• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saruman deixou de ser Branco?

Melmaegwen

Elven Rurouni
Quando Gandalf se tornou Gandalf O Branco, Saruman foi como que 'substituído' por ele ou os dois continuaram como magos brancos?
 
As cores dos magos são meio que subjetivas, ao meu ver. Sim, "O Branco" é o líder, mas não tem muita diferença além disso, se o outro é marrom, cinza, azul, verde, roxo...
O que Gandalf mostrou ao se tornar "O Branco" é que agora ele passou a ser o líder da Ordem, e que Saruman foi expulso. Em Isengard ele aproveitou pra avisar Saruman sobre o fato e o expulsou pessoalmente da Ordem dos magos.

A roupa dele era colorida????
Quando Gandalf é aprisionado em Orthanc, ele percebe que a vestimenta de Saruman fica mudando de cor (mais ou menos isso). Daí Saruman diz que agora não é mais "O Branco" mas "O de muitas cores".
 
Com o Pandatur disse, as cores não importam muito. Os Istari, mesmo antes de irem à Terra-Média, antes de serem chamados Istari, já usavam estas cores, o que indica que não faz muita diferença.

A roupa de Saruman era quase um prisma, vendo de longe era branco, mas se olhar de perto perceberá que na verdade é feita de várias cores que juntas formam a ilusão que seja branca.
 
Com o Pandatur disse, as cores não importam muito. Os Istari, mesmo antes de irem à Terra-Média, antes de serem chamados Istari, já usavam estas cores, o que indica que não faz muita diferença.

A roupa de Saruman era quase um prisma, vendo de longe era branco, mas se olhar de perto perceberá que na verdade é feita de várias cores que juntas formam a ilusão que seja branca.

Se não fazem diferença porque a diferença das cores e a mudança da roupa de Saruman?
 
É. O Pandatur tem razão: quando Galdalf vai visitar Isengard e acaba preso pelo Saruman, eles têm um diálogo em que isso é comentado: que agora Saruman não era mais o "Branco", mas o "de muitas cores".

Acho que essas coisas de cores nas roupas não são tão subjetivas: a luz branca, na verdade, é a mistura de todas as cores e quando usada para denominar o mago, poderia querer dizer que ele era completo, "inteiro", dentro de sua sabedoria. Por isso era o chefe da ordem.

Quando Gandalf se torna o Branco, significa que a provação que ele passou com o Balrog fez com que ele alcançasse um nível superior de sua magia e sabedoria, ficando completo e íntegro como deveria ser o chefe dos magos.

O Saruman, quando cobiçou o anel e o poder perdeu, por assim dizer, sua completude e a simbologia para isso são as cores começando a se decompor, sem saber qual delas iria predominar.

Muito filosófico?? Pois é, acho que viagei, mas foi assim que interpretei as duas mudanças.

PS: A mudança do Saruman aconteceu antes, quando ele estava se voltando para o mal, bem antes do Galdalf tornar-se o Branco.
 
Eu acho que é mais representativo, mesmo. Tanto que pallando e allatar tem aparentemente a mesma cor(se é que magos azuis se refere a isso).
Gandalf não alcançou um novo nível de poder pela provação contra o Balrog, mas sim pois foi liberado a usar um fána, e isso deve ter sido devido à traição de Saruman. Os istari foram mandados pra ajudar os povos livres contra Sauron, e Saruman falhou como chefe da ordem, então Gandalf tomou seu lugar.

Saruman não deixou de ser Branco, só foi expulso da ordem. E ser branco é na teoria a mesma coisa que ser de todas as cores; pra mim, Saruman é só fresco mesmo. Queria mostrar que tinha poder de alguma forma.
 
[...]
Saruman não deixou de ser Branco, só foi expulso da ordem. E ser branco é na teoria a mesma coisa que ser de todas as cores; pra mim, Saruman é só fresco mesmo. Queria mostrar que tinha poder de alguma forma.

Saruman sempre quis se "exibir" e mostrar que era melhor, este foi um dos fatores para ele cair.

Mas as cores representam poder ou, pelo menos, como eles querem/devem ser vistos na Terra-média, já que desembarcaram com suas devidas cores definidas. As cores podem até simbolizar as características de cada um. :think: Concordo com Pandatur.
 
É. O Pandatur tem razão: quando Galdalf vai visitar Isengard e acaba preso pelo Saruman, eles têm um diálogo em que isso é comentado: que agora Saruman não era mais o "Branco", mas o "de muitas cores".

Acho que essas coisas de cores nas roupas não são tão subjetivas: a luz branca, na verdade, é a mistura de todas as cores e quando usada para denominar o mago, poderia querer dizer que ele era completo, "inteiro", dentro de sua sabedoria. Por isso era o chefe da ordem.

Quando Gandalf se torna o Branco, significa que a provação que ele passou com o Balrog fez com que ele alcançasse um nível superior de sua magia e sabedoria, ficando completo e íntegro como deveria ser o chefe dos magos.

O Saruman, quando cobiçou o anel e o poder perdeu, por assim dizer, sua completude e a simbologia para isso são as cores começando a se decompor, sem saber qual delas iria predominar.

Muito filosófico?? Pois é, acho que viagei, mas foi assim que interpretei as duas mudanças.

PS: A mudança do Saruman aconteceu antes, quando ele estava se voltando para o mal, bem antes do Galdalf tornar-se o Branco.

:clap: :clap: :clap:

Perfeito...sempre pensei da mesma forma!! E eu acho q existe sim a simbologia das cores...não é coincidência que o chefe da Ordem seja "O Branco"!!
 
Se as cores nao significam nada, entao nao seria mais facil somente ter nome???Eu, assim como a natalia e o Panda, Karnillë e Rufgang acho que por tras das coraes ha uma simbologia, que provavelmente se encaixa na explicaçao da natalia....
 
Gandalf, após a batalha contra Balrog, recebe poderes ainda maiores que antes, por causa do seu ato de sacrifício. Seu espírito é posto em um novo corpo. Ele se torna o Branco.
E concordo com a natalia quando disse que Saruman, quando cobiçou o anel e o poder, perdeu, por assim dizer, sua completude.
 
a simbologia eu acho que é a pureza do espirito, gandalf virou o branco por matar balrog e por ser puro de espirito, isso não quer dizer que os outros não eram puro, saruman perdeu essa pureza independentemente de que cor ele use por que cobiçou poder e desejopu o um, traindo seu objetivo, titulo e ordem, mas todos sabem que ele não cobiçou por causa de sauron, mas por ele desejar ser o senhor do escuro e sua sede de poder.
 
a simbologia eu acho que é a pureza do espirito, gandalf virou o branco por matar balrog e por ser puro de espirito, isso não quer dizer que os outros não eram puro, saruman perdeu essa pureza independentemente de que cor ele use por que cobiçou poder e desejopu o um, traindo seu objetivo, titulo e ordem, mas todos sabem que ele não cobiçou por causa de sauron, mas por ele desejar ser o senhor do escuro e sua sede de poder.

É mais ou menos. Na verdade a roupa Branca soi o simbolismo que Gandalf era agora o Mago Chefe da Ordem e que ele estava 100% com seus poderes não mais sendo limitado pelo seu hröar...
 
É mais ou menos. Na verdade a roupa Branca soi o simbolismo que Gandalf era agora o Mago Chefe da Ordem e que ele estava 100% com seus poderes não mais sendo limitado pelo seu hröar...

se bem que saruman, mesmo usando a roupa branca não estava com 100% do seu real poder, eu acho.
 
Se Saruman era o branco antes, entao ele tinha fana???

Acho que não. Todos os Istari, penso, devem ter adoptado o mesmo "tipo" de corpo, neste caso um hröar. Apenas Gandalf voltou mais tarde com um fána, que lhe permitia usar a quase totalidade das suas capacidades, de maneira a ter mais chances de levar a cabo a sua tarefa.
 
O 10º está correto. TODOS os magos vieram pra T-M com um hröa; posteriormente Gandalf retorna num fána tanto como um "prêmio" por ser o úncio a ser fiel ao objetivo da missão quanto por seu crescimento pessoal que o fez superar Saruman (atentem que Gandalf "passa" Saruman não só por ter cresicdo, ams porque Saruman decaiu!).

Sobre as cores: já foi dito aqui antes; o brnaco semrpe simbolizou ao longo dos tempos e nas mais diversas culturas o "Puro". Logo o líder da ordem usa roupas (comuns!) dessa cor.
 
Sobre as cores: já foi dito aqui antes; o brnaco semrpe simbolizou ao longo dos tempos e nas mais diversas culturas o "Puro". Logo o líder da ordem usa roupas (comuns!) dessa cor.

:yep:

As cores são mais representativas, Gandalf por ser o Chefe é o Branco. Agora os outros não faz muita diferença, quer estejam de verde, azul, ou rosa. Não é só porque Gandalf é o Chefe que ele usa o Branco, ele o faz para representar que ele agora é o Chefe. Não devemos fazer confusão, o poder não estava na roupa que ele usava, ou tão pouco ele só era o Chefe porque usava Branco.

Deixe-me dar um exemplo meu, a unção de um padre, pastor, ou o que seja, não está no seu uniforme, ou gravata. O poder é algo interior, ele é um sacerdote, quer esteja de bermuda, ou de gravata. O uniforme apenas mostra que ele é um sacerdote.

Vamos usar outro exemplo, você está na praia, e vê um surfista que vem em sua direção. Após a conversa você descobre que ele é um padre, como você ficaria? Totalmente normal, não é só porque ele não estava na batina que ele deixou de ser padre, apenas não reconhecemos ele como padre.

Espero me fazer entender.
 
Acho que não. Todos os Istari, penso, devem ter adoptado o mesmo "tipo" de corpo, neste caso um hröar. Apenas Gandalf voltou mais tarde com um fána, que lhe permitia usar a quase totalidade das suas capacidades, de maneira a ter mais chances de levar a cabo a sua tarefa.
Se todos tinham um mesmo corpo, alguém poderia me explicar como Saruman foi escolhido como líder? Por quem e por que ele foi o escolhido? Ele tinha mais poderes que os outros que vieram para a mesma missão?

Desculpem pelo post cheio de perguntas, mas se alguém souber as respostas, ficarei muito agradecida.:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo