• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sumô...

E aí, pessoal, alguém aí gosta de sumô, ou sabe algo a respeito? :D

mm20061116192040682l0zu4.jpg


Podem comentar a vontade, ok? ... :yep:
 
sumô é pra gordo.
nem chega a ser arte marcial, é só um bando de gordos apertando as banhas um do outro.
 
Os caras são gordos mas são fortes pra kct tb, né?
Afinal, conseguir levantar um adversário de centenas de quilos não deve ser trabalho fácil.
 
O próximo que fazer piadinhas babacas nesse tópico leva Advertência.

Fazer uma piada ou outra tudo bem, mas postar só isso é demais. Querem floodar, vão para outro lugar.
 
Adaptado de Nippon-Brasil:

Um pouco de história no sumô:

A origem do sumô confunde-se com a origem mitológica do Japão. Há uma lenda que nos tempos míticos, os deuses lutavam entre si. O sumô não era apenas um esporte, mas uma forma de prever se as colheitas seriam boas através das intenções dos deuses. Relacionado aos cultos animistas, o sumô manteve a forma e adquiriu regras para se desenvolver, sem perder as características iniciais.

O sumô chegou ao Brasil com os imigrantes no início do século 20. O primeiro campeonato da modalidade realizou-se na colônia de Guatapará, no interior paulista, em 1914. Em 1962, foi criada a Federação Paulista de Sumô, e em 1998, a Confederação Brasileira de Sumô. Em 2000, o Brasil sediou o Campeonato Mundial no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Foi a primeira vez que o torneio foi disputado fora do Japão.


Curiosidade

O sumotori Willian Takahiro Higuchi treina sumô há 16 anos. Campeão brasileiro e atleta da seleção brasileira em dois Mundiais, Higuchi observa que que é notável a presença de não-nikkeis no sumô. "Algumas equipes são formadas exclusivamente por ocidentais. Numa visão ampla, pode-se dizer que se já não são a maioria, são ao menos iguais em número. Uma curiosidade: a seleção brasileira júnior, que participará do Campeonato Mundial Juvenil em Tóquio, é formada por três atletas. Somente o reserva é "nikkei", revela.

Dicas - Willian Takahiro Higuchi

Qualquer um pode praticar sumô. Não há limites físicos, etários ou étnicos. Aquela velha história o lutador obeso não passa de mito, afinal a própria palavra "obeso", remete-nos à idéia de sedentarismo, o que obviamente não se aplica aos atletas. Isso é bem provado quando se observa um treino de sumô, tanto profissional quanto amador. Para mim, uma das maiores barreiras para a popularização o nosso esporte é esse preconceito. A mídia teima em passar uma imagem falsa, ignorante e até ofensiva do sumô: como um encontro brutal de massas gordas num espetáculo quase circense (vide o comercial da Kaiser, por exemplo). Ela despreza todo o valor cultural dessa arte milenar que, antes de tudo, é uma das raízes do povo japonês. Portanto, é contra esse preconceito que convido vocês, jovens nikkeis, a lutarem conosco. Precisamos preservar nossas raízes. Para praticar sumô basta entrar em contato com qualquer uma das entidades filiadas à Confederação Brasileira de Sumô (CBS). Temos associações no Pará, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Termos - Willian Takahiro Higuchi

Existem muitos termos usados tanto no Brasil como no Japão:Tachiai - Por aqui também chamado de "saída", é o momento que os lutadores partem um ao encontro do outro;Mawashi - A faixa utilizada na cintura pelos lutadores;Shikiri - A posição de ataque, largada, início de uma luta;Tawara - O circulo que limita a área de combate dos lutadores;Tirichyozu - O ritual antes da luta que simboliza a luta franca, sem armas.São quase 100 golpes do sumô, que aparecem bem ilustrados no site www.sumo.or.jp, do Nihon Sumo Kyoukai, que tem sua versão tanto em japonês quanto em inglês.
Saiba um pouco mais sobre as regras
O sumotori Willian Takahiro Higuchi explica algumas das regras, diferenças entre o sumô amador e profissional, as categorias, entre outros.Categorias Tanto no masculino como no feminino, a CBS adota a idade como limite das categorias até o juvenil, ou seja, até 19 anos completos. Para os adultos, é por peso. Mirim (até 13 anos)Infantil (13 a 16 anos)Juvenil (16 a 19 anos)Adulto Leve (85 kg para homens e 65 kg para mulheres)Adulto Médio (85 kg a 115 kg para homens e 65 kg a 85 kg para mulheres) Adulto Pesado (acima da 115 kg para homens e acima e 85 kg para mulheres)Adulto Absoluto (sem limite de peso)
Existem pequenas alterações em torneios regionais e das federações, por conta da tradição. A divisão por peso é algo bastante recente, pois o sumô é tradicionalmente praticado somente na modalidade absoluta, assim como ainda ocorre no Japão.

Sumô profissional (da mais baixa para a mais alta):

SyonokuchiJyonidanSandanmêMakushitaJuryôMakuuchi O Makuuchi é, por sua vez, dividido em:MaegashiraKomusubiSekiwakeOzeki YokozunaSumô profissional e amadorAs regras são as mesmas, no entanto, elas diferem em alguns detalhes, principalmente nos referentes aos golpes proibidos. No amador, são proibidos o haritê, que é o tapa lateral no rosto do oponente, e o kawazugake, em que um lutador derruba para trás o outro, enroscando sua perna na do oponente de forma inversa. É difícil para nós, brasileiros, admitir a diferença tão grande entre o amadorismo e o profissionalismo que existe no sumô, afinal, não temos nenhum esporte em que ocorra tal discrepância. O mundo profissional é cheio de tradições e costumes, que mesmo no mundo do japonês moderno é difícil observar, como o maguê (penteado), o yukata (a roupa usada por eles), ou até mesmo as relações pessoais e regras sociais, como a questão da honra, do respeito ao mais velho, a hierarquia, etc. Cerca de 90% dos lutadores profissionais abandonam a carreira sem chegar ao juryô, categoria que antecede a principal. Chegar a ser yokozuna é uma façanha ainda mais difícil: 0,1%. No entanto, devemos considerar a grande diferença que existe entre o sumô profissional e o amador. O sumô mais praticado no Japão e no mundo é a modalidade amadora, afinal são menos de mil os lutadores profissionais.

Elementos presentes no sumôRosa Kuwahara

Dohyô A arena ou ringue, uma plataforma quadrada (com uma altura de 60 cm) feita de terra batida e um grande círculo desenhado com cerca de 4,55 metros de diâmetro. É coberto por uma espécie de telhado que tem o caráter religioso de proteger os lutadores, oferecer boa colheita e sucesso. A água - Tikaramizu Água especial, colocada numa tina de madeira ao lado do ringue. Serve também como ritual para concentrar as energias dos competidores.
O sal - ShiôSal que fica num recipiente ao lado do ringue. Antes de cada confronto os próprios lutadores espalham o sal no ringue para purificá-lo, eliminar os maus espíritos e proteger os atletas de contusões.YokozunaA mais alta posição que um lutador de sumô pode chegar. São considerados como representantes de deuses.
O-icho Penteado (coques feitos no alto da cabeça dos lutadores) especial que só pode ser utilizado pelos yokozunas. Somente eles têm autorização do imperador japonês para usar este penteados.Tyon maguêPenteado usado por todos os lutadores, em torneios ou ocasiões formais.
Gyoji Os árbitros das competições de sumô que são ranqueados em oito níveis. Ele sobe no ranking de acordo com a idade e competência no Dohyo. A vestimenta tem relação com os monges xintoístas.Chanko-nabe Sopa à base de carne, peixe, verduras e legumes, consumido todos os dias, mas apenas no almoço. É o prato tradicional do sumotori.

Vestimenta

No Brasil, em campeonatos estaduais e nacionais, é obrigatório o uso de uma sunga antes de colocar o mawashi. Nos torneios internacionais, é livre o uso, no entanto, a sunga recomendada pela International Sumo Federation (ISF) é diferente das usadas por aqui, ela é mais comprida, semelhante aos shorts usados pelos ciclistas. Já as mulheres devem usar o macacãozinho (como aqueles usados pelas lutadoras de luta olímpica) e o mawashi. :D
 
Eu acho que exatamente por ser "Nobre" é que está em decadência. Quer país em processo de populismo mais acelerado que o Japão?
 
O sumô é uma arte, a mais tradicional do Japão, não importam as transformações sócio-políticas e avanços tecnológicos, sempre fará parte da cultura japonesa milenar, como o futebol o é para o brasileiro. Faz parte da cultura tradicional de todo um povo.
 
Eu não gosto muito mas respeito, acho interessante.
 
Bem, isto confere absolutamente, e se não me engano, grande parte dos atuais campeões são "gaijins", a a maioria de procedência havaiana, como vc bem afirmou... Muito bem lembrado, amigo Omy. Obrigado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo