• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cameloth - O mito e a realidade

Bom, o objetivo deste tópico é debater se o rei Artur e seu reino existíram mesmo. É sabido que a maior parte do ciclo arturiano provém de lendas, inclusive acrescentadas séculos depois da época de Artur, (que provavelmente éra um patrício descendente dos romanos). Mas também muitas outras coisas contidas em tais lendas, foram registradas com embasamento histórico. A questão é: quem foi de verdade o rei Artur (históricamente falando), ele realmente existiu e construíu um grande reino? E se construíu, como sería esta lendária corte de Camelot? :think:
 
Última edição:
Ahm... não seria Camelot, sem H? :?

Bem, indiferente a isto, qual sua opinião sobre as questões que formulei no post anterior? :roll:

Obs: particularmente, considero ambas as grafias corretas, mas de qualquer forma é um fato sem significado para o debate deste tópico, que não trata de ortografia e nomes própios, mas sim de uma comparação entre mitos e história real, referentes ao ciclo arturiano...
 
Última edição:
Bem, acredito que Camelot ou o Rei Arthur das estorias não existiram. Porém eh bem possivel que a lenda seja baseada em algum general romano ou rei celta da Britania que lutou com os escotos, seja a serviço dos romanos seja ds bretões. Com o tempo, a lenda foi evoluindo ate a forma atual^^
 
Camelot. Concordo com o que o Nemo disse, Arthur pode muito bem ter sido algum general. Ou até um líder de alguma aldeia algo do tipo. Com o tempo, virou lenda.
 
Cara, Artur existiu e o Bernard Cornwell fez a biografia do cara naquela série fantástica, hehe.
 
Bem, indiferente a isto, qual sua opinião sobre as questões que formulei no post anterior? :roll:
Ahmm... é pq eu não tenho opinião, acho q a única coisa q li sobre isso foi O Rei do Inverno e achei um saco :oops:

Tá, podem me xingar d herege, não-nerd, etc, fazer o q... :osigh:
 
Última edição:
Ahmm... é pq eu não tenho opinião, acho q a única coisa q li sobre isso foi O Rei do Inverno e achei um saco :oops:

Tá, podem me xingar d herege, não-nerd, etc, fazer o q... :osigh:

Ninguém está aqui para xingar, apenas para debatermos coisas interessantes e aprendermos mais sobre o universo tolkeniano, além de inúmeros outros assuntos. Cada qual tem sua própia opinião, portanto, se você não se interessa pela lenda de Artur e/ou a história verdadeira deste personagem, é um direito seu. No entanto este tópico em específico trata tão somente de analisar as verdades sobre Artur e seu reino, Camelot (agora está escrito certo?), portanto se quiser participar desta discussão, seja bem-vinda...
OK? ;-)
 
isso nao é a resposta.. mas isso é uma filosofia.. (eu gosto de filosofia)

Ah, compreendo! Que bom, eu também aprecio muito filosofia, seja bem vinda, suas opiniões são importantes. :yep: Que você considera pessoalmente a respeito das questões perguntadas no post inicial, Mäh? :think:
 
Ah, compreendo! Que bom, eu também aprecio muito filosofia, seja bem vinda, suas opiniões são importantes. :yep: Que você considera pessoalmente a respeito das questões perguntadas no post inicial, Mäh? :think:

O Rei Artur é uma figura da história inglesa, de historicidade discutida. Embora não existam muitos dados concretos sobre a figura, foi muito o que se escreveu sobre ele.Em princípios do século V, o imperador de Roma, Honório, já farto das revoltas da província da Bretanha, mandou retirar as legiões e quadros administrativos dessa provincia; essas legiões deviam ser comitenses, tropas móveis (uma vez que se sabe que as tropas junto à muralha de Adriano continuaram a cumprir o seu dever mesmo sem um império a quem servir). Os arqueólogos tentam descobrir o corpo do Rei Artur. Se o descobrirem saberão se ele foi uma lenda ou verdadeiro herói.
 
É provavel que, assim como Camões juntou 100 anos de viagens marítimas portuguesas em uma só viagem nas Lusíadas o Geoffrey of Monmouth tenha juntado vários heróis galeses (Riothamus, Ambrosius Aurelianus etc) em um só lendário herói...
 
O Rei Artur é uma figura da história inglesa, de historicidade discutida. Embora não existam muitos dados concretos sobre a figura, foi muito o que se escreveu sobre ele.Em princípios do século V, o imperador de Roma, Honório, já farto das revoltas da província da Bretanha, mandou retirar as legiões e quadros administrativos dessa provincia; essas legiões deviam ser comitenses, tropas móveis (uma vez que se sabe que as tropas junto à muralha de Adriano continuaram a cumprir o seu dever mesmo sem um império a quem servir). Os arqueólogos tentam descobrir o corpo do Rei Artur. Se o descobrirem saberão se ele foi uma lenda ou verdadeiro herói.

mas realmente eu não sei responder esse post!!
 
Muito interessante... De fato, é uma grande probabilidade que o lendário Artur tenha sido inspirado em várias personalidades reais, e não em apenas uma. Mas a fonte principal sobre Artur histórico não deveria ser Geoffrey de Monmouth (que viveu depois, e acrescentou os mitos do Graal e da Távola Redonda na história), e sim S. Gildas, penso eu, que viveu na mesma possível época de Artur. Gildas nos conta que sucedendo a Vortigern, Maglocune, e Ambrosius Aurelius, surge um tal Artur, que se destaca principalmente na Batalha do Monte Badon. Sería um romano-bretão, que alcança prestígio nas lutas contra os saxões, a ponto de vários reis bretões menos poderosos lhe prestarem "vassalagem"... Já Riothamus, que significa "Grande rei", e ficou famoso por excursionar à Gália, não é um nome própio na verdade, mas sim um título de poder...

(Um detalhe curioso é que Artur e Riothamus seríam também contemporâneos, e segundo as lendas, Artur teria feito uma expedição na Gália)...
 
Última edição:
Mas o própio Gildas não fala nada de Arthur, e ele fala da Batalha do Monte Badon mas não cita nomes (pudera, ele chamava os reis britânicos da época de tiranos, não ia querer glorificar nenhum deles), a associação dessa batalha com Arthur vem depois.

E sobre Riothamus, há varios outros fatos que o associam a lenda de Arthur, como a sua ultima batalha ter sido na cidade de Avallon, na França e tals...
 
Mas o própio Gildas não fala nada de Arthur, e ele fala da Batalha do Monte Badon mas não cita nomes (pudera, ele chamava os reis britânicos da época de tiranos, não ia querer glorificar nenhum deles), a associação dessa batalha com Arthur vem depois.

E sobre Riothamus, há varios outros fatos que o associam a lenda de Arthur, como a sua ultima batalha ter sido na cidade de Avallon, na França e tals...

Interessante. Então o mais próximo de Artur seria de fato o referido Riothamus, não é? Ou seja, o "Grande Rei" dos bretões... Você poderia, por favor, contar mais do que sabe a respeito de Riothamus, pois eu particularmente não disponho de muitas informações sobre ele... :think:
 
bem, eu tinha algumas informações sobre o surgimento do mito, mas num lembro de cabeça. assim q eu achar, eu passo pra vcs. ok?
 
OK, espero ansiosamente qualquer informações adicionais. Aos fãs do Ciclo Arturiano, e da história de Bretanha Medieval, etc, postem aqui vossas opiniões. Grato a todos, abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo