• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cobrança de Pedágio

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

No futuro, grandes cidades terão pedágio


Veja matéria completa no link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u135805.shtml


Do jeito que as coisas caminham em SP onde vivo, acho isso que isso mais cedo ou mais tarde vai acontecer.

RAUL JUSTE LORES
da Folha de S.Paulo

O filósofo e matemático Antanas Mockus, 55, encontrou-se esta semana com o governador José Serra (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), secretários municipais e estaduais, além de líderes de ONGs. A agenda de reuniões do ex-prefeito (por duas vezes) de Bogotá são prova de seu prestígio.
Mockus é considerado o pai da revolução urbana que transformou aquela cidade em exemplo de como fazer muito com pouquíssimo dinheiro.
Mesmo com um orçamento que representa um terço de São Paulo, a ainda pobre Bogotá, 8 milhões de habitantes, apresenta inovações em transporte público, educação no trânsito, habitação e cultura. A taxa de homicídios, que era de 80 por 100 mil habitantes em 1993, baixou para 18 no ano passado.
Em entrevista à Folha, Mockus falou que os impostos devem ser "redistributivos" e priorizar habitação e transporte público e sugere um "pacto de cidadania" com os motoboys.
 
Última edição:
O trecho é esse


FOLHA - São Paulo gastou cerca de R$ 200 milhões no ano passado recapeando ruas, e o governo anterior construiu túneis dos Jardins na direção do Morumbi. Ambas ações priorizam o uso do carro em vez do transporte público. Bogotá fez o contrário?
MOCKUS - Nosso rodízio atinge 40% dos carros por dia, quatro números não podem circular durante seis horas por dia. Quando eu era reitor da Universidade, eu ia de bicicleta para a reitoria, chamava atenção que a minha escolta usava carro e eu na bici. Quando prefeito, andei de bicicleta várias vezes.
Aos domingos, fechamos as principais avenidas de Bogotá por várias horas e elas se transformam em um grande parque. É um dia de mais exercício físico, as pessoas ficam de melhor humor, a poluição diminui.
Investimento prioritário é transporte público. Menos espaço e verbas para o transporte privado de carro, prioridade para faixas exclusivas de ônibus, melhorar as calçadas.
Todas as grandes cidades terão que seguir Cingapura e Londres no futuro, e ter um pedágio eletrônico. Usar carro em certas horas é caro, não dá para tirar dinheiro público para fazer as obras caríssimas que demandam o tráfego de carros. Investir em transporte público com esse dinheiro é redistribuir renda.
 
Aqui no Rio term pedágio numa via expressa, a Linha Amarela, e eu acho bem absurdo isso.
 
Aqui no Rio term pedágio numa via expressa, a Linha Amarela, e eu acho bem absurdo isso.

Tb acho.

Existe um projeto de lei que perambula a camara municipal de Niteroi sobre a abertura do tunel conectando Regão Oceanica com Charitas.

Só tem um maldito problema, de acordo com uma perspectiva, esse tunel se aberto irá ter o pedágio mais caro, por km, do mundo. Em torno de 2 reais ida e 2 reais pra voltar. Tudo isso para a diminuição do trnasito infernal que se encontra nesta cidade...
 
É, a famosa descida para Santos de São Paulo já aumentou neste mês de dezembro o valor. Agora esqueci o valor exato, mas está 34 reais e alguns centavos. É um valor bem absurdo!
 
É, a famosa descida para Santos de São Paulo já aumentou neste mês de dezembro o valor. Agora esqueci o valor exato, mas está 34 reais e alguns centavos. É um valor bem absurdo!

O que é mais triste é a forma como foram feitas as concessões dos pedágios em SP. Os contratos são feitos por muitos anos e mesmo que entre um novo governo com boas intenções de reduzir ou mudar o esquema de cobrança, fica impossível mudar os valores. E pensar que antes da construção da nova pista da imigrantes, o valor desse pedágio era de pouco mais de R$ 5,00, dando um salto enorme e se tornando um dos mais caros do país.
 
Eu acho uma boa, já que vai evitar de criar filas enormes. O problema é obrigar a todos colocarem um dispositivo no carro para leitura. Nem todo mundo é favorável a isto e já tem criado algumas polêmicas.

Eu particularmente gosto muito, apenas em shoppings que é meio chato, ainda mais quando tem um mercado que dá isenção no valor do estacionamento a um certo valor de compra. Aí você precisa do comprovante lá para abater na fatura.
 
Eu acho uma boa, já que vai evitar de criar filas enormes. O problema é obrigar a todos colocarem um dispositivo no carro para leitura. Nem todo mundo é favorável a isto e já tem criado algumas polêmicas.

A ideia que deveria ser priorizada em rodovias de grande movimento em feriados como a Imigrantes, Apesar de já existir há anos o sistema "Sem Parar" pra dar passagem livre com limite máximo de 40 km/h pra quem possui a tag eletrônica, em dias de grande pico de movimento o trânsito fica muito lento e congestionado (o famoso "anda e para") alguns quilômetros antes do pedágio por causa daqueles que não vão pagar em dinheiro ou cartão e afetando justamente aqueles que pagaram pelo uso da tag pra fugir de ficar parado muito tempo em longas filas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo