• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Consensos 3.1 - Brasil

Thico

The Passenger
Eu iria lançar esse consenso no final de semana, mas como o Phantom já "matou a charada" antes da hora, acabou a graça e eu resolvi pôr na roda logo de uma vez. :)

As regras são as mesmas do outro consenso, com as seguintes diferenças, aqui só valerão artistas nacionais, e De qualquer época, isto é, desde a jovem guarda a manguetown entrarão aqui, desde o Samba do Telefone - que aliás, esse ano está completando 90 anos - à Conversa de Botas Batidas poderão entrar (os álbuns delas, óbviamente).

Considero a música do nosso país riquíssima, inclusive, nos últimos tempos tenho focado minhas descobertas nos discos daqui, e já posso dizer que estamos no mesmo patamar em termos musicais (falando da música contemporânea) de países como os EUA e a Inglaterra. Mas isso infelizmente não consegue ser apresentados nos consensos em geral, é bem cabível, visto que como grande parte do público daqui curte Rock/Metal, que são gêneros que não tem tanto expressividade (e digamos, qualidade) no Brasil. Claro, tivemos Secos & Molhados, Mutantes, atualmente Los Hermanos, todas essas excelentes bandas, mas ainda sim as grandes que aparecem nos consensos são as estrangeiras.

Então resolvi aproveitar o 3.0, e fazer um 3.1, criando o primeiro "consenso alternativo" (e terão outros ao longo do ano*). As vantagens para os usuários do fórum nesse consenso seriam muitas, a começar pelo fator de muita gente que não participa dos outros consenso aqui participará, assim espero, pelo menos. Depois que boa parte do pessoal que não tem tanto conhecimento da boa música do nosso país poderá conhecer a partir dos tops e discussões, e quem sabe participar também.

Espero muito mesmo que esse consenso dê certo, tenho mais expectativas para ele que para qualquer outro consenso até então (até porque já estou meio saturado de promover os outros). Lembrando, é claro, que quem participar dos dois consenso e quiser pôr discos nacionais no outro poderá sem problemas.



*como eu disse, é provável que tenham mais 3 consensos alternativos além desse (3.2, 3.3, 3.4), mas como eu ainda não tive nenhuma grande idéia para os outros e peço a contribuição de vocês, quem tiver idéias para mais consensos alternativos pode me mandar MPs que eu selecionarei as melhores. E mais, se a idéia der certo eu posso até dar continuadade à esses consensos independente do outro.
 
Eu, que não costumo participar dos consensos do Música, achei essa idéia foda. Devo participar. Mas caraca, vai ser difícil.
 
O foda é que muitos musicos que eu incluiria na lista, como Bezerra da Silva e Tim Maia eu não sei em quais discos se encontram quais musicas, porque conheço mais de coletâneas etc do que pela discografia convencional, ai fica dificil fazer uma lista...
 
O foda é que muitos musicos que eu incluiria na lista, como Bezerra da Silva e Tim Maia eu não sei em quais discos se encontram quais musicas, porque conheço mais de coletâneas etc do que pela discografia convencional, ai fica dificil fazer uma lista...

www.google.com.br

Funciona.

BTW, quantos discos, 10? Só? Jesus.
(Vai ter Secos e Molhados, Mutantes, Tom Zé, Los Hermanos e Jorge Ben. E sei lá o que mais. Coisas demais.)
 
Eu iria lançar esse consenso no final de semana, mas como o Phantom já "matou a charada" antes da hora, acabou a graça e eu resolvi pôr na roda logo de uma vez. :)


Foi mal aí em estragar a surpresa.:lol:


E espero que o Consenso tenha uma grande participação,podendo formar um amplo retrato do gosto musical do pessoal do fórum,inclusive com as indicações servindo de dica pra muita gente conhecer coisas novas.

Mas vai ser foda escolher só 10 álbuns.
 
Galera, vocês querem que eu aumente? Sinceramente acho que podem rolar alguns problemas aqui. Porque tem gente que não conhece tanto de música brasileira que aprecie e um bom número de conhece bastante. Se eu passar pra um top15, por exemplo, isso seria mais um problema pessoal que não ouve tanto música nacional e quer participar.

Uma dica para quem não sabe o que ouvir, foi um top não sei quantos de discos nacionais que saiu na Playboy de uns meses atrás, infelizmente não vi essa playboy, mas o pessoal da comunidade do Marcos Valle (onde eu li a respeito dessa matéria) postou o top10:

10 - Jorge Ben/ A Tábua de Esmeralda
9 - Ronnie Von / 68
8 - Wilson Simonal / A Nova Dimensão do Samba
7 - Roberto Carlos / 1971
6 - João Donato / A Bad Donato
5 - Tim Maia / 1970
4 - Guilherme Lamounier / 1970
3 - Marcos Valle / Garra
2 - Erasmo Carlos / Carlos, Erasmo
1 - Secos & Molhados / 1973


particularmente tudo que eu ouvi daí é muito foda (o que são 7 álbuns), e o mais legal, tá bem alternativo por não ter algo do Chico Buarque ou do Tom Jobim, não que eles não mereçam, mas um top de discos nacionais sem eles é mais ou menos como um top geral sem os Beatles (ok, dei uma exagerada, mas vcs entenderam).

Não estou querendo influenciar na lista de ninguém, mas boa parte dos discos aí valem a pena conhecer, inclusive eu tô procurando o top inteiro agora pra postar aqui. E pra quem tem mais entendimento pode usar esse tópico a vontade para dar sugestões e discutir a respeito da nossa música.
 
Última edição:
Gandalf, eu acho que pra contar pro consenso pode rolar só um top 10, mas quem quiser, posta logo o top 15 ou top 20, só para servir de referência e recomendação. É só na hora do vamos ver só valer os 10 primeiros.
 
Acho que é uma boa essa sugestão do Knolex mesmo, até para não reprimir ninguém que queira sugerir/listar mais álbuns, acho que eu vou acabar me incluindo nessa lista. :)
 
Já que ninguém se arrisca, vou aproveitar o dia de hoje que estou livre, coisa que será rarissíma nesse ano e farei minha lista. Perdoem-me por estar mal escrito, estou bom preguiça de revisa-lo, quem sabe mais tarde.

01. Caetano Veloso - Caetano Veloso (1969)

Por muito tempo eu torci o nariz pro Caetano, por besteira mesmo. Resolvi ouvir os discos mais antigos dele e devo concordar plenamente com a genialidade do rapaz. Em meio a diversos clássicos, o mais fantástico é o seu disco branco de 69... Um álbum perfeito de Irene à Alfomega (início ao fim). Caetano traz a musicalidade de Portugal em Os Argonautas, das rodas de capoeira (mixado com o rock) em Marinheiro Só, das festas de sua terra em Atrás do Trio Elétrico, da sua versão fantástico de Carolina do Chico, entre outras, não esquecendo a música que é a versão pratica e musical do Cinema Novo para mim: Acrilírico. E uma das mais belas músicas sobre amor de todos os tempos: Não Identificado (Uma canção dizendo tudo a ela/ Que ainda estou sozinho, apaixonado para lançar no espaço sideral). Por essas e outras esse disco merece o primeiro lugar dos discos nacionais na minha lista.



02. Cartola - Cartola II (1976)

Cartola II é uma plena demonstração do que é o samba, um gênero com muito ingenuidade (insira humor, romantismo, etc aí) e simplicidade, tudo isso dito na voz de um dos grandes poetas que já passaram por esse mundo. Logo de cara, O Mundo é um Moinho (primeira faixa) é uma das músicas mais lindas que eu já ouvi. E o álbum continua a emocionar em ritmos diferentes, seja em Minha, Preciso me Encontrar, Peito Vazio (Quando a saudade aperta/ Foge-me a inspiração/ Sinto a alma deserta/ Um vazio se faz em meu peito), As Rosas Não Falam (clássico absoluto do samba), e assim por diante. Eu poderia ter posto Verde que te Quero Rosa, que também é um disco fantástico, e tem a melhor capa da música brasileira, mas ainda prefiro a simplicidade de Cartola II.



03. Jorge Ben - A Tábua de Esmeralda (1974)

É provável que esse tenha sido o álbum que tenha feito eu concluir que a música brasileira ser uma das três grandes do mundo (juntamente com a inglesa e americana). E até algum tempo atrás ele poderia estar muito bem na primeira posição da minha lista, mesmo hoje, ainda acho que mereceria. Jorge Ben já tinha feito um debut absurdo e mantido uma foda até Tábua (vide o homonimo que eu considero o segundo melhor dele), mas nesse ele concretiza o espetáculo que é sua música ao meu ver. Porra, você ouve Menina Mulher da Pele Preta e se impressiona com aquele ritmo caracteristico do seu violão, ou então escuta O Homem da Gravata Florida que se nota como o cara é foda com conseguir fazer uma música com uma letra que descreve basicamente uma gravata. Esse disco é foda de demais, com destaques ainda para Os Alquímitas estão Chegando, Zumbi, Errare Humanum Est e Cinco Minutos.



04. Marcos Valle - Garra (1971)

Após aquela onda gigantesca da bossa nova vinda dos anos 60 se acalmar, veio a sua segunda leva que na minha opinião é tão foda quanto a primeira. Minha referencia básica para isso é esse disco. Eu até demorei um certo tempo para considerá-lo tão grandioso, mas os irmãos Valle além de darem uma revira-volta em termos de musicalidade no estilo, revolucionaram nas suas letras também, exemplo? Ouça Com Mais de 30 Anos, a faixa-título, Wanda Vidal, Vinte E Seis Anos De Vida Normal (26 de vida normal/ 5 eu passei lendo jornal/ 26 anos esperando você/ 4 eu passei vendo TV (...) ivilização ocidente atenção, vou voltar a vida a margem da cruz/ quero o meu nome ler no edital, 26 anos foi marginal). Gostaria de atentar para a primeira faixa do disco, que me assustou quando eu ouvi a primeira (visto que conhecia um Marcos Valle bem diferente desse música), mas hoje é uma das minhas favoritas do álbum, lamento Rei, mas apesar das suas diversas músicas sobre Jesus, a melhor música sobre ele é dos irmãos Valle.



05. Tom Zé - Estudando O Samba (1976)

Puta que o Pariu, esse disco é praticamente o samba estudado às avessas, fantástico, é um dos álbuns mais mindfuck do século passado (vide Toc). Cheio de letras de trocadilhos doentes, Tom Zé é demente e provavelmente um dos sujeitos mais hilários da música brasileira, com seu humor nonsense. Um disco bem cadenciado, cheio de letras fodas e algumas músicas lindas (Só (Solidão); Se). Destaque para a última faixa também,
um Índice com o nome de todas as outras músicas, genial!



06. Chico Buarque - Chico Buarque de Hollanda Vol. 3 (1968)

Ao contrário da maior parte das pessoas que consideram Construção o melhor álbum do Chico, eu fico com o Vol. 3, inclusive considero assim o melhor encontro dele com o samba. Excetuando os clássicos (Ela Desatinou, Januaria, Carolina, Roda Viva, etc) desse disco uma das minhas favoritas é Até Segunda-Feira.



07. Erasmo Carlos - Carlos, Erasmo (1971)

Caguei para quem não ache esse disco inovador nem porra nenhuma, o fato é que ele é muito bom. Muito mesmo. E com isso é o meu disco favorito de Rock do Brasil. Por que? Caetano presenteou a pessoa certa para cantar De Noite na Cama, Eramos escolheu a música certa dos Valle para fazer uma versão tão boa (se não melhor) quanto a original: 26 Anos de Vida Normal, além disso ainda nos traz a sugestiva referencia à uma erva aí na faixa Maria Joana, bota em prática o melhor do Rock'n'Roll em Dois Animais na Selva Suja da Rua (que tem uma letra foda pra caralho por sinal) ou em Agora Ninguém Chora Mais (com seus coros a lá Waldir Calmon ou outros artistas 50's), não posso deixar de falar da sessentista Masculino, Feminino (Godard?), da breguice cool de Vou Ficar Nu Pra Chamar Sua Atenção e A semana inteira, que fecha com chave de ouro o disco. Pois é, me desculpe novamente Rei, mas agora você perdeu do Tremendão também.



08. Tom Jobim - Wave (1967)

Nasci e sempre estive ouvindo Tom Jobim, não poderia deixá-lo fora da lista. Considero Wave o disco mais cool da história da música brasileira. E o toque de genialidade máxima do mestre Tom Jobim. Álbum instrumental marcado em cima de uma temática light. Minha favorita é a última faixa, Captain Bacardi, que considero a canção mais injustiçada do mestre.



09. João Gilberto - Chega de Saudade (1959)

A minha dúvida quanto ao João Gilberto estava em colocar o primeiro disco de bossa nova (IMO) ou seu grande disco de 73, acabei ficando com o primeiro que tem mais valor sentimental para mim e creio que para a música brasileira também. Em menos de 25 minutos e com faixas todas menores que 3 minutos João Gilberto consegue envolver qualquer um em vários clássicos da bossa nova. Já ouvi falar que Lobo Bobo é considerada a primeira canção da bossa nova, até aí são boatos, mas é certo que esse disco é um dos grande da nossa música.



10. Secos & Molhados - Secos & Molhados (1973)

Mais um álbum que demorei um certo tempo para concluí-lo como obra-prima. Mas veio, não é bom firmar que as letras aqui são praticamente poesias. Provavelmente é o disco mais conhecido no fórum do meu top10. Minhas favoritas são Amor, A Primavera nos Dentes, Assim Assado, El Rey, Rosa de Hiroshima (inclusive penso que fazer algum video com essa música) e Fala.


Continuando... (que não valerá pontos para o consenso)



11. Los Hermanos - 4 (2005): Após duas décadas relativamente magras para a música brasileira considero 4 uma busca das origens da nossa música somado ao melhor do rock mundial atualmente. Talvez tire o lugar de S&M, preciso ouvir esse disco novamente.


12. Chico Buarque - Construção (1971): Esse disco é épico. Algo totalmente único no tempo e espaço. Atemporal. Sem mais.


13. Milton Banana Trio - Vê (1965): Embora considerem o homônimo desse rapaz o grande disco dele cheio de clássicos da bossa nova e tudo mais. é melhor ao meu ver, afinal nesse álbum que é possível notar a virtuosidade absurda desse baterista, provavelmente o maior das nossas terras (tem o Airto Moreira também, entre outros, mas sei lá, o Banana é demais). Discografia essencial para os bateristas do fórum. E mais uma coisa, considero esse disco de Jazz e não bossa.


14. Os Mutantes - Os Mutantes (1968): Infelizmente é uma banda que ainda não ouvi o tanto que gostaria. O debut deles é fantástico, um grande passo para o nosso pobre Rock (em relação ao mundo).


15. João Gilberto - João Gilberto (1973): Grande disco da bossa nova, some voz de João Gilberto + músicas bem calminhas e temos um disco bem relaxante no geral.


16. Dom Salvador & Abolição - Som, Sangue e Raça (1971): Esse disco é fundamental para quem quer conhecer a cena da Black Music brasileira, Uma Vida é uma das melhores músicas nacionais, é um disco recheado de melodias que grudam na cabeça, algo para ficar assobiando o resto da semana.


17. João Bosco - Caça à Raposa (1975): Um dos mestre da MPB, discaço, apesar de estar relativamente distante do top10, até pouco tempo considerei ele bastante. As letras são aqui são excelentes.


18. Dorival Caymmi - Dorival e seu Violão (1959): Arranjos minimalista e letras regionais. Álbum fantástico.


19. Zé Ramalho & Lula Cortes - Paêbirú (1975): post-trodicalia, psychedelic folk, brazilian folk, são os gêneros considerados no rateyourmusic, é mais ou menos por aí mesmo.


20. João Donato - A Bad Donato (1970): João Donato's Psychedelicfunkyexperience em parceria com Eumir Deodato, calcado no funk e com boas influências eletrônicas para a época produziu uma peça musical rara. Experimentem ao menos The Frog (A Rã).


Alguns discos que merecem ser ouvidos e você tiver tempo, etc (Em ordem alfabética)...

Milton Banana Trio - Milton Banana Trio (1965)
Jorge Ben - Samba Esquema Novo (1963)
Jorge Ben - Jorge Ben (1969)
Jorge Ben - África Brasil (1976)
B-Negão e os Seletores de Frenquência - Enxugando Gelo (2003)
Gui Boratto - Chromophobia (2007)
Chico Buarque - Chico Buarque de Hollanda Volume 2 (1967)
Chico Buarque - Vida (1980)
Chico Buarque - Almanaque (1981)
Chico Buarque - Paratodos (1993)
Waldir Calmon - Uma Noite no Arpége (1956)
Cartola - Verde que te Quero Rosa (1977)
Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos (1994)
Astrud Gilberto - The Astrud Gilberto Album (1965)
Gilberto Gil & Jorge Ben - Ogum Xangô (1975)
Antônio Carlos Jobim - Stone Flower (1970)
Legião Urbana - Dois (1986)
Los Hermanos - Bloco do Eu Sozinho (2001)
Los Hermanos - Ventura (2003)
Tim Maia - Tim Maia (1970)
Tim Maia - Racional (1974)
Luiz Melodia - Pérola Negra (1973)
Os Mutantes - Jardim Elétrico (1971)
Milton Nascimento & Lô Borges - Clube da Esquina (1972)
Milton Nascimento - Clube da Esquina 2 (1978)
Planet Hemp - Usuário (1995)
Elis Regina & Tom Jobim - Elis & Tom (1974)
Wanda Sá & Roberto Menescal - Swingueira (2006)
Marcos Valle - Jet-Samba (2005)
Caetano Veloso - Caetano Veloso (1968)
Caetano Veloso - Transa (1972)
Caetano Veloso - Jóia (1975)
Paulinho da Viola - Paulinho da Viola (1968)
Paulinho da Viola - Foi Um Rio que Passou em Minha Vida (1970)
Tom Zé - Com Defeito de Fabricação (Fabrication Defect) (1998)
Zimbo Trio - Opus Pop Nº 2 (1973)


Pronto, depois de umas 2 horas fazendo essa lista finalmente terminei. A música brasileira é tão rica que ainda tem muita coisa (provavelmente) boa que eu preciso ouvir por aí. Mas nesse lista já dá pra ter uma idéia dos meus favoritos e pode ajudar alguém que queira ouvir mais discos para fazer seu top10.
 
Última edição:
1 - Chico Buarque - Construção
Chico Buarque pra mim é quase hour concour quando se fala de música brasileira, e este CD Construção pra mim é sua obra-prima.

2 - Jorge Ben - A Tábua de Esmeralda
Talvez Jorge Ben seja o cantor que eu mais escutei na minha vida, aliás, estou escutando o Acústico dele agora.
A Tábua de Esmeralda é mágico, hermético! Tinha escutado vários CD´s de Jorge Ben antes desse, e não considerava esse o melhor, mas escutando novamente cheguei a conclusão de que este está em primeiro lugar na obra do rubro-negro Jorge Ben. Músicas como O Homem da Gravata Florida, Zumbi, Brother e Os Alquimistas Estão Chegando...

3 - Elis Regina - Luz das Estrelas
Conheço pouco da obra de Elis Regina, mas gosto muito deste CD, Elis interpreta maravilhosamente clássicos como Corsário e O Bêbado e o Equilibrista de João Bosco e Aldir Blanc e Para Lennon e McCartney de Milton Nascimento, Fernando Brant, Márcio Borges e Lô Borges.

4 - João Bosco - Linha de Passe
Adoro a música de João Bosco e considero Linha de Passe seu melhor disco. Somente a música título do CD e O Bêbado e o Equilibrista já mostram que o CD é genial.

5 - Sérgio Sampaio - Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua
Sérgio Sampaio, o poeta maldito, o renegado da MPB, um poeta nato, que fez canções extraordinárias, não podia deixá-lo de fora. E também não podia deixar de fora este CD, além da música título conta com Eu Sou Aquele que Disse, D. Maria de Lourdes e Cala Boca, Zebedeu

6 - Raul Seixas - Krig-ha Bandolo!
Viva Raul! Foi Raulzito quem me abriu as portas para a verdadeira múscia nacional de qualidade, e embora muitos prefiram Gita, pra mim o melhor álbum de Raul é esse : Krig-ha, Bandolo! , uma expressão que quer dizer : Corra, lá vem o Inimigo!, músicas como : Metamorfose Ambulante, Ouro de Tolo, Cachorro-Urubu, Mosca na Sopa e Al Capone fazem deste o melhor disco de Raul pra mim.

7 - Gilberto Gil - Gilberto Gil
Assim como acontece em Krig-ha Bandolo!, muitos não consideram este álbum homônimo de Gilberto Gil o melhor dele, mas pra mim é. Destaco Cérebro Eletrônico, Futurível e Aquele Abraço.

8 - Tim Maia - Tim Maia Racional Vol. 2
Tim Maia é outro gênio, dono de uma voz inconfundível, seus CD´s de final de carreira também são bons, mas Tim Maia Racional, pra mim, é o melhor. Imunização Racional, Cultura Racional e Energia Racional mostram bem o que é este disco.

9 - Luiz Melodia - Pérola Negra
Adoro o som de Luiz Melodia, um cantor que eu descobri a pouco tempo, mas gosto muito de suas canções e Pérola Negra é seu ponto alto. Talvez todas as suas melhors canções estejam contidas neste CD, cito Pérola Negra, Magrelinha, Farrapo Humano e Estácio, Holly Estácio.

10 - Moraes Moreira - Bazar Brasileiro
Moraes Moreira é mais um baiano na minha lista, e Bazar Brasileiro é ótimo, um disco diferenciado de Moraes Moreira, Lenda do Pégaso, As Meninas do Brasil e Forró do ABC são as melhores.

11 - Cartola - Verde que te quero Rosa
12 - Wilson Simonal - A Nova Dimensão do Samba
13 - Jorge Ben - África Brasil
14 - Zé Ramalho - Zé Ramalho
15 - Seu Jorge - Cru
16 - Raul Seixas - Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
17 - Arnaldo Antunes - Ninguém
18 - Zeca Baleiro - Líricas
19 - Planet Hemp - Usuário
20 - O Rappa - O Silêncio Q Precede O Esporro
 
Última edição:
Desculpem os comentários pouco inspirados,mas acho que é isso.





01 Secos & Molhados-Secos & Molhados(1973)

Este álbum prova o quanto a música brasileira pode ser poderosa e original,não ficando devendo
em nada a música feita lá fora.É um disco perfeito do ínicio ao fim,com música e poesia sendo
misturada de forma única e formando uma música que os colocaram na vanguarda do rock produzido
na época.A voz de Ney Matogrosso se encaixa de forma perfeita no som da banda,mas o grande
talento era mesmo João Ricardo,compositor da maioria das letras e músicas.
Díficil escolher uma preferida,mas fico com "Sangue Latino".



02 Milton Nascimento & Lô Borges-Clube Da Esquina(1972)

É um álbum tão importante para mim que é até díficil tecer algum comentário sobre ele.
Resultado de um grande encontro de amigos,onde cada um trouxe um tipo de influência,como
rock,MPB,bossa nova e até jazz formando uma sonoridade fascinante.
Alguns dos aspectos que destaco nesta obra são seus arranjos brilhantes e a competência técnica
dos músicos,que mesmo passeando por vários estilos fizeram um álbum com identidade própria.
E a Voz de Miton Nascimento é divina e muito bem aproveitada em todo o disco.
Enfim,uma obra que me orgulha muito em ter sido produzida em Minas Gerais.



03 Jorge Ben- A Tábua De Esmeralda(1974)

Aqui Jorge Ben está no auge da sua forma,tanto ao tocar seu violão,quanto nas letras.
È um álbum complexo,delirante e hipnótico.
"Zumbi" talvez seja a melhor música brasileira que já ouvi.



04 Chico Buarque-Construção(1971)

Simplesmente o melhor letrista do Brasil em seu melhor momento.




05 Raul Seixas-Krig-Ha Bandolo(1973)

Sou até suspeito para falar de Raul,já que é o artista nacional que mais admiro.
Poderia até colocar o Gita(1974) ou o Novo Aeon(1975),mas aqui acho que ele atingiu seu melhor
momento.É um cara que pode ser considerado louco,visionário,místico ou gênio,mas é ímpossível ficar
indiferente á sua música.



06 Tom Zé-Estudando O Samba(1976)

Este é um dos discos mais estranhos e belos da música brasileira.Díficil até de classificá-lo.
Não nos resta outra alternativa a não ser seguir Tom Zé em seu estudo e desconstrução do samba.




07 Roberto Carlos-Roberto Carlos(1971)


Bem,o Rei não poderia ficar de fora,e o meu preferido dele sempre foi esse,juntamente com o de 1969 e 1972.
Aqui ele continua seu mergulho na música negra("Todos Estão Surdos","Eu Só Tenho Um Caminho"),letras
confessionais("Traumas"),música romântica de qualidade("Detalhes","Amada,Amante") e uma bela homenagem
a Caetano Veloso("Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos").E tendo que dar o devido crédito a Erasmo Carlos,
que é o artista nacional mais injustiçado da história.



08 Tim Maia-Tim Maia(1970)

Tim Maia foi o artista brasileiro que melhor conseguiu usar a influência da música negra americana e criando
um estilo todo seu,fundindo música negra americana com ritmos brasileiros.
Este álbum de estréia dele é muito foda,"Azul Da Cor Do Mar" e "Primavera" detonam.


09 Erasmo Carlos-Carlos,Erasmo(1971)

Vim conhecer este álbum a alguns dias atrás,pela indicação do Gandalf e até relutei em colocar ele logo de
cara no Top 10,mas após várias audições,não tem como deixá-lo de fora.É realmente sensacional e mostra a
dimensão de Erasmo Carlos na história da música brasileira.



10 Ultraje A Rigor-Nós Vamos Invadir Sua Praia(1985)

Até considerei em não colocar este para dar lugar a outro,mas não tem jeito,este é o melhor álbum de rock já
produzido no Brasil,onde praticamente todas as faixas são ótimas,com um vigor juvenil que empolga até hoje.



Seguindo:

11 Caetano Veloso-Transa(1972)
12 Raul Seixas-Novo Aeon(1975)
13 Raul Seixas-Gita(1974)
14 Chico Science & Nação Zumbi-Da Lama Ao Caos(1994)
15 Jorge Ben-Samba Esquema Novo(1963)
16 Los Hermanos-Bloco Do Eu Sozinho(2001)
17 Titãs-Cabeça Dinossauro(1986)
18 Skank-Skank(1993)
19 Os Mutantes-Os Mutantes(1968)
20 Tim Maia-Racional Vol.1 e 2(1974/75)
21 Planet Hemp-Usuário(1995)
22 Roberto Carlos-Roberto Carlos(1972)
23 João Bosco-Caça A Raposa(1975)
24 Chico Buarque-Meus Caros Amigos(1976)
25 Jards Macalé-Aprender A Nadar(1974)
26 Lula Cortês & Zé Ramalho-Paêbirú(1975)
27 Pato Fu-Rotomusic De Liquidificapum(1993)
28 Jorge Cabeleira E O Dia Em Que Seremos Todos Inúteis-
Jorge Cabeleira E O Dia Em Que Seremos Todos Inúteis(1994)
29 Gilberto Gil-Expresso 2222(1972)
30 Legião Urbana-Dois(1986)
 
Valeu Thico, nunca fui entendido de música brasileira e nunca soube o que procurar. Esse consenso vai me ajudar haha Até tenho condições de fazer um decente, mas tem tantas coisas que eu não ouvi que melhor nem fazer.
 
Depois escrevo algo...

1. João Gilberto - Chega de saudade
2. João Gilberto (61)
3. Chico Buarque - Construção
4. Pixinguinha - 100 Anos
5. Chico Buarque - Chico Buarque de Hollanda (66)
6. João Gilberto - O amor, o sorriso e a flor
7. Elis Regina - Elis
8. Caetano Veloso (69)
9. Velha Guarda da Portela - Tudo Azul
10. Dorival Caymmi e Ary Barroso - Dorival Barroso e Ary Caymmi

Outros (muito) relevantes:
Tropicália ou panis et circensis
Elis & Tom
Paulinho da Viola - Samba e choro negro
Cartola - Preferência nacional
João Gilberto (73)
Zé Kéti - Grandes sucessos de Zé Kéti
Caetano Veloso - Estrangeiro
Gilberto Gil - Expresso 2222
Antônio Carlos Jobim - Matita Perê
Olodum - Egito-Madagascar
Francisco Alves
Marcos Valle
Martinho da Vila - Meu laiaraia
Baden Powell e Vinícius de Moraes - Os afro sambas
Jackson do Pandeiro - Forró do Jackson
Chico Science & Nação Zumbi - Da lama ao caos
Tom Zé (68)
Maria Bethânia - Alibi
Jorge Ben - Ben
 
Não vou tecer quaisquer comentarios...

1 - Chico Buarque - Construção
2 - Tom Jobim - Wave
3 - Chico Science e Nação Zumbi - Da Lama ao Caos
4 - Tim Maia (1970)
5 - Jorbe Ben - Samba Esquema Novo
6 - Os Mutantes (1968)
7 - Cartola - Cartola II
8 - Secos e Molhados (1973)
9 - Legião Urbana - Dois
10 - Bezerra da Silva - Bezerra da Silva ao Vivo
 
Mais uma descoberta das raras:

attachment.php



Isso é foda brother!!!! Foda man!!!
 

Anexos

  • 701177.jpg
    701177.jpg
    14,3 KB · Visualizações: 225
Gente, eu sei que ainda falta muito tempo pra esse consenso acabar. Mas ainda tem poucas listas por aqui. Além disso, até agora não recebi uma mp com sugestões pros próximos consensos alternativos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo