• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saudações Elficas

Duduw

Usuário
Bom, a idéia surgiu baseada no fato que sou um leigo em matéria de ambas as linguagems élficas criadas por Tolkien, mas eu sou mestre de RPG e adoraria utilizar pelo menos algumas expressões cotidianas em personagems elfos.
Então a idéia é a seguinte:
Postem aqui as saudações, agradecimentos, expressões comums, xingamentos, e qualquer outra coisa que seja muito costumeira.
Que tal começarmos com:
OLÁ
BOM DIA
BOA TARDE
BOA NOITE
MUITO OBRIGADO
ADEUS
ATÉ LOGO
DESCULPE
TCHAU (se é que existe diferença de tchau e adeus em élfico)

E assim por diante. Caso um tópico como este já fora criado, por favor digam-me o link e podem contatar um mediador sem problema algum. Só peço que colaborem, pois acredito que não sou o único novato em matéria de Quenya, e acredito que muitos outros novatos adorariam aprender também.
Desde já, meus agradecimentos
 
Não sei dizer sobre o tópico, criado ou não, mas quanto a sua lista:
Almarë = Saudações (seja abençoado, lit.)
Aiya = Saudações (uma forma de se cumprimentar)
Mára aurë! = Bom dia! - Alass' aurë! (um desejo de um dia feliz)
Mára undómë! = Boa tarde! - Alass' undómë! (um desejo de uma tarde feliz)
Mára lómë! = Boa noite! - Alassëa lóme! (um desejo de uma noite feliz)
Hantalë = Obrigado
Namárië = Adeus
Tenn' enomentielva = "Até logo"
 
Suilaid, Hîr Duduw!

Estava pronto para postar uma Lista, mas reli o seu Tópico...
É que estudo o Sindarin...
Seus interesses são voltados apenas para o Quenya?

Na Elbereth verial le!
 
Última edição:
Mára Calë é uma saudação comum também, de cumprimento, acho que quer dizer Bom Dia.
 
Suilaid, Hîr Duduw!

Estava pronto para postar uma Lista, mas reli o seu Tópico...
É que estudo o Sindarin...
Seus interesses são voltados apenas para o Quenya?

Na Elbereth verial le!

Pois bem Alagos, eis que eu lhe digo: O meu interesse particular é sobre Quenya sim. Mas como eu não criei este tópico apenas para o meu uso, e sim de todos os novatos na linguagem élfica desenvolvida pelo mestre Tolkien, bom, não vejo porquê deixar de complementar e enriquecer-nos com sua sabedoria a respeito de tal tema (Sindarin).
Então sinta-se livre para postar o que você sabe, e como Arcáno Elessar já me ensinou: Hentalë pela sua ajuda desde já. :D
E obrigado a você também Elessar. Mas não vamos parar por aqui! Será que vocês ou mais alguém que está lendo este tópico nesse momento não sabe a respeito de mais algumas expressões costumeiras dos elfos?
Algo como expressões ditas por elfos que apareceram em certos poemas.
Ex.: algo do tipo "Que Eru guie seus passos"
ou ainda "Que Eru o amaldiçoe"
E assim por diante!
:cerva:
 
Sim, mára cale é bom dia Varatar, no uso do "dia", referente ao período iluminado, não ao simples "dia", de 24 horas. Veja o radical cal-.
 
Lembro-me vagamente de um termo: Úman ná.
Não me recordo se é algo atestado em alguma obra, ou simples neologia, literalmente significa "não é nada", e pode ser usado como "de nada".
Espero ter ajudado. =]

Abraços.
 
Acho que sim, considerando que você é uma mulher. Mas não tem muito problema, o quenya não possui flexão geral de gênero, somente umas poucas palavras. Como essa nildenya.

EDIT: Perdão, me confundi todo, acabei te chamando de ignorante, mil perdões.
 
Última edição:
Istimo Ainencaitor disse:
Acho que sim, considerando que você é uma mulher. Mas não tem muito problema, o quenya não possui flexão geral de gênero, somente umas poucas palavras. Como essa nildenya.

Não conheço Línguas Élficas, por isso sou meio ignorante NISSO.
E não repondeu minha pergunta. O que quer dizer nildenya?
 
Não conheço Línguas Élficas, por isso sou meio ignorante NISSO.
E não repondeu minha pergunta. O que quer dizer nildenya?

Mil desculpas, respondi durante o almoço, por isso não prestei atenção.
Entendi que você estava falando que o Aracáno estava errado. Perdão, quando disse, acho que sim, foi achando que ele estava errado, o que não estava. Então dei a entender que estava concordando o fato que você é ignorante, o que também não é verdade, já que não saber de algo não torna ignorante, imperita talvez, mas não ingorante. Eu que fui ignorante e ignorei o post por completo, peço-te perdão sinceramente.

E seguinte: Nildonya seria meu amigo, mas como você é uma mulher, fica Nildenya, minha amiga; já que nildo é amigo, e nildë é amiga.

Mais uma vez, perdoe-me.

Sinceramente, Istimo.
 
Última edição:
Istimo Ainencaitor disse:
Mil desculpas, respondi durante o almoço, por isso não prestei atenção.
Entendi que você estava falando que o Aracáno estava errado. Perdão, quando disse, acho que sim, foi achando que ele estava errado, o que não estava. Então dei a entender que estava concordando o fato que você é ignorante, o que também não é verdade, já que não saber de algo não torna ignorante, imperita talvez, mas não ingorante. Eu que fui ignorante e ignorei o post por completo, peço-te perdão sinceramente.

E seguinte: Nildonya seria meu amigo, mas como você é uma mulher, fica Nildenya, minha amiga; já que nildo é amigo, e nildë é amiga.

Mais uma vez, perdoe-me.

Sinceramente, Istimo.

Tudo bem, não tem problema; eu te pedôo:obiggraz:
E obrigada por responder minha pergunta.:joinha:
 
alguem sabe oq quer dizer na limgua elfica(to com sono)pq n dormi ainda deus d sabado to parecendo um zumbi d resident evil
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo