• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia- Uma ciência

Filologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ir para: navegação, pesquisa
A filologia (do grego antigo Φιλολογία, "amor ao estudo, à instrução") é a ciência que estuda uma língua, ou literatura, cultura, civilização, sob a óptica histórica, a partir de documentos escritos. Contudo, a abordagem científica do desenvolvimento de uma língua ou de famílias de línguas, especialmente a pesquisa da história de sua morfologia e e fonologia, tradicionalmente chamada filologia, foi englobada pelo que hoje se chama Lingüística Histórica. Embora ainda haja filólogos dos mais variados matizes trabalhando na Kulturgeschichte, estudos literários e demais, a filologia hoje é principalmente associada ao estudo material e crítico dos textos. Vide as disciplinas da Ecdótica, Crítica Textual, Paleografia e Epigrafia. Filólogos de renome que tenham rendido análises civilizacionais e/ou literárias completas (ou do Espírito, como o querem os alemães, sob a alcunha Geistgeschichte) seriam Werner Jaeger, Ernst Robert Curtius, Ulrich Wilamowitz-Moellendorf; similares, mas perlustrando também ramos outros da filologia, em variantes escalas, seriam Maria Helena da Rocha Pereira, Martin L. West, Eduard Fraenkel.
A filologia aborda, portanto, problemas de datação, localização e edição de textos. Para tanto, ela se apoia na Histórica e em seus ramos (como a história das religiões etc.), na lingüística, na gramática, na estilística, mas também em disciplinas ligadas à arqueologia, como a epigrafia ou a papirologia.
Num registro documental o filólogo pode traçar o desenvolvimento em geral.

-------------------------------------------------------------------------

Quem aí se interessa por idiomas e filologia (uma ciência q estuda principalmente idiomas)? Eu sempre tive paixão por linguística. Bom, eu estou muito afim de debater sobre isto, o q vcs pensam sobre filologia? Tem alguém aí q tenha interesse em seguir carreira profissional de filólogo, ou tradutor, etc? :think: Vamos debater sobre esta ciência...
 
Última edição:
Ah, eu gosto muito. Queria ter tempo e dinheiro para aprender muitas línguas. Adoro a etmologia, com ela você aprende muito. É bom conehcer a origem das palavras, o significado de radicais podem te ajudar bastante, tanto para palavras incomuns do próprio idioma, quanto para outros idiomas. Mas até hoje nunca estudei línguas muito diferentes, só o inglesão de praxe, e as latinas... interessante
 
Eu sempre tive um imenso interesse por Latim.
Já pensei em cursar letras e tudo o mais, mas a minha paixao por politica falou mais alto.
E meus pais tambem falaram muito alto dizendo que Latim é uma lingua morta.
Hahahaha, mas que que eu posso fazer se acho linda e misteriosa?!
 
Eu sempre tive um imenso interesse por Latim.
Já pensei em cursar letras e tudo o mais, mas a minha paixao por politica falou mais alto.
E meus pais tambem falaram muito alto dizendo que Latim é uma lingua morta.
Hahahaha, mas que que eu posso fazer se acho linda e misteriosa?!

Ave patricia!

Veritas. Clare isto vero, latius mortua loquor est, autem pulchra et mysteria. Pars de suavitas constiti in, et tamen est loquor antiqua et atticum est, sonatus in tempus lotus de historia humana. De facto, de latius adlectatoris est ad meum.


Sem dúvida, eu também amo o antigo idioma romano. :D

Abraços.
 
Última edição:
Ave patricia!

Veritas. Clare isto vero, latius mortua loquor est, autem pulchra et mysteria. Pars de suavitas constiti in, et tamen est loquor antiqua et atticum est, sonatus in tempus lotus de historia humana. De facto, de latius adlectatoris est ad meum.

Sem dúvida, eu também amo o antigo idioma romano. :D

Abraços.

AMÉN?!8-O

Hhaahahha, estou brincando...
Eu entendi uma coisa ou outra do que você disse...
Incrivel como 'soa' lindo por mais que seja semelhante ao nosso idioma...

Eu tinha um dicionario de latim que era do meu bisavô, ele era tão bonitinho. Quando eu tinha 13 anos ficava formando frases em latim pelo dicionario. Claro que passaram-se cinco anos e tudo se foi da minha caxola...

Lembro de uma frase que eu criei, sempre que ficava nervosa eu falava baixinho para mim mesma:

"Ego teneo secundae"
ou
"Futilis teneo secundae"

Latim é uma lingua que para mim, tem um poder espiritual, talvez por ser antiga mesmo...:grinlove:
 
Ah, eu gosto muito. Queria ter tempo e dinheiro para aprender muitas línguas. Adoro a etmologia, com ela você aprende muito. É bom conehcer a origem das palavras, o significado de radicais podem te ajudar bastante, tanto para palavras incomuns do próprio idioma, quanto para outros idiomas. Mas até hoje nunca estudei línguas muito diferentes, só o inglesão de praxe, e as latinas... interessante

Um fator muito interessante é que o inglês tem muita coisa do latim também, ao contrário das outras línguas germânicas, q são mais teutas no sentido extremo da palavra, mas de fato, o inglês é quase indispensável quando se pensa em idiomas atualmente. Quais línguas latinas vc gosta mais, eu particularmente prefiro o latim clássico, o romeno, e o italiano, línguas q eu admiro muito. Um dia quero estudar o romeno profundamente. :think:


Abraços.
 
Eu sempre tive um imenso interesse por Latim.
Já pensei em cursar letras e tudo o mais, mas a minha paixao por politica falou mais alto.
E meus pais tambem falaram muito alto dizendo que Latim é uma lingua morta.
Hahahaha, mas que que eu posso fazer se acho linda e misteriosa?!

Também gosto muito de latim, e espero conseguir um tempo para poder estudar mais sobre este idioma que admiro tanto, tá bem, confesso que meu interesse não é puramente filólogo afinal em minha futura profissão (bióloga) estamos em contato direto com este idioma responsável por nomear qualquer ser vivo sobre este planeta! Mas é interessante pensar no significado dos nomes das espécies, quando você procura sabê-los eles se revelam criativos, misteriosos e divertidos!!

não sei se o Lobo vai tomar conhecimento do meu post, afinal estou em sua ignore list :roll:
 
Também gosto muito de latim, e espero conseguir um tempo para poder estudar mais sobre este idioma que admiro tanto, tá bem, confesso que meu interesse não é puramente filólogo afinal em minha futura profissão (bióloga) estamos em contato direto com este idioma responsável por nomear qualquer ser vivo sobre este planeta! Mas é interessante pensar no significado dos nomes das espécies, quando você procura sabê-los eles se revelam criativos, misteriosos e divertidos!!

não sei se o Lobo vai tomar conhecimento do meu post, afinal estou em sua ignore list :roll:

:lol:

A Ignored List é forte, mas não é poderosa o suficiente para impedir o Lupus Maximus aqui de tomar conhecimento de vossos posts, minha cara... :mrgreen:

Realmente em biologia, e diversas outras áreas, o latim se faz necessário para uma melhor compreensão de todos os fatores, de capite ad calcem.

Se tiveres algum dia dúvidas latinas que não estiver porventura conseguindo sanar, comunique ao Lobo, que eu irei ajudá-la conforme puder. :D

Ave populus!

E digo mais meus nobres, como estou de muito bom humor, vamos acrescentar mais um bônus neste tópico: se qualquer membro do fórum (desde que não esteja em minha Ignored List), quiser ou precisar de alguma tradução de latim, pode também postar aqui, ou me mandar MP, que eu traduzirei gratuitamente... :D
 
Última edição:
Querido Lobo, mandei uma MP para você! :)

Bom, eu já estudei frances há muito tempo... Mas tudo se foi tambem.
É aquela velha história, se não praticar, se esquece...
A lingua que falo fluentemente é o inglês mesmo, mas isso hoje em dia, a maioria o faz.
Espanhol falo muito pouco, por ter nascido no Paraguai e tudo o mais... (isso nao vem ao caso).

Mas é interessante pensar no significado dos nomes das espécies, quando você procura sabê-los eles se revelam criativos, misteriosos e divertidos!!

Exatamente!! Hahahaha

inclusive até com o nome das pessoas mesmo...
Me chamo Anastásia, não sei se vem do latim...
 
Querido Lobo, mandei uma MP para você! :)

Bom, eu já estudei frances há muito tempo... Mas tudo se foi tambem.
É aquela velha história, se não praticar, se esquece...
A lingua que falo fluentemente é o inglês mesmo, mas isso hoje em dia, a maioria o faz.
Espanhol falo muito pouco, por ter nascido no Paraguai e tudo o mais... (isso nao vem ao caso).



Exatamente!! Hahahaha

inclusive até com o nome das pessoas mesmo...
Me chamo Anastásia, não sei se vem do latim...

Já respondi sua Mp, minha cara, colocarei a frase aqui também, pois é uma frase muito bela:

"Solus unus tempus vivere, autem cum sperare" :D

Quanto ao seu nome, creio q venha do russo, talvez derivado de uma raiz grego-bizantina mais antiga.

Abraços. :abraco:
 
Última edição:
Obrigada mon chèr ami!!:kiss:
Recebi a MP, e já coloquei a frase na minha nova assinatura!
Antes eu tinha a frase em inglês, mas como disse, Latim representa para mim uma lingua com grande poder espiritual, e essa frase tambem representa muito para mim :yep:

Aos que tiverem curiosidade quanto ao significado:

"Vivere solus unus tempus, autem cum sperare"
- "Viver apenas uma vez, porém com esperança."

[Filosofar mode on]

No final das contas, a vida é isso... Milan Kundera dizia "De que vale a vida, se o proprio ensaio da vida, já é a vida?!", gosto muito do autor, mas contesto. O que a torna tão valiosa é esse fator: Única. Então que todos nós vivamos com esperança para cada raiar de Sol, e consigamos ver a beleza sempre na simplicidade das coisas...:cerva:

[Filosofar mode off]

Melhor parar com as minhas filosofias antes que briguem comigo hahaha
 
Filologia é uma disciplina que eu queria que tivesse na grade do meu curso. Mas, como foi dito, ela foi englobada pela Lingüística.
Eu pensei em fazer alguma especialização em Filologia; até cheguei a ler um livro de um grande estudioso do tema e professor da USP. Mas sem uma base e sem um bom conhecimento de línguas não dá pra encarar.
 
Lobo, apaga pelo menos os hiperlinks :mrgreen:

Os hiperlinks da Wikipédia no primeiro post, sobre termos e personalidades da filologia, etc, talvez sejam interessantes aos q desejarem se aprofundar mais nesta ciência, penso... :think:

E além do mais apagá-los daría-me um muito grande e desnecessário trabalho... Preciso evitar a fadiga. =)
 
Tem alguém aí q tenha interesse em seguir carreira profissional de filólogo, ou tradutor, etc? :think: Vamos debater sobre esta ciência...

Mmm... já que você perguntou, sim, eu gostaria de ser tradutora, especialmente de livros, do inglês para o português. Letras está na minha lista de opções para cursos de universidade, mas talvez eu acrecente Filologia (pelo que vi, ela é uma espécie de especialização, não é?).
Na realidade, o que eu queria mesmo era estudar inglês antigo, e outras línguas germânicas e escandinavas arcaicas, para entender melor o surgimento de algumas expressões, nomes e palavras em geral modernas.
 
Mmm... já que você perguntou, sim, eu gostaria de ser tradutora, especialmente de livros, do inglês para o português. Letras está na minha lista de opções para cursos de universidade, mas talvez eu acrecente Filologia (pelo que vi, ela é uma espécie de especialização, não é?).
Na realidade, o que eu queria mesmo era estudar inglês antigo, e outras línguas germânicas e escandinavas arcaicas, para entender melor o surgimento de algumas expressões, nomes e palavras em geral modernas.

Você estuda Old Norse, o dialeto geral dos países escandinavos e de parte da Inglaterra durante a Viking Age? Digo, porque este é um dos idiomas no qual é possível encontrar muito das raízes das expressões nórdicas atuais, é muito legal. :D Eu sei q vc estuda islandês e finlandês, duas línguas magníficas, das quais eu nada ou pouquíssimo sei, infelizmente, mas espero um dia ter a chance de aprender-las. É verdade o q dizem, de q o finlandês tem uma fonética muito semelhante ao italiano, em especial na entonação? :think:
 
Eu estudo Old Norse, me krig brór. :cool: Vou fazer uma seleção de links para recomendar-lhe. Até mais. =)

Obrigado, Lobo! Comecei a me interessar em virtude de bandas que escuto e depois pelo incidente que aconteceu na Noruega, no início dos anos 1990, com o Inner Circle. Desde então me interesso por linguas antigas e cultura escandinava.
 
Obrigado, Lobo! Comecei a me interessar em virtude de bandas que escuto e depois pelo incidente que aconteceu na Noruega, no início dos anos 1990, com o Inner Circle. Desde então me interesso por linguas antigas e cultura escandinava.

Não conheço tal incidente... :think: De que se trata?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo