• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem seria o mago branco?

Bom, segundo me lembro, no livro, Sauruman deixa de ser o branco, segundo descrição do Gandalf, quando o Gandalf vai procurá-lo eles discutem e sua roupa começa a ficar colorida, acho que é isso.
Pois bem, Sauruman então teria deixado de ser o Branco nessa ocasião, logo imagino que deveria erguer-se um novo mago para ocupar seus posto, então Gandalaf que quase morre após lutar com o Balrog volta como o branco. Mas e se Gandalf não tivesse "quase morrido", como isso ocorreria(ele virar o branco)? E poderiam ficar os magos sem um líder? E alguém "virou" o Cinza subindo ao posto de Gandalf?:think:
Ah...outra coisa, houve algum mago branco antes de Sauruman, e quem foi ele?
 
Minha memória de galinha velha jé é terrivel, após o carnaval então... mas tenatrei ajudar...

Bom, segundo me lembro, no livro, Sauruman deixa de ser o branco, segundo descrição do Gandalf, quando o Gandalf vai procurá-lo eles discutem e sua roupa começa a ficar colorida, acho que é isso.
Na verdade eele deixa de ser o líder antes disso. Podemos considerar que "moralmente" ele deixa de ser o líer no momento em que trai a missão dos Magos.

A situação que vc cita é apeans o momento em que Gandalf é informado disso. Seria também uam forma de Saruman dizer:"Seguinte xará... os Valar disseramq eu eu era o lider, só que eu sou melhor do que eles pensam. Branco anda, eu sou o de Todas As cores, sacou?" :lol::lol::lol:

Pois bem, Sauruman então teria deixado de ser o Branco nessa ocasião, logo imagino que deveria erguer-se um novo mago para ocupar seus posto, então Gandalaf que quase morre após lutar com o Balrog volta como o branco.
Veja a Ordem dos Magos não é uma instituição tão formal. (Aqui que confesso minha memória falha... não lembro se em Valinor eles já agiam como uma Ordem, ou se tal Ordem foi criada APENAS pra essa missão.)

Mas enfim, o cargo de Lider da Ordem foi dado apeans ao amis capaz; os Valar não tinham uma ação direta sobre as ações de seus agentes (os Magos) - lembra que Saruman trai a missão, Radgast larga tudo.. - e então uma nova "eleição" não ocorreria como vc está pensando.

Mas e se Gandalf não tivesse "quase morrido", como isso ocorreria(ele virar o branco)? E poderiam ficar os magos sem um líder? E alguém "virou" o Cinza subindo ao posto de Gandalf?:think:
Bom pra começar Gandalf MORRE mesmo ao brigar contra o Balrog de Moria.

Como eu falei antes essa "eleição" do líder não era algo tão formal quanto estamos acostumados; era o "cargo" dado ao mais poderoso. Como Gandalf volta num fána, manteve-se fiel a missão e "cresceu" com suas experiências na T-M (podemos citar não só o conhecimento "comum" sobre as culturas mas um auto-conhecimento - ele enfrenta seu medo diante de um pode maior - tornando-se o mais poderoso) ele recebe esse novo cargo.

A cor rbanca das vestes é apenas um simbolo disso. O Líder da Ordem usava branco; agora o novo lider também usa. Podemos ver também como um tapa na cara de Saruman vindo dos Valar. Algo como:

"O mágico de festa infantil... para de se empolgar. Nós criamos a Ordem, nós somos os bons mesmo.. NÓS dizemos que a cor branjco é do mais fortão. SACOU?" :cool::cool::cool:

Ah...outra coisa, houve algum mago branco antes de Sauruman, e quem foi ele?

Memo eu não lembrando sobre a data da "fundação" da Ordem, posso afirmar que não. Veja que os Maiar são imortais, logo tivesse a Ordem tido algum outro Lider e teriamos uma nota (ao menos) sobre isso vinda do Tio Tolkien.
 
Veja a Ordem dos Magos não é uma instituição tão formal. (Aqui que confesso minha memória falha... não lembro se em Valinor eles já agiam como uma Ordem, ou se tal Ordem foi criada APENAS pra essa missão.

Acho que eles não eram uma ordem antes de chegarem à TM. Em Valinor havia mesmo uma hierarquia, mas não acredito que os maiar estivessem reunidos entre si. Eles só serviam aos Ainur, não?

Acredito que o título "Ordem dos Istari" foi criada apenas para designar os maiar que foram encarregados de ajudar o Oeste na Guerra do Anel.
 
Acho que eles não eram uma ordem antes de chegarem à TM. Em Valinor havia mesmo uma hierarquia, mas não acredito que os maiar estivessem reunidos entre si. Eles só serviam aos Ainur, não?

Acredito que o título "Ordem dos Istari" foi criada apenas para designar os maiar que foram encarregados de ajudar o Oeste na Guerra do Anel.

Sim, eles pertenciam a uma Ordem antes de chegarem a T-M. Em Valinor eles serviam aos Valar, por isso eram considerados pertencentes à Ordem dos Valar. O CI deixa bem claro que a Ordem dos Istari apenas pertencia à Terceira Era e na Terra-Média:

Contos Inacabados disse:
"Eles pertenciam unicamente à Terceira Era e depois partiram, e ninguém, exceto talvez Elrond, Círdan e Galadriel, descobriu de que espécie eram ou de onde vieram."
 
Bem,do pouco que eu sei,é isso mesmo.A ordem dos Istari foi criada como uma forma de intervenção na TM.Alguem me corrija,se eu tiver falando bobagem...Enfim....

Quanto à cor, acho que branco vem justamente mostrar que Gandalf evoluiu.Não sei,mas acho que a cor não tem a ver com o posto,exatamente.Ou seja,o mago branco não é necessariamente o "presidente" do Conselho_Ou é?
alguem confirme isso p/ mim!!Ou diga se estou errada!!
 
Minha memória de galinha velha jé é terrivel, após o carnaval então... mas tenatrei ajudar...


Na verdade eele deixa de ser o líder antes disso. Podemos considerar que "moralmente" ele deixa de ser o líer no momento em que trai a missão dos Magos.

A situação que vc cita é apeans o momento em que Gandalf é informado disso. Seria também uam forma de Saruman dizer:"Seguinte xará... os Valar disseramq eu eu era o lider, só que eu sou melhor do que eles pensam. Branco anda, eu sou o de Todas As cores, sacou?" :lol::lol::lol:


Veja a Ordem dos Magos não é uma instituição tão formal. (Aqui que confesso minha memória falha... não lembro se em Valinor eles já agiam como uma Ordem, ou se tal Ordem foi criada APENAS pra essa missão.)

Mas enfim, o cargo de Lider da Ordem foi dado apeans ao amis capaz; os Valar não tinham uma ação direta sobre as ações de seus agentes (os Magos) - lembra que Saruman trai a missão, Radgast larga tudo.. - e então uma nova "eleição" não ocorreria como vc está pensando.


Bom pra começar Gandalf MORRE mesmo ao brigar contra o Balrog de Moria.

Como eu falei antes essa "eleição" do líder não era algo tão formal quanto estamos acostumados; era o "cargo" dado ao mais poderoso. Como Gandalf volta num fána, manteve-se fiel a missão e "cresceu" com suas experiências na T-M (podemos citar não só o conhecimento "comum" sobre as culturas mas um auto-conhecimento - ele enfrenta seu medo diante de um pode maior - tornando-se o mais poderoso) ele recebe esse novo cargo.

A cor rbanca das vestes é apenas um simbolo disso. O Líder da Ordem usava branco; agora o novo lider também usa. Podemos ver também como um tapa na cara de Saruman vindo dos Valar. Algo como:

"O mágico de festa infantil... para de se empolgar. Nós criamos a Ordem, nós somos os bons mesmo.. NÓS dizemos que a cor branjco é do mais fortão. SACOU?" :cool::cool::cool:



Memo eu não lembrando sobre a data da "fundação" da Ordem, posso afirmar que não. Veja que os Maiar são imortais, logo tivesse a Ordem tido algum outro Lider e teriamos uma nota (ao menos) sobre isso vinda do Tio Tolkien.

Valeu!!!:mrgreen:

Concordo com você que não deve haver nenhum mago antes, pelo menos nunca ouvi falar e seria algo muito interessante e Tolkien logicamente teria citado algo assim né?!
 
Valeu!!!:mrgreen:

Concordo com você que não deve haver nenhum mago antes, pelo menos nunca ouvi falar e seria algo muito interessante e Tolkien logicamente teria citado algo assim né?!

Só porque Tolkien não citou não quer dizer que não poderia. Exemplo, não são só cinco Istari, são mais, apenas não são citados em lugar algum. Todavia, concordo com vocês
 
Mas apenas o 5 cinco (Saruman, Gandalf, Allatar, Palando e Radagast) foram enviados a TM né?

A verdade é que não se sabe se há mais, apenas se tem a certeza de que existiram os 5 foram referidos; e desses, apenas três são mostrados e dois têm destino conhecido. Se foram enviados outros, apenas se pode especular, embora não seja de todo impossível. Mas se há mais foram para a Terra Média de certeza - a função de um Istari era auxiliar no combate a Sauron, e em Valinor não ajudavam grande coisa.
 
bwm, acho que os istari por serem maiar ja viveram desde o surgimento dos maiar, na primeira era, mas só agiram, ou deveriam agir na terceira era contra sauron, sei lá só uma suposição se vbem que não terminei de ler o silma ainda, se tiver falando besterira me corrijam por favor.
 
Istar é o nome dado aos 5 maiar que foram enviados para a Terra-média, em um hröa, para guiar os povos contra Sauron.
Não existiam Istari em Aman, lá eles eram apenas maiar.
Saruman foi o primeiro Istar a pisar na Terra-média. Não veio nenhum antes dele, muito menos outro branco.
Embora seja dito que são conhecidos 5, mas possam existir mais, o CI deixa claro que só esses 5 foram como Istari. É muito improvável que haja algum outro.
A cor não significa nada na hierarquia. Cada istar tinha sua cor. Por um acaso a cor do mais poderoso era a branco, por isso o branco foi tido como líder.
O fato de Gandalf voltar como o branco é apenas uma metáfora para motrar que agora ele estava mais poderoso que Saruman. A cor era só um símbolo. Ele podia continuar cinza, verde, amarelo, rosa, que não mudaria seu poder. Ele ecolheu branco só para mostrar a Saruman que este fora destituído da Ordem.
Mais uma coisa. Gandalf não se tornou o líder da Ordem, simplesmente porque não tinha mais ninguém para liderar. Só sobrou ele para cumprir os desígnios dos Valar.
 
A cor não significa nada na hierarquia. Cada istar tinha sua cor. Por um acaso a cor do mais poderoso era a branco, por isso o branco foi tido como líder.
O fato de Gandalf voltar como o branco é apenas uma metáfora para motrar que agora ele estava mais poderoso que Saruman. A cor era só um símbolo. Ele podia continuar cinza, verde, amarelo, rosa, que não mudaria seu poder. Ele ecolheu branco só para mostrar a Saruman que este fora destituído da Ordem.
Mais uma coisa. Gandalf não se tornou o líder da Ordem, simplesmente porque não tinha mais ninguém para liderar. Só sobrou ele para cumprir os desígnios dos Valar.

Finalmente, alguém concorda comigo sobre as cores dos benditos Istari.

Só complementando, se existiram outros enviados para a T-M, devem ter ido para outras áreas, não o noroeste da T-M.
Gandalf escolheu Branco como líder, para representar que virou o Chefe (ainda acho que tem o dedo de Galadriel), mas uma vez que só ele permaneceu fiel, ele era o Chefe dele mesmo.
Aliás, que fiasco estes Istari, não? Cinco foram mandados, dois desapareceram, um se perdeu, outro se desviou do caminho e só um permaneceu fiel.
 
Aliás, que fiasco estes Istari, não? Cinco foram mandados, dois desapareceram, um se perdeu, outro se desviou do caminho e só um permaneceu fiel.

Fiasco? Sem Gandalf, possivelmente Sauron já teria dominado a Terra Média muito antes de todo o enredo de O Senhor dos Anéis acontecer. Bastou que um tenha permanecido fiel à sua missão para que esta desse frutos.
 
E alguém "virou" o Cinza subindo ao posto de Gandalf?:think:
Não sei se alguém respondeu isso já, mas não ninguém virou o Cinza, porque acho que as cores não tem nenhuma hierarquia, só Saruman que era branco e representava todas as cores.

Quanto as cores ainda, a dos outros 4 Istari não tinham significado mesmo, eu me lembro que li não sei aonde que o poder dos Istari estva representado de acordo com sua oredem de chegada na Terra-Média, o que eu acho improvavel. O Trecho falava que primeiro chegou Saruman, o Branco com Radagast como seu companheiro, depois chegaram Os magos Azuis Allatar e Pallando e por último chegou Gandalf, o Cinzento...

Será que essa teoria afirmava que Gandalf quando era o cinzento era o mais fraco dos Istari?

Eu acho que não...Pra mim Radagst era o mais fraco, pois nem era pra ele vir pra Terra-Média...

O que vcs acham?

Ostoher
 
Essa história de quem era o Branco....

Bem, branco é a mistura de todas as cores e pensando assim imagino que foi isso o raciocinio de quem pensou em criar a ordem (que não existia antes dos magos irem para TM) levou em conta. Mas imagino que todos poderiam usar roupa branca (principalmente as de baixo). Mas foi intitulado que o lider era Saruman. Assim que o mesmo traiu a missão... deixou de ser lider. Bem, depois disso Gandalf morre... E imagino que ele voltar como Branco foi um jeito de Eru mostrar para Saruman queali tinha alguém que rivalizava em poder com ele (na verdade era mais forte como vimos). Mas foi o jeito de Eru "afrontar" Saruman e foi também um trunfo para Gandalf pois imagino que o mago ficou desnorteado já que ele presava tanto a cor de sua roupa....
 
Fiasco? Sem Gandalf, possivelmente Sauron já teria dominado a Terra Média muito antes de todo o enredo de O Senhor dos Anéis acontecer. Bastou que um tenha permanecido fiel à sua missão para que esta desse frutos.

Prova do grande valor de Gandalf, mas o fiasco seria porque dos 5, só 1 permaneceu fiel.

Sinto-me como Elrond (pela segunda vez, hoje) quando chamou a Última Aliança de infrutífera. Ademais, você sabe que não foi por mal.
 
Acabo de achar um texto no Contos Inacabados, p. 427:

"Dessa Ordem o número de membros é desconhecido; mas daqueles que chegaram ao Norte da Terra-Média, onde havia mais esperança [...], os pricipais eram cinco."

Bem, quando eu li isso achei que parte da discussão já estaria resolvida, ou seja, a Ordem não se restringia aos Cinco.

Porém, algumas páginas depois (p.431-432), está escrito:

"...um conselho dos Valar, ao que parece convocado por Manwë [...], no qual foi resolvido que enviariam três emissários à Terra-Média."

O texto segue narrando a escolha dos três enviados: Curumo (Saruman), Alatar (um dos Magos Azuis), e por fim Olórin (Gandalf) "que trajava cinzento..."
O texto ainda explica que Radagast, o Castanho, foi levado por Curumo a pedido de Yavannä, para agradá-la. E Pallando (o outro Mago Azul) foi levado por Olórin por sua amizade (embora nesse ponto também haja uma pequena contradição).

Assim, os dois textos se contradizem, o que só comprova a razão pela qual o Contos Inacabados foi lançado, e nos faz voltar à estaca zero.
Mas uma coisa foi interessante: os escolhidos já vestiam uma determinada cor em Valinor ("Olórin, que trajava cinzento..."). Isso me leva a pensar que as cores não tinham nada a ver com a hierarquia dentro do Conselho, mas com o gosto de cada Istar. Assim, Radagast usava o castanho por esta ser a cor da terra e dar a idéia de ligação com a mesma (e com tudo o que cresce nela, por exemplo). Olórin vestia o cinzento por se identificar com a cor (eu sempre liguei o cinza com tristeza, melancolia, etc, exatamente os atributos de Nienna, com quem Olórin era muito ligado). E Curumo vestia o branco por pura pretensão, por ele mesmo achar que era a cor do poder, do mais poderoso (isso se levarmos em conta o que foi revelado de seu caráter durante a Terceira Era).

Continuando o raciocínio, Gandalf, quando ressuscitou, largou o cinza para ficar com o branco em sinal de purificação. Ele havia se tornado outro, mais poderoso, mais sábio, e, além disso, com um fána (deixando para trás o seu hröa, símbolo de suas peregrinações e de sua fadiga).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo