• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre Dior

Sano

Porque né
Tava re-re-re-re-re-re-relendo o Silma quando me surgiu uma dúvida: se Dior era humano, e se casou com uma parenta de Celeborn ou algo assim, essa não seria considerada uma união entre elfos e homens também?:think:
 
Se não me engano, Dior tinha o sangue das 3 raças: Maia, Eldar e Edain. Mas não seria considero uma união entre elfos e homens...
Verdade, nunca pensei nisso...:think:
 
Mensagem do Deriel disse:
O filho de Beren e Lúthien foi Dior e não sabemos exatamente como enquadrá-lo, embora seja chamado de Meio-Elfo:

"Earendil was thus the second of the Pereldar (Half-elven), the elder being Dior, son of Beren and Luthien Tinuviel" [HoME 12]

"Dior Halfelven weds Lindis of Ossiriand." [HoME 11]

Aparentemente ele era considerado um Elfo e tratado como tal, pois assumiu seu lugar como herdeiro de Thingol e também se casou com uma Elfa de alta estirpe (Nimloth ou Lindis, dependendo do texto que tomarmos como base).

[...]

Ele nasceu por volta do ano 475 da Primeira Era e se casa já a 497 , com cerca de 24 ou 25 anos de idade, que é uma idade bastante adequada para o casamento de um Homem mas completamente imprópria para o casamento de um Elfo, que se casavam logo após os cinquenta anos (ver Leis e Costumes dos Eldar, HoME 10). Sim, é uma indicação pequena, mas aparentemente Dior era um Homem que aos 24 anos já atingira o máximo de seu vigor físico e se casou. Quantos aos filhos de Dior, nunca saberemos exatamente, mas se a regra dos Meio-Elfos fossem retroativas (ver abaixo!) filhos de Homens são sempre Homens mesmo que sua mãe seja uma Elfa ou Meio-Elfa, portanto ambos seriam Homens também.

Ele era homem e casou com elfa, mas como ele era considerado um meio-elfo, não teve tanto impacto.

Para maiores informações leia aqui.

Espero ter ajudado.
 
Última edição:
Dior? Quem é ele? Em qual capítulo ele aparece?

EDIT: Opa! Postei ao mesmo tempo que o Istimo. Valeu por responder!
 
O Dior é um daqueles personagens secundários dos quais se espera algo mais e de repente ele morre pouco depois, nem me lembro dele no Silma.
 
quando beren e luthien tiveram dior eles já haviam retornado do reino de mandos e ja haviam passado pelo julgo dos valar, que deixaram eles voltarem como homens. Portanto dior era filho de homens.
 
quando beren e luthien tiveram dior eles já haviam retornado do reino de mandos e ja haviam passado pelo julgo dos valar, que deixaram eles voltarem como homens. Portanto dior era filho de homens.

Na realidade a questão é muito mais complexa...

Dior era considerado meio-elfo, ou pelo menos é assim n' O Silmarillion, escrito por Tolkien. De uma forma geral, um pouco como Elrond na TE, era considerado um elfo, até por ser herdeiro de Thingol - e de facto parecia ter todas as características de um elfo, destacando a beleza e (aparentemente) imortalidade. Também os seus filhos eram meio-elfos, considerados elfos.

A verdade é que há outros factos que indicam que Dior poderia ser um Homem, como por exemplo a idade com que se casou - acho que foi por volta dos 30, enquanto que os elfos só se casavam bem depois.

Este é um daqueles assuntos que nunca terá uma resposta definitiva, havendo argumentos que suportam ambas as hipóteses (homem ou elfo).
 
Mas e quanto ao fato de ele ter sido consebido quando Beren e Luthien estavam mortais, nao interferiu em nada????
 
Mesmo se ele fosse concebido antes de Lúthien virar mortal, ele teria que ser um meio-elfo (como Imrahil). Não tem como ele ser elfo. Talvez, por respeito pela vontade de Thingol e por admiração aos feitos de Lúthien e Beren, não houve tanta confusão a respeito do trono ser tomado por um meio-elfo.

De qualquer forma, acho que Tolkien nunca chegou a revisar isso direito, o que acabou com essa idéia confusa de um mortal assumindo o trono de Doriath.
 
Mesmo se ele fosse concebido antes de Lúthien virar mortal, ele teria que ser um meio-elfo ... Talvez, por respeito pela vontade de Thingol e por admiração aos feitos de Lúthien e Beren, não houve tanta confusão a respeito do trono ser tomado por um meio-elfo.

De qualquer forma, acho que Tolkien nunca chegou a revisar isso direito, o que acabou com essa idéia confusa de um mortal assumindo o trono de Doriath.

Concordo com essa ideia também! E mesmo que hajam fatos que indiquem que Dior era um humano, ele deveria ter pelo menos uma vida bem, mas bem mais longa do que os homens comuns, algo como o sangue de Nùmenor. Afinal de contas, o sangue do povo daquela ilha foi criado por varias uniões entre elfos, homens e meio-elfos.

Acho que devemos considerá-lo um meio-elfo mais pro lado dos elfos, pois deve ter sido esse o caminho escolhido por ele
 
Mas então, como ele conseguiu suportar ao poder da Silmaril que estava usando? É dito que a jóia apressou a morte de Beren e Lúthien, pois eram mortais. Se Dior era mortal ele poderia usar a gema sem sofrer nunhum dano? E ele também estava sujeito a Condenação de Mandos.
 
Acho que devemos considerá-lo um meio-elfo mais pro lado dos elfos, pois deve ter sido esse o caminho escolhido por ele

E existe isso? "Meio-elfo" já não quer dizer na metade? :D
:think:
Esse não é um termo que só surge depois?
Aliás, isso nos leva a outra pergunta, que pode nos responder o que era Dior.

Elrond e Elros só decidiram o que iriam ser (imortal e mortal, respectivamente) quando já eram adultos, certo? Então... o que eles eram até aquele momento? :eek:
 
Mesmo se ele fosse concebido antes de Lúthien virar mortal, ele teria que ser um meio-elfo (como Imrahil).

Mas atenção que Imrahil não era um meio-elfo propriamente dito, como Elros, Elrond ou Arwen eram. Tinha apenas algum sangue élfico, que herdara dos seus antepassados, e faziam com que fosse ligeiramente "superior" aos outros Homens de Gondor. Mas de resto, não tinha uma longevidade ou vitalidade muito fora do normal, muito menos chance de escolher se queria ser Elfo ou Homem.

Oropher disse:
Elrond e Elros só decidiram o que iriam ser (imortal e mortal, respectivamente) quando já eram adultos, certo? Então... o que eles eram até aquele momento?

Penso que eles possuem as características de um elfo até tomarem uma decisão quanto ao seu futuro - vejam Arwen, por exemplo, que pôde viver ainda centenas de anos até que decidiu deixar de ser elfa, tendo igualmente muitas das virtudes que eles possuíam durante todo esse tempo.
 
Imrahil foi filho de Adrahil, o 21º Príncipe de Dol Amroth, descendentes diretos de Galador, o primeiro Príncipe. Galador por sua vez era filho de Imrazôr, o Númenóreano e de Mithrellas, Galador virou o Senhor de Dol Amroth. Ele proclamou a si próprio como Senhor de Belfalas no sul de Gondor, um título mantido por seus filhos até a Quarta Era.

Por ser da descendência de Mithrellas é dito que ele tinha sangue élfico. Imrazôr e Mithrellas geraram a Galador; Galador gerou a todos os Senhores de Dol-Amroth; Angelimar, 20º Príncipe de Dol Amroth gerou a Angelimar; Angelimar a Adrahil; Adrahil a Imrahil e Finduilas que se casou com Denethor II; Imrahil gerou a Elphir, Erchirion, Amrothos e Lothíriel, que se casou com Éomer de Rohan.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo