• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você adquiriu o hábito da leitura?

LUKASXD

Banned
No meu caso eu tenho certeza de que não foi influência. Pois eu comecei a gostar de ler com 9 anos e meus pais não incentivaram antes nem depois. Minha mãe não se acostumou com os óculos e meu pai, depois... Já tentou ler "O Morro dos Ventos Uivantes", só que pegou no sono antes de terminar o primeiro capítulo.

E eu tenho só duas amigas que gostam mesmo de ler, só que começaram depois de mim... Uma delas leu toda a obra "O tempo e o vento" de Érico Veríssimo em três dias.

Para mim foi pela descoberta mesmo... Fui apresentado a coleção vaga lume no colégio, passei para Sheldon e depois começei a ler os clássicos :roll:
 
Desde pequeno gosto de ler, acho que desde antes de aprender a ler.

Quando era bem pequeno, pegava as histórias em quadrinhos da minha prima e ficava folheando e olhando as figuras, imaginando o que a Mônica, a Magali, o Cebolinha e o Cascão estavam dizendo.

Desde vieram os livrinhos de escola, eu até gostava de alguns, mas preferia os contos de fadas que o meu pai me deu de presente quando me formei da alfabetização, tinha Pinoquio, Branca de Neve, Chapéuzinho Vermelho, Pequeno Polegar.

Depois a minha mãe me apresentou as histórias de Monteiro Lobato, as Mil e uma noites e desde então nunca mais parei. Agradeço muito aos meus pais por me apresentarem ao mundo da leitura.

Um mundo maravilhoso!
 
colecoes de livros tipo a vagalume e quadrinhos dai pra tolkien foi um pulo =D
hoje nao vivo sem leitura!
 
Quando eu era mais nova eu não era muito chegada em leitura, e faz pouco tempo que eu virei uma fanatica por livros, eu só comecei mesmo a gostar de ler por causa de fanfics, é... é verdade eu gosto de ler hoje em dia porque eu comecei a ler fanfics na net ai eu comecei a gostar de livros... ai não parei mais, as veses vou nos sebos pra conprar alguns(nas livrarias é muito caro, e não dá pra ficar gastando assim, mesmo que eu esteje morrendo de vontade de conprar.), e lá encontro varios livros, e que são na maioria das vezes muito bons, e quando eu começo a ler, eu me enpougo a as vezes leio de uma vez(só não dá pra faser isso se o livro for muito grande).
Eu agora to lemdo O Hobbt(mas eu to lemdo de vagar desta vez)terminei p primeiro capitulo ontem, a um tempo atraz eu li o Silma(demorei um mês pra terminar),tive que ler duas vezes a primeira pag porque eu não tinha entendido direito da priemira vez que li,he,he... e as vezes eu parava e ficava uma semana sem pegar o livro, ai quando voltava, lia até meus olhos arderem(e olhem que não é um livro grande).

Eu prefiro livros sem figuras, é mais legal a gente mesmo imaginar os personagens e os lugares descritos.(pelo menos é oque eu acho)
 
ah, eu comecei a ler antes mesmo de saber faze-lo =)
e me apaixonei por leitura de verdade a partir da 2a série
antes, eu lia [decifrava] a minha coleçao de asterix
=)
 
Comecei a ler mesmo quando conheci os clássicos brasileiros, o que é estranho, tendo em vista que eles geralmente mais afastam as pessoas da literatura do que atraem.

Minha mãe também teve papel nisso, já que estava sempre com um livro nas mãos. Admito que, mesmo antes de adquirir o hábito, achava bonito ver os outros lendo, só não conseguia manter a atenção concentrada numa folha de papel durante muito tempo. Hoje vejo que eram as histórias que não me interessavam.

Bem, passei a ganhar algumas obras de presente, e outras eu pegava na biblioteca da escola. Ou seja, não me faltava acesso aos livros. Aí o negócio começou a andar e não parou mais. :D
 
Nossa,desde muito nova eu gostava de ler,na escola eramos levados a bibliotece para pegarmos livros,gostava muito mesmo:joy: ,claro,tive a fase dos gibis e revistas. Minha atenção à esse prazer enorme que é a leitura,se consagrou quando descobri Sheldon e Agatha,daí por diante não parei mais:think: ,passei por Shakespeare,Ken Follet e claro Dan Brown! e clássicos...Machado de Assis,José Guimarães e Luis Fernando Verissimo e etc...


:kiss: e ótimas leituras a todos!!!!!!
 
Sempre gostei de ler, desde criança, mas comecei a criar o hábito da leitura pois minha irmã mais velha sempre que ia emprestar livros na biblioteca para ela, trazia um livro ou gibi para mim também. A leitura foi ficando cada vez mais freqüente e hoje já é uma rotina diária.
 
Meu pai amava livros.
Tínhamos um biblioteca em casa com cerca de 5.000 livros, e aos 5 anos ele já tentava me ensinar a ler.
E eu tinha o mesmo cotume da Dimitra, ficava tentava decifrar. Eu lembro de uma coleção que ele tinha sobre aves, em espanhol, na qual eume debruçava e ficava inventando histórias.
Um fato engraçado é que na época que meu pai adoeceu e eu fiquei um ano sem ir para a escola (morava em sítio nessa época) eu tinha um amigo que me zombava porque tinha a mesma idade que eu e estava na segunda série, enquanto eu estava na primeira. Fiquei frustrado e peguei os livros do meu pai de Geografia e História da 6° série em diante pra estudar e depois me gabei pra cima do muleque. Acho que começou aí.
 
Eu não sei... eu aprendi a ler lá pelos 4 anos de idade e desde então não largo os livros, mas acho que eu comecei com os contos dos irmãos Grim, interpretados pela Walt Disney.
 
Eu herdei muitos gibis da Turma da Mônica e Tio Patinhas. Lia as mesmas histórias várias vezes. Depois comecei a ler livros para crianças mesmo, lembro-me que eu tinha um que falava sobre cães e eu adorava.
Além disso, minha mãe sempre nos levava na biblioteca da cidade, nos incentivava a alugar livros, etc.
Quando eu tinha uns 9 anos minha mãe me deu "O menino do dedo verde", e "O Pequeno Príncipe". Acho que a partir daí fui pegando gosto, e lia qualquer livro que estivesse na estante lá em casa.
 
Quando pequeno eu queria muito aprender a ler. Não via a hora de poder ser capaz de decifrar aqueles símbolos. Eu incomodava muito minha prima pra que ela lesse em voz alta as histórias em quadrinhos do Maurício de Siuza que ela lia bastante. Claro que cada personagem tinha que ter uma voz diferente. :D Coitada da minha priminha amada. :grinlove:

Depois fui lendo eu mesmo os gibis. Fanaticamente! Tinha coleções bem grandes de HQs da Disney e da Turma da Mônica (ainda tenho uma parte pequena).

Depois passei aos livros. E eu adorava pegar pra ler aqueles livros "enormes" das séries adiantes da minha que os meus colegas tinha "medo" de ler: era mesmo um protótipo exibido de nerd.:lol:

Fui apresentado a coleção vaga lume no colégio

Lembro dessa série, que não gostava aliás. Gostava muito da série Reencontro que adaptava alguns grandes clássicos da Literatura.

antes, eu lia [decifrava] a minha coleçao de asterix =)

Ah, Asterix :obiggraz: :grinlove:

Acho que tem um tópico quase igual a esse...
é o 'Qual o livro que abriu as portas'; não tem como dar um merge não?

São um pouco diferentes em suas propostas os tópicos.
 
Não tenho certeza de onde adquiri o abito de leitura, mas tenho quase certeza que foi com uma aposta, apostei com meu pai que leria "Mob Dick" inteiro se ele me desse um lego de 1000pçs, tudo bem, não li o livro todo na época mas em compensação aprendi a gostar de ler, o que acho melhor do que lego.
 
Meu avô paterno tinha um acervo enorme em uma casa nos fundos da casa dele. Existem fotos minhas, de andador, arrancando os livros da estante...
Meu pai conta que lia para mim ainda na barriga da minha mãe....
Não teve escapatória!!! Fui atraida desde muito jovem, e aí não tem volta...
Até mesmo minha profissão foi influência da leitura e da curiosidade... Cientista Social.
Meu livro preferido na infância era "Marcelo, Marmelo, Martelo". Contava todas as traquinagens desse menino... eu adorava!!!
 
Olhava as pessoas, não só da família, escrevendo desde pequena. O hábito veio com a paixão e a curiosidade para se aprender a escrever...
Lembro-me quando eu tinha uns 3 anos e enxi tanto a minha mãe que ela me fez sentar na mesa, e me mostrou o alfabeto e grande parte dos fonemas. Depois de aprender a escrever meu nome ainda naquele dia foi fácil, e o meu gosto por escrever apareceu antes do hábito de ler muito... Pedia quase todo dia para alguém me comprar um caderno.
Se me lembro bem, o primeiro assunto que interessou-me foi mitologia grega, logo depois passei para outros tipos de mitologia, como a nórdica. Depois fui descobrir autores de Fantasia Histórica... minha mãe tinha um livro velho, que nem sei mais se ela tem, chamado As brumas de Avalon, todo sobre a ilha (acho que todo mundo conhece a história), que eu logo de primeira gostei, porque confundia a ilha de Avalon com a de Atlântida, que eu adorava ler sobre.
Nunca gostei muito dos livros recomendados pela Escola, mas sempre os li com prazer.
 
Ninguém lá em casa é muito fã de leitura. Meus pais não lêem nada. Meu irmão odeia ler (tanto que, quando a escola pedia pra ele ler um livro, ele conseguia - não tenho idéia onde - livros gravados em fitas K7). Tios, primos... nadinha!

Apesar disso, minha mãe lia pra mim quando era pequeno. História em quadrinhos, principalmente.

Na escola passou pra livros da Série Vagalume, daí pra Agatha Christie e assim fui evoluindo. Apesar que nunca fui muito de ler grandes clássicos.

E hoje não vivo sem um livro perto de mim!
 
Minha mãe lia o tempo todo, a grande maioria livros de terror com autores como Stephen King ou Anne Rice. Comecei a ler por causa da escola (A Droga da Obediência), depois de um tempo foi Entrevista com o Vampiro. Entre os 13 e 14 anos meu tio me emprestou a versão que ele tinha de O Senhor dos Anéis que era dividido em mais livros e a tradução era diferente de hoje em dia.

Depois disso fui procurando aos poucos, lia aos poucos, mas estava sempre lendo. Nos últimos 4 anos é que tenho lido compulsivamente. Coincidentemente foi logo após ler O Nome da Rosa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo