• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Consenso De Literatura] Contos + Crônicas (até 16/5)

Ana Lovejoy

Administrador
Bom, seguindo o mesmo padrão do outro consenso, só que agora:

- Liste os DEZ melhores contos/crônicas de todos os tempos em sua opinião, em ordem de preferência. O primeiro livro vai ganhar 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e por aí vai.

De preferência, coloque o nome do autor entre parênteses (facilita na hora de fazer o ranking geral, acabei de aprender isso :feliz: ).

E não esqueçam: é conto/crônica, não reunião dos mesmos. Por exemplo, não pode citar "Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe", mas "O Gato Preto" (por exemplo. nem gosto tanto assim d'O Gato Preto, hehe).

E é isso. Fica um mês aí à disposição para que vocês coloquem suas listas. Caso mudem de idéia e queiram arrumar algo, editem o post no qual vocês já colocaram a lista, porque senão fica lista repetida e é um saco na hora da contagem de pontos. :disgusti:

:lily:
 
Só uma coisa: no caso d´O Livro do Desassossego do Fernando Pessoa que são várias histórias, vai contar? E como elas não tem nome vai ter que só colocar o número?

Não seria melhor colocar como referência, por exemplo, o livro:

01. Tutaméia [livro]: A Vela e o Diabo [conto]
 
Opa, hora de mergulhar na leitura dos Contos Russos.
 
Por enquanto...

1. Esquina - Mario de Andrade
2. O Coração Denunciador - Edgar Allan Poe
3. A Igreja do Diabo - Machado de Assis
4. O Banqueiro Anarquista - Fernando Pessoa
5. Uma Vela para Dario - Dalton Trevisan
6. Sintomas - Paulo Leminski
7. A Morta - Guy de Maupassant
8. O Travesseiro de Penas - Horacio Quiroga
9. O Nariz - Nikolai Gogol
10.
 
Aiiiii, esse esta dificil porque não lembro o nome e autor de vááááários que gostei. Mas 5 primeiros são meus amados, os outros 5 estou caçando o nome e edito em breve.

1 - Neve, Cedro e Maças - Neil Gaiman

2 - A Balsa - Stephen King

3 - Jogos de Guerra - Philip K. Dick

4 - Uma Galinha - Clarisse Lispector

5 - O menino - Lygia Fagundes Telles
 
Eu não conheço praticamente nada de contos estrangeiros.
Seu eu fizer uma lista só vai ter conto brasileiro e português. :dente:
Vou pensar na ordem depois.
 
1. "Continuidade dos Parques" (Julio Cortázar)
2. "O Barril de Amontillado" (Edgar Allan Poe)
3. "Feliz Aniversário" (Clarice Lispector)
4. "A Terceira Margem do Rio" (Guimarães Rosa)
5. "Venha ver o Por do Sol" (Lygia Fagundes Telles)
6. "O Jogo das Partes" (Modesto Carone)
7. "Aniuta" (Anton Tchekov)
8. "Um Pé de Milho" (Rubem Braga)
9. "Interchapter VII" (Ernest Hemingway)
10. "Meu Complexo de Édipo" (Frank O'Connor)
 
01- Franz Kafka "Um Médico rural"
02- Júlio Cortázar "Todos os fogos: O fogo"
03- Hernest Hemingway " Sexta -Feira"
04- Guimarães Rosa "Fita Verde no Cabelo"
05- Gabriel García Marques "O rastro de teu Sangue na Neve"
06- Rubem Fonseca "Feliz Ano Novo"
07- Murilo Rubião " O Pirotécnico Zacarias"
08- Aníbal Machado " O Iniciado do Vento"
09- Machado de Assis "O Alienista" e, absoluto, para mim, em língua espanhola:
JORGE LUIZ BORGES (Qualquer conto, qualquer livro, mas não percam Biblioteca de Babel e O Labirinto)
 
Se por acaso eu achar que não li contos suficientes para citar 10 que valham entrar na lista, posso faer uma lista menor?
 
Difícil isso hein?

Acabei de ler O Capote de Gogol e alguns do F. F. Fitzgerald, mas tem que lembrar do Machadão e outros. :sigh:

Vou dar uma olhada por aqui e vou tentar não repetir nomes... Até o fim do feriado eu posto minha lista. Só vi que ninguém citou nenhum do Tchecov ainda.
 
Aié, tem o Fitzgerald :think: Na verdade eu estava querendo colocar a Clarice na lista. Blé.

Talvez fique mais fácil fazer um top10 contistas, não contos. Contos são tantos....
 
Se por acaso eu achar que não li contos suficientes para citar 10 que valham entrar na lista, posso faer uma lista menor?

Sim, pode sim. =] Os pontos serão atribuídos normalmente. Embora eu de fato esteja achando que o melhor é fazer top de autores, porque desse jeito vai ficar uma lista dos 10 primeiros colocados de cada um (acho que não coincidiu nenhum).
 
Sim, pode sim. =] Os pontos serão atribuídos normalmente. Embora eu de fato esteja achando que o melhor é fazer top de autores, porque desse jeito vai ficar uma lista dos 10 primeiros colocados de cada um (acho que não coincidiu nenhum).
tá querendo esnobar, é? :humpf:

eu aqui dizendo que não lembro de 10 contos e vc me vem com essa :disgusti:




:lol: isso que da uma engenheira querer discutir literatura com os profissionais da área :lol:
 
tá querendo esnobar, é? :humpf:

eu aqui dizendo que não lembro de 10 contos e vc me vem com essa :disgusti:




:lol: isso que da uma engenheira querer discutir literatura com os profissionais da área :lol:

:obiggraz:

mas acho que podemos manter os contos mesmo, e aí fazemos um paralelo com cronistas/contistas mais citados, como fiz lá no de romances (acho que fiz, agora não lembro se fiz mesmo ou não :eek: )
 
:obiggraz:

mas acho que podemos manter os contos mesmo, e aí fazemos um paralelo com cronistas/contistas mais citados, como fiz lá no de romances (acho que fiz, agora não lembro se fiz mesmo ou não :eek: )
bem, vc fez a lista de pontos, que já dá uma boa noção. e ainda fez uma lista com os autores com maior numero de obras citadas.

estou tentando montar uma lista, mas tvz demore um pouco. Eu nunca fui muito fâ de contos, pq eu sempre fico com aquele gostinho de quero mais. Mas crônicas eu já li bastante - desde a coleção pra gostar de ler, que é o máximo, eu gosto :D
 
estou tentando montar uma lista, mas tvz demore um pouco. Eu nunca fui muito fâ de contos, pq eu sempre fico com aquele gostinho de quero mais. Mas crônicas eu já li bastante - desde a coleção pra gostar de ler, que é o máximo, eu gosto :D

Bem lembrado :D

Tem um livro só de crônicas do Carlos Eduardo Novaes (acho que é o volume 15 do para gostar de ler), com várias crônicas engraçadíssimas, especialmente a que dá o título à coleção, A Cadeira do Dentista.

Acho que vou revisar e colocar o Novaes na lista tb :think:
 
1 - Passei por um sonho - José Eduardo Agualusa
2 - O Alienista - Machado de Assis
3 - O Salto - Tolstóy
4 - Deutches Requiem - Jorge Luis Borges
5 - O Gato Preto - Edgar Allan Poe

Vou editando conforme me lembrar/ler outros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo