• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sda incentiva o fumo???

Kryshnack

I am more I
Bom, tem um aspecto que critico MUITO em Tolkien e Lewis (Tolkien pricipalmente), que é sobre o hábito de fumar. O que eu acho que é uma péssima influência. Eu acho que Tolkien foi muito infeliz em colocar muitos de seus personagens como sendo fumantes (claro que eles não são viciados, fumam apenas por prazer). Quase todos os hobbits, Gandalf, muitos homens e anões tem o hábito de fumar. Claro que nenhum dos autores teve a intenção de incentivar o fumo. Mesmo porque, na época que eles escreveram, com certeza não tinha o grande problema com o vício de nicotina que existe hoje. Se eles soubessem como estão as coisas hoje (crianças fumando e coisa e tal..) com certeza tomariam mais cuidado. Bom, o que vocês acham, SdA incentiva mesmo o fumo???:think:
 
Cara, então, eu acho que essa questão é bastante polêmica.

O vício em nicotina, crianças fumando etc. sempre existiu. Até os anos 80, praticamente, não existia as restrições que há hoje (todos já se esqueceram das famosas propagandas do Hollywood, com esportes radicais e trilha sonora que até virou CD :) ??)... Nas décadas de 40 e 50, mulheres fumavam por conselho médico, para recuperarem a silhueta depois de terem filhos, por exemplo. Elas estavam amamentando e, claro, depois que viciavam, deviam fumar durante todas o tempo em que estivessem grávidas de novo...

Não estou fazendo uma elegia ao cigarro não, pelo contrário, faz muuuuuito mal (ninguém melhor que um fumante para dizer isso). Mas é um vício químico tão difícil de abandonar como a cocaína ou a heroína, até por ser legalizado.

Agora, vamos falar a verdade. Se não fosse a campanha de mídia contra o cigarro, muitas pessoas que são "totalmente contra" o fumo nem estariam aí. É que ficou bonito fazer campanha contra. Virou moda. Se os sistemas públicos de saúde e as companhias de seguro não estivessem perdendo dinheiro com as doenças causadas pelo cigarro, a campanha seria provavelmente contra outra coisa. Tudo começa com um estudo estatístico que determina qual é a doença (ou grupo de doenças) que mais faz as seguradoras perderem dinheiro e aí elas atacam com campanhas que depois ganham vida própria.

Agora, Tolkien escreveu de acordo com a realidade da época dele, em que não tinha campanha anti-fumo e tabagismo era um hábito social considerado respeitável... se ele escrevesse o livro hoje talvez os personagens não fumassem mas teriam que consumir alguma coisa que Saruman pudesse contrabandear e criar as "dicas" de que algo estava errado no Condado ao longo do texto. Sei lá, talvez jujubas da quarta sul?
 
Estava lendo hoje o capítulo "As Casas de Cura" do RdR, pois é, ainda estou nessa parte do livro, semana passada não deu preu ler quase nada.

Mas então, lendo esse capítulo, fiquei pensando sobre essa questão do fumo no SdA, penso que essa obra de Tolkien não incentiva o fumo, por todos os motivos já ditos, a época e tudo mais.

Mas acho que os personagens "fumantes" do SdA são muito importantes em relação a trama, os magos Gandalf e Saruman, o Rei Aragorn, os hobbits Merry e Pippin, que não tem muita importância assim na trama, mas são bem simpáticos, e o mais interessante é o lance do contrabando das ervas da quarta-sul pelo Saruman, muito hilário, natalia acho que jujubas da quarta-sul seriam motivos de briga entre os magos e poderosos da TM :lol:
 
É claro que as obras de Tolkien contém vários fumantes, mas Tolkien também fumava. Como já foi dito, Tolkien não tinha a intenção de que isso tudo acontecesse, vale lembrar que a época era outra. O problema que muitas pessoas tem é que as personagens importantes da narrativa fumavam, isso seria um sinal de status? Não creio, é claro que naquela época (=~6000 anos atrás), o fumo não era considerado tão prejudicial.

Salvo engano, os elfos não fumavam, isso pode ser levado em conta - eles não fariam nada que os prejudicassem -, mas falar que Tolkien influencie / incentive o fumo é, ao meu ver, um tanto sem sentido. Lembre-se que praticamente todos na Terra-Média bebiam vinhos e outras bebidas, deste ponto de vista, Tolkien também incentiva a bebida? Um exemplo melhor, os hobbits comiam muito, então isso deve ser considerado como incentivo a obesidade?

Acho que este exemplo é o melhor, claro que na época não tínhamos todo esse conhecimento sobre os males que tudo isso faz. É perfeitamente aceitável que as obras tenham estes aspectos, já que faziam parte da cultura dos povos, e de Tolkien.

Se acharmos que Tolkien incentiva o fumo, ele incentivaria a bebida, a obesidade, o suicídio, e alguns poderiam até sustentar que incentiva o culto pagão. Mas não creio em nenhum deles.

A Bíblia está cheia de casos onde pessoas inocentes são mortas, cheia de casos de traição, do famoso "olho-por-olho", e de bebidas, muitas passagens se referem a homens que bebiam, a Última Ceia foi celebrada com vinho. Entretanto, a maioria das igrejas condena estes atos, não seria incongruência? O fato é que os tempos mudaram, os costumes mudaram.

Isso ocorre sempre, o chocolate já passou de fruto sagrado para maná do diabo diversas vezes. Tolkien não incentivava o fumo, nem Tobby deveria arder no inferno por isso.

P.S.: Que prazer ver que Alagos está aqui, que prazer maior ainda é notar que ele absteve-se do uso do seu linguajar - tão famoso - em prol de nosso entendimento. :)
 
Última edição:
Creio que fosse apenas um costume prazeroso. Apesar de estar presente nas obras, a erva de fumo não pode ser assemelhada ao cigarro, por exemplo. Talvez a outras ervas...hahaha! Não, mas creio que não exerça influência, apenas um detalhe do livro.

Abraços.
 
É apenas uma caracteristica dos personagens. Além do que todo mundo achava normal fumar naquela época.
 
De modo algum!...

Creio que todos nós fãs, compreendemos perfeitamente que essa característica é algo cultural.
Alguns povos do Oriente Médio não fumam naqueles "Tragos Comunitários" espécies de Fumo Aromatizados?
É a cultura daqueles povos.
E como citou Hîr Arcáno Elessar no Post mais acima, as Ervas e Fumos de Tabacaria não podem ser comparadas aos cigarros industriais que chegam a conter Arsênico(!)...
Eu, por exemplo, uso Fumos Aromáticos(Maçã, Hortelã, Pêssego)de Tabacaria já há um bom tempo.
E jamais considerei um um vício.
Fumo um ou dois Cigarros pelo Aroma quando tenho vontade e chego a passar mais de quatro dias sem Tabaco sem problema algum.
Nunca fumei um cigarros industrializados ou "Outro Tipo de Erva". RSRSRS
Além de tudo, os Personagens fumam Cachimbos.
Fumei cachimbos, e se alguém aqui também já fumou um, sabe que, assim como os charutos...
CACHIMBOS NÃO SÃO TRAGADOS: FUMA-SE PELO AROMA OU O SABOR DO TABACO.
Mas tem gente que vê maldade em tudo...
Fazer o que?... RSRSRS

Pós Scriptum: Mas as JUJUBAS viciam!... ¬¬'
 
Última edição:
naõ de maneira nenhuma, se fosse assim por que não criticam as novelas da globo , o BBB entre outras coisas popularmente que passam na tv sobre fumo.
 
CACHIMBOS NÃO SÃO TRAGADOS: FUMA-SE PELO AROMA OU O SABOR DO TABACO.
Mas tem gente que vê maldade em tudo...
Fazer o que?... RSRSRS
Mas fazem mal à saúde também.
Enfim, eu acho que acaba havendo sim um incentivo, mesmo que não-intencional, ao fumo. Ao fumo de cachimbo, na verdade. Eu mesmo me sentia interessado em experimentar fumar um cachimbo quando lia os livros. Mas não fui adiante com a idéia por saber que é algo prejudicial à saúde.
E também não acho que Tolkien foi infeliz nisso não. Os leitores têm que ter consiência e decidirem o que é bom e o que é ruim para eles.
 
Eu acredito que não. O ato de fumar no SdA ao meu ver, passa quase que desapercebido se comparado com todo o resto da história, é somente um detalhe, sem grandes proporções.
 
Mas fazem mal à saúde também.
Enfim, eu acho que acaba havendo sim um incentivo, mesmo que não-intencional, ao fumo. Ao fumo de cachimbo, na verdade. Eu mesmo me sentia interessado em experimentar fumar um cachimbo quando lia os livros. Mas não fui adiante com a idéia por saber que é algo prejudicial à saúde.
E também não acho que Tolkien foi infeliz nisso não. Os leitores têm que ter consiência e decidirem o que é bom e o que é ruim para eles.
Concordo com o Panda...
Acho que isso foi algo que tolkien tenha colocado sem intenção. Fazia parte da vida dele isso e com certeza ele sentia prazer nisso e resolvel aplicar isso como, na vida real, uma forma de tornar naquele momento a narrativa mais amena. Para passar um ar de relaxamento. Como quando os hobbits fumam logo após o ataque dos Ents a Saruman. Era mais para mostrar que naquela parte os hobbits se sentiam seguros...

Concordo plenamente, o leitor deve ser crítico, e não passivo.
É mas nem sempre isso funciona... e os autores deveria tomar mais cuidado pois eles são formadores de opinião.

Eu acredito que não. O ato de fumar no SdA ao meu ver, passa quase que desapercebido se comparado com todo o resto da história, é somente um detalhe, sem grandes proporções.
Não passa desapercebido não. Vide o exemplo do Panda
 
Estive pensando nisso há alguns dias atrás e acho que é bem relevante essa questão. O fato é que a grande maioria dos escritores que colocam algum detalhe colocam para completar algo. Muito difícil (raro mesmo) um autor querer incentivar. Escreve-se um reflexo do que pode ser encontrado na rotina diária. Ele fumava e colocou o personagem fumando; não é apologia.
 
Não creio qeu Tolkien tenha feito para incentivar ninguem a fumar, pois o que ele quis mostrar, é de que isto era um costume da "época". Mas nem todos fumavam , como ja foi dito acima, os elfos não faziam nada do que era prejudicial a eles.
Se isto ficou de algum jeito parecendo uma forma de induzir os leitores de que fumar é bom, creio de que este não era o intuito de Tolkien. E o que deve ser levado em consideração também, é a época em que Tolkien viveu, me corrijam caso eu esteja falando besteira, mas até onde eu sei, fumar não era visto como um vício, um mal, era apenas um costume.

Até Mais!
 
Não creio que SdA influencie o fumo, quem se sente influenciado pelo fumo quando lê SdA, deveria se influenciar pelo bom caráter, honestidade, amizade, entre outras virtudes que tem os personagens do livro (alguns claro), isso sim é algo a se "invejar" para as nossas vidas aqui fora.
 
É preciso ter em conta a época em que a obra foi escrita. Na primeira metade do século, principalmente entre a sociedade alta e média alta, da qual Tolkien fazia parte, fumar era uma actividade que, pelo que sabiam na altura, não acarretava problemas físicos nenhuns, sendo vista como algo social e até cultural; tanto que o próprio Tolkien era um fumador. Por isso na obra, principalmente entre os hobbits, a raça que representava os prazeres da vida por excelência, tal hábito era largamente praticado, principalmente entre os mais sábios e conhecedores.

Acho que é preciso, tendo em conta esse factor (a época), abordar a questão do gosto pelo tabaco na obra como o gosto pelo vinho nos dias de hoje, comparando a acto de apreciar tabaco levado a cabo pelos hobbits e outras gentes cultas com o acto de apreciar vinho feito pelos enólogos de hoje

Não acho que Tolkien tenha sido "infeliz" pelo simples facto de na altura em que viveu serem ignorados e pouco conhecidos os malefícios do fumo para o organismo (havia muita publicidade enganosa também). De resto, a obra nunca demonstra um qualquer tipo de vício por tabaco, pelo que não vejo nenhuma situação particularmente desagradável nisso. Como foi dito acima pelo Pandatur, cada um tem de ter a capacidade de avaliar a situação por si mesmo.
 
Como alguns citaram anteriormente, nós precisamos separar as épocas.

Quando Tolkien escreveu suas obras, não existia toda esta polêmica em volta do fumo, seus males e influências. Fumar era um status social, então não acho que tenha sido errado por parte dele utlizar-se de personagens que fumam em suas obras. Como também não acho errado utilizarem-se nos dias atuais, o fumo pode ser considerado também um reflexo das características de um personagem. Por exemplo, uma pessoa estressada, insone, reflexiva e etcs.

Em minha opinião, hoje em dia, dificilmente o cigarro é passado como um benefício, ele sempre é considerado um malefício, uma droga muitas vezes necessária para alguns. Tanto os não-fumantes, como os próprios fumantes possuem a consciência do quanto é prejudicial.

Porém durante o filme, Senhor dos Anéis, existe uma parte em Isengard que Saruman faz um comentário ao Gandalf, algo como: "As ervas do Condado tem prejudicado seu juízo". Talvez esta forma apresentada aos espectadores possa ser considerada errônea nos dias atuais, pois sofre o risco de ser mal interpretada.


Abraços,
Raphael.
 
Última edição:
OBS: Para ser sincero, eu nem reparei durante minhas leituras nesse detalhe do fumo. Talvez o filme tenha deixado isso mais explícito, pois no flime mostra muitos personagens (Merry, Pippin, Gilmi, Aragorn, Gandalf, Bilbo, não me lembro de cabeça, mas acho que Saruman e Théoden também) fumando cachimbos. Mas com certeza não foi essa a intenção de Peter Jackson, ele apenas quis mostrar o ambiente a ser reproduzido com o máximo de realismo possível ( em vez disso podia não ter modificado e cortado tanta coisa como ele fez).
 
axo q sim..percebam no primeiro filme...a sociedade do anel..na parte q o bilbo fala pro gandalf sentado...( old toby ...a erva mais......... n lembro muitu bem)
eMery e Pippin na versao extendida..qnd encontram a despensa de saruman..eles ficam muitu ansiosos . e emocionados...por encontrarem um dos melhores fumos! da uma olhada!...eu acho q icentiva sim!
 
Malefícios ou benefícios desse ato não acho que sejam significativos, afinal existem milhares de apreciadores de fumo apesar de toda a informação existente, alguns deles muito requintados (normalmente preferem charutos e cachimbos) e não acredito que, caso Tolkien estivesse vivo, deixaria de apreciar uma boa erva-de-fumo ou de tirar de suas obras citações a isso.

Tolkien apreciava fumar. Muitos personagens tolkienianos apreciam fumar. O quanto isso influencia quem lê ou assiste os filmes eu sinceramente não sei, mas vivemos em épocas tão influenciáveis... :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo