• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Malîthor

Skywalker

Great Old One
Da onde saiu esse cara?

Procurei nos glossários das Cartas, do Silmarillion, na Enciclopédia da Valinor, Annals of Arda, nos glossários dos HoME que eu tenho (5, 10, 11 e 12), reli todo o The New Shadow e não achei nenhuma referência a ele...
 
Oras, estava convicto de que ele era mencionado no The New Shadow. :tsc: Não faltará alguma parte do texto original nessa tradução da Valinor, em que porventura ele seja mencionado?

Só me resta pensar que é referido em algum volume dos HoME ou numa carta de Tolkien. Porque ele foi referido em algum escrito de Tolkien certeza.
 
Oras, estava convicto de que ele era mencionado no The New Shadow. :tsc: Não faltará alguma parte do texto original nessa tradução da Valinor, em que porventura ele seja mencionado?

Eu reli o do HoME... não estariam confundindo com Herumor?

A Nova Sombra disse:
"Por quê!" disse Saelon. "Nós apenas começamos. Não era sobre seu pomar, nem suas maçãs, nem sobre mim que você estava pensando quando falou do reaparecimento da árvore negra. Sobre o que você estava pensando, Mestre Borlas, eu posso adivinhar, apesar de tudo. Eu tenho olhos e ouvidos, e outros sentidos, Mestre." Sua voz diminuiu e dificilmente podia ser ouvida sobre o murmúrio de um repentino vento frio nas folhas, enquanto o sol se punha além de Mindolluin. "Você então ouviu o nome?" Com pouco mais que um sopro ele formou as palavras. "De Herumor?"

Só me resta pensar que é referido em algum volume dos HoME ou numa carta de Tolkien. Porque ele foi referido em algum escrito de Tolkien certeza.

Nas cartas também não... ao menos não consta nem no glossário do Cartas nacional nem no original...
 
Eu reli o do HoME... não estariam confundindo com Herumor?

Não. Caramba, não me consigo lembrar onde li o nome dele mesmo. Já o discuti umas duas vezes ao longo dos anos na Valinor, mas não me recordo da sua origem.

Vejamos, onde você leu sobre Malîthor em primeiro lugar?
 
Num tópico sobre a Quarta Era aqui no fórum... aliás, numa busca pelo Google, só se menciona Malîthor dentro do legendarium aqui no fórum.
 
Estive fuçando, e só achei a referência a tal Irmandade de Malithor, que foi postada aqui na Valinor mesmo. E com isso eu me lembrei de algo: acho que esse sujeito é um personagem de uma fan-fic que ficou meio famosa na net, e que contava uma história que se passava na 4ª Era.

Provavelmente o site que hospedava a tal fan-fic sumiu, e com ele o material.
 
Num tópico sobre a Quarta Era aqui no fórum... aliás, numa busca pelo Google, só se menciona Malîthor dentro do legendarium aqui no fórum.

Bom, então parece que foi invenção de alguém aqui do Forum. :tsc: Mas era capaz de jurar que li sobre ele noutro lado (pode ser só impressão minha...).

Enfim, achei outro sítio onde ele é referido - aqui. Claro que Wikipedia é tudo menos 100% confiável...

Edit:

Fëa disse:
E com isso eu me lembrei de algo: acho que esse sujeito é um personagem de uma fan-fic que ficou meio famosa na net, e que contava uma história que se passava na 4ª Era.

Aff, não é possível. :dente:
 
Última edição:
Bem, eu sabia que já havia ouvido falar sobre o cara.
Enquanto produzia um artigo para a finada Heren Quentaron, eu ia falar sobre o Boca de Sauron. Meu post então lá na colab foi o seguinte:

Fëanor disse:
Andei procurando algum material sobre o Boca, mas tá complicado achar algo que possa ser aproveitado. Uma das poucas coisas pode ser isso, que eu encontrei na Dúvendor:

Mesmo tendo o rei Elessar conquistado a paz com os povos do leste e de Harad, bem como limpado o mal de Mordor, o eterno inimigo jamais foi destruído. Em Umbar um pequeno grupo de resistência ainda mantinha o ódio vivo. Conhecidos como A irmandade de Malithôr, em reverencia ao antigo lacaio de Sauron que influenciava a região de Umbar durante o governo de Isildur e mais tarde foi chamado de a Boca de Sauron. No passado aquelas terras eram influenciadas pelo Númenoreanos Negros, que serviam a Sauron. Ali, uma antiga legião de seus descendentes se escondeu após a queda de Sauron, e por gerações espalhou seu ódio e corrupção por toda a área de influência de Umbar.

Mais tarde, porém:

Fëanor disse:
A parte onde eu escrevi :


Boca era o líder dos Númenorianos Negros em Umbar, um grupo que se denominava A Irmandade de Malithôr
É uma informação retirada da Dúvendor. Porém não encontrei qualquer outra coisa semelhante pela net, portanto não sei de onde o Mithrandir tirou essa. Alguém aí possui o contato dele para verificar a fonte?
Por que pelo que eu saiba, Boca não possuia nenhum outro nome (como esse especulado, Malithôr). A única menção que eu achei do nome Malithôr é de um romance chamado Isildur, escrito por Brian Crawford e Gary Crawford. Mas isso é apenas fan fic.

Em resposta a isso, o Smaug postou:

Smaug disse:
Bom, eu tenho o contato, e ele geralmente entra no período da manhã. Será que não é alguma informação das HOMe?

--- Editado ---

Bem, não foi preciso esperar pelo Daniel/Mith, pois o Daeron, do Portal Tolkienianos, me ajudou a encontrar essa informação:

A Irmandade de Malithôr: No passado Umbar foi um porto importante para Númenor e ali um grupo de numenoreanos se estabeleceu e ao longo dos anos foi corrompido por Sauron. Segundo dizem, Malithôr, mas conhecido como a Boca de Sauron era um dos líderes desde grupo que passou a ser conhecido como Numenoreanos Negros. Com a queda de Sauron e as posteriores batalhas perdidas em confronto com o Rei Elessar o sentimento de vingança e ódio cresceu entre os sobreviventes que acabaram fundando seitas, cuja mais poderosa era a Irmandade de Malithôr. Os membros se comunicam por um idioma secreto e simples, baseado em gestos. Também através de gestos e toques de mãos é possível reconhecer um outro membro da guilda. Após a morte de Elessar, muitos foram enviados para montarem núcleos em outras cidades. O símbolo da Irmandade é um anel de ouro com símbolos Rúnicos.

Daqui: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Dowloads/Textos/Ler_4Era_05.htm


Ou seja: eu acredito que era só uma fan-fic mesmo.
 
Eu cheguei a pensar que fosse coisa do MERP, igual aquela lista de nomes dos Nazgûl que eles têm, mas não encontrei nada. Vai ver é do tal fan-fic mesmo.
 
Sim, está num fan-fic que retoma os acontecimentos da Quarta Era, que na Dúvendor tem a versão em português. Não era realmente no The New Shadow a referência.
 
De certo, como dito por Skywalker, esse fan-fic provávelmente inspirou-se em Herumor, e num nome criado para designar-se a Boca de Sauron.
 
Pois é, tem essa coisa... essa dúvida me surgiu porque vocês estavam usando ele como cânone, o que não é verdade... aprendam a separar os alhos dos bugalhos :wink:
 
Não foi usado como canône, foi uma referência, aliás, não costumo usar nada como canône. Claro, não pretendo cair num relativismo exagerado, mas quanto a achar que algo, por simplesmente estar numa obra que foi editada, é um canône, acaba por nos remeter ao mesmo erro dos historiadores metódicos do século XIX.
Seria até mesmo ingênuo tratar desta forma qualquer tipo de fonte, mesmo sendo num fórum de discussões. Não há como se omitir, e nem como não ser crítico. Por mais que Malîthor fosse de um fan-fic, ele me veio a mente, como referência, e apenas isso.
Quanto a separa o "alho dos bugalhos", seria mais eficiente elucidar a questão do trato dado ingenuamente, por certas pessoas, a certas questões.

Abraços.
 
Não foi usado como canône, foi uma referência, aliás, não costumo usar nada como canône. Claro, não pretendo cair num relativismo exagerado, mas quanto a achar que algo, por simplesmente estar numa obra que foi editada, é um canône, acaba por nos remeter ao mesmo erro dos historiadores metódicos do século XIX.
Seria até mesmo ingênuo tratar desta forma qualquer tipo de fonte, mesmo sendo num fórum de discussões. Não há como se omitir, e nem como não ser crítico. Por mais que Malîthor fosse de um fan-fic, ele me veio a mente, como referência, e apenas isso.
Quanto a separa o "alho dos bugalhos", seria mais eficiente elucidar a questão do trato dado ingenuamente, por certas pessoas, a certas questões.

Abraços.
Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas eu discordo daquilo que entendi. Nos caso das obras de Tolkien eu considero importante sim numa discussão mostrar o que é e o que não é cânone, pras pessoas não ficarem discutindo algo e quebrando a cabeça procurando "aonde diabos o velho escreveu isso que eu nunca vi em nenhuma versão de nenhuma obra?". Eu quero discutir Tolkien e suas obras (mesmo que tenham sido editadas por seu filho), não fanfics.
 
Eu acho que é cena de fan-fic mesmo.
Mas tambem os RPG inventam coisas.

Por exemplo, os MERP dão nomes a muitos lugares que Tolkien nunca nomeou. Tem até mapas da Terra Média, com terras a Norte, Sul e Leste, com supostas denominações.
Pessoal que não conheça bem a obra de Tolkien, por certo que fica baralhado.
Só não percebo como a Wikipédia entra nesse jogo. Mas tambem não deve ser fácil controlar tudo o que se lá escreve.

Por este andar, ainda alguem se há-de lembrar de dar nomes às ruas de Minas Tirith... :amem: :doh: :mrpurple:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo