• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quarta era

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
O que será que aconteceu, depois da morte do Rei Elesssar, da ida de Legolas e Gimli.. O que será que aconteceu na Quarta era, sem Istaris, sem Galadriel, sem Elessar...
 
Bom... Os elfos foram partindo aos poucos para o Oeste. Os anões, imagino, foram sendo extintos aos poucos. Os hobbits, como é dito no prefácio de SdA, ainda estão por aí, furtivos, sem deixar serem vistos.

E homens dominaram o mundo e o mundo foi se transformando até se tornar isso que é hoje.

Tolkien começou a desenvolver uma história na Quarta Era. Chama-se The New Shadow. Eu recomento ler, é bem interessante. Mas o Professor desistiu de termina-lo, talvez por achar que seria irrelevanta escrever sobre a QE.
 
Bom... Os elfos foram partindo aos poucos para o Oeste. Os anões, imagino, foram sendo extintos aos poucos. Os hobbits, como é dito no prefácio de SdA, ainda estão por aí, furtivos, sem deixar serem vistos.

E homens dominaram o mundo e o mundo foi se transformando até se tornar isso que é hoje.

Tolkien começou a desenvolver uma história na Quarta Era. Chama-se The New Shadow. Eu recomento ler, é bem interessante. Mas o Professor desistiu de termina-lo, talvez por achar que seria irrelevanta escrever sobre a QE.


mas cara, o reino élfico da floresta das trevas (ou floresta verde) continuaram lá, certo, Círdan não sei, ficaria mto triste, se os homens dominasse tudo, e a terra-média, se tornasse como o planete terra, com estradas carros. Iria perder-se tudo, todas as histórias, os feitos. Que triste, espero que não tenha sido assim.
 
mas cara, o reino élfico da floresta das trevas (ou floresta verde) continuaram lá, certo, Círdan não sei, ficaria mto triste, se os homens dominasse tudo, e a terra-média, se tornasse como o planete terra, com estradas carros. Iria perder-se tudo, todas as histórias, os feitos. Que triste, espero que não tenha sido assim.
Mas Arda É a Terra. A mitologia de Tolkien conta um suposto passado para o nosso mundo. Dentro do legendaruim, tudo realmente aconteceu em um passado remoto e o mundo foi evoluindo, as paisagens e a geografia foram mundando aos poucos e, finalmente, chegamos onde estamos hoje.

E tudo realmente se perdeu. TODOS os elfos foram embora para Valinor e seus reinos foram abandonados. E o homem herdou a Terra-média e, mais tarde, toda Arda.

Eu sou descendente de Aragorn, basta dar uma olhadinha na minha árvore genealógica. :mrgreen:
 
Última edição:
Existem alguns ensaios a respeito da Quarta Era.
Ainda em seu ínicio, o Rei Elessar, após estabelecer o Reino Re-Unido, teve de organizar sua corte, de colocar ordem em lugares ainda hostis (Monte Gram e Gundabad). Após sua morte é dito que no reinado de Eldarion ainda algumas contendas surgem, problemas com gigantes nas montanhas sombrias, e o surgimento de cultos a volta de Sauron, e cultos a Melkor (organizados por Malîthor?). Até onde isso é ficção, ou documentos confiáveis não me lembro, apenas o li. De qualquer forma são suposições interessantes.

Abraços.
 
Entendo, mas vocÊ Aracano, acrecita em Snaga, sobre o domínio dos homens, e esquecimento das eras passada, até se transformar no que é hoje, ou crê que aconteceria essas suposições? Ouvi uns papos , sobre profecias, dizendo da volta de Melkor, o que vocês sabem sobre isso?
 
Ouvi uns papos , sobre profecias, dizendo da volta de Melkor, o que vocês sabem sobre isso?

Você se deve estar referindo à Segunda Profecia de Mandos, que, entre outras coisas, previa o regresso de Morgoth, e uma grande batalha entre este, os seus servos, e os Valar, Elfos e Homens.

Pode lê-la aqui, num texto da Valinor. ;)

E leia neste texto de Tolkien sobre a Quarta Era na altura de Eldarion, filho de Aragorn. Mostra algumas coisas em relação ao futuro da Terra Média (e não é assim tão promissor...). Uma coisa é certa: os Homens dominariam tudo. Era esse o destino de todas as terras a leste do grande mar.
 
Após sua morte é dito que no reinado de Eldarion ainda algumas contendas surgem, problemas com gigantes nas montanhas sombrias, e o surgimento de cultos a volta de Sauron, e cultos a Melkor (organizados por Malîthor?).


Volta de SAuron não...
O que tinha é culto a ele e a Melkor...
 
Do que eu saiba, durante a Quarta Era tinha uma grande guerra entre os Homens do Oeste (Gondor, Rohan; enfim, o Reino Unificado) e os Haradrim, que tinham algum novo líder, possivelmente um dos Nove. Acredito que The New Shadow que Snaga postou falava algo a respeito disso.
 
Do que eu saiba, durante a Quarta Era tinha uma grande guerra entre os Homens do Oeste (Gondor, Rohan; enfim, o Reino Unificado) e os Haradrim, que tinham algum novo líder, possivelmente um dos Nove. Acredito que The New Shadow que Snaga postou falava algo a respeito disso.

Sim, há contendas com os povos do Sul, mas onde você leu que eram liderados por um dos Nove? O texto que Tolkien escreveu, The New Shadow (e que por acaso fui eu que indiquei :g:), não refere isso, de maneira nenhuma, até porque seria uma grande incoerência - com a destruição do Um Anel eles deixaram de ser espectros e passaram para o vazio, ou, como Sauron, tornaram-se espíritos errantes completamente destituídos de poder.
 
Volta de SAuron não...
O que tinha é culto a ele e a Melkor...


Sim, desculpe-me, acabei fazendo uma confusão com aquele fato ocorrido, no qual a banda Burzum, ou algo do tipo, algum integrante estava envolvido, e inconcientemente acabei me referindo a "volta de Sauron".
A relação é com um culto, assim como dito.
Desculpem.

Abraços.
 
Até hoje existem coisas que me deixa curioso, uma delas é o caso dos hobbits. Tolkien diz que eles, ainda hoje, são criaturas furtivas e tudo o mais. Então elas ainda existem, onde?

Muitos podem achar que os pigmeus são descendentes dos hobbits, mas o que fariam eles em Harad? Será que eles esqueceram seu passado glorioso, pois seu certo receio pelos humanos ainda continua.

Um outro ponto de vista interessante, o Condado supostamente ficava onde hoje é a Grã-Bretanha, e como na Terceira Era, e provavelmente nas posteriores, eles tinham falta de interesse por sair de suas terras, eles permaneceriam lá pelo resto dos tempos. Obviamente a Grã-Bretanha é, hoje, uma ilha. Já que os hobbits viviam por lá, quando a área ao redor a Grã-Bretanha afundou, através de um evento que não sabemos nada, eles permaneceram lá?

Com o Condado vindo a formar a ilha da Grã-Bretanha, o medo que os hobbits tinham de barco, teria impedido que eles saíssem de lá? Ou eles, há muito, esqueceram o antigo medo? Deste ponto de vista, podemos nos perguntar: "Os hobbits vivem atualmente somente nas Ilhas Britânicas?".

Este post criou mais perguntas, que as respondeu. Contudo, é bem interessante imaginar que os hobbits possam bem ser ingleses.
 
Creio que temos uma lacuna nos eventos ao pensarmos questões como essas.
Uma transformação geológica ocorreu com o passar dessas Eras, de fato, e devemos lembrar que esse passado ao qual Tolkien nos remete na criação desse Mito é muito remoto. Sendo assim essa lacuna se torna muito difícil de ser preenchida.
Mas quanto aos Hobbits, eram eles uma variação humana, adaptada àquele estilo de vida, e portanto, passível de readaptar-se a outros. Com relação aos barcos, é dito que algumas famílias Hobbit sabiam lidar com barcos, com isso podemos pressupor que não fosse impossível que eles desvenciliassem-se deste medo com o passar dos anos. Outro fato é, que após o Reinado de Elessar, Eldarion, o contato dos Hobbits com as "histórias de fora", após a morte dos Lindofilhos, ou o afastamente deles do Condado pode ter-se reduzido a quase nada. Sendo assim eles não seriam vistos mais hoje, se assim não desejassem, como fruto de um afastamento permanente. Mas não consigo aceitar de forma nítida essa vertente.
Com relação as mudanças geológicas, pode ter ocorrido o fim dos Hobbits. O que poderia explicar a ausência deles no mundo atual, assim como os anões, que não adaptariam-se a esse mundo humano que agora tornava-se pleno, os Hobbits mesmo antes sendo humanos, não mais sentiam-se, ou tratavam-se como tais. Mais uma vez essa lacuna não permite maiores deduções.

Abraços.
 
Última edição:
Sim, há contendas com os povos do Sul, mas onde você leu que eram liderados por um dos Nove? O texto que Tolkien escreveu, The New Shadow (e que por acaso fui eu que indiquei :g:), não refere isso, de maneira nenhuma, até porque seria uma grande incoerência - com a destruição do Um Anel eles deixaram de ser espectros e passaram para o vazio, ou, como Sauron, tornaram-se espíritos errantes completamente destituídos de poder.


ai é que está o cerne da questão, vejamos sem duvida realmente não é um dos noive, mas poderia ser o boca de saurom como ja foi discutido em outros tópicos ai afinal no livro não se sabe o seu fim.
 
Sim, há contendas com os povos do Sul, mas onde você leu que eram liderados por um dos Nove? O texto que Tolkien escreveu, The New Shadow (e que por acaso fui eu que indiquei :g:), não refere isso, de maneira nenhuma, até porque seria uma grande incoerência - com a destruição do Um Anel eles deixaram de ser espectros e passaram para o vazio, ou, como Sauron, tornaram-se espíritos errantes completamente destituídos de poder.
Ditto! E bem dito diga-se de passagem....:D

Sim, desculpe-me, acabei fazendo uma confusão com aquele fato ocorrido, no qual a banda Burzum, ou algo do tipo, algum integrante estava envolvido, e inconcientemente acabei me referindo a "volta de Sauron".
A relação é com um culto, assim como dito.
Desculpem.

Abraços.
Relaxa...
dá aqui um upa :abraco:

Até hoje existem coisas que me deixa curioso, uma delas é o caso dos hobbits. Tolkien diz que eles, ainda hoje, são criaturas furtivas e tudo o mais. Então elas ainda existem, onde?

Muitos podem achar que os pigmeus são descendentes dos hobbits, mas o que fariam eles em Harad? Será que eles esqueceram seu passado glorioso, pois seu certo receio pelos humanos ainda continua.

Um outro ponto de vista interessante, o Condado supostamente ficava onde hoje é a Grã-Bretanha, e como na Terceira Era, e provavelmente nas posteriores, eles tinham falta de interesse por sair de suas terras, eles permaneceriam lá pelo resto dos tempos. Obviamente a Grã-Bretanha é, hoje, uma ilha. Já que os hobbits viviam por lá, quando a área ao redor a Grã-Bretanha afundou, através de um evento que não sabemos nada, eles permaneceram lá?

Com o Condado vindo a formar a ilha da Grã-Bretanha, o medo que os hobbits tinham de barco, teria impedido que eles saíssem de lá? Ou eles, há muito, esqueceram o antigo medo? Deste ponto de vista, podemos nos perguntar: "Os hobbits vivem atualmente somente nas Ilhas Britânicas?".

Este post criou mais perguntas, que as respondeu. Contudo, é bem interessante imaginar que os hobbits possam bem ser ingleses.


Creio que temos uma lacuna nos eventos ao pensarmos questões como essas.
Uma transformação geológica ocorreu com o passar dessas Eras, de fato, e devemos lembrar que esse passado ao qual Tolkien nos remete na criação desse Mito é muito remoto. Sendo assim essa lacuna se torna muito difícil de ser preenchida.
Mas quanto aos Hobbits, eram eles uma variação humana, adaptada àquele estilo de vida, e portanto, passível de readaptar-se a outros. Com relação aos barcos, é dito que algumas famílias Hobbit sabiam lidar com barcos, com isso podemos pressupor que não fosse impossível que eles desvenciliassem-se deste medo com o passar dos anos. Outro fato é, que após o Reinado de Elessar, Eldarion, o contato dos Hobbits com as "histórias de fora", após a morte dos Lindofilhos, ou o afastamente deles do Condado pode ter-se reduzido a quase nada. Sendo assim eles não seriam vistos mais hoje, se assim não desejassem, como fruto de um afastamento permanente. Mas não consigo aceitar de forma nítida essa vertente.
Com relação as mudanças geológicas, pode ter ocorrido o fim dos Hobbits. O que poderia explicar a ausência deles no mundo atual, assim como os anões, que não adaptariam-se a esse mundo humano que agora tornava-se pleno, os Hobbits mesmo antes sendo humanos, não mais sentiam-se, ou tratavam-se como tais. Mais uma vez essa lacuna não permite maiores deduções.

Abraços.

Olha... mudanças geológicas podem sim ter acabado com qualquer raça que ainda existia na terceira era. Mas pensem bem.
Desde que Tolkien diz que eles ainda estão por ai ,mas furtivos, até hoje, não ocorreu nenhum acontecimento (além do Tsunami e alguns terremotos) que poderia acabar com uma raça, principalmente uma raça antiga.

Penso que eles podem estar por ai sim. Não é porque não vemos que eles não existem.

:obiggraz:


ai é que está o cerne da questão, vejamos sem duvida realmente não é um dos noive, mas poderia ser o boca de saurom como ja foi discutido em outros tópicos ai afinal no livro não se sabe o seu fim.
Sim... é bem provavel que seja o Boca de Sauron
 
Exatamente com relação a essa idéia deles estarem aqui hoje que fica a parte da "interrogação", claro, causada pela lacuna.
Mas assim como disse, o próprio Tolkien lança essa idéia, que eles ainda estariam entre nós, porém somente agora seriam vistos, se desejassem.
Mas o ponto de eu não conseguir aceitar essa vertente, é no caso, com relação a localidade, seria então ainda na Inglaterra o habitat deles? Parece sem sentido pensar assim. Se eles se mudaram, assim como começaram os Lindofilhos a rumar para longe, então onde estariam. Pensar que eles possam ser vistos quando quiserem, é até aceitável, mas então onde estariam?
Obviamente se não desejam ser vistos, é porque algo os desagrada nas atitudes do "pessoal de fora", como diriam no Condado. Então houve uma dissenção, uma ruptura permanente entre Hobbits e raça humana?
Que acha disso, amigo Menegroth?

Abraços.

PS: Quanto aos eventos naturais, lembre-se de que a temporalidade não é, assim como as pessoas tendem a imaginar, por exemplo, caso de centenas de anos atrás. O Condado não seria uma nação bretã medieval, mas sim arcaico-primitiva. Será mesmo que nenhuma mudança ocorreu? Os Hobbits como já citado, e recitado....ahahaha, podem ter rumado para fora do Condado, seguindo a tendência iniciada pelos Lindofilhos ao fim da Terceira Era. =]
 
Última edição:
Na verdade eu indiquei primeiro, alguns posts acima do seu. :mrgreen:

Não li... :assobio:

ai é que está o cerne da questão, vejamos sem duvida realmente não é um dos noive, mas poderia ser o boca de saurom como ja foi discutido em outros tópicos ai afinal no livro não se sabe o seu fim.

Na vaga hipótese de o Boca de Sauron ter sobrevivido à queda de Sauron, teria de ter vivido os 120 anos que durou o reinado de Aragorn. Não havia Homens vivos com essa esperança de vida durante a 4ª Era, mesmo entre descendentes de Númenor.

Istimo disse:
Um outro ponto de vista interessante, o Condado supostamente ficava onde hoje é a Grã-Bretanha, e como na Terceira Era, e provavelmente nas posteriores, eles tinham falta de interesse por sair de suas terras, eles permaneceriam lá pelo resto dos tempos. Obviamente a Grã-Bretanha é, hoje, uma ilha. Já que os hobbits viviam por lá, quando a área ao redor a Grã-Bretanha afundou, através de um evento que não sabemos nada, eles permaneceram lá?

Calma Istimo: Senhor dos Anéis é uma obra fictícia. :lol: Uma coisa é estabelecer ligações entre a Terra Média e os dias de hoje, pois Tolkien baseou-se no seu continente natal para elaborar a geografia da Terra Média, mesmo que inconscientemente, e a história pode ser direccionada de modo a que os dias e hoje representem um futuro possível para o legendarium; outra é tentar achar uma explicação lógica para isso, o que não é possível, pois esses seres nunca existiram realmente.
 
Alguem aí sabe se o reino Re-Unido sucumbiu, e outro reino tomou o poder? Ou uma rebelião dos homens de Umbar ( me corrijam se eu estiver errado, mas Elessar capturou Umbar certo? Ele não matou o povo de lá, não é do seu feitio), ou uma aliança dos inimigos de Gondor e Rohan (Khând, Harad, Umbar)??Algo do tipo, ou Tolkien não escreveu nada após New Shadow??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo