• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Brandebuque?

Ishtar Lillith

Usuário
Afinal, Frodo era mais Brandebuque ou Bolseiro?
Se a mãe dele era uma Brandebuque, então ele tem algum parentesco com o Merry ou naum tem nda a ver?
 
Afinal, Frodo era mais Brandebuque ou Bolseiro?
Se a mãe dele era uma Brandebuque, então ele tem algum parentesco com o Merry ou naum tem nda a ver?

Se eu não me engano, ele era primo de 2° do Merry...
Anyway, como o pai dele era Bolseiro, ele não era nem mais Brandebuque nem mais Bolseiro.
 
É, acho que é isso mesmo...Frodo e Merry são primos. Mas o pai de Frodo é bolseiro (eu acho) e a mãe era Brandebuque, mas quando se casou com o pai de Frodo, virou uma Bolseiro (sei lá, estou especulando:think: ). Então aconteceu como acontece nos dias de hoje, a mulher, ao casar "vai" para a família do marido (se tiver viajando na batatinha, me avisem:roll: ). Então, Frodo seria mais Bolseiro do que Brandebuque, mas claro que há um parentesco por aprte da mãe e da família dela. Mas acho que há mais parentesco de Bolseiro.
 
Não sei se seria algo válido pensar nas famílias Hobbits como nos dias de hoje, mas de qualquer forma, após a morte incomum de seus pais, e ser adotado por Bilbo, ele se torna um legítimo Bolseiro, herdeiro de Bolsão.
 
Afinal, Frodo era mais Brandebuque ou Bolseiro?
Se a mãe dele era uma Brandebuque, então ele tem algum parentesco com o Merry ou naum tem nda a ver?
Por parte de mãe, Frodo é primo em 2º grau de Merry, já que a mãe de Frodo era irmã do avô de Merry (ou seja, o pai de Merry era primo do Frodo em 1º grau).
Frodo também é primo de Pippin, em 6º grau, por parte paterna. O bisavô de Frodo era irmão do Trisavô de Pippin.
 
É, acho que é isso mesmo...Frodo e Merry são primos. Mas o pai de Frodo é bolseiro (eu acho) e a mãe era Brandebuque, mas quando se casou com o pai de Frodo, virou uma Bolseiro (sei lá, estou especulando:think: ). Então aconteceu como acontece nos dias de hoje, a mulher, ao casar "vai" para a família do marido (se tiver viajando na batatinha, me avisem:roll: ). Então, Frodo seria mais Bolseiro do que Brandebuque, mas claro que há um parentesco por aprte da mãe e da família dela. Mas acho que há mais parentesco de Bolseiro.

Não, hoje tanto a mulher como o marido podem adotar os nomes de seus conjujes ou até abos adotarem nomes sde ambos entendeu por exemplo:


Pedro Pontes Prado se casa com Maria Marciana Maranum, então poderia ficar assim, Pedro pontes Prado Maranum ou Maria marciana Maranum Prado(pontes) ou ainda Pedro Pntes Prado Marciana Maranum e maria Marciana maranum Pontes Prado, tanto faz o casal agora decide como quer que fique seus nomes de casado.

nesse caso que vc citou de frodo ser um bolseiro e não btandebuque, é que na inglaterra antigamente nos tempos do tolkien assim como na grande maioria dos paises a sociedade era patriarca ou seja, o pai era o chefe, portanto o nome do homen é quem prevalecia e como ele era inglês a sociedade inglesa se organizava dessa forma, não sei se mudou a lei por lá assim como no brasil, nos dias de hoje, mas é mais ou menos isso.
 
Essa visão da sociedade patriarcal veio muito a calhar, parece-me que tirando a casa de Haleth, e a posição social dos Grados, como é conhecida na história de Thrahald (Sméagol), os demais povos viviam numa sociedade de caráter patriarcal.
 
Não, hoje tanto a mulher como o marido podem adotar os nomes de seus conjujes ou até abos adotarem nomes sde ambos entendeu por exemplo:


Pedro Pontes Prado se casa com Maria Marciana Maranum, então poderia ficar assim, Pedro pontes Prado Maranum ou Maria marciana Maranum Prado(pontes) ou ainda Pedro Pntes Prado Marciana Maranum e maria Marciana maranum Pontes Prado, tanto faz o casal agora decide como quer que fique seus nomes de casado.

nesse caso que vc citou de frodo ser um bolseiro e não btandebuque, é que na inglaterra antigamente nos tempos do tolkien assim como na grande maioria dos paises a sociedade era patriarca ou seja, o pai era o chefe, portanto o nome do homen é quem prevalecia e como ele era inglês a sociedade inglesa se organizava dessa forma, não sei se mudou a lei por lá assim como no brasil, nos dias de hoje, mas é mais ou menos isso.



É..acho que viajei um pouco, mas concordo com sua colocação.:cool:
 
nesse caso que vc citou de frodo ser um bolseiro e não btandebuque, é que na inglaterra antigamente nos tempos do tolkien assim como na grande maioria dos paises a sociedade era patriarca ou seja, o pai era o chefe, portanto o nome do homen é quem prevalecia E COMO ELE ERA INGLES a sociedade inglesa se organizava dessa forma, não sei se mudou a lei por lá assim como no brasil, nos dias de hoje, mas é mais ou menos isso.


Meus queridos, Tolkien era Sul-Africano...nao esqueçam dessa origem ao pensar no Universo Tolkien...todo detalhe é importante...
 
E claramente seu nacionalismo (ânglico) é presente nas obras, basta ver o Mestre Gil de Ham, e a idéia em si de um novo Mito europeu. Como disse Deriel, ele era inglês, e a África do Sul era apenas uma colônia, não seria vista como sua pátria, e até mesmo diria que seria desagradável a ingleses habitar lá.
 
Essa visão da sociedade patriarcal veio muito a calhar, parece-me que tirando a casa de Haleth, e a posição social dos Grados, como é conhecida na história de Thrahald (Sméagol), os demais povos viviam numa sociedade de caráter patriarcal.
Creio que todas as sociedades do universo Tolkien eram patriarcais, não?
 
Cara Savant, nem todas. =]
A casa de Haleth é claramente matriarcal, como mencionada nas obras, sendo a primeira Líder "tribal", Haleth.
E a questão dos Grados, como visto, ao menos os do genos de Thrahald (Sméagol) viviam numa sociedade matriarcal, no caso, se não me engano, a "avó", era líder.
 
Cara Savant, nem todas. =]
A casa de Haleth é claramente matriarcal, como mencionada nas obras, sendo a primeira Líder "tribal", Haleth.
E a questão dos Grados, como visto, ao menos os do genos de Thrahald (Sméagol) viviam numa sociedade matriarcal, no caso, se não me engano, a "avó", era líder.

Não, Aracáno, a Sociedade dos parentes de Gollum era patriarcal, quando uma hobbit se casa, herda o nome do marido. Mas, os cargos de chefes hobbits não eram, na falta de palavra melhor, uma monarquia e sim uma "diarquia", já que tanto o marido, quanto a esposa, poderiam se representar em festas e ocasiões especiais, inclusive a morte.

Quando um chefe de família morria, o cargo não era passado ao seu filho, enquanto a mulher daquele não morresse, principalmente se a mulher fosse de fibra forte, e ninguém dúvida disso no caso da avó de Sméagol. O fato é, após a morte do marido, o cargo é passado para sua mulher, quanto esta morre é passado ao filho mais velho, se não houver filho, é passado ao macho mais velho.

Vale lembrar, no caso dos cargos como Thain, que era cargo militar, isto não ocorria e o título não poderia ser passado para mulheres.
 
De certo faz sentido, mas mesmo assim, a casa de Haleth era matriarcal, mas não estou querendo discordar por discordar. =]
Quanto aos Grados, bem, de qualqur forma houve, ou haveria, caso necessário, o momento da Matriarca, mas compreendo o que disse.
Quanto a casa de Haleth, bem, de certo, para ser lembrada como a Casa de Haleth, creio que tenha sido matriarcal, ao menos, como você colocou sobre os Grados, em algum momento.
 
Era inicialmente casa de Haldad, que era pai de Haldar e Haleth. A casa ficou conhecida como de Haleth porque não foi aceito nenhum outro líder depois dela, e ficou um povo meio espalhado. Quer dizer, líder tinha, mas nenhum de grande expressão, como Haleth, seu pai e seu irmão, ambos mortos por Orcs quando da chegada dos Homens a Beleriand. Enfim, a casa continuou com Halmir, Haldir e Brandir, que não conseguiram fazer história, pelo menos não como seus antepassados. Creio que todos se lembrem de Brandir, o manco, que aparece na história de Túrin.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo