem uma força incrivel (percebe-se, não?). uma força espiritual (virtude) q não o permite abalar com o simples poder do Um anel.
acho q, como Bombadil era livre de qualquer ganância por poder, isso lhe permitiu se preservar forte mesmo com o anel.
bem, acho q é isso, não tenho muita certeza, já q nao tenho muitos dados sobre ele.

ops, nao percebi q o q escrevi já foi dito. mas, completando, se juntarmos tudo q foi dito aqui, e tbm q Bombadil é, acima de tudo, muito poderoso.
vou ler o livro sobre Bombadil (acho q o nome é As aventuras de Tom Bombadil) q peguei emprestado. como tá em inglês, vai demorar pra mim ler (sou meio ruim, mas vou tentar).
 
Última edição por um moderador:
Na verdade, nem mesmo Tolkien sabia o papel de Tom no SdA. Tom não tem raça definida no contexto da estória, por isso o Um Anel não tem poder sobre ele.
O próprio Tolkien disse que o Um não surtiria efeito sobre Tom porque este não pertence à Arda como conhecemos. Ele não se encaixa em nenhuma das raças: elfos, humanos, anões, Valar.
Simplesmente pq Tom Bombadil era o ser mais foda de todos. Tenho medo dele.
E também a Saphyra respondeu corretamente... no livro, é mencionado que Tom Bombadil é tão velho quanto o mundo, logo era imune à "magia" do Anel.

Concordo planamente, Tom é uma "coisa" diferente. Nem Valar, nem Maiar, nem criatura tumular, ou elfo, ou homem, ou seja lá o que for, tem poder sobre ele. Podem talvez ser mais poderosos que ele, mas Tom não está "dentro" de seus domínios. Na certa ele só devia contas ao chefão, o Um.

Here we go again, Bombadil merece o Oscar!

Merece:clap:. Melhor coadjuvante de todos os tempos. O cara aparece rápidamente, rouba a cena e a galera num cança de comentar.

Tolkien deixou o assunto como pulga atrás da orelha do pessoal, esperteza dele. Mas bem que ele podia ter deixado um pouco mais de pistas, né?

Frodo cobiçou o anel somente nas Sammath Naur, quando o anel teve que fazer um bruto esforço para evitar sua destruição.
Mas Gollum acabou, acidentalmente fazendo o que tinah de ser feito e foi com o anel e um dedo do Frodo pro meio da lava.

É por isso que eu digo, Frodo tem todos os méritos do mundo. Mas que ele nadou, nadou e morreu na praia, isso num dá pra negar.
 
Bombadil, como diz bem seu nome élfico, é o Primeiro e Sem Pai (Iarwain Ben-Adan). Ele chegou à Arda antes do primeiro dos Valar, ou seja, antes de Melkor.
Não discutirei quem ele é neste tópico, sendo que minha querida irmãzinha Alanië já o colocou, ele "É".
Claro, isso me remete a outros estudos, mas, caso seja necessário, colocarei mas à frente.
Em suma, ele não surte efeito, de acordo com Tolkien, por Tom não ser pertencente a Arda, e não ser tocado por suas criaturas e suas extenções.
 
Resumindo Bombadil é O cara, intocável, um ser perfeito, ou seja próximo do ideal, não mundamo e reles mortal, ou reles imortal (elfos).
Ele é algo que nem Tolkien explicou e era diferente de tudo, e isso a meu ver deve bastar!:mrgreen:
 
Pq Bombadil não pertence à nenhuma das classes conhecidas, não é homem, elfo, anão, hobbit, mago...
É e vai continuar sendo um dos mistérios de Tolkien
Como diz no próprio livro, ele é mais antigo q tudo q eh conhecido, mais até que o próprio anel, vive despreocupado e leva alegremente sua vida; "Ele é"; ele "apenas é".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo