• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

45 Dicas para você escrever bem

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
Escrever bem hoje em dia é uma habilidade fundamental no convívio humano. Entretanto, essa capacidade vem sendo constantemente banalizada. Apresento-lhes meu singelo manual em rápidas 45 lições irônicas para que você possa ampliar seu dom de escrever:

1- Use as, vírgulas nos, lugares certos.

2- Não faça muitas citações, como diz meu professor João, "quem cita os outros não tem capacidade própria de pensar e escrever".

3- Iscreva portugueis direito. Hortografia coreta é eçenssiau.

4- Jamaix iskeva axim miguxo, xi naum eu fiko tixti.

5- Não abuse dos pontos de exclamação!!!!!! Só um já é o suficiente!!!!!!!!

6- Você Não Deve Escrever As Iniciais De Todas As Palavras Em Maiúsculo Se Não For Um Título.

7- Cuidado com as redundâncias pleonásticas repetitivas.

8- Vá direto ao ponto mais ou menos específico aproximado.

9- N use aqlas abrev da net, pq tvz ngm entenda.

10- Por que as pessoas não colocam mais ponto de interrogação nas suas perguntas. Será que todos são obrigados a adivinhar que aquilo é uma pergunta.

11- Não escreva palavrões, seu filho-da-puta!

12- Cuidado com os parônimos! Confundi-los pode discrever uma sentença completamente deferente da pretendida.

13- Nãoamontoeaspalavras,senãodeixarespaçonãodáparaentendernada.

14- desde o ensino fundamental aprendemos que substantivos próprios começam com letra maiúscula. essa é uma regra de gramática tanto aqui no brasil, quanto na antuérpia.

15- Não use à crase onde ela não existe.

16- Exagerar é 100 bilhões de vezes pior que o comedimento.

17- Frases incompletas são

18- Voce nao podera esquecer da acentuaçao e do til.

19- Doravante, Vossa Mercê obliterá arcaísmos.

20- O uso de parênteses (mesmo quando relevante) é desnecessário.

21- Seja incisivo e confiante. Ou não. Talvez...

22- Quem precisa de perguntas retóricas?

23- Passe a borracha nas gírias, mesmo que sejam show de bola, tá ligado?

24- A voz passiva deve ser evitada.

25- Mesóclises, evitá-las-á a todo custo.

26- Não fique escrevendo no gerúndio, pois seu texto vai dando a impressão de estar sempre continuando, nunca tendo um fim.

27- Não coloque rostinhos feitos com símbolos no texto ; -)

28- Não use reticências...elas dão a sensação de...imprecisão e...incerteza...

29- Você já sabe da importância dos sinais de pontuação não é mas é sempre bom lembrar pois é imprescindível

30- O plural são necessário em todas a palavras da frase.

31- Não coloque “aspas” em “tudo”, como que “para tirar o seu da reta”.

32- Superlativos são prejudicialíssimos para o seu texto.

33- Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

34- Não escreva palavras com uma só palavra. Jamais!

35- Nunca generalize. Generalizar sempre é um erro.

36- NÃO ESCREVA EM CAIXA ALTA, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. E GRITAR NÃO É NADA EDUCADO.

37- Conforme recomenda a SIFUD, nunca use siglas desconhecidas.

38- Atrapalhar-se com homônimos pode transformar a cessão do seu texto numa seção de terror.

39- Analogias são tão úteis quanto mamilos num urubu.

40- Desnecessário faz-se redigir um escrito deveras rebuscado. Tal ufania advém do esmero exacerbado que beira o exibicionismo narcisístico.

41- Metáforas são como pooddles de guarda, não servem pra tarefa e só enchem a paciência.

42- Cuidado para não repetir a mesma palavra. Prefira um sinônimo à palavra repetida. A repetição de uma palavra pode torná-la repetitiva, já que essa palavra vai sendo repetida palavra após palavra, numa grande repetição de palavras repetidas.

43- Não use ditos populares, em boca fechada não entra mosca.

44- Evite frases exageradamente longas, como já nos ensinavam os antigos gregos, em que a habilidade da retórica, ou seja, de falar muito sem nenhum objetivo aparentemente real, também não era bem visto, porque já naquela época sabiam que frases longas demais acabam por abarcar conceitos e temas muito diversos, o que obriga o leitor a se esforçar mais do que o necessário para separar os argumentos, fato que não deveria fazer parte da função de ler um texto, mas torná-lo inteligível através de frases mais curtas que não cansassem o leitor.

45- Uma barbaridade que tu deves evitar vivente, é usar expressões exclusivas da querência onde tu moras tchê! Ou teu texto fica tri ruim.

------------------------------
Inspirado com algumas inclusões e adaptações num texto original em inglês: http://www.ruf.rice.edu/~bioslabs/tools/report/wrules.html
Obs: editado para evitar confusões...
 
Última edição:
mto da hora cara!!!!!!!!!!!!
nd melhor do q dicas c/ exemplos tao claros p/ q a gente ñ acabe cometendo mais esses erro.
 
4- Jamaix iskeva axim miguxo, xi naum eu fiko tixti.

7- Cuidado com as redundâncias pleonásticas repetitivas.

10- Por que as pessoas não colocam mais ponto de interrogação nas suas perguntas. Será que todos são obrigados a adivinhar que aquilo é uma pergunta.

17- Frases incompletas são

42- Cuidado para não repetir a mesma palavra. Prefira um sinônimo à palavra repetida. A repetição de uma palavra pode torná-la repetitiva, já que essa palavra vai sendo repetida palavra após palavra, numa grande repetição de palavras repetidas.

:rofl: :rofl:

:clap:
 
Eu acho que ele é o idiota porque não teve bom senso e chamou de idiota algo que ele nao parou, pensou e compreendeu que se trata de uma brincadeira. =)

GG NO REV THX ALT QQ
 
Última edição:
Eu acho que ele é o idiota porque não teve bom senso e chamou de idiota algo que ele nao parou, pensou e compreendeu que trata-se de uma brincadeira. =)
Na internet ela não é divulgada como uma brincadeira.
E sim uma lista dogmática que deve ser seguida a todo custo.
 
Na internet ela não é divulgada como uma brincadeira.
E sim uma lista dogmática que deve ser seguida a todo custo.

Sei...

Algo a ser seguido a todo custo... divulgado na INTERNET? E ainda com esse padrão de piada em CADA LINHA?

Convincente. Com certeza o objetivo está sendo alcançado e o "cara" do blog surge como um herói para nos salvar. Eu mesmo praticamente estava reestruturando tudo o que escrevo, mas agora, depois que li o texto dele, parei e pensei.

You're, INDEED, correct.
 
Sei...

Algo a ser seguido a todo custo... divulgado na INTERNET? E ainda com esse padrão de piada em CADA LINHA?

Convincente. Com certeza o objetivo está sendo alcançado e o "cara" do blog surge como um herói para nos salvar. Eu mesmo praticamente estava reestruturando tudo o que escrevo, mas agora, depois que li o texto dele, parei e pensei.

You're, INDEED, correct.

Eu aposto a sua vida como muita gente aqui levaria a sério essa lista.
Aliás, a primeira vez que a vi foi num cursinho com uma professora dizendo se tratar de um texto de algum professor da Unicamp que explicava de forma divertida alguns erros comuns que cometemos quando escrevemos.
 
Idiota é não perceber que se trata de uma brincadeira.:roll:
Bem, talvez ninguém mais aprecie um humor irônico afinal...
Eu aprecio, é que peguei raiva dessa lista quando vi muita gente levando-a a sério.
Aliás, ela foi escrita originalmente em inglês, mas não estou encontrando agora o link.
 
Essa lista já é meio velha, mas tem umas coisas bem engraçadas sim.

E Jedan, para de implicar com o texto.
Para levar isso a sério, só sendo muito burro ou implicante.

Se te dá raiva que pessoas a levem a sério, então implique com essas pessoas, que não entenderam o propósito da coisa.
 
15- Não use à crase onde ela não existe.
Esse problema não vai mais existir.
De acordo com as novas regras gramaticais que entraram em vigor esse mês, a crase não exsite mais no português. :yep:
 
Esse problema não vai mais existir.
De acordo com as novas regras gramaticais que entraram em vigor esse mês, a crase não exsite mais no português. :yep:

Sério? :eek:

Então como vamos fazer para representar a frase "Fui à praia"? "Fui á a praia"? 8-O8-O8-O
 
Não sei. Mas foi feito uma "unificação" com um portugues de Portugal, daí acontecerram uma serie de mudanças dos dois lados. Uma das mudanças pra nós é a exclusão da crase. Além disso umas proparoxitonas vão deixar de ser acentuadas e palvaras como "voo" também.
 
Não entendo como algumas pessoas levam a sério essa lista, preferindo deixar seu modo de escrever... Já pensou se todos escrevessem do jeito que a lista pede?
Devo lembrar que a maioria dos autores bem criticados são bem sucedidos por apresentarem-se de modo autêntico em sua escrita, e não apenas pelo conteúdo de seus livros.
Na minha opinião, desde que seja escrito de forma correta e, em casos mais formais, educadamente, você pode escrever o que bem entender.

P.S.: Esta é apenas uma opinião minha, não me bombardeiem :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo