• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Augustus - O Primeiro Imperador

Haran

ㅤㅤ
Olá,

Augustus - O Primeiro Imperador é um filme que retrata a vida de Augustus, sobrinho de Julio Cesar e primeiro imperador de Roma. É um filme feito para TV, ou seja, a parte técnica do filme deixa um pouco a desejar. O cenário, por exemplo, não é um dos melhores (em uma parte Augustus chega a discursar com apenas o céu azul atrás dele) e o filme não possui atores extraordinários (no máximo Peter O'Toole, o Príamo de Tróia, como Augustus). Além disso, confesso que o filme demora a engatar.

Apesar de tudo isso é um filme que, pelo menos, vale a pena ser visto. Augustus, já velho reconta sua história para sua filha, desde sua luta ao lado de Julio Cesar na Espanha, a morte deste, sua fuga, retorno e luta para tomar o poder, o segundo triunvirato, até a luta contra Marco Antonio e outros inimigos. Conta tudo na tentativa de convencer sua filha a se casar contra sua vontade e harmonizar o poder do Império. O filme se alterna entre as duas épocas: ora passa as discussões e conflitos da família de Augustus, este já velho, a respeito de sua sucessão, ora retorna ao passado para conhecer toda a história de Augustus. É um filme muito interessante no quesito histórico, ainda mais para quem gosta de filmes do estilo e/ou se interessa pelo assunto.

Aqui está o link do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0340529/

B0006D3HDI.01._SS500_SCLZZZZZZZ_V1100087226_.jpg


É isso.
 
Eu amo o Império Romano, o latim, a cultura, a história! Caesar Avgvstvs, a meu ver, foi o mais sábio dos imperadores do primeiro período do império. A Pax Romana foi estabelecida em seu "reinado", e a romanitas se desenvolveu plenamente. Penso q se este filme tiver coerência histórica, já é motivo de sobra para assistir! Ótima notícia, melhorou ainda mais o meu dia (q já estava maravilhoso). =)

Abraços.
 
É bom que eles deixem bem claro qual era o tal Augustus, pq todos os governantes de Roma eram césares e augustus. As vezes até os dois juntos.. visto que esses 'nomes' eram somente títulos do gênero 'filho de deus' e etc
 
Esse Augustus aí é o responsável pelo nosso calendário atual?
 
Todo o nosso calendário é de origem romana, como julho foi em homenagem à Júlio César, setembro vem da palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do Calendário Romano, que começava em março (que vem do nome do Deus Marte, considerado pai do Rômulo e do Remo, fundadores de Roma), outubro vem de octo (oito), e assim por diante.
 
Pois é já achei a informação... mas agora resta saber se esse Augustus aí é o nosso agosto mesmo!

O primitivo calendário da cidade de Roma era um calendário lunar, e tinha 304 dias, divididos em dez meses, desde Março a Dezembro. O ano começava em 1 de Março.

Em (616-579 BC) o etrusco Tarquinius Priscus, por receio supersticioso dos meses com números pares, deu um dia mais a Janeiro, e sistema passou a ser de um ano com doze meses e 355 dias. Janeiro tinha 29 dias, Fevereiro tinha 28"0Fevereiro tinha 28 dias, Maio, Julho e Outubro 31 dias, Janeiro, Abril, Junho, Agosto, Setembro, Novembro e Dezembro 29 dias.

Mais tarde Júlio César, numa reforma aconselhada pelo astrônomo alexandrino Sosígenes, adaptou um calendário com 365,25 dias no ano trópico, que mesmo assim era maior que o ano solar em 11m e 14seg. Isto dava um erro de 3 dias em cada 400 anos.

Desta forma, atribuiu 445 dias ao ano de 46 A.C., para reajustar o ano civil ao solar. A diferença de 6 horas entre o ano solar e o ano civil (na altura) era ajustado de 4 em 4 anos, no mês de Fevereiro, dia 24, repetindo esse dia.

Estes anos de 366 dias, chamam-se bissextos, porque os latinos chamavam o dia 25 de Fevereiro "bi-sextus kalendas Martii" quando este tinha 29 dias. O começo do ano, passou nesta altura, de 1 de Março para 1 de Janeiro.

Mudou-se também o nome do quinto mês do ano "quintilius" para Julho (Julius) em homenagem a Júlio César, e mais tarde o sexto mês "sextilius" passa para o que hoje é Agosto ( Augustus )em homenagem a Octávio César Augusto.
 
Júlio César (Gaius Iulius Caesar), na verdade nunca foi Imperador (Princeps), foi apenas Imperator (General Vitorioso), Cônsul, e dictator vitalício na fase final. Adotou Octávius, q passou a usar o nome de Octavius Iulius Caesar. Após as reviravoltas q acabaram com o Segundo Triunvirato, e fizeram de Octavius o primeiro imperador, este passou a adotar o título de Augustus, ("O Magnífico", "O Fabuloso"). Foi assim Octávius, o cônsul que venceu Marco Antonio e Cleópatra na Batalha Naval de Actium, e que afastou Lépido do governo da África e Sicília, o primeiro imperador romano propiamente dito.
 
Adoro filmes épicos, sejam de boa qualidade ou não. É claro que uma bela fotografia sempre ajuda, mas se o filme conta as histórias de acordo com o que realmente aconteceu, ótimo! :)
Pena que esse filme deve ser catálogo...
 
É um filme muito interessante no quesito histórico, ainda mais para quem gosta de filmes do estilo e/ou se interessa pelo assunto.

Filmes como esse colaboram para dar à história a equivocada imagem de ciência que estuda heróis individuais que mudam o rumo do mundo. :-(
Mas com certeza vou assistir. Adoro filmes épicos e adoro Império Romano.

É bom que eles deixem bem claro qual era o tal Augustus, pq todos os governantes de Roma eram césares e augustus. As vezes até os dois juntos.. visto que esses 'nomes' eram somente títulos do gênero 'filho de deus' e etc

Augustus significa divino, superior. Otávio foi assim declarado pelo senado após a vitória sobre Marco Antônio. Passou a adotar o título ao nome assim como todos os imperadores que o procederam. Acabou que Augustus se tornou sinônimo de Imperator. Caesar era a denominação de uma espécie de "imperador júnior", o herdeiro a quem o imperador passaria o seu poder monárquico, que não precisava ser exatamente um filho ou um parente.

Pois é já achei a informação... mas agora resta saber se esse Augustus aí é o nosso agosto mesmo!

É.
 
Bem, como estudioso de latim, posso afirmar que a palavra "Avgvstvs" ("Augusto"), é ambigua. Tanto pode ela significar "divino", como pode significar "fabuloso", ou "magnífico". A questão é que certos conceitos, para os antigos romanos, éram muito semelhantes entre sí, ou mesmo vagos, algumas vezes. =)
 
Bem, como estudioso de latim, posso afirmar que a palavra "Avgvstvs" ("Augusto"), é ambigua. Tanto pode ela significar "divino", como pode significar "fabuloso", ou "magnífico". A questão é que certos conceitos, para os antigos romanos, éram muito semelhantes entre sí, ou mesmo vagos, algumas vezes. =)

Ei Lobo você é de Portugal?
 
Ué, ressuscitaram meu tópico.

Filmes como esse colaboram para dar à história a equivocada imagem de ciência que estuda heróis individuais que mudam o rumo do mundo. :-(
Mas com certeza vou assistir. Adoro filmes épicos e adoro Império Romano.

Acho que ninguém hoje em dia tem essa visão. No colegial mesmo vemos assuntos gerais (Revolução Cubana, Guerra da Secessão, etc) e mesmo personagens importantes são vistos rapidamente (Alexandre, Che, etc).

É claro que, tratando-se de um romance, a coisa fica diferente. Se não vira documentário.

Augustus significa divino, superior. Otávio foi assim declarado pelo senado após a vitória sobre Marco Antônio. Passou a adotar o título ao nome assim como todos os imperadores que o procederam. Acabou que Augustus se tornou sinônimo de Imperator. Caesar era a denominação de uma espécie de "imperador júnior", o herdeiro a quem o imperador passaria o seu poder monárquico, que não precisava ser exatamente um filho ou um parente.

Que eu saiba o nome de César que foi adotado com título de um imperador.


Júlio César (Gaius Iulius Caesar), na verdade nunca foi Imperador (Princeps), foi apenas Imperator (General Vitorioso), Cônsul, e dictator vitalício na fase final. Adotou Octávius, q passou a usar o nome de Octavius Iulius Caesar. Após as reviravoltas q acabaram com o Segundo Triunvirato, e fizeram de Octavius o primeiro imperador, este passou a adotar o título de Augustus, ("O Magnífico", "O Fabuloso"). Foi assim Octávius, o cônsul que venceu Marco Antonio e Cleópatra na Batalha Naval de Actium, e que afastou Lépido do governo da África e Sicília, o primeiro imperador romano propiamente dito.

Qual seria a diferença entre um ditador vitalício e um imperador?

-

Wikipédia: Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperadorCésar Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rómulo (calendário romano).
 
Não, pois. Mas por quê a tal pergunta? :think: Estou curioso, pois.:mrgreen:


Ps; Na verdade sou brasileiro, mas gostaria de morar em Portugal, não que o Brasil seja ruim, muito bem pelo contrário, mas eu sempre gostei de Portugal, pois.

É que você usa acentos onde não tem. Tipo naquele éram ali em cima...
Achei que era algum português fazendo confusão!
 
Bem, como estudioso de latim, posso afirmar que a palavra "Avgvstvs" ("Augusto"), é ambigua. Tanto pode ela significar "divino", como pode significar "fabuloso", ou "magnífico".

Polêmicas de tradução à parte, o caso é que as expressões são quase sinônimos e expõem bem a idéia que o Senado (e o próprio Otávio) quis passar.

Ué, ressuscitaram meu tópico.

O Lobo é expert nisso...

Haran Alkarin disse:
Acho que ninguém hoje em dia tem essa visão. No colegial mesmo vemos assuntos gerais (Revolução Cubana, Guerra da Secessão, etc) e mesmo personagens importantes são vistos rapidamente (Alexandre, Che, etc).

Que bom que já há essa renovação de pensamento. Mas essa visão ainda vai demorar muito tempo para atingir demais camadas da população.

Haran Alkarin disse:
Qual seria a diferença entre um ditador vitalício e um imperador?

O título. É, só isso. Além de alguns poderes políticos que um imperador pode instituir como bem lhe convém, enquanto que o ditador ainda mantém certa relação com o povo e seus "representantes". Júlio César colocou todas as bases para instalar a monarquia de fato. Mas foi assassinado antes. Augusto é considerado o primeiro Imperador de fato.
 
Gostaria se for possível obter ajuda para poder descrever esse filme é pico, pois sou deficiente visual e estou no terceiro semestre do curso de letras e tenho a disciplina literatura Latina, preciso para amanhã. Parabéns pelo site, muito bom.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo