• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mindolluin é azul ou branco?

Como todos sabem o nome Mindolluin significa: ''Proeminente Cabeça Azul'', mas nos filmes e nos livros o Mindolluin é branco, completamente branco, desde a base até o seu pico, oq faz sentido: cidade branca sob o monte branco. Afinal, esse nome revela a cor do Mindolluin ou é apenas um nome como qualquer outro, mas sem base alguma? Na minha opinião esse nome só serve para denominá-lo e n possui nenhum nexo, pois o Mindolluin é verdadeiramente branco.
 
Pessoalmente, eu prefiro dar credibilidade à nomenclatura, que para Tolkien era sagrada. :yep: Quanto mais se o outro lado da dúvida considerar a credibilidade do filme... Mas provavelmente a cor não era "totalmente azul" (aliás, isso é geograficamente possível?), mas o branco devia tender - levemente, talvez, mas de maneira que isso lhe chamasse particularmente a atenção - para o azul, daí o nome.

Quanto à Cidade Branca, por que faz mais sentido se ela estiver sob um monte branco?
 
Última edição:
Então, gente, é só palpite... mas esta semana eu vi umas fotos (maravilhosas por sinal) de um vulcão e algumas geleiras na Patagônia...

No topo da montanha tinha neve e, isso meio que não é novidade, mas a neve, quando limpinha, reflete a luz que é quase um espelho e quando o céu está azulzinho, o gelo fica azulado. Não será por isso que o monte foi chamado de Azul? Até que Proeminente Cabeça Azul faz sentido quando a gente pensa que o azul ficava mais no alto, onde tinha neve no pico (cabeça) da montanha.

He, he, pensando bem, agora a sua pergunta fica sem resposta: se o nome foi dado por causa da neve ele era branco (lógico) e também azul (como um efeito do reflexo da luz) :-)
 
Última edição:
Faz bastante sentido oq vc disse, mas, como um exemplo, as montanhas azuis, teriam esse nome por esse msm motivo ou por suas rochas apresentarem um tom levemente azul? Assim como as pouco conhecidas Orocarni,na qual suas rochas teriam um tom avermelhado, talvez?

He, he, pensando bem, agora a sua pergunta fica sem resposta: se o nome foi dado por causa da neve ele era branco (lógico) e também azul (como um efeito do reflexo da luz)

Se nos basearmos nisso, podemos confirmar q o Mindolluin era verdadeiramente branco(se contarmos q ele se encontra nas Ered Nimrais(montanhas brancas)), pois n podemos contar o reflexo como a cor verdadeira da montanha e como disse Eriadan, isso é geograficamente impossível, colocando as montanhas azuis de lado é claro.

Quanto à Cidade Branca, por que faz mais sentido se ela estiver sob um monte branco?

Bem isso é bem legal se criarmos uma espécie de dualidade, Orodruin, o monte negro com Barad-dûr a torre negra de Sauron, e Mindolluin, a montanha branca com a cidade branca de Minas Tirith.
 
Última edição:
Sobre o Mindolluin eu não sei não.
Mas sobre as Ered Luin, ou Montanhas Azuis, sempre imaginei que teriam esse nome realmente devido a coloração, mas não da composição da rocha, e sim devido ao mar próximo e suas correntes de ar, que "inundavam" aquela região. Pode-se perceber que nas regiões litorâneas, em determinados momentos do dia, o horizonte fica azulado. Então, à distância, sob estas condições, as Monstanhas Azuis realmente ficariam azuis. ?
 
Sobre o Mindolluin eu não sei não.
Mas sobre as Ered Luin, ou Montanhas Azuis, sempre imaginei que teriam esse nome realmente devido a coloração, mas não da composição da rocha, e sim devido ao mar próximo e suas correntes de ar, que "inundavam" aquela região. Pode-se perceber que nas regiões litorâneas, em determinados momentos do dia, o horizonte fica azulado. Então, à distância, sob estas condições, as Monstanhas Azuis realmente ficariam azuis. ?

Ok, já entendi, mas eu gostaria de informações sobre a coloração do Mindolluin, por que ele tem azul no nome se ele é naturalmente branco? E n tem nenhum mar por perto para se assemelhar com as Montanhas Azuis e a propósito, ele fica nas Montanhas Brancas, nome q já o caracteriza por sua coloração natural, na minha opinião, eu concordo com a afirmação de natalia:

No topo da montanha tinha neve e, isso meio que não é novidade, mas a neve, quando limpinha, reflete a luz que é quase um espelho e quando o céu está azulzinho, o gelo fica azulado. Não será por isso que o monte foi chamado de Azul? Até que Proeminente Cabeça Azul faz sentido quando a gente pensa que o azul ficava mais no alto, onde tinha neve no pico (cabeça) da montanha.

Os mais experiêntes ou sábios de Valinor, qualquer um! Ajude nessa questão.
 
Última edição:
SdG, a verdade é que, se Tolkien não deixou nenhuma explicação clara para o nome do cume, e estou certo que não o fez, não poderemos ir muito além dessas conclusões. Provavelmente seria pelo que foi enunciado pela natalia.

Bombadil, você provalmente está certo, embora não seja assim tão simples: já na 1ª Era tinham essa denominação, sem que no entanto estivessem junto ao mar. Talvez fosse devido aos rios de Ossiriand (Gilion e seus afluentes), embora pareça um pouco exagerado que um rio seja suficiente para causar uma coloração azul nas montanhas. No fundo, acaba por ser como muito na obra de Tolkien - não há uma resposta certa e inegável. Talvez o professor tenha nomeado essas montanhas simplesmente por achar que o nome lhes ficava bem, sem arranjar uma explicação precisa para o facto.
 
Mas as montanhas não precisam estar perto do mar para serem azuis. Um exemplo é aqui em Curitiba, que nas suas periferias possui a serra do mar e as montanhas (não são altas) ficam azuis de manhã (pelo menos eu vi de manhã, para poder ter certeza). Acredito que tem a ver com o horizonte e distância do ponto de vista.
 
Sobre o mindoluin eu realmente nao sei, mas o que me parece, por exemplo, que é feito na denominação das Montanhas Azuis seria o seguinte: quem deu os nomes foram os elfos, conforme se depararam com as coisas. Ao longe, onde os elfos moraram em Beleriand, se ve as montanhas num tom azulado, e daí o nome.
Talvez seja algo semelhante no caso do mindoluin.
 
A Montanha provavelmente era branca, o que ocorre é que durante o período da alvorada e começo da noite suas faces poderiam ficar azuladas, mas o que faz maior sentido é realmente o seu topo ser coberto de neve, o que faz ficar azul ou branco, dependendo da hora.

De uma forma geral, podemos afirmar que o Mindolluin era branco;
Retorno do Rei disse:
"E no ponto onde as Montanhas Brancas de Ered Nimrais chegavam ao fim ele viu, como Gandalf prometera, a massa escura do Monte Mindolluin, as sombras púrpuras e escuras de seus altos vales, e sua alta face branqueando no dia que avançava."

Pelo visto ela era branca, mas assumia um tom azulado, conjecturas, mas branca ela era, ao menos no amanhecer.
 
Essa tese do Mindolluin ser branco e parecer em alguns momentos azul é bem plauzível, porque normalmente os nomes de montanhas e lugares são dados quando alguém vê aquilo e quando o nome foi criado ele poderia estar azul, existem outros equívocos parecidos com esse no mundo real, mas daí o nome pega e não importa mais se é real ou apenas um nome.
Se não me engano o mar vermelho não é vermelho e tem esse nome por causa de algas que aparecem por lá deixando tudo vermelho de vez em quando (não confiem muito nisso pq a minha fonte pra essa explicação não era muito confiável...:hihihi: , alguém pode confirmar ou negar isso?)
Mas de qualquer forma isso acontece com nomes...rs
 
Eu creio q Tolkien queria q o Mindolluin fosse realmente branco e ele o criou para ser assim, pelo branco representar o bem e a luz e por ser uma das cores ''marco'' de Gondor dentre o preto, notem uma coisa:
-Torre *branca*
-Mago *branco*
-cidade *branca*
-árvore *branca*
-montanhas *brancas*:inclusive o Mindolluin estaria aí.
E provalvelmente seria o branco a cor do Mindolluin por representar a luz, o bem e a esperança e n o azul q praticamente n tem nada a ver com o bem q Tolkien queria mostrar e nem muito menos com Gondor, ele deve ter escolhido o nome Mindolluin por ser um nome bem ''atraente'' e provavelmente, na Europa, onde ele morava, em algum lugar ele deve ter visto uma montanha branca, q por ser tão ''pura'' refletia a cor azul do céu e se baseou nisso, mas sabendo q a cor da montanha era verdadeiramente branco e com passar dos tempos o nome ''ficou'', então n faz sentido dizer q uma montanha das Ered Nimrais(montanhas brancas) é azul.

OBS.: já estou cansado de azul XD he he.
 
Vocês sabem como medir a idade de um iceberg? Pela sua coloração, quanto mais velho mais azul ele é.
O gelo eterno, conforme passa o tempo, vai ficando cada vez mais puro e o oxigênio entre as moléculas de água vai esvaindo-se, por isso que o iceberg pode ser tanto azul, quanto branco.

Voltando ao Mindolluin, pode ser que ele estivesse coberto de gelo eterno há tanto tempo, que a coloração em determinados momentos do dia seja azul. Daí o nome "Protuberante Cabeça Azul", o pico era enorme e congelado por muito tempo, ficou azul. Mas a montanha em si, era branca.
 
Voltando ao Mindolluin, pode ser que ele estivesse coberto de gelo eterno há tanto tempo, que a coloração em determinados momentos do dia seja azul. Daí o nome "Protuberante Cabeça Azul", o pico era enorme e congelado por muito tempo, ficou azul. Mas a montanha em si, era branca.

Bem, provalmente as Ered Nimrais teriam a mesma idade, todas. Portanto, n sei se faz sentido dizer q o gelo delas era azulado, nem do Mindolluin, senão n receberiam esse nome, é essa a diferença q eu acho, entre as Montanhas azuis e as montanhas brancas, o gelos das montanhas azuis é bastante antigo(o que faz sentido afirmar, pois elas existem desde os tempos de Beleriand). Já o gelo das Montanhas brancas é branco, por isso o nome e creio q elas são mais recentes incluindo o Mindolluin q faz parte da cadeia, n só a montanha em si é branca, mas seu gelo também, se vcs virem algumas ilustrações de Sda em q mostra o Mindolluin de fundo e no próprio filme, ele e seu gelo são brancos, creio q esse nome só foi adotado por Tolkien porque soava melhor q ''Mindolnim''.

OBS.: E sinceramente, o branco é 10000000000 vezes mais lindo q o azul.
 
Última edição:
Bem, provalmente as Ered Nimrais teriam a mesma idade, todas. Portanto, n sei se faz sentido dizer q o gelo delas era azulado, nem do Mindolluin, senão n receberiam esse nome, é essa a diferença q eu acho, entre as Montanhas azuis e as montanhas brancas, o gelos das montanhas azuis é bastante antigo(o que faz sentido afirmar, pois elas existem desde os tempos de Beleriand). Já o gelo das Montanhas brancas é branco, por isso o nome e creio q elas são mais recentes incluindo o Mindolluin q faz parte da cadeia, n só a montanha em si é branca, mas seu gelo também, se vcs virem algumas ilustrações de Sda em q mostra o Mindolluin de fundo e no próprio filme, ele e seu gelo são brancos, creio q esse nome só foi adotado por Tolkien porque soava melhor q ''Mindolnim''.

OBS.: E sinceramente, o branco é 10000000000 vezes mais lindo q o azul.

Ué, o que a idade das montanhas tem a ver com isso? Todos os picos dos Alpes Suíços tem a mesma idade, e alguns deles são meio azulados dependendo da hora do dia.

A neve/gelo fica azulada quando ela é antiga, as montanhas que são constantemente bombardeadas por nevasca não se incluem nestas, pois seu gelo está sempre sendo renovado.

Ainda afirmo que a montanha era branca, mas seu topo era azulado, como seu nome nos revela. Não era toda a montanha azul (isso é possível?!), "proeminente cabeça azul", sempre acredito na nomenclatura Tolkieniana.
Ou talvez queiras acreditar que os Gondorianos eram daltônicos. :think:

Particularmente, prefiro o prateado.
 
Ainda afirmo que a montanha era branca, mas seu topo era azulado, como seu nome nos revela.

Mas vc crê q a toda hora a montanha era azulada? creio eu q apenas algumas horas do dia pois refletia a cor do céu, se for assim, existe um momento q a montanha fica avermelhada, no período do crepúsculo quando o sol está se pondo e a cor do céu fica vermelha, mas o que eu quero considerar desde o início desse tópico é qual sua cor verdadeira e predominante, que é concerteza o branco, afinal vc mesmo mostrou num trecho do próprio livro q menciona sua verdadeira cor, afinal em todos os lugares a montanha é branca:livro, filme, desenhos profissionais do livro e desde o início eu já venho falando baseado no que disse o 10o membro da sociedade, Tolkien só escolheu esse nome porque achou q ficava bem, mas eu sugiro q continuemos esse tópico para eliminarmos de vez todas as dúvidas.

OBS.:Se vcs perceberem, toda montanha branca tem um pouquinho de azul refletindo e no fim do dia, vermelho, como eu já havia mencionado.

Particularmente, prefiro o prateado.

Muito bonito tb, concerteza 10000000000000000000000000000000000 vezes mais que o azul.

pequena OBS. que n tem nada a ver com o assunto: essa espada(Magladhûr), já vi ela em algum lugar, mas n lembro, de onde é mesmo?
 
[...] sua cor verdadeira e predominante, que é concerteza o branco, afinal vc mesmo mostrou num trecho do próprio livro q menciona sua verdadeira cor, afinal em todos os lugares a montanha é branca.

OBS.:Se vcs perceberem, toda montanha branca tem um pouquinho de azul refletindo e no fim do dia, vermelho, como eu já havia mencionado.

pequena OBS. que n tem nada a ver com o assunto: essa espada(Magladhûr), já vi ela em algum lugar, mas n lembro, de onde é mesmo?

Eu não sei se você reparou, mas foi exatamente isso que eu falei, que a montanha é branca. Apenas tentei mostrar um motivo para o nome, que pode estar errado, uma vez que não temos provas... Mas ela ERA BRANCA.

BTW, o nome Magladhûr é o nome da nossa Nossë, pode ser um cognome para Mormegil, um nome para Túrin. Todavia, em nossa Nossë, o significado e história de Magladhûr são outros. Não sei se posso, mas creio que não devo divulgar ainda o que significa.
 
Eu não sei se você reparou, mas foi exatamente isso que eu falei, que a montanha é branca. Apenas tentei mostrar um motivo para o nome, que pode estar errado, uma vez que não temos provas... Mas ela ERA BRANCA.

Então podemos concluir definitivamente que ela era branca?
 
Ao menos ao amanhecer, no RdR, Capítulo Minas Tirith; dá a entender que sim.
IMNSHBCO, algo que está branqueando, está ficando branco. Durante a noite, e início da manhã, ela era negra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo