• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A invasão dos povos do mar

Elminster

Usuário
Alguém pode me passar tudo o que sabe sobre a invasão dos povos do mar lá pelo ano de 1000 a.c. ?

Estou pesquisando á fundo o assunto Fenícia-Brasil e gostaria de conseguir algumas pistas que envolvam esta invasão, agradeço de alma! :mrgreen:
 
Ah, é de fato um assunto magnífico mas controverso a referida invasão dos povos do mar, que originou teorias como a dos povos vermelhos, ou hipóteses como as migrações escalonadas arianas, ambas antagônicas. E ainda com estas movimentações destrutivas dos povos do mar, que esmagaram o império hitita, vieram sobre a Hélade povos do norte, os dórios, com sua armas de ferro, em plena Éra do Bronze... (Alguns povos, como os hititas, possuíam armas de ferro já na éra do bronze), e até os egípcios sentiram o efeito devastador de tais incursões. Vou organizar melhor os dados de que disponho sobre, e aí eu posto aqui, Elminster.
 
Os Hicsos também causaram um baita estrago no, até então, pacífico império egípcio.
Os Dórios formaram esparta, revolucionando a política séculos depois e barrando a invasão persa de Xerxes.
Os grandes navegadores Fenícios, podem ter chegado aos quatro cantos do mundo 2000 anos antes dos europeus, arqueólogos procuram indícios dele no Brasil e no centro da áfrica.
E por fim meus favoritos, os vikings, que exploraram o mundo na idade média e que hoje produzem metal de qualidade(a múisica).:mrgreen:
 
Em algum lugar, um professor no começo do século XX andou pesquisando sobre o assunto e acabou achando algumas evidências. Não me lembro o nome dele, mas lembrarei.

Mas diz uma lenda que um famoso rei fenício veio expulso para o Brasil, perto do Século VII a.C.
O nome dele era Badezir. E, dizem os mais aficcionados, que dele vem o nome "Brasil" - Badezir, Baradezil, Bradezil, Bradil, Brasil.
Embora este tenha sido um nome comum, e apenas semelhante- Brasil - na europa, sendo um radical, e nas terras índigenas, com outro significado.
 
"Tur Phoenician Badzir Bar Yethbaal"...

A inscrição sería mais ou menos assim, só q de trás pra frente. Os fenícios, arameus, e a maioria dos povos semitas escrevem ou escreviam da esquerda para a direita... A inscrição significa "Tiro Fenícia, Badezir, primogênito de Jetbaal..." A língua dos antigos fenícios éra muito semelhante ao aramaico e hebraico...

De facto, é muito interessante...
 
Última edição:
Mas diz uma lenda que um famoso rei fenício veio expulso para o Brasil, perto do Século VII a.C.
O nome dele era Badezir. E, dizem os mais aficcionados, que dele vem o nome "Brasil" - Badezir, Baradezil, Bradezil, Bradil, Brasil.
Embora este tenha sido um nome comum, e apenas semelhante- Brasil - na europa, sendo um radical, e nas terras índigenas, com outro significado.

Além disso existe o termo tupi "carioca" que na língua fenícia "oca" significa casa e "cari" branco, ou seja os Tupis q habitavam a regiao do Rio de janeiro denominavam a região da Guanabara como "casa dos brancos". Essa etimologia é a que eu acho mais interessante.

Já disse que em uma cidade á 107 km de manaus foi encontrado quarenta urnas funerárias, sendo que o processo era adotado pelos Fenícios.
 
Não sei nada sobre os povos do mar mas devo ressaltar que acho curiosa a forma como as coisas que vêm do mar, voltam para o mar. Digo isso porque quando vou à praia vejo tios deveras barrigudos comendo camarão e peixe e, bem, sempre sobram espinhas e cabeças e não é lá tão raro elas serem esquecidas na areia e serem levadas pelo mar ou serem diretamente atiradas no mesmo.

Daí a regra: veio do mar, volta para o mar.
























xD
 
Esses fenícios provavelmente tiveram contato com alguns indígenas daqui, e depois se miscigenaram ou foram exterminados por esses ou outros indígenas.
Da mesma maneira que aconteceu, 1000 anos depois com Erik, o vermelho e os Skraelings da Groenlândia e de Labrador.
 
Salvo o extremo misticismo, seria muito importante descobrir o passado do Brasil. Mas nós destroçamos os índios. E os que sobraram pra contar história, não sobraram, ou não sabem a história. E a maior parte pode ter sido esquecida, já que nossos índios jogam futebol, usam bermuda e tem celular com bluetooth (não que isso seja algo ruim).
Se eu fosse historiador e tivesse os recursos, ou ainda que não fosse, mas tivesse os recursos, iria atrás da história pré-colombiana da América do Sul.

Embora os românticos tenham tentado no século XIX, colocar o índio como o herói nacional, poucos fizeram alguma descoberta e misturaram algumas coisas.

Como por exemplo, o verso mais famoso de Gonçalves Dias:

"Na minha terra tem palmeiras onde canta o Sabiá"

As palmeiras são originarias da África! e Sabiá não canta em palmeiras.
 
Eu pretendo um dia juntar tudo relacionado a fenícios no Brasil, tudo mesmo e promover um conselho entre os historiadores e arqueólogos brasileiro para provar a todos. Depois faria com que o congresso e o presidente aprovassem lei que colocasse este trecho esquecido do Brasil nos livros didáticos. Podem me taxar de sonhador e maluco, pois assim disseram as pessoas dos grandes descobridores do mundo. :mrgreen:
 
Você tem interesses sobre o idioma dos fenícios?

Uma das mais antigas escritas semíticas de que se tem notícia é o alfabeto fenício. Originário da escrita hierática egípcia, esse alfabeto (ou uma forma mais antiga), escrito da direita para a esquerda, foi a base para outros surgidos na mesma região e depois levados para o sul.

phoen.jpg
 
Última edição:
Os Dórios formaram esparta, revolucionando a política séculos depois e barrando a invasão persa de Xerxes.

Na verdade, a glória maior nas Guerras Médicas coube aos atenienses e sua esquadra. Essa foi um dos principais motivos da ascenção político-econômico ateniense no período posterior, com a aquisição de tamanho prestígio.

O nome dele era Badezir. E, dizem os mais aficcionados, que dele vem o nome "Brasil" - Badezir, Baradezil, Bradezil, Bradil, Brasil.

:lol:

Além disso existe o termo tupi "carioca" que na língua fenícia "oca" significa casa e "cari" branco, ou seja os Tupis q habitavam a regiao do Rio de janeiro denominavam a região da Guanabara como "casa dos brancos". Essa etimologia é a que eu acho mais interessante.

Etimologia equivocada é muito comum. Cuidado Elminster!

Embora os românticos tenham tentado no século XIX, colocar o índio como o herói nacional, poucos fizeram alguma descoberta e misturaram algumas coisas.

Muitas e conceituadas pesquisas sobre esse assunto são feitas. Sobre os povos imperiais, como incas, maias, astecas, etc., a maioria é feita por estrangeiros e as obras raramente são traduzidas para o português.

Quanto aos povos nômades ou semi-nômades, caso do Brasil, deve-se considerar a dificuldade de encontrar fontes históricas confiáveis, a maioria provém de cronistas europeus, que eu nem preciso ressaltar o tendencionismo né?

A arqueologia presta favor inestimável nesse ponto, mas até ela é deficiente, se utilizando de cerâmica e ossadas difíceis de precisar uma data com a tecnologia do Carbono 14. A dendrocronologia é igualmente imprecisa, não tanto pelo método, mas pelo contexto de ter que ser encontrada perto de um assentamento indígena.

Podem me taxar de sonhador e maluco

Tá bom. :mrgreen:
 
sabia q eu tava errado
=D

mais pelo que eu li na super interessante, o povo que chegou as américas, com relatos, foram os chineses primeiramente, depois os europeus, pois foi confirmado nos povos nativos da América varias doenças que os chineses da época tinham, e os traços fisicos são semelhantes aos dos asiaticos, e os chineses podem até ter chegado as indias, pois os barcos eram velozes e resistentes, e aguemtariam as fortes correntezas nessa faixa.


na revista tb falava que talvez um povo (que esqueci o nome agora) que também era da Asia poderia ter vindo a América antes mesmo dos Chineses, talvez por volta de 1000 A.C.
 
Realmente... Eu falei um pouco sobre isto também no tópico sobre Sinologia, a propósito, Pinchester, gostaria que vc postasse lá, sua opinião é muito bem vinda...
 
Você tem interesses sobre o idioma dos fenícios?

Uma das mais antigas escritas semíticas de que se tem notícia é o alfabeto fenício. Originário da escrita hierática egípcia, esse alfabeto (ou uma forma mais antiga), escrito da direita para a esquerda, foi a base para outros surgidos na mesma região e depois levados para o sul.

phoen.jpg

Eu tenho tudo isso num livro, mas obrigado mesmo Lobo, saceia a curiosidade dos outros :mrgreen:

Etimologia equivocada é muito comum. Cuidado Elminster!

Kainof, não acha semelhança demais para ser ao acaso? :think:

na revista tb falava que talvez um povo (que esqueci o nome agora) que também era da Asia poderia ter vindo a América antes mesmo dos Chineses, talvez por volta de 1000 A.C.

Os cários, mas as provas de que eles vieram são baseadas em idéias, ainda não foi encontrado provas aqui no Brasil :osigh:. É por isso que pergunto sobre os povos do mar, pois eles usavam elmos com aquela "vassoura de penas" na cabeça, o que valeu uma evolução militar na europa
 
Ei Kainof. Você citou todos eles e eu não? Humpf... Ninguém mais êstá lendo os meus posts neste tópico...

Eu li, mas não achei nada pra discordar dessa vez.

mais pelo que eu li na super interessante, o povo que chegou as américas, com relatos, foram os chineses primeiramente, depois os europeus, pois foi confirmado nos povos nativos da América varias doenças que os chineses da época tinham, e os traços fisicos são semelhantes aos dos asiaticos, e os chineses podem até ter chegado as indias, pois os barcos eram velozes e resistentes, e aguemtariam as fortes correntezas nessa faixa.

Eu não daria tanto crédito histórico-científico à Super. As semelhanças étnicas entre indígenas americanos e asiáticos é devido à tese já comprovada da chegada do homem da Ásia para a América, provavelmente via Estreito de Beering, mas a vinda pela Polinésia não é descartada.

Por mais que a tecnologia marítima chinesa, fenícia, grega, ou seja lá o que for, acho muito difícil a chegada de algum desses povos da Antigüidade aqui. Qualquer teoria nesse ponto é quase impossível de ser provada e principalmente, de ser levada a sério por meio idôneos.

Kainof, não acha semelhança demais para ser ao acaso? :think:

Às vezes, as "semelhanças" são produzidas.

Elminster disse:
É por isso que pergunto sobre os povos do mar, pois eles usavam elmos com aquela "vassoura de penas" na cabeça, o que valeu uma evolução militar na europa

Esse estilo de elmo era típico de gregos e oficiais romanos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo