• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria sobre as Entesposas

Tenho uma teoria sobre as Entesposas, na verdade, não é nada muito elaborado, mas é um detalhe que notei e queria compartilhar com vocês.

Barbávore diz que a entesposas sumiram, talvez tenham ido para terras distantes. Bom, eu acho que as entesposas estão próximas ao Condado.

Baseio a minha teoria nessa fala de Sam, logo no começo de livro:

"- Tudo bem - disse Sam, rindo com os outros. - Mas e esses homens-arvores, esses que podemos chamar de gigantes? Dizem que um homem maior que uma árvore foi visto indo para os Pântanos do Norte há pouco tempo.
-Quem disse isso?
- Meu primo Hal é um. Ele trabalha para o Sr. Boffin em Sobremonte e sobe até a Quarta Norte pra caçar. Ele viu um.
- Disse que viu, talvez. Esse seu primo vive dizendo que viu coisas, e pode ser que ele veja coisas que não estão lá."

Acho que esse "homem-árvore" que o primo de Sam viu, é uma entesposa. O que vocês acham?
 
Só uma coisa, por mais lógica que seja sua hipótese, ela não leva em consideração que tanto gandalf quanto aragorn conheciam bem o shire, e que qualquer um deles teria dito a barbarvore se fosse real ou pelo menos provavel a existencia de ents lá. Principalmente Gandalf, que era conhecido dos ents e de sua história.
 
É comentado que elas teriam ido morar em Ithilien, e que lá, foram queimadas, ou sido escravas de Sauron. Tolkien acredita que elas tenham perecido.
 
Posso estar falando uma grande bobagem, minha memória anda um caos, mas Barbárvore não tinha esperanças de encontrá-las nos ermos das Terras Castanhas?
 
Posso estar falando uma grande bobagem, minha memória anda um caos, mas Barbárvore não tinha esperanças de encontrá-las nos ermos das Terras Castanhas?

Ele realmente tinha esperanças, mas acredito que por sua vida ser tão longa... E ele não acreditar que estavam mortas....
 
É um tema um tanto quanto complicado, mas como muito bem colocado por Istimo, as entesposas provávelmente não continuaram nas proximadades do Condado, nem nada do tipo, mas sim teriam-se mudado a onde seria mais tarde Ithilien, e provávelmente caído nas mãos de Sauron, sendo ou destruídas, ou transformadas em alguma perversidade. Assim como também mencionado por Istimo, Tolkien acredita no fato de que elas tenham se perdido, mesmo sendo interessante a estel que ainda queima dentro dos ents, e um tema um tanto quanto complexo.
Sobre a teoria do Condado, como já rebatido, e colocado, Aragorn e Gandalf realmente tinham conhecimento das Terras próximas ao Condado, e creio que as entesposas não seriam fáceis de passar despercebidas a um guardião, ou coisa do tipo, mas ainda sim, mesmo que pouco provável, é uma teoria interessante. =]
 
Estel ná métima vanwa.
Embora Tolkien acredite que elas tenham perecido, não significa que elas realmente o tenham. O fator que indica que ela provavelmente tenham desaparecido, é que hoje não vemos muitos ents por aí. Sem dúvida pode ter sido mencionado em algum lugar, mas teríamos que considerar livros de outros autores como história, não como conto.
Infelizmente, temo que elas tenham desaparecido para sempre.
 
Aiya nildonya Istimo!
Násië. =]

De fato, levando em conta a idéia do Mito, essa foi a forma que Tolkien
encontrou de "explicar" o fim dos Ents em Arda na atualidade. Com a morte das entesposas, ou seu desaparecimento, não haveriam mais "entinhos" e com isso a extinção alcançou os Ents.

Abraços.


Obs: Estel ná métima vanwa significa "a esperança é a última a perder-se"; e a colocação Aiya nildonya significa salve meu amigo [aiya = salve, nildo = amigo, com a desinência possessiva -nya = meu]; o termo násië representa uma fomra como "amém", que assim seja.
 
Poxa realmente não sabia nada sobre o destina das entesposas, muito interessante

como minha conterrânea falou, eu também não sabia nada e continuo sem saber afinal não há acho eu teoria soibre o desaparecimento das enteposas, nem sequer se tem certeza que elas pereceram ou se mudaram assim como o suposto fim de ungoliant, não se sabe ao certo se ela se comeu ou morreu de velha ou de fome qualquer outra coisa, havendo até ahipotese de acordo come ssa lacunas deixadas por tolkien de ungoliant não ter perecido ou algo parecido e também sobre as enteposas.:think:
 
No cápitulo que, em O Senhor dos Anéis, relata Merry e Pippin com Fangorn, se não me engano página 499 e 500 (da versão três em um) temos a canção que Fangorn relata aos Hobbits, que trata da questão das entesposas não quererem voltar aos ents, e desejarem habitar suas novas terras, com seus pomares, e suas flores do campo.

Neste caso, assim como já dito, poderiam elas terem sido mortas, ou afastadas desses lugares por ocasião das investidas de Sauron, e então não entrado mais em contato com os ents, o que teria levado a extinção das espécie.

Abraços.
 
Parece bobo, mas vocês já cogitaram a hipótese delas terem parado Nas Terras dos Imortais, lembrem-se que em certa parte do livro após a criação de Varda a esposa de Manwë, diz a um valar (não lembro o nome) que colocaria criaturas para defender as árvores das outras raças, e elas agiriam como pastores cuidando das suas ovelhas, quem sabe elas não foram cuidar das árvores de Valior...:think:
 
De certo, é uma hipótese levantada, que não considero inválida.
Por que não busca bases para seus argumentos e consolida essa tese, desta forma teríamos algo proveitoso. =]

Abraços.
 
De certo, é uma hipótese levantada, que não considero inválida.
Por que não busca bases para seus argumentos e consolida essa tese, desta forma teríamos algo proveitoso. =]

Abraços.

Agradeço seu comentário, e quero consolidar, mas não estou com a posse do Silmarilliön, alguém sabe onde encontrar na internet?:think:
 
Infelizemente não sei, mas talvez alguém o ajude.
Quanto a sua tese, posso mais tarde dar um elaborada, se tivermos base, nessa colocação. =]

Abraços.
 
Infelizemente não sei, mas talvez alguém o ajude.
Quanto a sua tese, posso mais tarde dar um elaborada, se tivermos base, nessa colocação. =]

Abraços.

É pra isso que os amigos servem, eu sei quem tem um livro num raio de quinze metros daqui de casa eu vejo e digo pra vocês!!!:rider:avante!!!
 
Aiya nildonya Istimo!
Násië. =]

De fato, levando em conta a idéia do Mito, essa foi a forma que Tolkien
encontrou de "explicar" o fim dos Ents em Arda na atualidade. Com a morte das entesposas, ou seu desaparecimento, não haveriam mais "entinhos" e com isso a extinção alcançou os Ents.

Abraços.


Obs: Estel ná métima vanwa significa "a esperança é a última a perder-se"; e a colocação Aiya nildonya significa salve meu amigo [aiya = salve, nildo = amigo, com a desinência possessiva -nya = meu]; o termo násië representa uma fomra como "amém", que assim seja.
Sabe,....sempre pensei isso:
Tanto Tom, como as Entesposas.. são coisas que/sobre tolkien não queria falar mais... ele botou para dar uma explicação por exemplo sobre o fato de não existir mais ents e ponto final...
- Olha meus bons e queridos hobbits. Não tem mais Ents porque a entesposas sumiram e ponto.


Parece bobo, mas vocês já cogitaram a hipótese delas terem parado Nas Terras dos Imortais, lembrem-se que em certa parte do livro após a criação de Varda a esposa de Manwë, diz a um valar (não lembro o nome) que colocaria criaturas para defender as árvores das outras raças, e elas agiriam como pastores cuidando das suas ovelhas, quem sabe elas não foram cuidar das árvores de Valior...:think:
É meu querido Noylon... mas essas criaturas que você cita são justamente os Ents..todos eles... ents e entesposas...
 
Última edição:
De fato essa impressão também me atinge Mene meu caro.
Porém, ainda assim, de certa forma, são válidas as tentativas de mostrar essa idéia, ou mesmo de esclarecê-la. =]
Não podemos, afinal de contas, criar assuntos "tabus", assim como foi feito com a questão das asas dos Valaraucar, e sobre Iarwain Ben-Adar.

Sempre devemos questionar e problematizar, produção de conhecimento acima de tudo!

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo