• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A dependência do sistema financeiro

Prado.

Mostly Harmless
Esses dias minha mãe mudou minha conta do Banco do Brasil de universitária para Classic, e eu fiquei chocado com a diferença entre as taxas(por exemplo, a taxa mensal foi de R$3,45 pra R$15,00). Aí eu disse, brincando: "Quando eu tiver minha própria renda, não quero ter conta em banco nenhum".
Mas minha mãe levou a sério, e respondeu que isso hoje em dia é impossivel, por uma série de fatores.
Primeiro o que minha mãe falou: nenhuma instituição que pague um salário ou uma bolsa ou qualquer coisa do tipo faz isso de outra forma que não um depósito em conta bancária.
Outra coisa que eu pensei é que hoje em dia, a relação entre o nosso custo de vida, principalmente em grandes centros, e os salários pagos pra maioria da população torna quase impossível que se guarde dinheiro pra comprar coisas como carros ou casas. Sendo assim, somos escravos também dos sistemas de empréstimos e financiamentos.
E provavelmente existem outros motivos que nos prendem aos bancos.

Meu conhecimento em relação à isso não vai além do básico, então resolvi trazer essa questão pra cá.
Vocês concordam que não temos mais como viver sem uma conta de banco hoje em dia? Por quais motivos?
 
É quase impossivel msmo. É como sua mãe disse, todo e qualquer emprego formal, o pagamento é feito através de depositos nos respectivos bancos da empresa. O que tb explica a existencia de várias pessoas com várias contas em diversos bancos.

Agora o camelodromo não utiliza banco, bom pelo menos a maioria eu acho....
 
Importante é quem faz curso universitário saber que pode ter uma conta universitária. Especialmente pra quem trabalha, como eu, é ótimo. Pena que eu só vou poder ter até uns 6 meses depois que eu me formar. Bem, mais quase um ano e meio com menos taxas...
 
Na verdade, ainda é comum as pessoas que não possuem contas bancárias devido a quantidade de pessoas que ainda moram no campo e tal. Como não podem ficar indo na cidade todo o dia, acabam ficando com o dinheiro todo guardado em casa. Por aqui, como é uma região agropecuaria, temos mais contato com esse tipo de pessoas.
 
Eu nao vejo como nao ter uma conta (apesar de nao ter uma, alias tenho, mas minha mae administra ela totalmente), mas bom, somos dependentes sim, afinal, dinheiro = lei hoje em dia
 
Na verdade, ainda é comum as pessoas que não possuem contas bancárias devido a quantidade de pessoas que ainda moram no campo e tal. Como não podem ficar indo na cidade todo o dia, acabam ficando com o dinheiro todo guardado em casa. Por aqui, como é uma região agropecuaria, temos mais contato com esse tipo de pessoas.
traduzindo "eu não tenho conta bancaria porque guardo tudo embaixo do colchão" :hanhan:

agora, dependência ou não, você tem outras opções de banco, com outras taxas. quem sabe você não acha um atrativo ao seu ponto de vista?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo