• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mulheres, inteligência e simpatia ainda é tudo

Bazinha

Usuário
:yep:

Eu tinha 13 anos, em Fortaleza, quando ouvi gritos de pavor. Vinham da vizinhança, da casa de Bete, mocinha linda, que usava tranças. Levei apenas uma hora para saber o motivo. Bete fora acusada de não ser mais virgem e os irmãos a subjugavam em cima de sua estreita cama de solteira,para que o médico da família lhe enfiasse a mão enluvada entre as pernas e decretasse se tinha ou não o selo da honra. Como o lacre continuava lá, os pais respiraram, mas a Bete nunca mais foi à janela, nunca mais dançou nos bailes e acabou fugindo para o Piauí, ninguém sabe como, nem com quem.

Eu tinha apenas 14 anos, quando Maria Lúcia tentou escapar, saltando o muro alto do quintal da sua casa para se encontrar com o namorado. Agarrada pelos cabelos e dominada, não conseguiu passar no exame ginecológico. O laudo médico registrou vestígios himenais dilacerados, e os pais internaram a pecadora no reformatório Bom Pastor, para se esquecerdo mundo. Realmente, esqueceu, morrendo tuberculosa.

Estes episódios marcaram para sempre a minha consciência e me fizeram perguntar que poder é esse que a família e os homens têm sobre o corpo das mulheres? Ontem, para mutilar, amordaçar, silenciar. Hoje, para manipular, moldar, escravizar aos estereótipos. Todos vimos, na televisão, modelos torturados por seguidas cirurgias plásticas. Transformaram seus seios em alegorias para entrar na moda da peitaria robusta das norte americanas. Entupiram as nádegas de silicone para se tornarem rebolativas e sensuais, garantindo bom sucesso nas passarelas do samba. Substituíram os narizes, desviaram costas, mudaram o traçado do dorso para se adaptarem à moda do momento e ficarem irresistíveis diante dos homens. E, com isso, Barbies de facaria, provocaram em muitas outras mulheres - as baixinhas, as gordas, as de óculos - um sentimento de perda de auto-estima. Isso exatamente no momento em que a maioria de estudantes universitários (56%) é composto de moças. Em que mulheres se afirmam na magistratura, na pesquisa científica, na política, no jornalismo.

E, no momento em que as pioneiras do feminismo passam a defender a teoria de que é preciso feminilizar o mundo e torná-lo mais distante da barbárie mercantilista e mais próximo do humanismo. Por mim, acho que só as mulheres podem desarmar a sociedade. Até porque elas são desarmadas pela própria natureza. Nascem sem pênis, sem o poder fálico da penetração e do estupro, tão bem representado por pistolas, revólveres, flechas, espadas e punhais. Ninguém diz, de uma mulher, que ela é de espadas. Ninguém lhe dá, na primeira infância, um fuzil de plástico, como fazem com os meninos, para fortalecer sua virilidade e violência.

As mulheres detestam o sangue, até mesmo porque têm que derramá-lo na menstruação ou no parto. Odeiam as guerras, os exércitos regulares ou as gangues urbanas, porque lhes tiram os filhos de sua convivência e os colocam na marginalidade, na insegurança e na violência. É preciso voltar os olhos para a população feminina como a grande articuladora da paz.E para começar, queremos pregar o respeito ao corpo da mulher. Respeito às suas pernas que têm varizes porque carregam latas d'água e trouxas de roupa. Respeito aos seus seios que perderam a firmeza porque amamentaram seus filhos ao longo dos anos. Respeito ao seu dorso que engrossou, porque elas carregam o país nas costas.

São as mulheres que irão impor um adeus às armas, quando forem ouvidas e valorizadas e puderem fazer prevalecer a ternura de suas mentes e a doçura de seus corações.

"NEM TODA FEITICEIRA É CORCUNDA...NEM TODA BRASILEIRA É SÓ BUNDA!!

Rita Lee
 
Última edição por um moderador:
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Fonte branca é horrível pra quem usa template branco...


Mas, comentando o texto... tem muita mulher aí que não faz por merecer respeito algum. E quem paga a conta? Todas nós.
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Pois é...
E fazem questão de continuar com as mesmas atitudes... não fazem nem um pequeno esforço pra mudar.
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Arrumei a formatação pra ver se o texto ficava melhor, mas ainda está parecendo um texto feminista-extremista do século 19.
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

é verdade, algumas não fazer por merecer mesmo!!
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Arrumei a formatação pra ver se o texto ficava melhor, mas ainda está parecendo um texto feminista-extremista do século 19.

Esse texto está longe de ser extremista. Não prega luta de sexos, não prega violência ou qualquer quebra dentro da sociedade. Ele fala em não aceitar aquilo que lhe é imposto pela sociedade sobre seu próprio corpo, e em respeito, auto-estima. Onde está o radicalismo?

Quanto a ser do século 19, imagino que vc fale isso pq ache que esse preconceito não existe mais. Mas eu já senti esse preconceito, ainda que velado, na época de faculdade. E o vejo, à minha volta, todo o tempo.

Vide o tópico sobre a bandeirinha, que errou, sim, mas o erro dela nada tem a ver com seu gênero.
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

é verdade, algumas não fazer por merecer mesmo!!
eu queria saber o que exatamente vcs quiseram dizer com isso.
Eu já ouvi isso com relação a prostitutas, e mesmo quanto a mulheres classificadas como 'galinhas'.

Mas nunca vi isso aplicado a homens - inclusive lembrei agora do bispo que comparou adolescentes a prostitutas, mas também não escolheu uma analogia semelhante para os rapazes.

Agora, o que exatamente eu tenho a ver com o que as outras mulheres fazem com seus corpos? Exceto em casos de claro abuso, acho que elas têm o direito de fazerem o que quiserem...
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Esse texto está longe de ser extremista. Não prega luta de sexos, não prega violência ou qualquer quebra dentro da sociedade. Ele fala em não aceitar aquilo que lhe é imposto pela sociedade sobre seu próprio corpo, e em respeito, auto-estima. Onde está o radicalismo?

Quanto a ser do século 19, imagino que vc fale isso pq ache que esse preconceito não existe mais. Mas eu já senti esse preconceito, ainda que velado, na época de faculdade. E o vejo, à minha volta, todo o tempo.

Vide o tópico sobre a bandeirinha, que errou, sim, mas o erro dela nada tem a ver com seu gênero.

Não é radical? Olha os dois exemplos que aparecem no começo do texto. Pode não ser radical para as mulheres, que foram vítimas em ambos os casos, mas colocam os homens como bárbaros. E em nenhum momento ela fala que são casos isolados. Pode não pregar a violência, mas não é um texto "santinho".

E sei que o preconceito existe e muito, mas lendo o texto parece que uma mulher fora dos "padrões" não pode nem sair na rua.

O texto é exagerado demais. :|
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Não é radical? Olha os dois exemplos que aparecem no começo do texto. Pode não ser radical para as mulheres, que foram vítimas em ambos os casos, mas colocam os homens como bárbaros. E em nenhum momento ela fala que são casos isolados. Pode não pregar a violência, mas não é um texto "santinho".

E sei que o preconceito existe e muito, mas lendo o texto parece que uma mulher fora dos "padrões" não pode nem sair na rua.

O texto é exagerado demais. :|
Estranho, nunca fui a Fortaleza, mas pelo que perguntei e sempre fui curioso pra saber como eram as coisas por aqui (pelo menos aqui no Sudeste) nem a 25, 30 anos atrás isso acontecia, desconsiderando os casos isolados, que existem por suposição.
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Tem mulheres que não se dão valor, isso que eu quis dizer.

A partir daí entenda como quiser pois o significado de valor é diferente pra cada um...
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Para mim, as culpadas pelos estereotipos de hoje em dia são mais as mulheres do que os homens. Elas tem um senso de competição mais arraigado entre elas do que nos homens. Por isso elas fazem de tudo para ficarem umas melhores do que as outras.

Essa é a minha opinião. E eu adoro que elas façam isso... só assim continuam cada vez mais lindas e radiantes !
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

De fato o texto esta jogando toda a culpa nos homens. Não é bem por ai.
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Achei o texto interessante, porem tenho que concordar que esta muito generalizado e exagerado.
Existe abusos, repressão, violência, preconceito. Porem eu sou do tipo de feminista que não tenta colocar a mulher acima do homem, mas igual a ele. Acho ridículo essa guerra dos sexos, não somo só homens e mulheres, somos humanos, as pessoas tem que enxergar isso.
A forma como criamos meninos e meninas de forma diferentes não parte tanto da mãe quanto do pai? É uma aceitação de ambas as partes que este é o certo a se fazer.
Em seu texto você parece colocar a culpa de todas as desgraças nos homens, calma lá, não é bem assim. Como seres humanos, tanto homens como mulheres são responsáveis pelas coisas como estão. Guerras, poluição, corrida armamentista, buracos na camada de ozônio, violência, drogas, seja por ação, aceitação ou omissão, somos todos culpados.
Se ALGUNS HOMENS, não vamos generalizar por favor, se acham superiores, a culpa também é nossa de ter aceitado durante tanto tempo essa superioridade. Os movimentos feministas são novos, faz pouco tempo que passamos a lutar por direitos iguais. Toda repressão tem uma resistência, as mulheres demoraram um bocado pra sacar isso antigamente não acha?

Agora! Esse estereotipo de modelo que vc coloca em seu texto, claro que existem mulheres que as invejam, tentam imitar e acham que não serão felizes se não conseguirem. Mas poxa! Que mentalidade é essa? Estamos traindo o próprio ideal do feminismo! Hahahaha. Porem existem outras que são felizes independente das celulites e estrias, julgam que a personalidade, a cabeça e a cultura é o mais importante. Não deixando claro a saúde de lado, gostamos de nos cuidar.
 
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

A forma como criamos meninos e meninas de forma diferentes não parte tanto da mãe quanto do pai? É uma aceitação de ambas as partes que este é o certo a se fazer.

Exato. Se o machismo ainda existe é porque ainda existem homens e mulheres machistas.

Hagia Sophia disse:
Em seu texto você parece colocar a culpa de todas as desgraças nos homens, calma lá, não é bem assim. Como seres humanos, tanto homens como mulheres são responsáveis pelas coisas como estão.

Concordo novamente, a história e a sociedade não é somente masculina. E isso não é retirar a culpa da opressão masculina que esmaga e sempre esmagou a representação das mulheres. É preciso um esforço conjunto em prol da igualdade, sem execração. Assim como não é correto culpar todos os alemães pelo nazismo, não é correto culpar todos os homens pelo machismo. É um fenômeno socio-cultural histórico que não serve mais ao propósitos da sociedade comtemporânea e deve ser combatido com certeza.
 
É um texto instigador, quase puramente emotivo. O objetivo dele é incomodar, gerar discussão e discórdia, chamando a atenção pra conquista de espaço na sociedade por parte das mulheres, que precisam chamar bastante a atenção para alcançar o que todos sabemos que realmente merecem (e NÃO TÊM)

Pronto, alcançou seu objetivo de forma pragmática. O restante é teoria e apelo.

Os franceses decapitaram os nobres para conseguir seus direitos. É uma ótima forma de chamar a atenção, mas não se encaixa no mundo pós-moderno. As mulheres, no passado, foram às ruas e enfrentaram os homens. O que restam são ecos: teorias e perpetuação formal e informal para que o que aconteceu há décadas atrás não morra; perpetue-se.

A questão é o sexo, elas precisam culpar alguém. Vão culpar quem, os gays? A si mesmas? Os camponeses e burgueses não culpariam a si mesmos pela sua situação: geralmente o culpado é quem está acima e quando há um sentimento generalizado de insatisfação a idéia não demora muito a ser abraçada.

Bem, eu desmembro as coisas dessa forma. Não teria sido diferente se os homens estivessem "abaixo". As culpadas seriam as mulheres.

"Consequentemente os culpados por quase tudo de ruim que acontece no mundo são os americanos."
 
Última edição:
Re: Mulheres, inteligencia e simpatia ainda é tudo

Quanto a ser do século 19, imagino que vc fale isso pq ache que esse preconceito não existe mais. Mas eu já senti esse preconceito, ainda que velado, na época de faculdade. E o vejo, à minha volta, todo o tempo.


Parece ser sim mas do século XIX pelo amor de Deus... :osigh:



Quanto ao texto... fontes por favor.
Não gosto desse tipo de transcrição sem a citação da fonte original.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo