• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Metade dos americanos acredita na evolução

RSS

Usuário
Em pesquisa do jornal "USA Today", 53% aceitam que homem evoluiu de outros seres.
Mas 66% também falam em criação de Deus; 25% têm visão mista sobre tema.

More...
 
Como ainda tem gente que acredita nestas teorias religiosas?:blah:

Como um pais pode ser tão religioso e destruidor.
 
Ora Lobo, você critica os americanos, e depois vai defender exactamente o mesmo. O pior é que o Criacionismo é uma hipótese já excluída há mais de 150 anos. A Evolução é um facto, o Criacionismo é errado; agora se foi Deus que criou a vida na Terra ou não é outra história, e uma discussão diferente.

Mas o mais provável é que os americanos tenham respondido aquilo porque não sabem o que é o Criacionismo mesmo. :roll:
 
Ora Lobo, você critica os americanos, e depois vai defender exactamente o mesmo. O pior é que o Criacionismo é uma hipótese já excluída há mais de 150 anos. A Evolução é um facto, o Criacionismo é errado; agora se foi Deus que criou a vida na Terra ou não é outra história, e uma discussão diferente.

Mas o mais provável é que os americanos tenham respondido aquilo porque não sabem o que é o Criacionismo mesmo. :roll:

Meu caro Décimo, não critiquei ninguém, apenas disse que não tenho os americanos como um referencial para mim pessoalmente, e que eu discordo da parcela da população americana que não acredita no criacionismo, portanto não confunda as coisas assim. Acho meio radicalista ou fundamentalista você afirmar "criacionismo é errado", pois cada qual é livre para crêr no que bem entender, vc gostando disto ou não. Criacionismo se refere exatamente a se foi Deus que criou a vida na Terra, e sobre como foi este processo, quando e como, então não é um assunto diferente, é um todo que se complementa enquanto assunto. :think:
 
Acho meio radicalista ou fundamentalista você afirmar "criacionismo é errado", pois cada qual é livre para crêr no que bem entender, vc gostando disto ou não. Criacionismo se refere exatamente a se foi Deus que criou a vida na Terra, e sobre como foi este processo, quando e como, então não é um assunto diferente, é um todo que se complementa enquanto assunto. :think:

Certas coisas não são do critério de cada um Lobo. Você não pode ficar dizendo que o céu é cor-de-rosa e que os dinossauros ainda estão vivos, pelo simples facto de que isso é mentira. O mesmo acontece com o Criacionismo - não pode acreditar nele porque já está comprovado há muito tempo que é errado. Mas eu explico: o Criacionismo foi uma corrente de pensamento que surgiu no final do século XVIII e defendia que Deus tinha criado todas as espécie na Terra, em um determinado período da História (que se acreditava ter sido 5000 anos antes), e que desde então se tinham mantido imutáveis e inalteradas, não mudando.

No entanto, pouco depois surgiu um carinha chamado Darwin (na realidade foram muitos mais, mas ele é que foi o primeiro a surgir com algo concreto) que desenvolveu com base em factos que observou e interpretou correctamente uma teoria chamada Evolucionismo. Ele também acreditava que Deus tinha criado as espécies, no entanto tinha observado que elas, ao contrário do que se pensava, mudavam ao longo do tempo, estando muitas relacionadas entre si - ao mesmo tempo geólogos por todo o mundo iam sendo levados a concluir que o mundo tinha dezenas de milhões de anos, não os milhares que o Criacionismo defendia. Foi levado a concluir que o Homem tinha surgido por este mesmo processo, e achados arqueológicos posteriores vieram confirmar isso.

Hoje em dia ainda mais novos dados vieram dar ainda mais crédito a tudo isso, e hoje nem é mais uma hipótese, é uma teoria aceite por todos e incontestável. Ops, por todos não, tem uns americanos que acreditam. Mas como você disse, quem liga aos americanos?

Edit: Fui ler melhor a notícia, e parece que não é bem assim. Lá ninguém fala em Criacionismo, dizem sim que não acreditam que o Homem evoluiu de outros seres; apesar de o Criacionismo incluir isto, não quer dizer que acreditem em tudo o que é dito nele. Continua a ser uma grande ignorância não acreditar que o Homem evoluiu de outros seres, mas o Criacionismo era demais.
 
Última edição:
Eu acho que nenhuma das teorias criadas até agora chegaram nem perto da "verdade absoluta" da criação do universo.
 
Certas coisas não são do critério de cada um Lobo. Você não pode ficar dizendo que o céu é cor-de-rosa e que os dinossauros ainda estão vivos, pelo simples facto de que isso é mentira. O mesmo acontece com o Criacionismo - não pode acreditar nele porque já está comprovado há muito tempo que é errado. Mas eu explico: o Criacionismo foi uma corrente de pensamento que surgiu no final do século XVIII e defendia que Deus tinha criado todas as espécie na Terra, em um determinado período da História (que se acreditava ter sido 5000 anos antes), e que desde então se tinham mantido imutáveis e inalteradas, não mudando.

No entanto, pouco depois surgiu um carinha chamado Darwin (na realidade foram muitos mais, mas ele é que foi o primeiro a surgir com algo concreto) que desenvolveu com base em factos que observou e interpretou correctamente uma teoria chamada Evolucionismo. Ele também acreditava que Deus tinha criado as espécies, no entanto tinha observado que elas, ao contrário do que se pensava, mudavam ao longo do tempo, estando muitas relacionadas entre si - ao mesmo tempo geólogos por todo o mundo iam sendo levados a concluir que o mundo tinha dezenas de milhões de anos, não os milhares que o Criacionismo defendia. Foi levado a concluir que o Homem tinha surgido por este mesmo processo, e achados arqueológicos posteriores vieram confirmar isso.

Hoje em dia ainda mais novos dados vieram dar ainda mais crédito a tudo isso, e hoje nem é mais uma hipótese, é uma teoria aceite por todos e incontestável. Ops, por todos não, tem uns americanos que acreditam. Mas como você disse, quem liga aos americanos?

Então, meu caro Décimo, o Sr. Darwin provou que criacionismo é errado? Ou seus asseclas posteriores fizeram isto? Mas então por quê será que um tal de Sr. Tolkien acreditava piamente no criacionismo, hein? Um absurdo, não, uma cousa tão criticada, que estranho, não? Falando em provas científicas que atestem o evolucionismo, Décimo, talvez você não saiba, mas até hoje nunca foram encontrados os fósseis de ligação entre uma espécie e outra de animais ou plantas, sabia? Até o própio Darwin se achava em dúvidas, de se o evolucionismo fosse real, então porque não se encontravam os registros fósseis, sabia? Sim, Décimo, eu conheço o evolucionismo, não me julgue desinformado como você deu a entender, simplesmente por eu acreditar em algo que você considera errado. O evolucionismo é ainda uma hipótese, nunca deixou de ser, e não está de modo algum comprovado, sabia?

Ps; "registro-fóssil", sería o termo correcto, Décimo?
 
Tanto o Criacionismo quanto o Evolucionismo são teorias, ou seja, não foram comprovadas. Teorias que são comprovadas passam a ser fatos. Sendo assim, acreditar em um é tão válido quanto acreditar no outro. Darwin baseou-se em evidências, em observações, jamais conseguiu provar por A + B sua teoria (e eu até acho que não tenha tentado).

Eu não sou evolucionista nem criacionista, mas é mais provável que eu aceite a primeira...
 
Tanto o Criacionismo quanto o Evolucionismo são teorias, ou seja, não foram comprovadas. Teorias que são comprovadas passam a ser fatos. Sendo assim, acreditar em um é tão válido quanto acreditar no outro. Darwin baseou-se em evidências, em observações, jamais conseguiu provar por A + B sua teoria (e eu até acho que não tenha tentado).

Eu não sou evolucionista nem criacionista, mas é mais provável que eu aceite a primeira...

Ambas são hipóteses, portanto tem a mesma valía (teoricamente). Aí vai de você escolher, baseando-se no que sabe e no que acredita. Darwin tentou arduamente achar o registro-fóssil elo-perdido, e os maiores evolucionistas de diversas áreas da ciência posteriormente também tentaram, mas não puderam achar nada. Inclusive, houveram fraudes em relação a supostos fósseis de hominídeos, que na realidade não passavam de farsas, sabia? As evidências de Darwin são conceitos de suposição tão vagos, que não podem ser chamdas evidências de facto, apenas hipóteses, suposições, especulação cinetífica. :D
 
Tanto o Criacionismo quanto o Evolucionismo são teorias, ou seja, não foram comprovadas. Teorias que são comprovadas passam a ser fatos. Sendo assim, acreditar em um é tão válido quanto acreditar no outro. Darwin baseou-se em evidências, em observações, jamais conseguiu provar por A + B sua teoria (e eu até acho que não tenha tentado).

Eu não sou evolucionista nem criacionista, mas é mais provável que eu aceite a primeira...

Não; as duas são hipóteses, sendo o Evolucionismo aquele o verdadeiro e aceite pela comunidade científica em geral, ou seja, a teoria. ;)

Então, meu caro Décimo, o Sr. Darwin provou que criacionismo é errado?

Sim, de certo modo, embora nem ele tenha compreendido toda a dimensão daquilo que havia feito. De qualquer maneira, a sua teoria e os melhoramentos posteriores que lhe foram feitos puseram o Criacionismo KO.

Ou seus asseclas posteriores fizeram isto?

Todas as evidências posteriores vieram fortalecer a hipótese de Darwin.

Mas então por quê será que um tal de Sr. Tolkien acreditava piamente no criacionismo, hein? Um absurdo, não, uma cousa tão criticada, que estranho, não?

Tolkien era um escritor, e nisso poucos chegavam aos calcanhares dele, mas não era um cientista. Tendo sido criado num ambiente algo conservador e católico no final do século XIX, início do século XX, altura em que essas ideias ainda não estavam devidamente esclarecidas, principalmente nesse ambiente (ainda hoje em dia não estão muito bem), é normal que tenha aderido a elas.

Mas já agora, podia passar a documentação onde viu isso, tal? Porque ele sem dúvida acreditava na criação da vida por um Deus, mas não me lembro de ver nada que provasse que ele acreditava nessas coisas do criacionismo (imutabilidade das espécies ao longo dos tempos, etc). Nem me parece um assunto sobre o qual ele meditasse muito de qualquer maneira.

Falando em provas científicas que atestem o evolucionismo, Décimo, talvez você não saiba, mas até hoje nunca foram encontrados os fósseis de ligação entre uma espécie e outra de animais ou plantas, sabia?

Archaeopteryx lithographica

attachment.php


Só para referir um exemplo clássico. =]

Até o própio Darwin se achava em dúvidas, de se o evolucionismo fosse real, então porque não se encontravam os registros fósseis, sabia? Sim, Décimo, eu conheço o evolucionismo, não me julgue desinformado como você deu a entender, simplesmente por eu acreditar em algo que você considera errado. O evolucionismo é ainda uma hipótese, nunca deixou de ser, e não está de modo algum comprovado, sabia?

Ps; "registro-fóssil", sería o termo correcto, Décimo?

O Evolucionismo está mais que provado através de registros fósseis - são centenas de milhares como o que eu postei acima. Mas Lobo, o melhor conselho que te posso dar agora é: leia. Leia muito mesmo. Comece pela Origem das Espécies e passe para livros científicos - os de Biologia do ensino secundário (os últimos anos antes da faculdade) devem servir.
 

Anexos

  • archaeopteryx.jpg
    archaeopteryx.jpg
    17,1 KB · Visualizações: 81
Não; as duas são hipóteses, sendo o Evolucionismo aquele o verdadeiro e aceite pela comunidade científica em geral, ou seja, a teoria. ;)

Vc não pode afirmar que o Evolucionismo é o "verdadeiro"! Só pq é aceito pela comunidade científica não quer dizer que seja verdade. Pode ser uma verdade pra vc, mas vc não pode estender isso ao resto do mundo!

E o Criacionismo é uma teoria sim. Não é preciso ser ciência pra ser teoria...
 
Vc não pode afirmar que o Evolucionismo é o "verdadeiro"! Só pq é aceito pela comunidade científica não quer dizer que seja verdade. Pode ser uma verdade pra vc, mas vc não pode estender isso ao resto do mundo!

E o Criacionismo é uma teoria sim. Não é preciso ser ciência pra ser teoria...

Concordo com algo aqui, o Evolucionismo assim como qualquer outra teoria científica não é nem pode ser considerado verdadeiro, se assim o fosse então para quê a ciência? Para quê o método científico? A ciência só é ciência devido a sua mutabilidade o que é aceito hoje pode não ser aceito amanhã e está aí a essência de sua beleza. Da mesma forma não podemos considerar o Criacionismo como verdadeiro e não porque ele não consiste em uma teoria. Isto mesmo, o Criacionismo não é uma teoria! Ele é um dogma, ou seja, algo fortemente atado a crenças sejam elas religiosas ou não e que não é passível de modificações, ou seja, imutável e portanto não é uma teoria.

Quanto em quê acreditar, acho que aqui deve imperar o livre arbítrio e cada qual que escolha a sua crença. Eu como estudante de biologia, com grande interesse na área da sistemática filogenética que tem como principal objetivo estudar e compreender as relações entre as espécies, acredito no Evolucionismo, e acho que o mesmo já possui um arcabouço suficientemente sólido que o sustenta e cada dia mais e mais estudos o comprovam. Aconselho aos que não conhecem muito sobre o assunto procurar literatura pertinente, tais como livros (acho que os publicados pelo Stephen Jay Gould, além do próprio Darwin são um bom começo) e artigos cientifícos.
 
Concordo com algo aqui, o Evolucionismo assim como qualquer outra teoria científica não é nem pode ser considerado verdadeiro, se assim o fosse então para quê a ciência? Para quê o método científico? A ciência só é ciência devido a sua mutabilidade o que é aceito hoje pode não ser aceito amanhã e está aí a essência de sua beleza. Da mesma forma não podemos considerar o Criacionismo como verdadeiro e não porque ele não consiste em uma teoria. Isto mesmo, o Criacionismo não é uma teoria! Ele é um dogma, ou seja, algo fortemente atado a crenças sejam elas religiosas ou não e que não é passível de modificações, ou seja, imutável e portanto não é uma teoria.

Quanto em quê acreditar, acho que aqui deve imperar o livre arbítrio e cada qual que escolha a sua crença. Eu como estudante de biologia, com grande interesse na área da sistemática filogenética que tem como principal objetivo estudar e compreender as relações entre as espécies, acredito no Evolucionismo, e acho que o mesmo já possui um arcabouço suficientemente sólido que o sustenta e cada dia mais e mais estudos o comprovam. Aconselho aos que não conhecem muito sobre o assunto procurar literatura pertinente, tais como livros (acho que os publicados pelo Stephen Jay Gould, além do próprio Darwin são um bom começo) e artigos cientifícos.

Já leste o livro "Os Dentes da Galinha", de Stephen Jay Gold? Eu já li muito material evolucionista, nunca formo minha opinião sem pelnitude de conhecimento dos fatos. A propósito, o criacionismo não é imposto, você acredita no que quiser... :roll: Na verdade, o que consta na mídia massiva e livros didáticos, é o evolucionismo apenas e tão somente, da parte de quem a imposição?
 
Já leste o livro "Os Dentes da Galinha", de Stephen Jay Gold? Eu já li muito material evolucionista, nunca formo minha opinião sem pelnitude de conhecimento dos fatos. A propósito, o criacionismo não é imposto, você acredita no que quiser... :roll: Na verdade, o que consta na mídia massiva e livros didáticos, é o evolucionismo apenas e tão somente, da parte de quem a imposição?

Já li sim Lobo. E em nenhum momento falei que o Criacionismo é imposto. o que eu falei é que é um dogma fortemente atado à crenças religiosas. Em nenhum momento falei em imposição, afinal eu sou católica e acredito no evolucionismo apesar do que é 'pregado' pela minha religião. Como já falei antes... viva o livre arbítrio.
 
teoria do Lat. theoria (Gr. theoría, acção de olhar, especulação) s. f., conhecimento especulativo, puramente racional; conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência; doutrina ou sistema acerca desses princípios;opiniões sistematizadas; hipótese; suposição; especulação; sistema; tese; conjectura; noções gerais.

Logo, o Criacionismo é uma teoria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo