Eu acho que os filmes da trilogia não amadureceram o suficiente para que possam ver uma boa quantidade de filmes sendo influenciados.
Também faltou algo inovador mas ao mesmo tempo bem marcante, que tenha sido repetido um monte de vezes, como o bullet time do Matrix. Aliás, deu no saco de tanto bullet time que saiu naquela época, ainda bem que o pessoal deu uma sossegada sobre isso.
Sabe Ana, eu concordo que as influências de SDA ainda tão longe de ter amadurecido o bastante, mas já tem muita coisa sendo influenciada por um programa criado pela WETA já para o primeiro filme. To falando do Massive que é um software de inteligência artificial que atribui comportamentos distintos a personagens 3D.
Isso torna as sequências de batalhas com milhares de personagens extremamente reais. Depois de SDA, sequências épicas de filmes de batalha tomaram as telas de cinema usando o mesmo Massive (ou tecnologias semelhantes).
Exemplos disso são Tróia, Cruzada, Alexandre e recentemente 300. Em 2005 o filme mais premiado no festival de publicidade de Cannes (campanha do Playstation Online e que aliás foi rodado no Rio) também usou o Massive.
Já o Gollun eu acho que foi apenas o mais convincente personagem 3d já criado...mas isso é técnica que não vem de SDA. Com o tempo ainda vai surgir um personagem ainda mais real...se isso não aconteceu ainda. E assim como AdT partiu do fracasso do Jar Jar, tem muito personagem 3d que vai partir do Gollun.
Bom, já o bullet time, não foi criado para Matrix. Esse efeito já existia antes (se não me engano foi um sueco que teve a idéia de espalhar camêras polaroides em torno de um ator ou objeto). Antes de Matrix acho que a Bjork fez um clipe usando o Bullet time. O conceito da camerâ girando em torno de um ator também já existia muito antes...até Speed Racer tinha usado.
Nesse caso eu penso que o Bullet Time de Matrix teve muito mais uma influência estética do que técnica. A favo de Matrix foi o uso conceitual do efeito, pois os Wachowski que sempre foram nerds e fãs de animê, manga e comics achavam que o slow motion era uma forma correta de reproduzir a chamada "arte sequêncial".
Mesmo assim Matrix não é apenas o Bullet Time e teve uma tremenda influência na estética de filmes de acão e ficção que vieram depois. A combinação desses efeitos com a coreografia do Wo Ping é que fez a diferença.
Mas cá entre nós creio que os 17 escolhidos na frente de SDA são mais do que merecidos, e eu colocaria ainda Jason and the Argonauts na frente de SDA...acho que nem o PJ ia negar que o mestre Harryhausen merecia uma colocação mais justa.
Creio que mesmo daqui a uns 100 anos Star Wars ainda vai merecer o topo da lista. 2001 eu colocaria até em segundo lugar... e Metropolis em terceiro. Viagem a Lua tem o credito do pioneirismo. Parque dos Dinossauros, Tron, Terminator 3 e O Segredo do Abismo foram marcos no uso de 3d. Alien e Caçadores forma marcos do hoje chamado efeito mecânico. Roger Rabbit, Titanic e O Magico de Oz em composição. Mas caraca...depois de Star Wars o cinema mudou. Nenhum filme fez o uso de efeitos especiais da forma arrasadora como Star Wars.