• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre construção de foruns

Décimo

The Swanson Code
Bom, eu fiz um Forum para a minha turma onde possamos discutir alguns assuntos, mas estou com certas dúvidas em relação à sua construção e manutenção.

A minha maior dúvida no momento é em relação ao update do Forum. Dizem que a versão que tenho está desactualizada (é a 2.017) e a devia mudar para a 2.022. Só que são um pouco vagos ao explicar como devo fazer isso. Fiz o download do ficheiro, mas não sei o que fazer agora com ele.

Espero que me possam ajudar.
 
É o phpBB, né?
Geralmente, quando sai uma versão nova do fórum, eles disponibilizam um pacote contendo todo o conteúdo necessário pra instalação, outro pacote contendo só os arquivos que foram modificados prontos pra substituir os respectivos mais antigos e outro que é um txt passo a passo de como você deve procurar e inserir novas linhas de comando (indicado pra quem tem muitos MODs instalados).

Se seu fórum for virgem (sem MODs), o recomendado é usar o pacote que já vem com os arquivos modificados, mas como sua versão tá bem atrasada em relação a nova, acho que o ideal é fazer um backup e instalar o 2.022 completo.

Faz muito tempo que não mexo nisso, por isso ainda recomendo que você dê uma lida nos tutoriais desse fórum de suporte brasileiro: http://www.phpbbrasil.com.br/phpBB/kb.php?mode=cat&cat=2&sid=04b04f1adf057a1cacb3c6418596419b
ou no suporte oficial: http://www.phpbb.com/community/viewforum.php?f=76

E aqui tem os arquivos novos, etc: http://www.phpbb.com/community/viewtopic.php?f=14&t=489624
 
Você foi um pouco vago ao explicar qual sistema de fórum está usando :g:

Erro meu. :obiggraz:

Se seu fórum for virgem (sem MODs), o recomendado é usar o pacote que já vem com os arquivos modificados, mas como sua versão tá bem atrasada em relação a nova, acho que o ideal é fazer um backup e instalar o 2.022 completo.

Ok, eu fiz isso tudo (até já tinha feito). O problema é que agora não sei o que fazer. Não encontro no Administration Panel nenhuma opção que pareça sequer permitir o update do Forum, nem vem nenhum ficheiro de instalação com o pack completo. O que devo fazer (para onde tenho de copiar os ficheiros, gravá-los, enfim, o que faço com eles)?
 
Cara, não entendi bem o que você quis dizer.
Se você só baixou os arquivos modificados, o próximo passo é "jogá-los" no servidor substituindo os respectivos arquivos mais antigos, mas como sua versão não é a anterior imediata do pacote novo (2.022), não é aconselhável fazer isso.

Se fosse a versão imediata, os arquivos novos substituiriam os antigos e pronto, fórum atualizado.

Pelo menos quando eu mexia, não lembro de fazer muito mais que isso.
 
Cara, não entendi bem o que você quis dizer.
Se você só baixou os arquivos modificados, o próximo passo é "jogá-los" no servidor substituindo os respectivos arquivos mais antigos, mas como sua versão não é a anterior imediata do pacote novo (2.022), não é aconselhável fazer isso.

Se fosse a versão imediata, os arquivos novos substituiriam os antigos e pronto, fórum atualizado.

Pelo menos quando eu mexia, não lembro de fazer muito mais que isso.

Bom, eu baixei a versão completa, para fazer uma actualização de raiz. A minha dúvida agora é como "jogar" esses ficheiros no servidor. É em algum lugar no Administration Panel?
 
Bom, pra você estar em dúvidas de como enviar os arquivos pro servidor, deduzo que você pegou o fórum já montado. Eu tava achando desde o início que você tinha feito todo o serviço pesado, desde o download do phpBB até às configurações finais. Você precisa ser mais específico nas dúvidas, se não, vamos perder muito tempo trocando posts sem chegar a lugar algum.

Mas enfim, pra jogar os arquivos no servidor, você vai precisar de um cliente FTP. Recomendo o FTP Commander que é levinho e sem frescuras. Instale ele e depois clique no botão New Server. Em seguida, preencha os campos assim:

Name: qualquer um que você queira
FTP Server: ftp.servidor.com.br (por exemplo: se seu fórum tá hospedado no Terra, esse campo ficaria assim ftp.terra.com.br)
User ID: seu login do painel de controle do servidor
Password: sua senha do painel de controle do servidor

Deixe o restante das opções como estão e salve. Procure na lista o nome do servidor que você acabou de criar e dê um duplo clique pra conectar e acessar a raíz do mesmo. Feito isso, procure no menu drop down à esquerda do FTP Commander a pasta descompactada onde estão os arquivos do fórum, selecione-a e certifique-se de estar enviando esta para o diretório www do servidor (que agora será listado à direita do Commander). Note que esse procedimento é o inicial, ou seja, imagino que seu sevidor já esteja sem nenhum vestígio de arquivos antigos do fórum anterior, afinal, você tá jogando um pacote de uma versão muito mais nova.

Depois disso, você começará as etapas de instalação do fórum através do seu navegador.
Eu poderia listar aqui também como você faz isso, mas acho que aqui o restante da explicação vai estar mais objetiva: http://www.phpbbrasil.com.br/phpBB/kb.php?mode=article&k=11
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo