• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sacro Império Romano-germânico

Este tópico é para assuntos relacionados a este maravilhoso império medieval q viveu seus tempos de glória durante 962 à 1250(depois daí, virou um fiasco), um pouco de sua história:

O Sacro Império Romano Germânico originou-se da porção leste do antigo império Carolíngio, foi criado em 962 por Otto I que venceu os vikings ao norte e os magiares à leste e unificando o poder na Alemanha, o Império até 1250 englobava oq atualmente é a Alemanha, partes da França, Suíça, Áustria, Rep. Theca, partes da Polônia e Norte e centro da Itália. Até 1250, quando foi divido(pois o imperador Frederico II n deixou herdeiros quando morreu), foi considerado a maior força cristã medieval.

Deixem seus comentários sobre essa maravilha q foi o I reich.

Holy_roman_Empire_Map1.jpg
 
Puxa, que legal Senhor de Gondor, eu sempre fui aficcionado pelo Sacro-Império, acho que participarei muito por aqui, afinal sempre que se pode aprender um pouco mais, e eu tenho certeza de que aprenderei coisas novas, e talvez possa ensinar também um pouquinho, compartilhando dos resultados de minhas pesquisas a respeito. Meus parabéns pela iniciativa do tópico.
 
Obrigado Lobo Nobre, qualquer pergunta referente ao reich eu prontamente responderei...

Legal! Obrigado. Você considera o I Reich como de certo modo um herdeiro do Império Franco, ou Carolíngio, ou considera-o algo totalmente diverso?

Edit: Ah, eu poderia tomar a liberdade de postar aqui, nem que para mera contemplação, a lista completa de todos os imperadores, desde Carlos Magno, até o último Imperador, com as biografias, (bom, na realidade farei se possível, resumos das biografias), dos principais deles, ressaltando fatos significativos na governãncia de cada qual? Ei, por falar nisto, qual seu imperador dileto, porventura seria o Frederico Barba-Roxa ou Barba-Ruiva, (Friedrich I Barabarossa), imagino, da célebre dinastia Suábia dos Hohenstaufen, não?
 
Última edição:
Certamente é um herdeiro do império Carolíngio afinal, se n fosse este, ele nem teria existido, apesar de ser governado por alemães em vez de franceses e seu núcleo ser o Reino da Alemanha, possuia as mesmas idéias de unidade da cristandade ocidental e visava o controle desta.
 
Ah certamente! Que bom que vc pensa assim, para mim, a continuidade desde a fundção do império carolíngio também é nítida e fundamental, afinal quando foi fundado o império carolíngio, França e Alemanha ainda não existiam como tal, apenas a Austrásia (Frância Oriental), e a Nêustria (Frância Ocidental), e além do mais, (afora o fato de Carlos Magno nunca ter falado frances, mas apenas dialetos germânicos e o franco-latim), a coroa imperial carolíngia passou aos herdeiros franconios e otõnidas, das dinastias iniciais germânicas, não é mesmo? (Inclusive, Otton I se inspira em Carlos Magno (Karl, Der gross, Charlemagne, Karolus Magnus), como molde de sua conduta e objetivos imperiais...)
 
A melhor definição foi feita por Voltaire: nem Sacro, nem Império, nem Romano, até que durou tempo demais...
 
Edit: Ah, eu poderia tomar a liberdade de postar aqui, nem que para mera contemplação, a lista completa de todos os imperadores, desde Carlos Magno, até o último Imperador, com as biografias, (bom, na realidade farei se possível, resumos das biografias), dos principais deles, ressaltando fatos significativos na governãncia de cada qual? Ei, por falar nisto, qual seu imperador dileto, porventura seria o Frederico Barba-Roxa ou Barba-Ruiva, (Friedrich I Barabarossa), imagino, da célebre dinastia Suábia dos Hohenstaufen, não?

É claro q pode, qualquer coisa referente ao império é bem vinda, aliás vc está certo, meu imperador favorito é Frederico Barbarossa(seguido de Frederico II de Hohenstaufen) q na minha opinião foi um dos mais brilhantes governantes europeus e creio q se seu processo de unificação tivesse continuado, o Sacro Império seria o estado supremo da Europa e creio q o ''vermelho alemão'' cobriria o mundo.
 
A melhor definição foi feita por Voltaire: nem Sacro, nem Império, nem Romano, até que durou tempo demais...

Concordo com vc, em gênero, número e em grau, Voltaire estava certo para classificar o império dessa forma, mas aí já estamos falando dele na idade moderna em q n era nada mais q um confederação desunida, o império q eu admiro foi oq existiu de 962 à 1250.
 
Realmente a Dinastia Hohenstaufen, ou simplesmente Staufen, com seu poder estruturado na Itália e na Suábia, (a norte dos Alpes), e de origem suíça, (assim como os Habsburgo também tinham origem suíça), foi uma das mais brilhantes e gloriosas. Sobre o Frederico II da Sicília, Imperador Romano-Germânico, eu posso seguramente recomendar o site em língua espanhola "Federico II Emperador Romano", as músicas são ótimas, e autênticamente medievais, e conta toda a história e biografia deste personagem incrível, poliglota, estadista, stratego, e poeta. Mas observemos que o auge de poderio e influência do Sacro-Império foram as dinastias precisamente iniciais, da Alta Idade Média, os Otônidas e Francônios, foram o periodo de maior brilho imperial, a Reichsheill, a "felicidade imperial",expressão recriada pelos historiadores germânicos e franceses, (e utilizada na Alta Idade Média), para definir este momento da história germânica, o momento de maior grandeza. Os Fredericos, assim chamados, avõ e neto, entremeados por Heinrich VI, (Henricius VI, Henrique VI), pai de Frederico II (Federico II Ruggero), foram brilhantes individualmente, mas a decadência imperial que se evidenciaria na Idade Moderna, já havia iniciado sua lenta mas consistente progressão.
 
Última edição:
Sobre o Frederico II da Sicília, Imperador Romano-Germânico, eu posso seguramente recomendar o site em língua espanhola "Federico II Imperador Romano", as músicas são ótimas, e autênticamente medievais, e conta toda a história e biografia deste personagem incrível

Você poderia me informar esse site por favor?

Mas observemos que o auge de poderio e influência do Sacro-Império foram as dinastias precisamente iniciais, da Alta Idade Média, os Otônidas e Francônios, foram o periodo de maior brilho imperial, a Reichsheill, a "felicidade imperial",expressão criada pelos historiadores germânicos e franceses, para definir este momento da história germânica, o momento de maior grandeza. Os Fredericos, assim chamados, avõ e neto, entremeados por Heinrich VI, (Henricius VI, Henrique VI), pai de Frederico II (Federico II Ruggero), foram brilhantes individualmente, mas a decadência imperial que se evidenciaria na Idade Moderna, já havia iniciado sua lenta mas consistente progressão.

É verdade que antes da questão das investiduras, o império obteu sua glória suprema, mas n pode se negar que durante o período hohenstaufen o império assitiu um progressivo estado de centralização de poder nas mãos do rei, mas Frederico II parou esse processo dando liberdades aos principados alemães(creio eu q isso fora uma estratégia enquanto ele recuperava o poder na Itália, para quando finalizasse isso, voltaria a centralizar o poder na Alemanha).

Eu tenho uma dúvida, acerca dos exércitos imperiais. Todos os estados europeus tinham os exércitos trajando um uniforme único, cada um com uma coloração diferente, dependendo geralmente da bandeira do estado, porém no Sacro Império, apesar da bandeira ser um águia negra num fundo dourado, os exércitos trajavam roupas com predominância do vermelho, veja esse exemplo nesse manuscrito medieval de um ataque alemão à uma cidade italiana:
Corte.jpg


Você sabe me dizer se os exércitos alemães sempre trajaram o vermelho no campo de batalha apesar da bandeira?
 
Post Original de Senhor de Gondor
Você poderia me informar esse site por favor?

Eu não consegui colocar o link aqui, acho q fiz alguma coisa errada, mas faz o seguinte: entra no Google, e digita entre aspas exatamente assim: "Federico II Emperador Romano" , aí vc vai achar o site facinho. Se não conseguir, o Armitage acho que pode te ajudar a achar o site, eu recomendei este mesmo site a ele, e ele aprovou.

Post Original de Senhor de Gondor
É verdade que antes da questão das investiduras, o império obteu sua glória suprema, mas n pode se negar que durante o período hohenstaufen o império assitiu um progressivo estado de centralização de poder nas mãos do rei, mas Frederico II parou esse processo dando liberdades aos principados alemães(creio eu q isso fora uma estratégia enquanto ele recuperava o poder na Itália, para quando finalizasse isso, voltaria a centralizar o poder na Alemanha).

Exatíssimo.

Post Original de Senhor de Gondor
Eu tenho uma dúvida, acerca dos exércitos imperiais. Todos os estados europeus tinham os exércitos trajando um uniforme único, cada um com uma coloração diferente, dependendo geralmente da bandeira do estado, porém no Sacro Império, apesar da bandeira ser um águia negra num fundo dourado, os exércitos trajavam roupas com predominância do vermelho, veja esse exemplo nesse manuscrito medieval de um ataque alemão à uma cidade italiana:
Corte.jpg


Você sabe me dizer se os exércitos alemães sempre trajaram o vermelho no campo de batalha apesar da bandeira?

Bem, de fato este famoso "vermelho imperial" alemão, é na verdade devido aos romanos, a cor romana por excelência, numa reminiscência, pois o império representava a continuação legítima do antigo Império Romano Ocidental Cristão, para a mentalidade medieval, e assim, o vermelho prevaleceu na memória dos europeus, como a cor imperial por excelência, devido aos antigos romanos. Já as águias negras, monocéfala (uma cabeça voltada ao Ocidente) e a bicéfala (duas cabeças, uma cabeça voltada ao Ocidente, e outra voltada ao Oriente), variaram conforme a época imperial, e na verdade não são águias propriamente ditas, (embora não seja incorreto usar tal termo), são "Griffons", de acordo com a Heráldica medieval. Os exércitos alemães só adotaram o vermelho a partir de Oto I, o Grande, creio eu. Espero ter sido útil. Gostei muito das questões q vc levantou. :D

Ps: uma curiosidade, note que as três cores imperiais germânicas, (vermelho, amarelo, e negro), são exatamente as três cores da atual bandeira alemã. Foram escolhidas para tal bandeira devido a lembrança imperial medieval. O vermelho, já foi explicado o motivo, o negro é devido aos Grifões Negros, um símbolo de honra cavalheiresca, e o amarelo simboliza a riqueza imperial...
 
Última edição:
E olhe que eu jogava com Teutons ainda por cima, mas mudei minhas preferências, mas teutons ainda é bom pra jogar.

Sim. Eu jogo com Teutons, ou Franks. (A melhor cavalaria custo beneficio e hp do jogo, se não me engano é o paladino franco, eu os utilizo como uma combinação "morte-súbita" em conjunto com os Axe Thrower, assim eles ficam imunes até contra pikemans e champions swordsman's, é muito bom, me sinto até o Carlos Magno, quando jogo com os Franks, e faço ésta combinação contra os oponentes) :lol:
 
Longbowman owned, elefantes então, owned de novo, mamelukes então, owned again, Franks não dá não...

Tem que ser Byzantines
Teutons
persians
sarracens
Britts
turks

e na expansão tem os melhores
Spanish.
 
Falando em Age of Empires II e nas cores das civilizações, vocês concordam comigo q nas campanhas do Age II, as cores das civilizações são fiéis às reais? Por exemplo: Franks(franceses): azuis, Britons(ingleses): vermelhos, Sarracens(árabes sarracenos): verdes, Celts(Celtas): azuis, Teutons(alemães): vermelho.
 
Última edição:
Falando em Age of Empires II e nas cores das civilizações, vocês concordam comigo q nas campanhas do Age II, as cores das civilizações são fiéis às reais? Por exemplo: Franks(franceses): azuis, Britons(ingleses): vermelhos, Sarracens(árabes sarracenos): verdes, Celts(Celtas): azuis, Teutons(alemães): vermelho.

Concordo plenamente.

Obs: muito bonita a "iluminura" (manuscrito ilustrado) q vc anexou, Senhor de Gondor em seu post, pouco acima, penso q a batalha representada seja de um dos Fredericos, contra a Liga Lombarda? :think:
 
Última edição:
Obs: muito bonita a "iluminura" (manuscrito ilustrado) q vc anexou, Senhor de Gondor em seu post, pouco acima, penso q a batalha representada seja de um dos Fredericos, contra a Liga Lombarda?

Essa foi a batalha de Cortenuova, onde Frederico II e seu exército venceu a luta. Eu estou em interessado sobre isso, como vc sabe qual a cor q os soldados imperiais trajavam(além dessa iluminura), onde vc viu q eles herdaram a cor do império romano?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo